Nada de Novo no Front

Nada de Novo no Front Erich Maria Remarque

Resenhas - Nada de Novo no Front

Marcelo 16/12/2023

Maravilhoso
Excelente leitura!!! Perfeito o retrato que descreve toda a inutilidade e crueldade da guerra e como ela beneficia uma parcela pequena de pessoas, a elite que não está no campo de batalha e nem arrisca a vida.

Luis Felipe S. Correa 10/12/2023

É maravilhoso conhecer o ponto de vista dos derrotados
"A história é contada pelos vitoriosos", é ao que estamos habituados. E recentemente eu tomei consciência desse fati - antes tarde do que nunca -, de que os filmes, livros, documentários, narram a história a partir da perspectiva dos vencedores de uma guerra. Contudo, hoje me pergunto se há vencedores e perdedores em uma guerra.
Parafrasear a ex-presidenta Dilma Roussef parece bem sensato agora, pois em uma guerra "ninguem vai ganhar ou perder, vai todo mundo perder".
Essa é uma perspectiva pessoal que eu considero mais atual e madura.
Pois os "derrotados" sempre foram retratados como abstrações pela história e indústria, um processo desumanizador que nos convence das certezas por eles apresentadas.
Não há forma de resumir essas inconsistências e injustiças históricas.
Me limito a dizer que o livro é fantástico por revelar o lado humano dos soldados alemães, por igualar as pessoas e torná-las vivas na memória coletiva.
Me reservei a assistir o filme de 2022 somente após a leitura do livro. Com certeza será uma ótima experiência.
Sou grato pela oportunidade de ler este livro.

bruna2383 07/12/2023

Confesso que não é um assunto que eu realmente goste de ler sobre mas resolvi dar uma chance pra esse e me surpreendi

Fernanda2407 07/12/2023

Livro excelente.
História nua e crua da Primeira Guerra Mundial e do que ela fez com tantos que se sacrificaram em um combate criado por terceiros.

Nazrat 05/12/2023

Guerra e hipocrisia
Surpreendente ler um livro com a visão de um autor que viveu uma guerra de fato e fala com propriedade sobre as situações ilustradas. A hipocrisia das nações em guerra fica escancarada quando, nas lutas, quem está lá não tem nada contra o seu dito inimigo, o qual nem conhece, mas que guerreia a mando de lideranças com seus interesses, os quais terceiriza a toda uma população que sai dessa experiência mutilada física e psicologicamente.

Maria.Egas 21/11/2023

Nada de novo no front
Um romance que relata a extrema violência presenciada na primeira guerra mundial de maneira vivida e chocante. O leitor se sente extremamente envolvido emocionalmente com a história.

Michael 18/11/2023

Guerra é uma desgraça
Se quiser me seguir, sigo de volta

Esse livro é ótimo para nos alertar sobre a realidade que é uma guerra.

Muitas vezes quem está na frente de batalha só quer que tudo aquilo pare e ele possa retornar para casa em paz e segurança.

Medo, adrenalina, solidão, tristeza, ansiedade, temor são apenas alguns sentimentos terríveis.

Espero nunca ter que passar por isso.

TheBadSeed 08/11/2023

Se todos soubessem...
Se todos nós ouvíssemos os relatos...
se a intenção fosse preservar...
tantas crianças seriam poupadas, tantas mulheres, homens, animais...
vidas.
Se os homens não ditassem as regras,
financiassem as guerras...
tantos destinos, reencontros,
existiriam.

Ivinha 01/11/2023

Favoritadíssimo!
Um livro que traz muita profundidade. Que pensamentos atuais até para os dias de hoje... sobre a guerra ser de jovens inocentes lutando pelo país, onde quem decidiu guerrear não está no front lutando junto com eles.
Sensacional, com pensamentos extremamente pertinentes, reais e viscerais. Nunca imaginei que, nesse livro, leria algo tão profundo.
Além de ser muito bem escrito, é simplesmente maravilhoso.

Isa 22/10/2023

'' Este livro não pretende ser um libelo nem uma confissão, e menos ainda uma aventura, pois a morte não é uma aventura para aqueles que se deram face a face com ela. Apenas procura mostrar o que foi uma geração de homens que, mesmo tendo escapado às granadas, foram destruídos pela guerra. ''

O romance oferece uma representação intensa e realista da vivência dos soldados alemães na Primeira Guerra Mundial, sendo guiado pela perspectiva de Paul Bäumer, um jovem soldado enviado, junto a muitos de sua geração, para enfrentar as brutalidades das trincheiras. O título "Nada de Novo no Front" reflete a atmosfera de desesperança e futilidade que permeia a obra.

O autor mergulha profundamente na psicologia dos soldados, explorando os efeitos devastadores da guerra na mente humana, destacando momentos de insanidade, desesperança e medo. O livro também levanta questionamentos sobre valores tradicionais e a alienação da juventude, em que partiam para a guerra com a ilusão de heroísmo e salvação nacional.

No centro de toda a natureza destrutiva da guerra, é notável a camaradagem entre os soldados, que compartilhavam alimentos, perdas e se preocupavam uns com os outros. O autor também não economiza detalhes ao descrever as condições precárias, mutilações, o medo constante e a desconexão com a vida civil enfrentados pelos soldados.

Portanto, este livro é um testemunho atemporal da tragédia humana que é uma guerra e permanece como uma leitura essencial para quem busca compreender a profundidade do sofrimento vívido dos soldados em conflitos armados.

Jeferson.Alcantara 19/10/2023

Muito forte e impactante
O livro é uma das obras mais emblemáticas sobre a experiência dos soldados durante a Primeira Guerra Mundial. Foi publicado como o 349º volume da Coleção L&PM Pocket.

A história é narrada a partir da perspectiva de Paul Bäumer, um jovem soldado alemão que é enviado para o front de batalha na Primeira Guerra Mundial. O livro descreve a brutalidade da guerra, as condições insuportáveis nas trincheiras e o impacto devastador que a guerra tem sobre os soldados, tanto fisicamente quanto psicologicamente.

"Nada de Novo no Front" é conhecido por seu realismo e sua representação vívida da carnificina da guerra. A obra tornou-se um importante clássico da literatura anti-guerra e é frequentemente estudada em cursos de literatura e história. Erich Maria Remarque captura de forma comovente a perda de inocência e a tragédia da guerra, deixando uma marca duradoura na literatura mundial.

Samuel Campos 18/10/2023

Livros queimados
Para os curiosos: leiam. É difícil falar sobre. Erich Remarque escreveu um dos livros mais importantes do século XX (eu ouso dizer da história), desmontando a imagem da guerra gloriosa, heróica, romântica. Os nazistas jogaram este livro na fogueira. Se alguém se dá ao trabalho de botar fogo em um livro, então ele deve ser lido.
Ao longo de 200 páginas, me afeiçoei aos personagens, tive pesadelos com cenas específicas e fui capaz de imaginar a mim e aos meus amigos naquelas situações. É o que esse livro faz conosco. Também é a primeira vez que a morte de um personagem me abala tanto.
Não vi o filme da Netflix, e também não quero ver. O livro é perfeito, não preciso de mais.

Sah 13/10/2023

História do front mesmo
Sou fã de romances narrados com plano de fundo das guerras que o mundo enfrentou. Fascinada pelas histórias políticas, motivos que levaram a tantas guerras absurdas.

Mas este livro relata o lado mais real de uma guerra. A vivência dos soldados em ação. Uma experiência que faz ter outros olhos diante das Guerras. Percebi que não existe "mocinho" em guerra nenhuma. Todos que viveram no Front são vítimas os quais perderam suas vidas antes mesmo de morrer.

Rosangela Max 04/10/2023

Uma obra-prima para os fãs de histórias sobre guerra.
É uma história sobre jovens soldados alemães na Primeira Guerra Mundial, correspondendo um período desde 1916 (quando se alistaram) até 1918. Nesses 2 anos vemos a transformação desses jovens que possuíam uma visão idealista e quase romântica sobre a guerra para soldados embrutecidos, feridos e traumatizados.
As cenas de batalha são tristes, cruéis e tão realistas que parecia que eu estava vendo tudo acontecendo na minha frente. Tristes também são as cenas nos hospitais com relatos sobre dor de corpos amputados, dilacerados e de almas que ainda anseiam pela vida.
Apesar do teor, adorei conhecer a história de Kat, Kropp, Tjaden, Müller, Haie, Leer e, principalmente, Paul que é quem narra todos os acontecimentos.
A escrita é fluida, rica e envolvente. É impressionante como um livro publicado em primeiramente em 1929 pode soar tão atual. O autor usou de sua própria experiência como soldado para escrever esta e outras histórias que desejo ler.
Tem uma adaptação na Netflix, mas não tenho interesse em assistir. Prefiro guardar as memórias do livro e as imagens que eu criei dos personagens.
Leitura super recomendada.
Alan kleber 05/10/2023minha estante
O filme é bem pesado, pelas imagens que eu vi. Prefiro também o livro.

Alan kleber 05/10/2023minha estante
O filme é bem pesado, pelas imagens que eu vi. Prefiro também o livro.

Luiz 26/09/2023

Dolorosa história
Uma narração realista do sofrimento que tinha lugar nas trincheiras da primeira guerra. A guerra vista de dentro com suas dores sem glórias.