Azul é a Cor Mais Quente

Azul é a Cor Mais Quente Julie Maroh

Resenhas - Azul É A Cor Mais Quente

acsclara 03/02/2020

null
AAAAAAA muito fofo velho, não acredito que fizeram aquela porcaria de filme baseado nessa graphic novel perfeitah, só não é cinco estrelas pq tem muitos saltos de tempo, poderia ter sido mais longa já que a autora tem uma escrita fluída e delicada.

Maíra Marques | @literamai 11/02/2020

Siga: @literamai
"Meu amor, quando você estiver lendo estas palavras eu já terei abandonado este mundo."

Emma está na casa de Clém, sentada na escrivaninha de seu quarto, lendo o diário com as memórias de sua amada. Por que tudo tinha que acabar de maneira tão triste?

Clémentine é uma jovem de 15 anos que está se descobrindo. Nessa idade ela se sente obrigada a sair com um rapaz que mostra interesse nela, mas rompe o relacionamento quando o sinal parece avançar. Contudo, seu interesse no mesmo sexo parece estar fluindo a cada dia, o que a deixa transtornada. Ela não quer ser lésbica. Pelo menos não queria até conhecer Emma.

Os cabelos azuis de Emma são como chama para nossa protagonista! Um amor que nasceu na primeira troca de olhares e que se acendeu quando finalmente se tocaram. É um romance que começou torto, mas era tudo para Clém e Emma.

Aqui, temos uma graphic novel que retrata a descoberta da sexualidade de uma adolescente e os desafios que aparecem ao se assumir. A história se passa na década de 90, e é triste ver que ainda hoje tudo o que Clém passou acontece. Ser despejada de casa, rejeitada pelos pais e pessoas que achava ser seus amigos, não poder trocar qualquer tipo de carícia em público por ser alvo de fetiche de homens nojentos.

Diria que o defeito dessa obra é o desfecho vir tão rápido e de repente. Irei evitar detalhes para não estragar a experiência de vocês, mas dá uma certa revolta na atitude de Clém depois de tudo o que passou para estar com Emma (que também não é uma santa, que fique claro). Não espere uma leitura impactante que vai mudar sua vida! É apenas válida, e isso já basta para ser boa.

⚠️ Não recomendo a leitura por menores de 18 anos, pois contém cenas de nudez e sexo.

site: https://www.instagram.com/literamai

Larissa 31/03/2020

Historia linda de superação e luta pelo amor. Bem escrito e com ótima ilustração.

Gizele.LCorreia 26/04/2020

Muito comovente a história! Me apaixonei pelos personagens, e me fez aprender bastante.

Jao 26/04/2020

A cor mais bela
Cuidado e beleza são as palavras que descrevem esse livro (hq). O cuidado é pela forma cautelosa e sabia com a qual ele foi escrito, desenvolvendo os personagens a medida certa para que nos venhamos a nos cativar e gostarmos deles, e contando uma história forte e necessaria. Já a beleza é pela incrível arte com a qual é desenhada, com traços q puxam para um lado mais realista, mais puro, sem aquela coisa cartoonesca que é mais comum na maioria das HQs , e isso acabou caindo como um luva para essa história, pois os traços o fazem lembrar a todo momento que você aquilo n se trata de um mundo fantástico, ou de um conto de fadas, mas sim de uma história "real" crua, bela, e pesada. O livro tá mais doq recomendado

Karina_ 12/05/2020

Lindo
A obra é linda, tanto história em si quanto as ilustrações, me emocionei muito com o desfecho.

Tayarla 20/05/2020

Lindo
Sem palavras para descrever o quão lindo é esse livro. A sensibilidade do texto aliada as ilustrações fazem dessa leitura, curta, uma das melhores coisas que já pude ler...

xtoia 21/05/2020

Tudo nesse livro é perfeito. Não sei como conseguiram fazer um filme tão ruim em cima desa obra de arte.

SirB.Rodrigues 22/05/2020

Todos os pontos que me fizeram não gostar tanto assim do filme, aqui estão sem defeitos. Há mais que o filme mostra, então recomendo a todos que leiam a HQ antes de abandonar essa história delicada e maravilhosa.

Bia 24/05/2020

"O amor nos torna infinitos"
Antes eu conhecia apenas o filme e me recusei a assistir depois de todas as polêmicas que o envolveram, então decidi conhecer a obra original e posso dizer que foi uma das melhores tardes de leitura que eu já não tinha a alguma tempo. Uma leitura sensível que mostra a difícil fase de aceitação que uma pessoa da comunidade lgbt passa, a fase de não conseguir se aceitar, de olhar apenas o lado ruim das pessoas. Os desenhos dão um realismo tão grande que as vezes eu achava que se esticasse a mão eu conseguiria tocar em alguma delas. Emma é a representação de uma pessoa que se aceitou e que viveu em um mundo onde desde pequena foi mostrado a ela que o amor não é um problema, já Clementine viveu em um ambiente onde o amor só é amor até certo ponto. Fala de aceitação, fala de você prender a si mesmo e principalmente, o tema central, fala de AMOR, na sua essência, duas garotas que simplesmente se amam. E todo esse conjunto não poderia dar algo diferente, foi perfeito!!! ??

Drica 29/05/2020

Narrativas lésbicas
A hq traz um pouco do processo de descobrimento que temos na adolescência quanto a orientação sexual e também a sexualidade, principalmente a aceitação de si mesma e a dualidade entre o que é visto socialmente como certo e errado numa sociedade heteronormativa. Uma narrativa sincera que expressa todos os sentimentos que são desencadeados na trajetória da personagem Clémentine.

Luisa168 06/06/2020

Comecei e quando vi já estava terminando, é uma leitura super fluida e que toca em assuntos importantes. Gostei e é mil vezes melhor do que o filme, eu até chorei no final.