Doze anos de escravidão

Resenhas - 12 Anos de Escravidão

Jack 25/06/2021

12 anos de ESCRAVIDÃO
12 anos de escravidão.

Um livro que narra a fatídica história Solomon Northup. Homem preto, livre, violinista, casado e pai, que de forma - ardilosa - é levado para fora da segurança do seu Condado. Northup dorme livre e acorda escravo. Em um EUA dividido entre os abolicionistas e os escravagistas, a região Sul, onde a escravidão imperava, é o lugar em que ele passaria 12 anos de sua vida.

Solomon foi a testemunha viva da perversidade humana, passado de geração para geração. Viu homens e mulheres trabalharem nos grandes campos algodoeiros durante todo o dia, sem tempo para descansar, e serem açoitados pelo rendimento abaixo do estabelecido pelos seus ?senhores?. Viu mulheres morrerem de tristeza, por serem separadas de seus filhos. Enquanto outras jovens moças eram vítimas dos desejos lascivos dos senhores durante a noite, e açoitadas ? devido ao ocorrido - pelas suas senhoras durante o dia. Elas desejavam a morte!

Northup pontua com ênfase o convívio com pessoas que ele coloca como ?boas?, uma forma de agradecer o tratamento de recebeu delas ? embora fosse um escravo -. Sou obrigada a discordar de você, meu caro! Boa, foi a pessoa que arriscou a própria vida, por acreditar que todos os seres humanos são iguais. E com isso, restabeleceu a sua liberdade! ????

É um livro muito forte, com relatos impactantes!

toricarvl 02/07/2021

Favoritado
Senti tanta angústia, aflição, impaciência para terminar. Tanto sofrimento em um único livro. E a Patsey, não gosto nem de lembrar do final dela. A mãe sofrendo pelos filhos, o coração dói só de lembrar. Recomendo para todos. Favoritado.

"Enganam-se aqueles que dizem que o escravo ignorante e sem estudo não tem ideia da magnitude das injustiças a que é submetido. Enganam-se aqueles que imaginam que, ajoelhado, ele se põe de pé com as costas laceradas e sangrando, cultivando apenas o espírito de submissão e de perdão. Um dia pode vir ? virá, se sua prece for ouvida ?, um dia terrível de vingança, quando será a vez de o senhor gritar em vão por misericórdia."

Mii 26/06/2020

Um livro importante
Neste livro Solomon Northup relata um fato significante em sua vida: A escravidão.
Solomon era um homem livre, e foi sequestrado por homens brancos, foi submetido a situações desumanas e obrigado a assumir outra identidade.
Este é um livro que considero ser essencial para todos, pois, lembrar da história é extremamente importante.
Assisti também o documentário disponível na Netflix, e também o recomendo. Mas adianto já: é um filme difícil de se assistir e tem cenas fortes que retratam o que aconteceu. (assim como o livro). Em muitos momentos do livro e do documentário, me encontrei com lágrimas nos olhos.

Thiago Barros 17/12/2020

?Todo o horror da escravidão?
Esse livro tem uma tradução excelente, sem contar a história nele contida, que vai do mais profundo sofrimento até a glória.
Essa história, verídica, mexeu comigo de uma maneira que somente quem ler vai entender. Salomon é um exemplo de pessoa e de vida, tudo o que ele foi submetido, todo o seu sofrimento é a marca de como os seres humanos conseguem ser cruéis. Eu como homem branco, sinto nojo de meus antepassados por herdar essa história medonha de maus tratos e negligência a outra pessoa por mera distinção de cor.
As descrições contadas nessa história ditam como era o sistema escravocrata nos EUA , e como é essa crueldade na prática.
Um ponto muito interessante em uma de suas muitas reflexões é o fato de Salomon acreditar que as gerações de brancos que apoiavam essa injúria estava baseada em um sistema infâmia protegido pela lei. Esse sistema estimulava não só os herdeiros brancos a acreditarem realmente que os pretos eram inferiores, como também estimulavam os pretos a acreditar nisso. Esse livro é um relato verídico de sofrimento e injúrias, sobe um homem livre que é capturado e vendido como escravo. Os doze anos que se passam após esse ocorrido são descritos com êxito e perfeição nessas pequenas páginas. Se você gostaria de saber o que é esse sistema cruel leia esse livro.
Gostaria de salientar que uma das partes mais interessantes desse livro, que me chamou muito a atenção, foi o diálogo entre Epps e Bass, que mostram claramente como é o pensamento de um branco apoiador do sistema escravocrata.

@literaturaemfoco84 15/06/2020

12 Anos de Escravidão
? SINOPSE: Talvez a melhor obra dentre todas as narrativas sobre a vida de um escravo, 12 Anos de Escravidão é um livro de memórias angustiante sobre um dos períodos mais sombrios da história norte-americana. Ele relata como Solomon Northup, nascido um homem livre em Nova York, foi atraído para Washington, D.C., em 1841, com a promessa de um emprego, e então drogado, espancado e vendido com escravo. Ele passou os doze anos seguintes de sua vida em cativeiro, trabalhando, na maior parte do tempo, em uma plantação de algodão na Louisiana.

? CONSIDERAÇÕES: Um livro interessante, forte, marcante, que nos mostra a história de um homem que, mesmo depois de haver perdido sua liberdade de forma tão covarde, e, desonesta, não perde a esperança e nem a fé em retomar sua vida, sua família, sua dignidade. De forma bem detalhada, a história de Solomon Northup nos mostra o quanto o homem pode padecer sofrimentos devido a um preconceito que infelizmente, se mostra atemporal. Porque se hoje não vemos mais os chicotes da escravidão, e nem os senhores de escravos como naquela época, eles de alguma forma estão dentro de muitos, ou até, dentro de nós mesmos, de forma a solapar nossas consciências, devido a um preconceito tão vil ( a cor da pele) mas, que muitas vezes faz com que seres humanos se vejam de forma distintas, e, até com desprezo. Esquecendo assim, o maior ensinamento do nosso mestre: O amor ao próximo. Recomendo essa leitura, como uma ótima reflexão sobre o tema.

Davyd 10/02/2021

Marcante
Poucas leituras me marcaram e emocionaram tanto quanto esta. A historia de Solomon enquanto esteve mantido como escravo é marcada por sofrimento e tristeza, e não podia ser diferente. Tudo que passou até alcançar a liberdade é extremamente chocante. Imaginar que um ser humano pode tratar outro da forma como é descrito aqui é impactante. O filme é ótimo, mas deixa muito a dever ao livro. No entanto ambos merecem uma oportunidade.

Jora.Fernandes 28/08/2020

A leitura desse livro se faz muito necessária se queremos conhecer um pouco mais os EUA escravagista, antes da guerra civil. O relato de Solomon Northup de como passou de um homem livre de Nova York (ainda assim cheio de limitações e racismo) pra um escravo nas fazendas de açúcar e algodão, com detalhes de seu sequestro, venda e vivência com seus senhores e companheiros escravos é muito vívido. Consegui visualizar as fazendas, o brejo pra onde eles fugiam, as casas, plantações, etc. Sobretudo o sofrimento de trabalho incessante, as rotinas de castigo impostas, os dias "livres" de Natal me tocaram bastante. Me fez pensar no sangue que carrego, na dor que meus ancestrais carregaram, no quanto ainda temos que lutar pelo fim da ideia de que os pretos são inferiores.

Viviane 30/09/2023

Uma história inacreditável de um homem livre que foi levado como escravo para outro lugar, Solomon fez um relato puro e pungente sobre tudo o que o lhe aconteceu durante deste período de escravidão.

Luizgustavo 07/05/2021

Eu não sabia que existia um livro do filme, q o filme é baseado na obra mundialmente conhecida de solomon northup. Esse livro te traga e leva para o mais profano e aterrorizador período da nossa história. Sim existiu outros, como a inquisição, a idade média e etc. Mas a escravidão era legal, acorrentar pessoas, trancafiar humanos , isso tudo avalizado por todos naqule período. Principalmente pelas grandes intuições seja elas eclesiásticas ou jurídicas. Resumindo o ser humano é o pior dentre os animais, basta olhar fundo a história.
lio 07/05/2021minha estante
até hoje não consegui assistir o filme todo.... só de pensar que eu, meu pai ou irmãos poderiamos ficar nessa situação nessa época, fico agoniada

Luizgustavo 07/05/2021minha estante
Sim esse tem vários gatilhos, recomendo que leia quando estiver preprarado. Mas é isso a nossa história do ser humano tem coisas lindas q elevam o ser, mas tem o lado b do disco q é a imundice humana, avareza, a vontade de dominar tudo e todos.

Erilane.Rocha 06/09/2021

Adorei. O livro é muito bem escrito e conta com riqueza de detalhes a trajetória do Solomon que passou 12 anos como escravo sendo antes um homem livre.

Me surpreende que na época, alguém possa ter contestado a veracidade dos fatos, sendo uma história narrada de forma tão detalhada. É possível sentir o sofrimento do personagem quanto a perda de sua liberdade, da privação do convívio com sua família e de todo sofrimento que passou durante o período de escravidão.

Solomon nos leva para dentro dos campos de algodão, porém nem de longe é possível sentir o que foi sentido pelos escravos, na época.

Não conseguir parar de pensar como isso foi permitido por tanto tempo. Homem e mulheres brutalmente esfolados por mero capricho de seus "senhores", sendo eles seres humanos assim como os brancos que os espancaram.

Se por um lado essa é uma história triste de ser contada por outro ela se faz muito necessária, por que ainda nos dias de hoje é possível notar através do racismo como essa cultura pode perpetuar por gerações e não podemos mais permitir isso, pois qualquer que seja o tom da pele, somos todos iguais, somos seres humanos e merecemos ser tratados com respeito.

Esta edição também conta com o posfácio escrito por Henry Louis Gates Jr.. Ele compara um pouco da história do Solomon, contada no livro, com a história narrada no filme, indicado ao Oscar, de Steve McQueen. Com comentários muito pertinentes e observações necessárias.

Eu assisti ao filme antes de ler o livro e na realidade o filme me encantou mais, talvez por ser elaborado para tal efeito. Porém, o livro apresenta impressões do próprio autor, nesse caso foi muito importante conhecê-lo também..

bela 27/06/2023

??
Esqueci de compartilhar quando li, mas é um dos meus livros favoritos. me trouxe uma visão completamente nova sobre conceitos e preconceitos.
obrigada, prof vitória, por me introduzir neste universo.

Ricardo 14/12/2021

"...A influência do sistema iníquo necessariamente forja o espírito insensível e cruel, até mesmo no peito daqueles que, entre seus iguais, são vistos como humanos e generosos."

Sanny 08/10/2021

??
Muito bom...maravilhoso
Eu até chorei com esse final
Leiam!!!

Com certeza vocês também irão ficar cativados com esse livro