Doze anos de escravidão

Doze anos de escravidão Solomon Northup

Resenhas - 12 Anos de Escravidão

Andreia 04/04/2022

Solomon Northup, era um homem negro livre, culto, que vivia com sua esposa e filhos em Nova York. Em 1841 foi enganado, sequestrado e vendido como escravo. Foi obrigado a trabalhar em plantações de algodão no sul escravagista dos Estado Unidos. Passou por vários donos de escravos, e viveu a dura realidade que os negros escravos enfrentavam, a violência física e psicológica, a miséria e a ignorância. Por doze anos viveu os horrores da escravidão, até que a chegada de um forasteiro lhe deu a esperança de alcançar a liberdade.
Esta é uma história real, vivida pelo autor, que após sua libertação escreveu sobre sua vida e das pessoas com quem conviveu durante estes longos e sofridos ?12 anos de escravidão? e como sobreviveu ao cativeiro.

Gabriel.Chiquito 04/03/2022

Se tem um adjetivo pra descrever esse livro, é revoltante. A coragem e a inteligência de Solomon pra conseguir sobreviver a esses 12 anos são gigantes, mas é impossível superar a indignação de ver um ser humano sofrer o que ele sofreu. Recomendo para manter na memória um assunto que não deve ser esquecido.

Amanda3913 16/02/2022

Um relato doloroso
Mais um daqueles livros que tiram nosso fôlego e deixa-nos indignados com a crueldade do ser humano.

Por mais que o livro tenha diversas partes cansativas e seja uma leitura devagar, o enredo conseguiu arrancar calafrios e lágrimas. Terminei pensando: Uaal, que história de força, superação e motivação. Tudo isso só prova como foi, em alguns casos ainda é difícil provar nossa liberdade quando a maioria está disposta a fazer o mal.

O fato de ser narrado em primeira pessoa, pelo próprio autor e protagonista, Solomon conta sem dó como foram seus 12 anos como escravo no sul dos Estados Unidos, lembrando que Northup era um nascido livre. Um ponto importante aqui é que o autor passa por diversos senhores e vemos a dinâmica de cada um, alguns "bondosos", outros extremamente cruéis. Na sua trajetória toma conhecimento de diversas histórias dos seus companheiros, muitos que tiveram tristezas, algumas vezes, maiores do que a dele, como é o caso de Eliza, que foi separada de seus dois filhos ainda pequenos e acabou morrendo por conta disso. Durante todo o tempo Solomon não desiste de tentar resgatar sua liberdade e assim poder reencontrar sua família.

Terminei esse livro a tanto tempo, mas precisava digeri-lo, refletir, para depois dar minha opinião.

site: https://www.instagram.com/segredoparalelo/

Marcelle 15/02/2022

O ponto de vista de um escravo e a injustiça
12 anos de escravidão é um livro doloroso. Solomon te faz enxergar a escravidão como ela realmente foi. Quase não terminei de ler, mas como a faculdade recomendou, retomei a leitura. É muito fácil estudar escravidão com livros didáticos que tratam de forma superficial as dores de um escravo, mas quando alguém que foi submetido a essas circunstâncias desumanas narra sua vivência, o seu peito arde com tanta injustiça. Eu recomendo fortemente esse livro, mesmo que ele cause dores.

Moniky.Hartmann 13/02/2022

Maravilhoso
Um livro que não consegui parar de ler, uma história interessante, angustiante nas partes em que a brutalidade do homem era descrita, uma leitura indispensável.

Celio.Junior 09/02/2022

Percebi que o filme é extremamente fiel ao livro e o mesmo desconforto que tive em um tive em outro, ou seja, embrulho no estômago do começo ao fim. Ao mesmo tempo, percebi ainda mais profundamente a tensão no inconsiente de Solomon entre o negro instruído que entende seu direito à liberdade com àquele que internalizou a escravização que sofreu e busca "melhorar" suas atividades na plantação, uma disputa entre luta pela libertação e resignação atenuadora dos efeitos do cárcere.

Larissa 07/02/2022

12 anos de escravidão
Demorei para ler ? é um livro difícil, em diversos momentos precisei parar, respirar e dar um tempo, uma leitura muito enriquecedora, como é dito no final do livro, Solomon conta o que passou em relação a escravidão e com base nisso o leitor pode criar sua própria opinião sobre a escravidão!

Francisco.Martins 30/01/2022

Um livro curto mas uma história longa
"Realmente era difícil determinar o que eu deveria temer mais - cachorros, crocodilos ou homens!"

Começamos conhecendo um pouco da vida de Solomon. Um pouco do seu trabalho seu casamento e de sua vida familiar. Tudo vai muito bem até que ele recebe um convite de dois homens para viajar com eles onde supostamente solomon iria tocar violino num circo. Solomon acreditando nas palavras dos dois viaja com eles e numa certa noite ele passando muito mal desmaia e quando acorda sua vida não será mais a mesma por longos 12 doze anos.
O solomon nos conta sua jornada de uma forma tão simples mas tão verdadeira que é impossível parar de ler. Você sente a dor não somente do solomon mas de todos aqueles que eram escravizados ali com ele. Sente a crueldade e sinismo dos feitores que os tratam como meros animais.

" Trabalhar como as mulas de seu pai ser açoitado, chutado, e flagelado toda a vida dirigir-se ao homem branco com o chapéu na mão e olhar de forma servil para o chão, em sua mente era algo adequado a um escravo. Criados com tais ideias com a noção de que estava aquém da humanidade. Não é de admirar que os opressores de meu povo sejam uma raça tão impiedosa e cruel".

Hugo.Salgado 30/01/2022

O lado cruel da Humanidade personificado na escravidão.
Primeiramente quero elogiar a tradução deste livro, que está impecável, e dizer que as edições da Peguin são muito boas.
Comecei a ler este livro no começo de 2021 e, por motivos pessoais, acabei deixando-o de lado até que resolvi terminá-lo este ano (2022). A obra é um relato autobiográfico de um homem livre do estado de Nova York que foi sequestrado e feito de escravo por 12 anos. A importância dessa obra esta no fato de ela nos revelar o lado cruel do ser humano e nos mostrar em detalhes como era estruturada a escravidão nos sul dos EUA. Sem isso, só teríamos o relato dos homens brancos e não a visão do cativo que jamais teria a chance de expor o seu lado da história.
Essa é uma obra valiosa que deveria ser lida por todos, não só como forma de escancarar um trágico e triste momento da história, mas como um meio de não repetirmos os erros do passado e buscarmos desenvolver sempre o nosso melhor lado, nosso lado mais humano e iluminado.

@thereader2408 25/01/2022

Ouçam a voz de Solomon Northup
"Não haverá tranquilidade nem sossego na América enquanto o negro não tiver garantidos os seus direitos de cidadão...A luta dos negros por liberdade e igualdade está longe do fim", disse Martin Luther King na marcha pelos direitos civis na Pennsylvania Avenue em 1963. Quase um século antes, nesta mesma avenida, Solomon Northup foi arrastado para o seu pior pesadelo.

Solomon nasceu livre e assim viveu seus primeiros 33 anos. Ele vivia com a esposa e três filhos no Norte dos EUA, Nova York, era violinista, sabia ler, escrever e viajava bastante em um período em que parte do país ainda sucumbia à cultura da escravidão que foi abolida, primeiramente, no Norte, enquanto o Sul dos EUA permaneceu escravista. Para Solomon a escravidão estava longe de sua realidade, mas tudo mudou quando ele foi sequestrado e vendido como escravo para uma fazenda sulista em 1841, onde permaneceu por 12 anos.

A diferença entre Norte e Sul dos EUA é visível ao acompanhar a odisséia de Solomon: no norte era livre e no sul foi escravizado. E por mais que ele alegue que um dos seus primeiros "donos" era bom e gentil, essa informação é um tanto quanto questionável. Ele dedicou seu livro a Harriet Stowe, autora de "A Cabana do Pai Tomás" (1852) que inspirou os abolicionistas da época.

Tragédias como a escravidão e o Holocausto são retratadas em várias mídias como A lista de Schindler (1993), Amistad (1997), O menino do pijama listrado (2008), Bastardos inglórios (2009), Django livre (2012) e outros que nos mostram como a bárbarie pode ser institucionalizada. Esses acontecimentos estão atrelados ao contexto de cada época, mas é preciso ter cuidado porque determinados eventos retornam repaginados.

A escravidão foi o reflexo de um momento histórico, político e social do passado, mas é importante entender suas implicações no presente. Hoje há uma tentativa de reparação aos negros, pelos preconceitos e dificuldades socioeconômicas enfrentadas que são consequências da escravidão. E para entender o que foi e para nunca repetir temos que ouvir as vozes de Frederick Douglass, Sojourner Truth, Harriet Ann Jacobs, Olaudah Equiano...

@thereader2408

mardelivross 23/01/2022

Um soco no estômago!
A experiência de leitura foi dolorosa e angustiante.
Ler as memória de Solomon sobre um dos períodos mais sombrios da história foi extremamente forte e marcante!

Raphael Milão 31/12/2021

Saideira
É um livro que serve para entender um pouco como é a vida de um escravo e toda o sofrimento que lhe é imposto.