Fim

Fim Fernanda Torres

Resenhas - Fim

Rosimeire 01/04/2014

Fim - Fernanda Torres
O livro conta a história de cinco amigos homens, Álvaro, Sílvio, Ribeiro, Neto e Ciro.
Os "velhos" de Fernanda Torres são em sua maioria ranzinzas, eles tem aquele humor pesado e divertido, nasceram entre 1929 e 1940 e viveram a juventude de uma geração bem diferente da atual, tempos de liberdade sexual e o surgimento de novas drogas.
Tendo como cenário a cidade do Rio de Janeiro, relata a juventude, cheia de sacanagem os seus amores e desamores; as traições as mulheres que fizeram parte, como Ruth, Raquel, Irene, Suzana, Célia, Norma, e tantas outras e que são peças importantes no decorrer de suas vidas, família, as orgias, drogas, a impotência, a velhice e o fim.

A estória é contada na 1a pessoa o que faz a leitura real e engraçada, cheio de vida, de comédia, sátira.

Leandro Itagi 19/06/2014

Alma
Fernanda Torres descrevendo os dilemas e anseios da alma masculina como ninguém. "Elas se negam a entender, insistem em expor as suas razões estúpidas, querem mudar quem está do lado, obrigá-lo a cumprir o papel de príncipe."

Josiel 24/06/2014

Ponto de vista
Resumiria o livro dizendo que tudo é uma questão de ponto de vista. Existem alguns fatos que são contados diversas vezes no livro, porém cada vez com um olhar, por um personagem. Vilões se tornam mocinhos e vice versa, depende da ótica que se vê. E assim é a vida, não que existam vilões e mocinhos.

Uma ótima leitura.

Vanessa 26/06/2014

"O livro focaliza a história de um grupo de cinco amigos cariocas. Eles rememoram as passagens marcantes de suas vidas: festas, casamentos, separações, manias, inibições, arrependimentos. E partilham o fato de estarem no extremo da vida"

Em alguns trechos a leitura fluiu, em outros se arrastou. Quase ao final do livro, senti uma sensação de tédio com relação à vida (e morte), devido ao modo cada personagem a rememora. Não é um livro ruim, mas...não é dos melhores.

Renato 27/06/2014

Belo Começo
Resolvi espiar o livro da Fernanda pela surpresa e curiosidade, sabia que já escrevia crônicas na Folha e não imaginava que poderia escrever um romance.
E que grata surpresa.
Lembro do Jô Soares dizendo pra ela que o livro tem testículos. Era basicamente o que eu pensava enquanto lia-o.
Se eu não tivesse informação do autor até o fim do livro, cravava: é homem.
Fernanda conhece os homens melhor que nós mesmos.
O início é primoroso.
Engraçado que a cada descrição dos personagem você entende seus erros... continua

Thunder Wave 09/08/2014

A história é contada pelos cincos personagens, do último ao primeiro a morrer, ou seja, temos cinco narradores, fora a narração em terceira pessoa, a história contada pelas ‘vitimas’ desses homens. Já que o livro é sobre como eles pensam sobre a vida em que viveram, isso inclui muitos, mas muitos erros e arrependimentos. Mas também tem sua pitada de humor e felicidades que eles viveram e mostra o tamanho da amizade que tinham.
O leitor tem que prestar bem atenção ai. Tive que ler várias vezes uma mesma parte, mas no decorrer do livro se acostuma. E uma outra coisa, a quantidade de personagens. De cara já temos cinco, agora imagina os familiares e amigos. Mesma situação, reler que depois se acostuma, eles contam as mesmas histórias, então fica mais tranquilo.
Não tem muito o que falar é aquele livro tipicamente brasileiro, mais recomendado pra quem gosta mesmo porque é cheio dos clichês, palavrão, linguagem coloquial, ironia, ditos populares enfim tudo que uma obra daqui tem direto.

site: http://thunderwave.com.br/resenha-fim-fernanda-torres/

Ludmila Lamara 07/07/2014

Enfim... terminei "FIM"
Enfim... terminei "FIM"
É uma leitura que vale a pena, não será um clássico ou um best-seller mas ao ler você irá poder saborear cada umas das palavras, das frases ali escritas.
O livro trata questões básicas da vida, pontos esses que nos passam despercebidos nos dia a dia e só vamos pensar nisso no "fim" da vida.
Questões sobre o casamento, amizade, sexo, drogas e morte são analisadas de vários ângulos.
Indico a leitura, mas lembre-se: é uma leitura para ser saboreada, sem pressa.

Dayse Lima 16/07/2014

A vida em construção...
Se não me engano, Fernanda Torres diz nos "agradecimentos" ter recebido sugestão de estrear na ficção escrevendo um conto. "FIM" é isso: contos magistralmente costurados em torno de um tema único - a vida, entendida como uma construção (em família, entre amigos, por meio de relações afetivas) que chega a um termo. Belíssima estréia!

Léia Viana 10/03/2014

Muito bom!
Por mais incrível e surreal que possa parecer, resolvi ler “Fim”, não por causa da curiosidade em saber se a atriz Fernanda Torres estaria confortável neste novo papel – o de escritora, em um mundo do qual parece que todos querem ser um – mas sim, pela capa, fui fisgada por ela, achei linda demais para não levar este livro pra casa e li totalmente no escuro, pois nem sabia do que de fato se tratava “Fim”.

Fui conquistada pela originalidade do texto, pela criatividade, sagacidade e pela narrativa e personagens muito bem construídos. Adorei a maneira que cada um deles sentia e achavam da vida e de seus amigos. A autora construiu um texto muito inteligente tendo como cenário a bela e maravilhosa cidade do Rio de Janeiro, amigos que se conheceram na praia e foram companheiros em festas, carnavais e bebidas.

"As mulheres cultivam a fantasia de que o verdadeiro amor é capaz de transformar os homens. Quando isso não acontece, e isso nunca acontece, elas perdem o orgulho e viram esses farrapos que a gente vê por aí."

É interessante observar que a vida é algo de fato cheio de surpresas e uma fonte inesgotável de possíveis acertos e erros, e, cada um acredita estar certo e seguro de suas escolhas. E é exatamente isso que conclui ao terminar de ler esta obra fantástica. Desejo muito que Fernanda Torres não pare por aí, mas que prossiga com novas histórias e com personagens tão verdadeiros.

Leitura recomendada!

Dani 18/07/2014

Impressionada com a escritora Fernanda Torres, mas o que esperar quando você já é fã dela como atriz.
É uma delícia de ler. Você nem percebe que o livro já chegou ao FIM.

Carol 24/07/2014

FIM
Fim é o primeiro livro da atriz Fernanda Torres. Conta a história de cinco amigos: Álvaro (sem graça, depressivo e brocha), Sílvio (boêmio, tem como interesses mulheres, festas e drogas), Ribeiro (perfil atlético, nunca casou), Neto (mulato e monogâmico) e Ciro (o mais bonito da turma).

Os relatos de suas vidas têm como ponto de partida a morte de cada um e falam sobre temas adultos, como casamento, traição, separação, amores, amizades desfeitas e doenças.

Os personagens são bem construídos, ainda que de difícil empatia. São egoístas, machistas e depressivos. Mas isso não me incomodou. O que me incomodou, na verdade, foram as personagens mulheres, todas chatas, frágeis e vivendo em função dos homens (maridos/amantes/namorados).

Apesar deste ponto negativo, o livro é bonito e muito bem escrito. Vale à pena ser lido.

Má Contato 26/07/2014

Resenha do blog www.minhaalmapedelivros.blogspot.com
Sem dúvida um livro sobre a vida. Cinco amigos, uma mesma história, contada de vários pontos de vistas diferentes. O FIM de cada um deles. Sempre em seus últimos momentos, Álvaro, Ribeiro, Sílvio, Neto e Ciro encaram sua vida, suas glórias, conquistas e até mesmo os piores pesadelos. Porque é sempre assim, né? Quando achamos que algo está terminando, passamos a pensar sobre ele. O que não tinha valor, passa a ter. E é isso o que acontece com a vida de cada um desses senhores.

Os capítulos trazem também o pensamento em primeira pessoa da vítima em seus últimos minutos e, assim, ficamos sabendo o que eles pensaram antes de partir dessa pra melhor.

Aí você deve pensar: "Poxa, uma mesma história contada várias vezes? Que coisa chata e cansativa!".

Não! Os fatos são os mesmos, mas são contadas de um modo diferente para cada personagem, uma vez que cada um coloca em sua versão seus pensamentos, sentimentos, razões, etc. Sabe o ditado: "quem conta um conto aumenta um ponto"? Nunca ficamos sabendo da verdadeira história quando essa é passada boca a boca. E é isso o que encanta na narrativa de Fernanda Torres, as várias perspectivas, os vários ângulos de um mesmo fato. Mesmo grupo de amigos, diversidade de rotina, hábitos e filosofia de vida.

Se eu não soubesse que o livro foi escrito pela Fernanda, com certeza absoluta acharia que se tratava de um autor, MASCULINO. Aquela coisa de "livrinho com linguaguem para garotas", isso NÃO acontece aqui! Palavrões, putaria, drogas. É, drogas, sexo e rock'n roll, é isso aí.

Por algum motivo, FIM me tocou. Talvez por saber a história de vida de cada um dos personagens por quem me apeguei e ter a consciência de que seu fim está próximo... Não sei, mas me fez pensar na vida. Filosofar. Pensar nas consequências de determinadas atitudes, de determinadas escolhas. Perceber que o fim não está tão longe e que a vida é curta... "Fim" é, na minha opinião, muito mais útil que muitos clássicos por aí, como por exemplo, Mrs. Dalloway: contar o dia e a reflexão de uma tal senhora da alta sociedade? Aqui temos muito mais que isso! Muito bom!

Tatiane Kelly 27/07/2014

Interessante
Adorei este livro. Muito gostosa a leitura, o conto brasileiro.

Rebeca 28/07/2014

Tudo acontece na Cidade Maravilhosa...
Gostei dessa história (ou seriam várias histórias em um livro) sobre a vida de grupo de idosos no Rio de Janeiro. Bom ler e reconhecer os lugares de todos os eventos (que ocorrem em minha cidade, meu bairro e até na minha rua).