Catching Fire

Catching Fire Suzanne Collins




Resenhas - Catching Fire


233 encontrados | exibindo 91 a 106
7 | 8 | 9 | 10 | 11 | 12 | 13 |


Ju Neves 25/10/2011

Uma coletânea de reviravoltas que deveriam se tornar clássicas, isso é o que mais se passa na minha cabeça quando eu penso em Em Chamas. Quando terminei de ler Jogos Vorazes eu corri logo para ler a sinopse desse segundo volume e pensei logo: “Ok, eles vão ter que continuar fingindo o romance, o que isso tem de mais?”, pois é, meus amigos, euzinha aqui não sabia o que me esperava pela frente.

A história começou exatamente como eu estava prevendo. Peeta e Katniss foram fazer sua turnê da vitória pelos distritos, e tiveram que agir como um casal apaixonado. Com o passar dos dias, Katniss acabou percebendo que essa farsa duraria muito mais do que os dias que os dois passariam juntos, enquanto visitassem os distritos. Como ela poderia ter uma vida normal, se a Capital acredita que o que ela fez no final dos Jogos foi um ato de rebeldia? Se o modo como ela e Peeta agiram foi – supostamente – em nome do amor, como poderia eles dois não acabarem juntos? Eles estavam “condenados” a passarem o resto de suas vidas juntos. Bom, o perigo está quando eles descobrem que a Capital não acredito em nada dessa história de romance, e nem algumas pessoas dos outros distritos. De uma hora para outra, Katniss e Peeta viraram símbolos de rebeldia contra a Capital, mesmo que suas intenções não fossem essas.

Como eu falei no começo da resenha, o grande ponto forte se encontra nas reviravoltas. Resolvi não contar quantas foram, mas alerto logo para esperarem serem muitas. Cada ato da nossa heroína, Katniss, ou das pessoas ao seu redor, desviam o curso da história. Inclusive o anúncio do Presidente Snow para o aniversário de 75 anos dos Jogos Vorazes. Há cada 25 anos eles fazem algo para reforçar na memória da população, a lembrança da revolta dos distritos, que resultou na extinção do 13º distrito. E com novas revoltas bem na sua frente, o que a Capital fará nesse ano?

Em Chamas tem, sim, menos ação que o primeiro volume. Trata-se mais da mudança nas emoções da Katniss, da proteção de suas famílias e amigos, e da dúvida. Ela passa a se ver dentro de um dilema. Ela deve entrar nessas revoltas dos distritos e arriscar sua própria vida e a de seus próximos, ou ela deve viver sob as regras (e insatisfação) da Capital? Umas pessoas dizem que ela se tornou bem irritante por causa dessas emoções em conflitos, mas como eu posso julgá-la dessa forma quando o livro deixou a mim mesma nesse mar de indecisões. Uma hora eu chamava ela de burra e mandava ela fugir, outra hora eu ficava com medo das consequências que isso poderia gerar. É angustiante só de pensar em viver sob um regime tão controlador. Tão irônico eles viverem no território que um dia foi dos Estados Unidos, a nação que tanto se julgava (ou julga) possuidora de um povo livre para fazer suas próprias escolhas.

O final? Bem, vocês vão ter que ler para ver, porque não há nada que eu fale aqui que faça jus do quão empolgante ele foi pra mim. Não empolgando estilo Jogos Vorazes, mas empolgando estilo “preciso-ler-A-Esperança-antes-que-eu-morra.” O primeiro volume não me deixou nem 10% da curiosidade que estou sentindo agora! Quanto tempo eu não me sentia assim por causa de um livro? Já vi que ele vai ter que pular na frente de alguns livros, antes que eu fique deprimida. Hahaha.

Mais resenhas em: www.booksjournal.org
comentários(0)comente



Ana 12/03/2022

Pra mim, o melhor livro da saga.
Acho que li Em Chamas pela primeira vez quando tinha meus 12/13 anos. Toda a releitura foi recheada de nostalgia desse tempo que nunca vai voltar. Da vontade de ser como Katniss, uma adolescente destemida contra esse mundo que precisa de mudança. E da vontade de ter por perto alguém como Peeta, que, apesar de toda a dor, consegue manter o coração bondoso e cheio de amor pra dar, consegue manter a pureza.

Minha segunda leitura me fez perceber que a obra é bem mais simples do que parecia quando li pela primeira vez, mas esse fato não fez com que ela ficasse nem um pouco menos preciosa. Em toda sua completude, Jogos Vorazes é uma saga que ficará sempre em meu coração. Já to doida pra ler o último e enfrentar todos os perrengues da luta contra a Capital.
comentários(0)comente



Antonia 22/06/2023

E que os Jogos continuem!
Katniss Everdeen pensou que sua vida finalmente poderia voltar a ser como anteriormente após ter se tornado a vencedora oficial da Septuagésima Quarta edição dos Jogos Vorazes. Vivendo na Aldeia dos Vitoriosos, em condições nas quais poderia apenas sonhar anteriormente, nossa vitoriosa pensa que seu pesadelo finalmente terá fim. Mas a Capital não esquecerá a humilhação que fizera para desafiá-los, garantindo a sobrevivência de Peeta Mellark, o qual continua em seu papel intrincado de amante desafortunado.

E, quando as faíscas da revolução plantadas por seu desafio começam a dar frutos, Katniss percebe que os Jogos estão apenas começando. E que podem ser ainda mais brutais que em sua primeira vez.

Ah, que saudade que eu estava de Jogos Vorazes! Que saudade do ritmo frenético e coberto de aventura que seguia a nossos personagens. Que saudade do clima de sobrevivência constante e do medo iminente! Que saudade da escrita de Suzanne Collins!

A narrativa de Katniss é um potencial motivo para eu ter lido este livro tão rapidamente. Ela é uma personagem cheia de dilemas e tão bem construída; determinada e corajosa, porém capaz de destruir mundos para salvar as pessoas que ama, não importa quão caro isso lhe custe.

Adorei a inserção de novos personagens na narrativa ? e de retornar aos antigos. Johanna e Finick foram duas figuras que acompanharam nossa protagonista em seus dilemas de sobrevivência ao longo do livro, e foram uma aquisição bem-vinda.

E eu amo Peeta Mellark.

Espero que tenha uma boa leitura ?
comentários(0)comente



Soares 15/06/2023

MUITO BOM
Segunda vez lendo e ainda não consigo dizer se esse melhor ou igualmente bom ao primeiro, mas como sempre, Jogos Vorazes não decepciona.
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



knychalapabola 24/05/2020

Sensacional
Ainda prefiro o primeiro livro, icônico demais, mas uau. Daily reminder do tanto que amo o Peeta e o Finnick, socorro. Aliás, o audiobook desse aqui não teve a melhor das narrações, mas foi ótimo ainda assim.
Agora quero os livros, aaaa
comentários(0)comente



MThais 12/11/2023

Demorei muito para terminar, mas consegui!
O que eu achei?, começo chato, demorei bastante para passar da primeira parte!
Não gosto da Katniss ficar indecisa com quem é gosta de verdade, eu estou torcendo muito para o Peeta, que é o meu favorito! mas a estória está muito querendo que eu acredite que vai ser o Gale que ela vai escolher, coisa que não estou preparada para ver isso!
Na parte dois, começa a ficar mais interessante! do dilema que todos tem que enfrentar!
Na parte três, foi ai que eu não consegui parar de ler, fiquei assim, o que vai acontecer agora!! quem é o proximo!
E o final, não acreditei, só digo, PQ? (me refiro ao Peeta)
comentários(0)comente



Macshime 23/07/2020

Não sei nem o que dizer... só sentir! O melhor livro da trilogia!
comentários(0)comente



Ally 13/10/2020

Releitura
De longe o meu preferido, conhecer novos personagens maravilhosos, a história incrível o desenvolvimento, a relação entre os personagens
A trilogia tem meu amor pra sempre
comentários(0)comente



Mundo da Clara 11/02/2022

Tinha esquecido...
... como esse livro era bom! Trágico como novamente a katniss e o peeta acaba novamente nos jogos e somos apresentados a novos personagens
comentários(0)comente



Gabi 01/04/2022

meio a meio
Essa é uma resenha sincera, eu não vou ficar dizendo que é uma livro incrível nem nada do tipo. As opiniões acerca de Jogos Vorazes são sempre bem divididas, ou ama ou odeia, porém, para mim não é bem assim.
Katniss consegue ser o tipo de personagem padrão de livros distópicos (não tem nada de mais, super comum, nada de extraordinária) mas que mesmo nestas condições vira uma pessoa totalmente importante.
E, são por esses fatores, dela não ser interessante a longo prazo, que faz o segundo livro da saga ser tão parado, pelo menos até a metade, a qual demorei quase 30 dias para ler, sempre sem muita vontade de continuar.
Entretanto, quando o plot começa a mudar, e o livro finalmente tem mais acontecimentos, ai sim fica bom, demorei dois dias para ler o resto. Em soma, demorei 29 dias para ler 200 páginas, e 2 dias para ler o restante (mais 200).
Enfim, se tá lendo continua, mas se force bastante, volto aqui se vale a pena ou não já que tô lendo o terceiro!
comentários(0)comente



Clara.Gusman 18/05/2023

Catching Fire
Gostei bastante mas fiquei incomodada com a enrolação.

Na minha opinião,a melhor parte desses livros é o jogos porém,a autora demora praticamente o livro todo para começar os jogos.Claro que eu entendo que tem que mostrar o treinamento,as entrevistas etc etc mas nesse livro em especial,enrolou um monte.

Adorei a arena,os jogos só com os melhores dos melhores e a reviravolta no final.
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



233 encontrados | exibindo 91 a 106
7 | 8 | 9 | 10 | 11 | 12 | 13 |