O Cavaleiro dos Sete Reinos

O Cavaleiro dos Sete Reinos George R. R. Martin...

Resenhas - O Cavaleiro dos Sete Reinos

Laercio 28/02/2014

Não mata a fome, mas distrai o estômago.
Westeros, 90 anos antes de a Guerra dos Tronos, um cavaleiro andante e um escudeiro, que é muito mais do que aparenta ser, em três contos. O suficiente para torcer por Sor Dunk, O Alto, amar o pequeno Egg, se encantar com Lady Rohanne, a viúva vermelha, e por que não, se emocionar com a história dos "meninos" de Sor Eustace, enterrados sob as amoreiras.

O maior erro desse livro pode se dar por parte do leitor, que como eu, pode vir a criar grandes expectativas. Por estarmos falando de Martin, e de histórias dentro do contexto do mundo de gelo e fogo, esperar demais, criar grandes expectativas, era o mínimo que os fãs da série poderiam fazer. O livro decepciona? Não, de forma alguma, porém não enche a "barriga", não supera as expectativas (as minhas ao menos), aumenta aquele gosto de quero mais e mata um pouco da saudade. Martin escreve correto, claro, não deixa perguntas sem respostas, cria tensão, cria conflito. Morre um personagem bacana? Sim, por mais curto que sejam os contos e simples o enredo, ele sabe matar personagens que o leitor gosta. Talvez tenha faltado um personagem para se odiar, o príncipe Aerion e Sor Lucas Longinch foram bons meninos na escola de Joffrey Baratheon.

A leitura dura menos do que se gostaria, e deixa claro que tem muita coisa que pode/poderia ser contada até a Guerra dos tronos, principalmente por essa dupla, Dunk e Egg. Enquanto não chega os Ventos de Inverno, será muito bom para os fãs curtirem essa curta primavera.

P.S. O trabalho da editora Leya foi bem bacana, tanto no formato quanto na qualidade do livro, todavia senti falta dos mapas.

Cássia 22/06/2014

O Cavaleiro dos 7 Reinos - Canal Engenharia Literaria
Perfeito para quem quer começar a ler GoT,pois a leitura é leve e envolvente e acaba te instigando a se aventurar pela serie!

Para conferir minha resenha completa acesse: https://www.youtube.com/watch?v=5oxskfUN4Xs

site: https://www.youtube.com/channel/UC7Q2agnb2wstT4Kx9yfhW-w

Fernand4s222 10/05/2024

Eu sempre me impressiono como o Martin consegue criar histórias tão envolventes, mesmo que sejam histórias que já sabemos o desfecho, como essa. Acho que cada vez que leio mais sobre o mundo da crônicas mais obcecado fico ?

Igor 01/03/2014

George Martin mais uma vez nos entrega um livro excepcional, com estórias incríveis e emocionantes capaz de tirar o fôlego de qualquer leitor.
Para quem não está familiarizado com os nomes, Dunk e Egg foram mencionados tanto em livros como na série de televisão “As Crônicas de Gelo e Fogo”. Dunk no terceiro capitulo da série A Guerra dos Tronos, quando a Velha Ama conta uma das histórias de Sor Duncan o Alto, para Bran. Já Egg fora mencionado no livro O Festim dos Corvos, o quarto livro dá série, como “O Ovo”. Mas este livro aqui, não se passa nos dias presente da famosa série de Martin, vamos retroceder um pouco para o passado, certo? Estamos agora noventa anos antes de “A Guerra dos Tronos”, e é aqui que conhecemos Dunk.

O joven Dunk da Baixada das Pulgas querendo largar sua vida miserável, se torna o escudeiro de um cavaleiro que logo na primeira página acaba morrendo, mas não antes de nomear Dunk um cavaleiro. Sendo assim, Dunk parte em direção em busca de dinheiro, fama e glória em um dos torneiros mais famosos de Westeros. E por ironia, ou não, do destino Dunk acaba conhecendo Egg, um menino careca que apesar de parecer um pouco antipático faz de tudo para se tornar seu escudeiro. Este é o começo do conto “O Cavaleiro Andante” e também o começo de um elo de amizade e respeito entre Dunk e Egg.

O livro mantém o mesmo padrão de descrição que já estamos familiarizados nos livros de George Martin, todos os personagens tem nomes, todos são descritos detalhadamente e tem suas histórias e todo cenário é perfeitamente descrito. A única diferença é que aqui temos os três contos apenas no ponto de vista de Dunk, ao contrário de As Crônicas de Gelo e Fogo, onde temos vários personagens, várias linhas de pensamentos, várias coisas e reviravoltas acontecendo ao mesmo tempo. Apesar de cada conto ter o seu começo, meio e fim eles também tem uma ordem cronológica, então para aquelas pessoas que gostam de ler contos aleatórios em livros de contos, eu recomendo a leitura na ordem cronológica, a ordem que vem no livro.

Durante os três contos é possível perceber a amizade de Dunk e Egg crescendo até o ponto onde ela se torna confiança. Egg é apenas um menino indefeso, mas guarda um segredo muito grande e, sendo assim, Dunk também terá que manter este segredo que só poderá ser usado em momentos de grandes necessidades. Egg também é o motivo de várias encrencas já que o menino não consegue manter sua boca fechada e prefere discutir com qualquer pessoa que esteja errada ou tenha uma opinião diferente da dele. Sem dúvidas ele é o personagen que trás um tom cômico para o tanto de tragédia que cerca o livro.

George Martin mais uma vez nos entrega um livro excepcional, com estórias incríveis, emocionantes e capaz de tirar o fôlego de qualquer leitor. Algo me diz que ainda veremos muito mais de Sor Duncan o Alto, já que o terceiro conto acaba com uma brecha para outra estória que pode ser no mínimo, interessante.

Então é isso, O Cavaleiros dos Sete Reinos: Histórias do mundo de Gelo e Fogo é um ótimo livro e recomendo não só para os fanáticos pela série “As Crônicas de Gelo e Fogo” que não veem a hora do próximo livro (que já está virando lenda) sair, mas também para aquelas pessoas que tem medo de começar a série por causa do tamanho dos livros, este aqui é um ótimo meio para adentrar ao universo de de George R.R. Martin e conviver em Westeros!

site: http://www.odevoradordelivros.com/resenha-o-cavaleiro-dos-sete-reinos-george-r-r-martin/

João Vitor Gallo 24/05/2014

Diferente, mas igualmente fascinante

Bem diferente da série de livros da qual esse spin-off se origina. É mais heroico, mais branco e preto, assim como as canções que geralmente são citadas nos livros sobre esses feitos do passado. É também mais simples, sem tantos personagens, casas e intrigas, mas isso não é nenhum demérito desse livro, por ser tão direto, menor e mais leve creio que algumas pessoas podem gostar mais desse do que das Crônicas de gelo e fogo, dependendo de seu gosto pessoal, e pra quem já gosta é quase certo que vai gostar desse livro também.

O livro em si é divido em 3 contos que retratam as aventuras de dois personagens em suas andanças por Westeros, sendo eles o cavaleiro Sor Duncan, o Alto e seu escudeiro Egg. Os contos são estes: “O cavaleiro andante”, “A espada juramentada” e “O cavaleiro misterioso”, que foram originalmente publicadas em anos diferentes (1998, 2003 e 2010 respectivamente). É realmente bom poder entrar mais nesse universo que o GRRM criou, dá uma sensação de credibilidade, é fácil demais acreditar que esse continente realmente existe de tão vivida que a História dos 7 reinos parece, pontos positivos para a construção como um todo dos personagem e de Westeros. Falando em personagem é impossível não se encantar com a nobreza de Sor Duncan, o Alto, que apesar do nascimento plebeu é mais nobre que muitos dos cavaleiros e sua amizade com Egg, que certamente acaba aprendendo muito com ele em suas viagens, adquirindo uma visão mais próxima do povo e da verdadeira face das pessoas, já que não desconfiam de seu nascimento nobre.

É um mergulho na História de Westeros cujo único defeito é querer acompanhar ainda mais as aventuras de Duncan e Egg e querer ir ainda mais fundo nesse universo, querendo saber ainda mais sobre personagens e acontecimentos comentados nas Crônicas de Gelo e Fogo, como o Corvo de Sangue, e a Rebelião Blackfyre.

Bem, esse livro não é igual as CDGEF, não possui aquele clima de conspiração e de temor de seu personagem favorito morrer na próxima página. Não existem tantas surpresas e plot twists, não existem centenas de personagens e núcleos diferentes, e os personagens que ali estão não são “cinzas”, mas isso não significa em nenhum momento que o livro é ruim, ou mesmo inferior, mas diferente, com suas próprias qualidades e claramente bem escrito e com personagens cativantes, apesar de destoarem muito daqueles que estamos acostumados com os livros anteriores.

Mais simples, mais nobre, mais fácil. Pra quem não conhece ou não tenha gostado dos livros pelo seu tamanho, sua complexidade e seu clima, é uma boa dica, e pra quem já gosta é certo que gostem.

Eva 25/05/2014

Ler George Martin é sempre bom
O Cavaleiro dos Sete Reinos conta a história de Dunk e seu escudeiro Egg. O primeiro, por ser um cavaleiro andante (o nome já dá uma ideia do que isso significa) conheceu muitos senhores, castelos, costumes e índoles, da mesma forma que pode vivenciar a passagem de vários reis pelo Trono de Ferro e as mudanças que cada uma delas causou ao reino. O livro é dividido em três contos, cada um deles narrando uma aventura diferente, mas que contribuem para entender o estado de espírito que pairava na população da época.

Qualquer pessoa que tenha lido As Crônicas de Gelo e Fogo, ou parte dela, morre de curiosidade para conhecer melhor a história de Westeros. Isso acontece não apenas porque muitas coisas dos livros fazem referência aos Targaryen e seu reinado, mas também porque alguns de seus personagens importantes tiveram a vida mudada por causa da queda do rei Aerys e a ascensão dos Baratheon e eles podem - e se encaminham - para causar grandes reviravoltas na história do reino, que já está em fase de mudanças.

Entretanto, não esperem conhecer um momento próximo à Guerra mencionada nos livros da saga, pois o período em que se passa esses contos é noventa anos antes da história que é contada em Guerra dos Tronos, ou seja, Ned Stark, Robert Baratheon e cia. ainda nem eram nascidos. Esse foi o único fator que me decepcionou no livro, pois, mesmo com o aviso na capa avisando essa distância no tempo, eu não me dei conta que a história que eu queria ler ainda estava um pouco longe de acontecer.

Fora esse detalhe, o livro é todo bom. A narrativa de George R. R. Martin - aqui com menos violência e sexo - é tão ágil, inteligente e envolvente quanto a que já conhecemos em As Crônicas de Gelo e Fogo. Os contos não são longos, principalmente se comparado com o que o autor está acostumado a escrever, mas são eficientes em nos entreter e são suficientes para tornar seus personagens principais extremamente cativantes.

Pelo que pude perceber pela introdução do livro, existem outros contos de George R. R. Martin relativos à história de Westeros e a Editora Leya pretende publicá-los. Não sei se eles seguirão a linha desses aqui, contando um passado mais remoto do continente, ou se narrará o período antes e/ou durante a Guerra que derrubou os Targaryen. Se não, espero que nosso querido velhinho um dia resolva contar essa história para nós, pois eu morro de curiosidade para saber exatamente o que aconteceu, mas que ele termine os dois livros restantes da série antes disso, que eu já estou que não me aguento de tanta ansiedade.

site: blogfalandodelivros.blogspot.com.br

kalilmvp 09/06/2014

A história antes da história
Muitos fanáaaticos por Game of Thrones às vezes não se atentam que o caro grande George R. R. Martin escreveu outras obras também, tanto no cânone de GOT quanto fora, e uma delas é o Cavaleiro dos Sete Reinos.

É relatada parte da história de Sir Duncan, o Alto e seu fiel escudeiro Egg (esse tem oque falar..) mais ou menos 100 anos antes das histórias de GOT. Para quem não se recorda, Sir Duncan é rapidamente mencionado no momento em que Geoffrey está lendo o livro dos Cavaleiros da Guarda Real com seu tio Jaime e cita rapidamente Sir Duncan no livro, por ele ter 4 páginas só de relatos e contos heróicos. É deste mesmo cavaleiro que o livro relata, mas na época ainda como cavaleiro andante, pouco conhecido e por ser tão destemido e de origem humilde, resultou nos mais variados acontecimentos do livro - principalmente de conhecer Egg, que se tornaria um grande amigo e o escudeiro mais falastrão de todos.

Para os fãs de plantão, aconselho como leitura quase obrigatória, pois mesmo sendo diferente do drama político que é GOT, ainda assim será bastante divertido ao conhecer novas famílias do reino, e para os simpatizantes, a família Targaryen tem baaaastante espaço nesta história (já que ela AINDA não foi quase toda dizimada)...

Otávio 22/03/2014

Uma das primeiras coisas que pensamos ao descobrir que este livro foi escrito pelo aclamado George R. R. Martin, é: “ESTE LIVRO É MUITO ‘FINO’!”, bem, seus pensamentos podem mudar quando eu disser que este é uma antologia de contos. “Ah, contos são pequenos, por isso o livro é menor que outros do Martin”. Só que O Cavaleiro dos Sete Reinos contém apenas TRÊS contos, ou seja, cada conto tem mais de oitenta páginas! É, esses contos são bem grandinhos...
Sem mais delongas, temos em O Cavaleiro dos Sete Reinos contos baseados na mitologia encontrada na série As Crônicas de Gelo e Fogo, só que as histórias narradas nos contos ocorreram noventa anos antes da história d'A Guerra dos Tronos se iniciar, logo, seria um tipo de prequel.

Na cabeça de pessoas que não sabem nada de Game of Thrones, deve surgir esse questionamento: “Se eu não sei de nada, para quê vou ler?”. Sim, eu sei que isso veio a sua mente porque também veio a minha, e vou logo dizendo: O Cavaleiro dos Sete Reinos é ótimo para pessoas que, assim como eu, tem (ou tinha, no meu caso) dúvidas de iniciar a leitura da rechonchuda série de Martin. O livro é mais sucinto, apresenta meio que uma introdução àquela mitologia e nos apresenta ao modo de escrita do autor, que é ótima por sinal. Outra coisa bem interessante foi que no prefácio escrito pelo autor tem um “resumo” bem legal de toda a mitologia dos Sete Reinos, por isso nem venha me dizer que não leu porque não tinha lido GoT.

Os contos de O Cavaleiro dos Sete Reinos fazem referência única e exclusiva a dois personagens, Dunk e Egg, e isso infere que todos os três contos tem esses dois personagens como protagonistas.
Dunk cresceu na Baixada das Pulgas, não conheceu a sua mãe, muito menos o pai. Não sabe nem se o seu nome é Dunk ou Duncan, nem sua idade. A única coisa que sabe é que sua estatura gigante não é nada normal. Nas ruas, sua vida já estaria perdida se não fosse pelob sor Arlan, de Centarbor, que o tira das ruas e torna Dunk seu fiel escudeiro e o ensina todas as “mutretas” para torná-lo um Cavaleiro exemplar.
Egg é um garoto careca que “topou” com Dunk em uma estalagem que fica a caminho de Vaufreixo, desde então, passou a ser seu escudeiro. Porém, Egg guarda um segredo.

O Cavaleiro Andante

O conto se inicia com Dunk enterrando seu mestre, Arlan, e logo ele decide ir atrás de torneios para exercer a “profissão” de Cavaleiro Andante. No caminho de Vaufreixo, ele decide parar numa estalagem onde encontra um estranho garoto careca (e seu futuro escudeiro), Egg, e um nobre bêbado e estranho que diz ter sonhado com Dunk.
Passando da estalagem e chegando a colina do Vaufreixo, ele decide entrar nas justas que estão acontecendo. Então o garoto Egg aparece e se torna seu fiel escudeiro (como falei ali em cima). E daí Dunk (ou sor Duncan, o Alto) se envolve em uma confusão que envolve um nobre malvado e uma títere, Tanselle. A partir desse ponto, acontece a verdadeira história do conto, que tem relação ao modo que Dunk será julgado.
E fim do primeiro conto.

A Espada Juramentada

[Nesse segundo conto, assim como no último, irão aparecer referência s a uma guerra que havia acontecido entre o “Dragão Vermelho” e o “Dragão Negro”. Não entrarei em detalhes políticos, mas esse acontecimento é importante para esses dois contos.]
Em A Espada Juramentada, Dunk serve ao sor Eustace, um velho que havia perdido seus três filhos há algum tempo e agora conta com um misterioso caso do desaparecimento repentino de toda água do rio.
Enfim, Dunk e o desprezível Bennis descobrem que, na verdade, a vizinha de terras, a Viúva Vermelha, havia construído uma barragem do seu lado do rio, por isso a água havia sumido.
E a história se completa assim: Bennis cria uma cicatriz no rosto de um dos mandados da Viúva Vermelha, Dunk vai até ela interceder por sor Eustace, Ele descobre que, apesar da fama de assassina de maridos, a Viúva Vermelha é, na verdade, uma jovem. E tudo acaba bem no final.

O Cavaleiro Misterioso

Esse foi o meu favorito, porque envolve conspirações, tentativa de assassinato e muitas coisas mais. Por isso eu vou dar um resumo bem simples e básico: no caminho para A Mulhara, Dunk e Egg resolvem participar do torneio que está acontecendo em comemoração ao casamento do Senhor de Alvasparedes... E pronto, acaba aí, não falo mais nada...

No geral, O Cavaleiro dos Sete Reinos é MUITO BOM. A narração é boa demais de se ler e as construções de mitologia, espaços e personagens são bem interessantes. Como por exemplo, o fato de Dunk ser o protagonista não faz com que ele seja o herói invencível da história toda. Na maioria das vezes, quem está no chão é ele, mas isso não o faz um pior cavaleiro, pois ele é um exemplo de bom cavaleiro. E isso é legal por demais!
Aqui, o livro foi publicado pela LeYa que também nos disponibilizou o exemplar para esta resenha. E só tenho uma coisa a dizer: a edição brasileira com a arte de capa feita por Simonetti ficou uma belezura só, dá prazer só em olhar para ela.

Ah, quase ia finalizando minha resenha sem dizer o único ponto negativo do livro: OS NOMES! Repararam que tinha momentos aqui que eu não coloquei o nome do personagem? Por isso. Os nomes lembram muito uns aos outros e, além do mais, tem algumas pessoas com o mesmo nome. Isso deu um pouco de enrolada na minha cabeça, mas no final acabou tudo bem.
E uma última coisa, para podermos ir para casa: Parece-me que este é o primeiro de uma coleção de livros de contos com a mitologia de GoT, e que foi escrito muito tempo atrás (antes mesmo de GoT) por isso, se essa informação for verídica, fico aguardando ansioso pelos próximos volumes.
Então gente, espero que tenham gostado e até a próxima!
[QUE RESENHA GRANDE!!!]

Vicky 27/03/2014

Livro maravilhoso - mil perspectivas.
Mais uma vez George R.R. Martin nos mostra que é dominador não somente da conhecida Westeros em guerra, mas de tantas outras atmosferas.
Ao ler O Cavaleiro dos Sete Reinos, o leitor se depara com um ambiente totalmente distinto do que se tem nas Crônicas de Gelo e Fogo. Talvez isso aconteça principalmente pelo clima dominante descrito como ocorrente na época (calor, calor e calor, acompanhado de secas).
Ao fã de As Crônicas de Gelo e Fogo: Você deve ler este livro. Ao entrar de cabeça dentro dos contos presentes nessa coletânea, você terá uma percepção muito diferente de tudo que se passa noventa anos depois. Isso acontece porque certamente tantos anos são capazes de mudar histórias em partes ou por inteiro. "Palavras são vento" e grandes reis e heróis não são tão bem vistos em suas épocas de glória . Pode-se dizer que a corrupção, ilegitimidade e traição são grandes marcas do apogeu e queda da monarquia Targaryen.
Ao leitor que não teve a oportunidade de ler As Crônicas de Gelo e Fogo mas se interessou pelo livro aqui resenhado: Vá em frente. Sua percepção dos acontecimentos em Westeros poderá se tornar uma linha cronológica e diferentemente de "nós" que lemos As Crônicas primeiro, provavelmente você será muito mais crítico em relação a personagens e Casas.
Para finalizar, digo que se as personagens principais forem capazes de te cativar, é certeza que o leitor irá se interessar com maior profundidade em saber quais foram seus destinos e relevância dentro dos Sete Reinos.

Carolina Hahn 09/06/2014

A la George
Achei que não fosse capaz de me encantar tanto com outros personagens (por medo de morrerem, talvez), mas eis que surge novamente George com Sor Duncan e o adorável Egg. Outra visão dos sete reinos e principalmente dos Targaryen. Uma Westeros já cheia de traições e guerras. A luta entre o dragão negro e o vermelho. E no meio disto nosso cavaleiro e seu amável escudeiro fazem suas andanças pelo Sete Reinos. Aprovadíssimo!

Youkai Sanseru 28/03/2014

Sor Dunk, o Alto
O que posso falar… um livro que mostra o lado mais simples, sem ser nas cortes ou entre grandes nobres. Mas o lado dos cavaleiros andantes. Empolgante, envolvente e extremamente cativante. Recomendo para todos os fãs das crônicas de gelo e fogo.

ElHazarid 31/03/2014

Lá e de volta outra vez...
Excelente trama!!!
E, independente desta trama em sim, é ótimo poder voltar a esse universo fantástico.
Intrigas, bravura e mistérios fazem desta obra mais um clássico George R. R. Martin!

Marcos 27/06/2014

Confira a resenha em vídeo que eu fiz para esse livro:

site: http://capaetitulo.blogspot.com.br/2014/06/resenha-falada-o-cavaleiro-dos-sete.html