Doze anos de escravidão

Doze anos de escravidão Solomon Northup

Resenhas - 12 Anos de Escravidão

Sandra452 04/09/2021

A escravidão contada por quem foi escravo
Olá, amigos leitores!
Se você sofreu ao ver o filme, vai sofrer mais ainda ao ler o livro!
A adaptação foi muito boa, mas nada se compara ao livro que é a biografia de Solomon Northup.
Solomon nasceu livre em Nova York, mas foi atraído para Washington D.C. com a promessa de um emprego, em 1841. E, então, foi "drogado, espancado e vendido como escravo, passando os doze próximos anos de sua vida em cativeiro".
O relato, escrito após o resgate, é emocionante e apresenta, com detalhes, o retrato da escravidão americana. Solomon Northup era um homem culto e viveu sua vida sob uma dupla perspectiva: como um homem livre e também como um escravo.

Liv 30/08/2021

Difícil de ler
Difícil ler, tive q parar várias vezes...
É difícil ver quanto uma pessoal sofreu e o que ela perdeu pela escravidão.
É um livro bem detalhado sobre o que o autor viveu, cada página mostra a vontade de Solomon em sobreviver e provar sua liberdade.

Brie 27/08/2021

12 anos de escravidão
Um relato realmente cru e real de como o ser humano pode ser cruel e achar normalidade nas coisas mais absurdas que se possam existir.

Maria 23/08/2021

Um must-read.
Já disse isso, vou dizer de novo: todo ser humano que vive neste planeta Terra deveria ler esse livro. É uma narrativa verdadeira de um dos períodos mais desumanos e monstruosos da História. Essa narrativa e essa parte da História é a prova de que o ser humano é o ser mais cruel a pisar sobre este solo.
Por muitas vezes ao longo do livro, precisei largá-lo e respirar um pouco, pois minha garganta parecia que ia fechar e eu ia passar mal. Esse livro me fez refletir muito sobre mim, minha vida, a História e os seres humanos no geral. Não acho que esse livro seja digno de nada menos que 5 estrelas.

Aline 07/08/2021

A liberdade com bem maior
Livro maravilhoso, publicado em 1853 por Solomon Northup. Nascido livre, no estado de Nova York, aos 30 anos Solomon é drogado e vendido como escravo na Louisiana. Neste estado escravocrata, onde qualquer homem branco que cruzasse com um negro sozinho poderia exigir ver seu passe (autorização dada pelo dono do negro para que ele circulasse fora de sua propriedade) era impossível fugir. Tendo tido diversos donos e sido "alugado" a outros tantos, Solomon (sob o nome Platts) viveu a violência e as privações cotidianas a que os negros eram submetidos. O livro traz um bom panorama de como a escravidão era vista nos Estados no norte e do sul dos EUA. O autor faz reflexões importantes sobre o desejo da liberdade mesmo por aqueles que já nasceram cativos. Narrativa fluida e emocionante.

Amani.Cruz 07/08/2021

Aprendi o que não fazer
Assim como ?O Diário de Anne Frank? esse é um dos que nos ensinam o que não devemos fazer ou aceitar que seja feito dentro de uma sociedade.
Aceitar que a escravidão seja algo normal ou interessante é dizer ao mundo que o amor ao próximo não existe.
Gente, que livro! Relatos verídicos de um homem livre que foi sequestrado e submetido a 12 anos de escravidão.

Sara 29/07/2021

Amei
Me emocionei com esse livro do começo ao fim, sempre torcendo pelo solomon. Não poderia dar menos de 5 estrelas.

Letícia 29/07/2021

Um livro sensacional, é ao mesmo tempo dolorido de ler e difícil de largar, já conhecia a história pelo filme, mas o livro trás uma riqueza maior de detalhes.

Fernanda Sleiman 28/07/2021

pesado
ja havia assistido o filme, mas nada nos toca tanto que as palavras de Solomon e os doses anos que ele viveu como escravo. e de pensar que tantas pessoas não tiveram a sorte de desfrutar da liberdade que Solomon teve. A escravidão é o mais vergonhoso feito da humanidade.

Vê Lemes 19/07/2021

Quanta judiação!
O livro narra a vida de Solomon Northup, onde por 33 anos viveu como um homem livre. Atraído para uma armadilha, é vendido como escravo e passa a viver os 12 piores anos da vida que qualquer pessoa possa sequer imaginar.
A crueldade, as humilhações, as privações, os castigos e todas as podridões de um dos períodos mais sombrios da história da humanidade.

Pri 13/07/2021

Emocionante
Descreve fielmente as torturas na época da escravidão, também como pode-se vencer através da educação.

Pantaleoniano 05/07/2021

Relato cru e difícil, mas de grande potência. Explicita a constante ameaça vivida pelo negro, mesmo aqueles considerados "livres".

toricarvl 02/07/2021

Favoritado
Senti tanta angústia, aflição, impaciência para terminar. Tanto sofrimento em um único livro. E a Patsey, não gosto nem de lembrar do final dela. A mãe sofrendo pelos filhos, o coração dói só de lembrar. Recomendo para todos. Favoritado.

"Enganam-se aqueles que dizem que o escravo ignorante e sem estudo não tem ideia da magnitude das injustiças a que é submetido. Enganam-se aqueles que imaginam que, ajoelhado, ele se põe de pé com as costas laceradas e sangrando, cultivando apenas o espírito de submissão e de perdão. Um dia pode vir ? virá, se sua prece for ouvida ?, um dia terrível de vingança, quando será a vez de o senhor gritar em vão por misericórdia."

Jack 25/06/2021

12 anos de ESCRAVIDÃO
12 anos de escravidão.

Um livro que narra a fatídica história Solomon Northup. Homem preto, livre, violinista, casado e pai, que de forma - ardilosa - é levado para fora da segurança do seu Condado. Northup dorme livre e acorda escravo. Em um EUA dividido entre os abolicionistas e os escravagistas, a região Sul, onde a escravidão imperava, é o lugar em que ele passaria 12 anos de sua vida.

Solomon foi a testemunha viva da perversidade humana, passado de geração para geração. Viu homens e mulheres trabalharem nos grandes campos algodoeiros durante todo o dia, sem tempo para descansar, e serem açoitados pelo rendimento abaixo do estabelecido pelos seus ?senhores?. Viu mulheres morrerem de tristeza, por serem separadas de seus filhos. Enquanto outras jovens moças eram vítimas dos desejos lascivos dos senhores durante a noite, e açoitadas ? devido ao ocorrido - pelas suas senhoras durante o dia. Elas desejavam a morte!

Northup pontua com ênfase o convívio com pessoas que ele coloca como ?boas?, uma forma de agradecer o tratamento de recebeu delas ? embora fosse um escravo -. Sou obrigada a discordar de você, meu caro! Boa, foi a pessoa que arriscou a própria vida, por acreditar que todos os seres humanos são iguais. E com isso, restabeleceu a sua liberdade! ????

É um livro muito forte, com relatos impactantes!

Rebeca.Verino 13/06/2021

Um relato arrebatador da escravidão
Quando assisti ao filme sobre a história do livro, recordo-me que fiquei horrorizada com algumas cenas relacionadas a escravidão e fiquei me perguntando: como deve ser ter 12 anos da sua vida perdidos sendo um escravo que acordava todos os dias com o medo das punições e sem poder ser livre? A situação da escravidão em si é tão absurda e cruel que eu nem consigo imaginar a dor que milhões de escravos passaram nesse mundo. E o livro escrito por Solomon Northup é um grito a favor da abolição descrito em minuciosos detalhes a situação vivida. Uma leitura imperdível.