Estação Carandiru

Estação Carandiru Drauzio Varella

Resenhas - Estação Carandiru

Aninha 27/04/2024

Carandiru
Livro onde Dráuzio Varella conta sua passagem de 10 anos no Carandiru como médico voluntário.
Por mais que tenham muitas histórias pesadas e tristes (claro, o livro passa numa cadeia) tem algumas que são até engraçadas. Dráuzio tem um jeito especial de escrever, adoro seus livros. Este é maravilhoso, recomendo muito.

passos 26/04/2024

Estação Carandiru
?No dia 2 de outubro de 1992, morreram 111 homens no pavilhão Nove, segundo a versão oficial. Os presos afirmam que foram mais de duzentos e cinquenta, contados os que saíram feridos e nunca retornaram. Nos números oficiais não há referência a feridos. Não houve mortes entre os policiais militares.?

estantedaju 26/04/2024

? E eu finalmente li um livro do Drauzio Varella!
Carandiru está na minha lista de leituras desejadas há vários anos, quando um amigo me disse que era o livro favorito dele e que eu precisava ler.

Só depois de muito tempo descobri que ele era do querido Drauzio, quando comecei a ver vários pessoas postando sobre seus livros.

O empurrãozinho final que eu tive foram duas colegas de trabalho, que também elogiaram muito as obras dele, então finalmente peguei o livro para ler!

A primeira coisa que ele me lembrou foi a série Vis a Vis, uma de minhas favoritas, que gira em torno de um presídio feminino na Espanha.

Apesar de a série ser fictícia, em outro país e com personagens femininas, não pude deixar de lembrar de várias semelhanças: as brigas, falta de estrutura básica das penitenciárias e a triste realidade dos que vivem ali.

Carandiru não é ficção, e passei 100% da leitura aflita com os relatos do médico que lutou para combater o HIV tão presente no local.

Drauzio conta a história de diversos detentos, e é angustiante perceber a quantidade de problemas que envolvem o ambiente.

O final do livro, que retrata o massacre de 1992, me deixou totalmente aflita e enjoada, quanta tristeza!

Apesar de ser uma leitura difícil, gostei muito de conhecer a escrita de Varella e um pouco mais de sua trajetória.

? E por aí, já conhecem algum livro do médico mais querido do Brasil?

milena.hernandes 25/04/2024

Para a eu do futuro
Adorei o livro. Gosto muito do jeito que o Drauzio escreve. Ele consegue humanizar pessoas que cometeram crimes e contar suas histórias e ainda fala um pouco sobre o sistema prisional no Brasil. Ele conta a história de cada preso e conta também sobre a rotina e o funcionamento da cadeia, a divisão dos blocos, quem manda, etc. A descrição do massacre é muito chocante e inacreditável. Assisti o filme depois e é bem fidedigno às histórias do livro.

skuser02844 23/04/2024

Carandiru
O livro não tenta apresentar soluções para os problemas do sistema penitenciário brasileiro ou defender direitos. É um conjunto de relatos, histórias e, claro, mentiras, contados pelos presidiários e funcionários do Carandiru. A história é escrita de forma dinâmica, a leitura não é cansativa e a descrição do cotidiano de um ambiente que não tenho nenhuma intimidade é intrigante. Bom livro.

Nina 21/04/2024

Ler esse livro foi uma experiência. O cenário da cadeia envolve muitas camadas, o doutor Drauzio Varella trabalhou isso com cuidado e respeito, sempre lembrando que ali ele lidava com seres humanos. Conhecer a história de cada um e entender a sociedade que foi criada como um mecanismo de sobrevivência, só reforça como o sistema é cruel.

mylena97 21/04/2024

Salmo 91
É muito complexo falar sobre o sistema penitenciário, principalmente se não considerar as outras camadas que o envolvem. Antes de julgarmos qualquer destino de outro ser humano, sob o parâmetro da moral, é preciso traçar toda a sua trajetória e pensar: será que somente esse ser humano falhou com a sociedade, ou a sociedade falhou com ele também?
É preciso pensar no jovem preto, favelado, que já nasce sem oportunidades ou essas muito escassas por sua condição. É preciso pensar que, por mais que vejamos cada vez mais esses jovens da periferia chegando ao topo, temos que lembrar que isso é resultado de muita luta, pois seus companheiros, igualmente atingidos por um sistema falho, escolhem o caminho do crime, morrem por "balas perdidas", seguem o tráfico.
Tudo isso sem falar do nosso judiciário!
Livro muito intrigante. Sobretudo, alguns relatos me foram meio maçantes...

Rapha Russi 18/04/2024

Muuuuito bom

Não tem como, o cenário da cadeia é muito interessante, quase como uma curiosidade mórbida. Toda a hierarquia, as regras, as histórias por trás de tudo.

E o final é um soco no estômago, motivo pra ter pesadelos

Lala 16/04/2024

Essa é uma daquelas leituras que te causa incômodo do início ao fim! O doutor Drauzio Varella narrou com maestria a realidade precária do sistema prisional brasileiro e o terrível episódio do massacre no carandiru.

RaquelSales17 15/04/2024

Uma tragédia desnecessária
A descrição dos acontecimentos na invasão do pavilhão 9 após uma briga idiota de futebol parece a chegada dos prisioneiros em Auschivitz.
Soldados, brutalidade, morte fácil, cachorros e horror generalizado com postura tirana e aterradora dos executoras
Nunca deixo de ficar chocada com esse livro incrível.

leticia2513 15/04/2024

Fascinante a forma em que o Drauzio tratou a narrativa do livro, contando detalhes do funcionamento do presídio e até a história de alguns presidiários, até chegar o fatídico dia do massacre Carandiru.

Ao decorrer da leitura a única coisa que se conclui é, em como o sistema é cruel.

anavitoria 07/04/2024

?Estação Carandiru? não se detém somente ao massacre, vai muito mais além. É um relato da dinâmica da cadeia, do trabalho do Drauzio naquela mundo e das pessoas que ocupam aquele espaço. Acho que isso é a minha parte favorita no livro todo.
A divisão dos capítulos é muito interessante, o Drauzio faz questão de explicar a casa enquanto envolve a narrativa com alguns presos e suas histórias. Fiquei muito tocada pelo papel que ele desempenhou ali e pela relação que criou entre aquelas pessoas.
É livro muito bom. As vezes eu chorava em um parágrafo e no outro já estava rindo - a malandragem sabe ser engraçada. Fiquei fascinada pela organização do presídio e as formas de convivência entre os detentos.

Carla.Cristine 07/04/2024

A simplicidade impactante de uma realidade pesadíssima!
A grande dúvida ainda persiste. Foram somente 111?

Larham 05/04/2024

É assustadoramente sociológico como o ser humano busca se organizar em classes, autoridades e poderes dentro de qualquer coisa que forme um conjunto de indivíduos. Tá feliz Comte?

Paula 05/04/2024

Maravilhoso
O Dr. escreve sobre a realidade do sistema penitenciário, dos presos, da história de cada um de uma forma muito humana e sem julgamentos. A narrativa pelo próprio é o toque especial.