O Coração das Trevas

O Coração das Trevas Joseph Conrad




Resenhas - O Coração das Trevas


601 encontrados | exibindo 136 a 151
10 | 11 | 12 | 13 | 14 | 15 | 16 |


Ci 30/03/2023

Achei bem interessante
O enredo é fantástico, te prende absurdamente. Marlow descreve tudo muito bem, desse sua admissão ao cargo de capitão de um vapor através do rio Congo na África, até sua missão (quase impossível) de resgatar o Sr Kurtz, gravemente debilitado e rodeado por nativos nem um pouco amistosos. Realmente, tinha tudo para ser um livro com que se lê em poucas horas, não fosse o fato de ser uma narrativa dentro de outra narrativa, e os parágrafos são intermináveis, as vezes durando 2 páginas inteiras, isso arrastou a leitura e a deixou bem cansativa e por vezes monótono.
comentários(0)comente



Aline.Guimaraes 28/03/2023

Uma aventura pelo coração das trevas
????çã? ??s ?????s
??s??? ??????
?????á????, 288 ?á????s

Você está pronto para embarcar para a África, para o coração da selva e se lançar nesta ???????? de marinheiro? Será que ficaria confortável viajando rumo ao ????????????, com toda a ????????? que a floresta inspira?

Se prepare para entrar em uma narrativa claustrofóbica, às vezes meio confusa e com digressões e sinta-se como se estivesse mesmo perdido na selva, sem nenhuma clareza mental. A leitura proporciona isto.

Esta é a história de Marlow, um experiente marinheiro que desde criança tem o desejo de navegar um longo rio africano, que viu em um livro, há muitos anos. Ele consegue ir para o Congo, como capitão de um barco a vapor numa expedição que vai resgatar o enigmático Kurtz, de quem logo de início ele ouve falar e tem grande expectativa de conhecer.

À medida que a narrativa avança, sabemos um pouco mais do que ocorre ali, em meio à selva e aos nativos do país, embora muita coisa fique subentendida, como se você estivesse mesmo enxergando tudo através de uma ??????? ?? ?é???.

Lançado em capítulos, pela Blackwood?s Magazine entre fevereiro e abril de 1899, o livro só chegou às livrarias três anos depois, mas o sucesso não foi imediato ? o livro levou décadas para ser reconhecido. Um outro detalhe: Conrad nasceu na Polônia, em 1857 e apenas 1874 em mudou-se para a Inglaterra, onde também seguiu carreira na Marinha. Embora o autor escrevesse em inglês nos seus originais, esta não era sua língua materna.

Esta experiência de ?????? na marinha influenciou sobremaneira seus escritos e há quem diga que ele é os dois personagens ao mesmo tempo: o marinheiro Marlow e o explorador Kurtz, que chegam à beira da loucura nesta expedição à procura de marfim.

O livro pode ser entendido como uma ??í???? ?? ???????????? e inspirou o clássico do cinema ?????????? ???, de Francis Ford Coppola, de 1979.

Eu gostei muitíssimo de mergulhar nesta obra e convido todos que gostam de livros com fundo histórico e de clássicos a conhecer Coração das Trevas.
comentários(0)comente



Mateus.Silva 27/03/2023

Coração das Trevas
Eu gostei bastante da escrita de Joseph Conrad, mas essa história me apeteceu menos que "Juventude" do mesmo autor. Por algum motivo não me senti tenso, ou receoso em nenhum momento com o destino de nenhum personagem. As coisas aconteceram bem rápido e não tive a sensação do terror de estar navegando pelo rio do Congo. Gostei até, mas está longe de ser um favorito ou se tornar uma releitura.
comentários(0)comente



Ester173 25/03/2023

Senhor
Gente tenho nem o que falar, sendo bem sincera, leitura bem cansativa, livro divido em 3 capítulos, ou seja, você para no próximo ponto que tem, uma só pessoa narrando.... não curti muito não.
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



Isa 18/03/2023

Coraçao das trevas
O livro se trata de uma viagem ao coração do continente Africano, mais precisamente ao Congo quando este era colonizado e explorado pelos belgas. É importante salientar que se trata da visão de um britânico branco que participa de uma das diversas companhias de exploração de marfim, então o livro tem passagens racistas. Mas é um livro necessário que trás reflexões profundas sobre a natureza e crueldade humana. Gostei, mas não favoritei.
comentários(0)comente



Víctor Morais 12/03/2023

Horror! Horror!
Vou começar falando que esse é o primeiro livro do Clube de Literatura Clássica que eu leio. E essa edição é simplesmente perfeita, não tem posfácio ou apresentação, mas muitos comentários e belíssimas ilustrações. Sobre a história. Eu consigo ver o porque esse é aclamado, tanto pela escrita de Joseph Conrad, tanto que, para um livro escrito por um europeu branco, publicado em 1902 falando sobre a escravidão e a colonização de um jeito tão...cruel. Tipo, hoje em dia a gente sabe o que é a colonização e a escravidão, mas antigamente...

Enfim, há MUITAS descrições do real horror que é o horror, e a solidão. Tanto que quando o autor escreve: cada vez mais penetrávamos no coração das trevas, nesse momento aí eu percebi que o real coração das trevas não seria realmente o lugar no meio do rio congo, e sim, o coração humano, o coração de passado, solitário e pesado.

Eu realmente gostei, só não dou cinco estrelas pois há em vários momentos algumas descrições que poderiam ser curtas, ou até nulas. Mas fora é último livro.
comentários(0)comente



Jaqwx 12/03/2023

O horror! O horror!
Achei um livro extremamente interessante, porém se não tivesse assistido um sumário antes eu provavelmente não teria entendido muito o que estava acontecendo devido a forma que ele foi escrito.
Portanto caso você queira ler esse livro recomendo assistir o sumário primeiro, recomendo o do VideoSparkNotes, caso saiba inglês.
Após assistir o vídeo a leitura fluiu muito bem e adorei o livro.
Recomendo a leitura.
comentários(0)comente



Miguel.Moreira 12/03/2023

Coração das trevas
Trata-se de um relato de um marinheiro que explorou as terras do Congo, na época da colonização. O livro gira em torno de um objetivo do marinheiro, que é resgatar um homem chamado Kurtz, aparentemente um mercador que foi em busca de marfim. Descobre-se que o homem fora corrompido pela natureza selvagem, e que toda a busca de tornara em vão no final das contas, tornando útil apenas a coleta dos relatos.

Esperava mais da obra, há poucas discussões que pude tirar, mas nada muito filosófica. A escrita do autor é excelente, e de um nível não muito fácil, portanto é uma obra para se ler com muita atenção. Há uma questão sobre raças, e a crença de que determinadas formas de crânio tendem a ser mais desenvolvidos que outros; essa discussão é levantada por um médico pró-ciência, o que nos passa a impressão de ser um personagem caricato.

Infelizmente, não é um livro que eu recomendaria para a pessoa ler para se divertir, ou relaxar, mas vale a experiência de ouvir a história de um marinheiro que fizera expedições para o mundo selvagem. A figura do herói está presente na obra, mas com a única sutileza de que este herói se corrompe pela própria natureza. Me refiro aos seres primitivos que o homem moderno tende a achar que os povos primitivos tem o coração puro e todas essas baboseiras, mas esquecemos que a natureza não é nada utópica, basta olharmos para tribos indígenas que estupram, pois é algo normal para eles; ou até mesmo as tribos que enterram crianças com alguma deficiência física.
comentários(0)comente



Gustavo.Henrique 12/03/2023

Em o coração das trevas, Conrad narra as viagens imperialistas britânicas até o coração do congo, serpentando em seu grande rio cercados pela matéria humana que durante tanto tempo foi tratada pelos europeus desde o mais simples dos homens até pelos seus grandes intelectuais que iluminaram a sociedade europeia como sendo gente inferior. Os discursos presentes no texto são um reflexo cristalino da visão de muitos desses homens ?simples? que iam ate a África apenas extrair recurso, não se importando é claro, com a construção de verdadeiros ?moinhos de gastar gente? parafraseando Darcy que analisava o sistema que exauria corpos negros no solo brasileiro. O discurso do projeto civilizador se encontra gravado em uma pequena frase em um caderno que como o próprio personagem diz, seria o rascunho de um método: exterminem todos os brutos. Aqui, o autor não tenta dar protagonismo aos negros, antes, tenta captar o coração daqueles ditos simples cidadãos, que como ele bem avalia, cercados por uma sociedade que vigia e pune, jamais entenderia as liberdades mais violentas colocadas em prática quando se escapa de seus olhos.
comentários(0)comente



Nicolas27 07/03/2023

O livro não é péssimo, mas está longe de ser um dos melhores. A história tem um potencial que, na minha opinião, é muito mal aproveitado, falta um "tchan" pra grudar o leitor no livro. Apesar disso, a escrita é boa e se não fosse por ela eu teria desistido de continuar; os pensamentos sobre a solidão, as trevas humanas são bem posicionados - poderiam estar encaixados em um história mais explorada e aprofundada, com maior grau de complexidade? Sim, mas considerando o número de páginas está razoável. Na verdade, o termo que resume todo o livro é este, razoável. Razoável... Ou será decepção? Ainda não decidi.
comentários(0)comente



Debora 02/03/2023

A alma humana dissecada
Uma narrativa envolvente que nos coloca suspense e nos faz adentrar na floresta rio acima junto com o capitão Marlow em direção as profundezas da alma humana.
comentários(0)comente



Linhares 02/03/2023

"O horror, o horror"
Um clássico não é um clássico por acaso, sua mensagem é atemporal e muitas vezes está nas entrelinhas, no caso de Coração das trevas, BEM nas entrelinhas.

É uma novela curta, mas não se engane, definitivamente não é um livro fácil de se ler, não pelo conteúdo, mas pela escrita do autor que é bem densa e intrucada, mas isso faz parte da experiência desse livro. Leia sem preconceitos com a escrita.

Não gostei do desfecho do personagem "Kurtz", o livro nos enche de expectativa sobre esse personagem, promete muito e entrega muito pouco. No geral pra mim foi um livro bom.
comentários(0)comente



Tay 28/02/2023

Essa é uma obra sucinta, sem muitos floreios, que vai direto ao ponto. É positivo, porque o foco central da trama se mostra no começo, a atmosfera sufocante dá partida desde a primeira página. Considerado um clássico da literatura em língua inglesa, "Coração das Trevas" retrata o massacre imperialista belga no Congo. A exploração de marfim e de vidas negras é o verdadeiro "horror". Me vi sentindo ódio profundo por basicamente todos os personagens do livro, incapaz de fingir que aqueles homens ali não foram responsáveis por terrores imensos e exploração exarcebada. É impossível não sentir ódio dos europeus. Mesmo. Todo esse papinho de "somos os melhores e eles são brutos" me dá vontade de ressucitar a guilhotina francesa. "Eat the Europe" é meu termo preferido. A narrativa em si conclui o que apresenta, mas senti falta de maiores detalhes no final - que ficou um pouco embaralhado. Uma leitura ok.
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



601 encontrados | exibindo 136 a 151
10 | 11 | 12 | 13 | 14 | 15 | 16 |