Estação Carandiru

Estação Carandiru Drauzio Varella

Resenhas - Estação Carandiru

Amanda1585 04/05/2024

Eu penso na figura do médico sempre que eu lembro desse livro. Hoje em dia, os atendimentos são super rápidos, os mesmos precisam chegar a diagnósticos em consultas de 5, 10 minutos. Parece que falta o senso de humanidade na prática da medicina atual. Aqui, o Drauzio vai além da prática médica. Ele se coloca como um ser humano, alguém que visa ajudar o próximo sem a olhar a quem. É um li lembra que não cabe a nós julgar!

acarolina.lessa 02/05/2024

Uma dose de humanidade.
Se ainda existe um resquício de humanidade dentro de cada um, ao ler Estação Carandiru você se choca, emociona, entristece e se revolta com as mais de 300 páginas de livro. O olhar humano sob uma camada da sociedade que é completamente invisivel traz uma onda de empatia sobre pessoas condenadas pela justiça.

Tocante, foi o livro mais rápido que eu ja li.

Larissa3637 01/05/2024

História que há de ser lembrada
Leitura fantástica e muito necessária!

Há tempos estava interessada em ler este livro e conhecer melhor sobre a história do Carandiru, pois até então a conhecia bem superficialmente

Sempre fui muito fã do trabalho do Drauzio e esta leitura é mais um reforçador da sua incrível atuação no decorrer dos anos!

Drauzio narra com fluidez a rotina do presídio e os personagens ali contidos. Expõe particularidades de sua própria relação com os detentos, as histórias de vida de alguns, regras da prisão e curiosidades sobre o sistema de vida próprio que é cultivado na instituição

O livro contém também imagens das estruturas do presídio e de alguma celas, que tornam a leitura ainda mais interessante e engajada

No decorrer da leitura não me aguentei e acabei assistindo o filme antes mesmo de terminar o livro, este é igualmente incrível e conta com grandíssimos atores - como Lázaro Ramos, Rodrigo Santoro e Wagner Moura

Um livro interessante e triste, com uma história e tragédia que há sempre de ser lembrada!

Thais 30/04/2024

Muito bom!! É um assunto que me prende e adorei a forma como o autor narra as histórias e acontecimentos de forma predominantemente imparcial, sem se apegar aos crimes cometidos pelos detentos ou a juízo de valores, e dando detalhes do funcionamento do cárcere.

clara 30/04/2024

Salmo 91
Entendo agora por que esse é o tipo de livro que "todos têm que ler".
Como vestibulando tenho noção de como ele vai me ajudar em redação e outros aspectos do vestibular, mas como pessoa agregou muito para minha visão de mundo, todas as histórias contadas pelo Drauzio e a maneira espetacular como ele apresenta elas ao longo do livro beiram a perfeição.
Irei recomendar ele em qualquer oportunidade que tiver.

fabb1998 28/04/2024

Estação carandiru
Uma leitura extremamente necessária que mostra de forma nua e crua a realidade do sistema carcerário brasileiro.

Drauzio Varella é fascinante em toda sua trajetória, aprendendo a malandragem aos poucos pra lidar com o malandro, adotando uma compreensão holística da vida humana e exercendo a medicina como deve ser, tendo sim sentimentos contraditórios e conflitos internos, mas deixando prevalecer a ética de sua profissão ao aceitar que não é nenhum juiz, mas que seu ofício é salvar vidas.

Aninha 27/04/2024

Carandiru
Livro onde Dráuzio Varella conta sua passagem de 10 anos no Carandiru como médico voluntário.
Por mais que tenham muitas histórias pesadas e tristes (claro, o livro passa numa cadeia) tem algumas que são até engraçadas. Dráuzio tem um jeito especial de escrever, adoro seus livros. Este é maravilhoso, recomendo muito.

passos 26/04/2024

Estação Carandiru
?No dia 2 de outubro de 1992, morreram 111 homens no pavilhão Nove, segundo a versão oficial. Os presos afirmam que foram mais de duzentos e cinquenta, contados os que saíram feridos e nunca retornaram. Nos números oficiais não há referência a feridos. Não houve mortes entre os policiais militares.?

estantedaju 26/04/2024

? E eu finalmente li um livro do Drauzio Varella!
Carandiru está na minha lista de leituras desejadas há vários anos, quando um amigo me disse que era o livro favorito dele e que eu precisava ler.

Só depois de muito tempo descobri que ele era do querido Drauzio, quando comecei a ver vários pessoas postando sobre seus livros.

O empurrãozinho final que eu tive foram duas colegas de trabalho, que também elogiaram muito as obras dele, então finalmente peguei o livro para ler!

A primeira coisa que ele me lembrou foi a série Vis a Vis, uma de minhas favoritas, que gira em torno de um presídio feminino na Espanha.

Apesar de a série ser fictícia, em outro país e com personagens femininas, não pude deixar de lembrar de várias semelhanças: as brigas, falta de estrutura básica das penitenciárias e a triste realidade dos que vivem ali.

Carandiru não é ficção, e passei 100% da leitura aflita com os relatos do médico que lutou para combater o HIV tão presente no local.

Drauzio conta a história de diversos detentos, e é angustiante perceber a quantidade de problemas que envolvem o ambiente.

O final do livro, que retrata o massacre de 1992, me deixou totalmente aflita e enjoada, quanta tristeza!

Apesar de ser uma leitura difícil, gostei muito de conhecer a escrita de Varella e um pouco mais de sua trajetória.

? E por aí, já conhecem algum livro do médico mais querido do Brasil?

milena.hernandes 25/04/2024

Para a eu do futuro
Adorei o livro. Gosto muito do jeito que o Drauzio escreve. Ele consegue humanizar pessoas que cometeram crimes e contar suas histórias e ainda fala um pouco sobre o sistema prisional no Brasil. Ele conta a história de cada preso e conta também sobre a rotina e o funcionamento da cadeia, a divisão dos blocos, quem manda, etc. A descrição do massacre é muito chocante e inacreditável. Assisti o filme depois e é bem fidedigno às histórias do livro.

skuser02844 23/04/2024

Carandiru
O livro não tenta apresentar soluções para os problemas do sistema penitenciário brasileiro ou defender direitos. É um conjunto de relatos, histórias e, claro, mentiras, contados pelos presidiários e funcionários do Carandiru. A história é escrita de forma dinâmica, a leitura não é cansativa e a descrição do cotidiano de um ambiente que não tenho nenhuma intimidade é intrigante. Bom livro.

Nina 21/04/2024

Ler esse livro foi uma experiência. O cenário da cadeia envolve muitas camadas, o doutor Drauzio Varella trabalhou isso com cuidado e respeito, sempre lembrando que ali ele lidava com seres humanos. Conhecer a história de cada um e entender a sociedade que foi criada como um mecanismo de sobrevivência, só reforça como o sistema é cruel.

mylena97 21/04/2024

Salmo 91
É muito complexo falar sobre o sistema penitenciário, principalmente se não considerar as outras camadas que o envolvem. Antes de julgarmos qualquer destino de outro ser humano, sob o parâmetro da moral, é preciso traçar toda a sua trajetória e pensar: será que somente esse ser humano falhou com a sociedade, ou a sociedade falhou com ele também?
É preciso pensar no jovem preto, favelado, que já nasce sem oportunidades ou essas muito escassas por sua condição. É preciso pensar que, por mais que vejamos cada vez mais esses jovens da periferia chegando ao topo, temos que lembrar que isso é resultado de muita luta, pois seus companheiros, igualmente atingidos por um sistema falho, escolhem o caminho do crime, morrem por "balas perdidas", seguem o tráfico.
Tudo isso sem falar do nosso judiciário!
Livro muito intrigante. Sobretudo, alguns relatos me foram meio maçantes...

Rapha Russi 18/04/2024

Muuuuito bom

Não tem como, o cenário da cadeia é muito interessante, quase como uma curiosidade mórbida. Toda a hierarquia, as regras, as histórias por trás de tudo.

E o final é um soco no estômago, motivo pra ter pesadelos