Doze anos de escravidão

Doze anos de escravidão Solomon Northup

Resenhas - 12 Anos de Escravidão

yvnvitx 31/01/2023

Doze Anos de Escravidão, de Solomon Northup
Relato autobiográfico de como um negro livre foi sequestrado e vendido em fazendas do sul dos EUA, Doze Anos de Escravidão é um relato muito instigante, brutal e por vezes desesperador, Solomon consegue narrar com uma prosa muito ágil todos os sofrimentos que passou, é um ótimo livro, porém um relato indigesto de como a humanidade, e especialmente o homem branco sabem ser cruéis, pertubador encarar o fato de que tudo que tem no livro aconteceu MESMO.

Tamiris.Misael 28/01/2023

Trecho
"...não tenho comentários sobre a fazer sobre a escravidão. Aqueles que lerem este livro poderão formar duas próprias opiniões sobre essa "instituição peculiar."."

Solomon Northup

Ivy 25/01/2023

Tocante
Escancarou a crueldade inerente à escravidão, auxiliando a demonstrar como ainda produz reflexos nos dias de hoje, inclusive com a escravidão moderna.

Mikaela9 15/01/2023

Necessário ao extremo
"Não tenho comentários a fazer sobre o
tema da Escravidão. Quem ler este livro poderá formar sua própria
opinião sobre essa "peculiar instituição'."

Ler sobre a escravidão negra sempre foi uma experiência a parte, uma experiência agoniante vale ressaltar, porque sob o olhar do tempo que eu vivo parece algo inconcebível que um ser humano faça algo do tipo com o seu semelhante. Assistir a filmes sobre o tema também trás a mesma sensação, só que mil vezes pior pq estamos vendo enquanto o martelo fica batendo na mesma frase: "isso foi real".

Então peguei esse livro pra ler, e nossa... Primeiro que eu não sabia que a história era verídica, só sabia que tinha servido como base para um dos filmes mais impactantes que eu já tinha visto. Segundo que era apenas curiosidade, e se tornou uma viagem a um tempo horrível, com práticas piores ainda.

Se coloquei a palavra "necessário" no título dessa resenha é porque foi a única que pensei ao definir esse livro, porque de que outra maneira poderia pensar ao ler uma narrativa em primeira pessoa sobre alguém que era livre e, por causa da sua cor, foi tomado da liberdade que lhe era garantida?

O trecho que destaquei também deveria vim na capa, ou contra-capa, para servir de atenção de com esse livro deve ser lido para termos uma visão mais profunda do que foi a escravidão.

Solomon serviu de voz a muitos, mas, infelizmente, teve a sorte de muitos poucos.

Tatiana 13/12/2022

Muito pesado e triste
12 Anos de Escravid?o narra a história real de
Solomon Northup, negro americano nascido livre que, por conta de uma proposta de emprego, abandona a segurança do Norte e acaba sendo sequestrado e vendido como escravo. Durante os doze anos que se seguiram ele foi submetido a trabalhos forçados em diversas fazendas na
Louisiana.
Esse relato autobiográfico, publicado depois da libertação de Northup, em 1853, logo se tornou um best seller, e hoje é reconhecido como a melhor narrativa sobre um dos períodos mais nebulosos da história dos Estados Unidos.
Verdadeiro elogio à liberdade, essa obra apresenta o olhar raro de um homem que viveu na pele os horrores da escravidão.

Achei bastante triste e pesado, mas fico feliz que ele conseguiu a liberdade

Mari 03/12/2022

Doído e real
Os males da escravidão são descritos por diversos autores em todo o mundo; no entanto, como diz Solomon a sua história é desnuda de ficção.O Edwin Epps existiu com toda a sua malevolência, a Patsey sofreu todo tipo de castigo, mesmo sendo só uma garota e o tio Abram, então, um idoso, açoitado por que o pai queria ensinar ao filho como fazer aos escravos. Apesar de toda lágrima, sangue e sofrimento o autor não perde a esperança e é esse o combustível que o faz superar 12 anos de escravidão!

Katiana.Almeida 14/11/2022

Dificil!
Solomon Northup era um homem livre com esposa e filhos que aceitou um trabalho temporario, que foi o que infelizmente o levou a ser vendido como escravo.

Uma história que mostra a realidade da escravidão e que nos faz refletir sobre mais um dos horrores ao quais o ser humano é capaz de submeter outro ser humano.

Uma leitura nada fácil, nao pela escrita, mas sim pelos relatos que são pesados e acompanhados de crueldade e principalmente por sabermos que é um relato real, Solomon é um sobrevivente e é um verdadeiro aprendizado e momento de reflexao ler a sua historia.

Ps: se estiver passando por momentos dificeis ou nao tiver estomago para ler maus tratos, nao recomendo.

Marcela 28/10/2022

O filme é destruidor também
Simplismente angustiante. Nada que eu possa falar complementa a experiência de ler essa obra, a união entre uma ótima habilidade em relatar sua história e a vivência amarga de Solomon criaram um livro extremamente necessário tanto na época de publicação quanto nos dias de hoje. O autor sobreviveu a anos de injustiça e crueldade mesmo tendo conhecido um dia a liberdade que lhe era direito, uma leitura indispensável.

Queila - Meu vício literário 03/09/2022

Impactante
Vou precisar de um tempo para digerir essa leitura.

A história de Solomon é um constante soco no estômago, suas histórias do tempo em que era livre, e depois vendido como escravo são descritas sem romanização. É brutal.
Embora muitas vezes senti que o autor suavisasse o tom, para não levar a narrativa para o caminho de lamúrias.

Agora quero assistir a adaptação, mas antes sinto que preciso de um tempo. Jamais havia lido biografias sobre o período escravagista, e saio dessa leitura com nó na garganta, e querendo ler mais sobre esse período horrendo da história da humanidade.

Livros que anotei para ler em breve:

A cabana do pai Tomás

Narrativa da vida de Frederick Douglass: e outros textos
Camila1856 04/09/2022minha estante
Eu já vi o filme, é MUITO forte e triste, imagino o livro...

Beto | @beto_anderson 31/08/2022

História que chocam
Ler sobre a escravidão é sempre doloroso. A história de Solomon é triste, mas sinto que o relato em si ficou aquém do que eu imaginava. Não sei se pelo fato de ele ter sido um "negro obediente e requisitado" ter feito com que a condição do escravo fosse atenuada na história dentro do imaginário que criamos. Apesar de outros personagens terem sofrido muito mais do que ele, sua dor foi mais psicológica, por estar longe da família, do que a física. Mas uma ótima leitura. Recomendo.

site: https://www.instagram.com/beto_anderson/

Arthur267 31/08/2022

Não chamaria isso de livro, mas sim um relato indispensável para qualquer pessoa que goste ou estude sobre o assunto. Uma história essencial que mostra um ponto de vista verdadeiro sobre a escravidão no sul dos Estados Unidos. As várias filosofias de teor antirracista e até mesmo teológicas estão presentes nessa narrativa eletrizante, profunda e legítima.

Leticia.Taboada 30/08/2022

De homem livre à escravo
A história é muito marcante e, em muitos momentos, chocante ao nos mostrar a que ponto pode chegar a maldade humana. Não é apenas mais um relato de escravidão, mas a elucidação de pensamentos de alguém que vivia do lado livre do país e, de repente, vê toda sua vida mudar após ser submetido a uma escravidão que antes apenas ouvira falar.

Michel 30/08/2022

Resenha 12 anos de escravidão
Um livro pesado, onde a realidade do século XIX da as caras e mostra como o negro era tratado como objeto, como um simples animal que era comprado e não tinha alma e humanidade, onde eram forçados a trabalhos pesados e desumanos. Solomon foi um homem incrível que conseguiu sair das garras da escravidão e escrever detalhadamente sobre os abusos e sobre as diversas vezes que imaginou que fosse morrer nas mãos de seus "proprietários"

Ju 14/08/2022

Impiedade
" Até agora a carne se arrepia sobre meus ossos quando lembro da cena. Eu estava me fogo. Só posso comparar meus sofrimentos às agonias flamejantes do inferno! "

Tive uma conversa séria com Solomon, meu livro está repleto de anotações nas beiradas, uma tentativa de protestar contra toda crueldade que ele e outras milhares de pessoas viveram.

Já havia lido outros livros que retratam a escravidão, mas é muito mais desolador quando lemos uma história real, fatos que foram buscados em uma memória dolorosa, sofrida ...

Mais desolador ainda é quando essa pessoa já conhecia a liberdade tinha uma vida formada, uma família e por causa de sua cor de pele foi arrancada de tudo isso, privada de sua voz, e levada a um cativeiro distante, se tornando apenas uma mercadoria aos olhos de seus sequestradores.

As palavras são fortes, verdadeiras e mais do que necessárias, regressam a um tempo que tentamos esquecer, mas que deveria sempre vir a tona como um lembrete do quão errado tudo isso foi, e ainda é em alguns lugares. Todos deveriam ler!