O Coração das Trevas

O Coração das Trevas Joseph Conrad

Resenhas - O Coração das Trevas

Elizangela 25/04/2023

Vivemos como morremos...
Coração das Trevas nos conduz ao centro da floresta africana. Nos mostra sua amplitude, sua tempestuosidade e seus mistérios. Marlow, narrador desta história, relata uma aventura ao coração das trevas e aos desejos iníquos do homem pelo capital. Assombroso e fascinante...

Luiza Carvalho 21/04/2023

é um livro q explora bem a crueldade do q acontecia no Congo, q era quase como uma fazenda particular do rei da Bélgica
assim, a ideia do livro foi melhor do q a execução, pq mostrar todo o horror q acontecia tinha tudo pra ser um livro com uma crítica dura ao imperialismo, mas sla, senti q isso n aconteceu, além do mais o livro é super arrastado kkkk

Sol 62 20/04/2023

O horror da colonização
Joseph Conrad utiliza a mesma forma de "contar" a história que utilizou em Juventude, primeiro livro do autor que eu li. São dois narradores: o primeiro introduz e finaliza e o segundo - nominado de Marlow narra a história que diz ter vivido, para os amigos marinheiros em uma mesa de bar.

Essa obra não teve uma boa aceitação na época em que foi produzida, mesmo assim, em 1938 Orson Welles produziu uma versão de Coração das Trevas para o rádio. A partir da década de 1960 a obra começou a ser valorizada, deu origem a vários filmes, sendo um dos quais Apocalypse Now de Francis Coppola ambientado no Vietnã durante a guerra.

Coração de Trevas é um clássico da literatura inglesa apesar de seu autor ter nascido na Polônia e o idioma inglês não ser sua língua mãe. Penso que essa questão valoriza ainda mais o autor que é considerado um dos grandes escritores da língua inglesa.

O autor tece uma crítica à colonização/exploração inglesa do continente africano devastando sua floresta, saqueando sua riqueza – nesse caso o marfim – e assolando seu povo que era considerado inferior e selvagem, por meio do extermínio, da escravidão ou da submissão ao colonizador.

O autor mostra que, individualmente, o ser humano possui uma treva dentro de si muito mais sombria, devastadora e perigosa que a treva do coração da floresta. Essa treva no coração humano se manifesta principalmente em situações limite, independente da posição que ocupa, ou seja, ser colonizador ou nativo.

Dessa forma os povos originais lutam com todas as suas capacidades para barrar a entrada do homem europeu, sem sucesso devido a situação bélica e de tecnologia do explorador.

Dentro desse contexto, Marlow descreve um dos confrontos entre os tripulantes do navio e povos originais nas margens do rio. Diante dos ataques cada vez mais violento, Marlow aciona o apito a vapor que emitiu vários silvos, nesse momento

?“O tumulto de gritos de raiva e guerra foi instantaneamente contido, e então das profundezas da mata saiu um lamento prolongado e trêmulo de medo pesaroso e total desespero, tal qual se imaginava suceder à fuga da última esperança da terra”? (121). Ao ler essa citação, meu coração, como leitora ficou dilacerado diante da dor destrutiva que senti.

É um livro que vale a pena ler, mas é uma leitura densa, misteriosa, de certa forma pesada, onde o autor utiliza do sarcasmo e da ironia para descrever as barbaridades encontradas.

Camila.Moscatelli 19/04/2023

Esse é um livro de literatura colonial, o que é relativamente triste de ler. Há algumas passagens muito bem escritas (melhor descrição/poética que li sobre a fome) mas estamos falando de uns 2 trechos que desfrutei assim.

Adson 17/04/2023

A discussão melhora o livro.
Quando você para e pensa nos acontecimentos do livro, você percebe que aconteceu muito pouco, ou quase nada.
É porque o livro acontece no campo filosófico, mas eu confesso que livros assim me trazem dificuldades. Quando o narrador começa a divagar, vira e mexe, eu me pego pensando como chegamos aqui? O que está acontecendo? Como esse assuntou virou de repente? Mas isso é a minha dificuldade de concentração, admito.
O ambiente que os personagens se encontram está envolto à névoas e escuridão, mas me parece que os acontecimentos do livro também estão enevoados. É como se eu quase pudesse ver o que está acontecendo, mas uma névoa (o jeito de contar) me impede de ver claramente.

Isso faz com que eu pense: Será que eu peguei tudo desse livro? Não sei.
Mas sei que a discussão melhora muito o livro. Os textos de apoio dessa edição, as resenhas, as bases históricas, deixam o livro muito melhor.

Em resumo, eu gostei, gostei de pesquisar sobre, gostei da experiência.
Vou ver agora pela primeira vez Apocalypse Now.

Arine1 16/04/2023

Levada ao coração das trevas
Uma história dentro de uma história... Durante toda a narrativa temos a sensação de que não vemos as cenas com nitidez, o que já é um grande desconforto. Em vários momentos me pegava em dúvida se tinha perdido algum detalhe da história e voltava alguns parágrafos para descobrir que não, era a forma proposital de Conrad para nos deixar com a mesma sensação que teríamos se estivéssemos, assim como Marlow, adentrando o coração das trevas. A selva vai nos oprimindo, parece que não conseguiremos retornar ao porto seguro.
É um texto que provavelmente ganhará uma releitura, quando eu tiver mais bagagem e experiência. Por hoje, termino com a sensação de que preciso de uma leitura bem leve e sem compromisso..

Eduardo.Weiland 12/04/2023

Uma aventura e muitas reflexões
Eu sempre gostei de histórias de aventura e exploração ? cresci lendo Júlio Verne. E o Coração das Trevas é uma ótima aventura. O livro tem uma riqueza de detalhes sobre o ambiente, a selva, e dos sentimentos do narrador por estar naquele lugar. Eu me vi dentro daquele vapor, subindo o rio Congo, ao lado de Marlow. Poucos livros conseguem me prender assim.

Mas o livro não é apenas uma aventura. Ele traz também uma visão sobre a crueldade com que os nativos eram tratados nessas colonizações europeias na África (e ao redor do mundo), e a aparente indiferença dos homens brancos com a situação. Definitivamente é uma história que promove muitas reflexões.

Lypee 11/04/2023

O Horror!!!
Em Coração das Trevas, temos sobre até então desconhecida África explorada duramente e maldosamente pelos europeus. A história gira em torno de Marlow contando sobre sua aventuras vendo a degradação em que se encontrava as áreas de exploração no interior da África.

A escrita de conrad nesse livro é um tanto prolixa achei melhor a forma como ele narrou o livro anterior a esse, Juventude.

@vidaliterata 11/04/2023

Horror. Talvez seja essa a melhor palavra para resumir essa obra.

Enquanto parte de Londres para uma expedição à África em um navio, o marinheiro Marlow, narra aos tripulantes, sua experiência de quando estava no Congo. Até então, o Congo estava sob o domínio e exploração do rei belga, Leopoldo II. É através do relato e da visão de Marlow que acompanhamos a história de Coração das Trevas, romance inglês publicado em 1902.

Junto com os tripulantes e nativos, Marlow atravessou o rio Congo em busca do enigmático Kurtz, homem notável e responsável pela exploração de marfim. Kurtz era admirado por todos, quase como se fosse um deus, mas ele esconde um lado sombrio.

O autor, Joseph Conrad, utiliza seu personagem, Marlow, para denunciar os horrores da exploração de milhões de nativos africanos durante o colonialismo belga no séc. XIX. Terras de povos nativos foram tomadas, suas vidas foram escravizadas ou dizimadas. Tudo isso em nome da ganância e do poder.

Em grande parte do livro me senti angustiado e perturbado com diversas passagens violentas e descritivas. O livro também possui muitas passagens simbólicas e filosóficas. No entanto, houve momentos que achei a leitura arrastada. Mas no geral foi uma leitura interessante e desafiadora.

É uma narrativa com muito suspense, mistério, com passagens chocantes, além de ter críticas sociais e reflexões sobre o colonialismo e racismo. Aprendi bastante durante a leitura e pretendo reler daqui uns anos.

Destaco aqui o projeto gráfico da editora: as ilustrações ajudaram demais na imersão, uma verdadeira obra de arte. E também os textos complementares, em especial do professor e psicanalista Christian Dunker, que fez uma excelente análise e resumo da obra:

?Coração das trevas é a história de uma dupla viagem: a do homem até as trevas de seu próprio coração, a voz mais íntima de sua loucura, mas também a do europeu rumo ao desconhecido africano em sua empreitada de colonização.?

? Comente abaixo se vc já leu ou ficou interessado.

andreiaflores 08/04/2023

A sinopse me cativou muito para ler esse livro. Mas o livro em si me decepcionou muito. Passei o livro inteiro esperando ansiosa pelo encontro do protagonista com o famoso Mr Kurts (o que aconteceu em 5 páginas quase no final do livro). ?

Corujinha_de_alga 05/04/2023

Trevas
Apesar de ser um livro curto, demorei mais do que o esperado para termina-lo. A leitura acabou por se tornar entediante em alguns momentos, mas no final se mostrou por ser um bom livro.

Nai 01/04/2023

Confusão
A leitura desse livro foi difícil pra mim, pois achei a escrita de difícil compreensão. O modo de abordagem do autor é rebuscado, parece até uma poesia, onde você precisa se atentar ao que está lendo para compreender o contexto. A história é macabra e obscura, relata o pior do homem na busca pelo poder e riquezas, mas também suas fraquezas.

Ci 30/03/2023

Achei bem interessante
O enredo é fantástico, te prende absurdamente. Marlow descreve tudo muito bem, desse sua admissão ao cargo de capitão de um vapor através do rio Congo na África, até sua missão (quase impossível) de resgatar o Sr Kurtz, gravemente debilitado e rodeado por nativos nem um pouco amistosos. Realmente, tinha tudo para ser um livro com que se lê em poucas horas, não fosse o fato de ser uma narrativa dentro de outra narrativa, e os parágrafos são intermináveis, as vezes durando 2 páginas inteiras, isso arrastou a leitura e a deixou bem cansativa e por vezes monótono.

Aline.Guimaraes 28/03/2023

Uma aventura pelo coração das trevas
????çã? ??s ?????s
??s??? ??????
?????á????, 288 ?á????s

Você está pronto para embarcar para a África, para o coração da selva e se lançar nesta ???????? de marinheiro? Será que ficaria confortável viajando rumo ao ????????????, com toda a ????????? que a floresta inspira?

Se prepare para entrar em uma narrativa claustrofóbica, às vezes meio confusa e com digressões e sinta-se como se estivesse mesmo perdido na selva, sem nenhuma clareza mental. A leitura proporciona isto.

Esta é a história de Marlow, um experiente marinheiro que desde criança tem o desejo de navegar um longo rio africano, que viu em um livro, há muitos anos. Ele consegue ir para o Congo, como capitão de um barco a vapor numa expedição que vai resgatar o enigmático Kurtz, de quem logo de início ele ouve falar e tem grande expectativa de conhecer.

À medida que a narrativa avança, sabemos um pouco mais do que ocorre ali, em meio à selva e aos nativos do país, embora muita coisa fique subentendida, como se você estivesse mesmo enxergando tudo através de uma ??????? ?? ?é???.

Lançado em capítulos, pela Blackwood?s Magazine entre fevereiro e abril de 1899, o livro só chegou às livrarias três anos depois, mas o sucesso não foi imediato ? o livro levou décadas para ser reconhecido. Um outro detalhe: Conrad nasceu na Polônia, em 1857 e apenas 1874 em mudou-se para a Inglaterra, onde também seguiu carreira na Marinha. Embora o autor escrevesse em inglês nos seus originais, esta não era sua língua materna.

Esta experiência de ?????? na marinha influenciou sobremaneira seus escritos e há quem diga que ele é os dois personagens ao mesmo tempo: o marinheiro Marlow e o explorador Kurtz, que chegam à beira da loucura nesta expedição à procura de marfim.

O livro pode ser entendido como uma ??í???? ?? ???????????? e inspirou o clássico do cinema ?????????? ???, de Francis Ford Coppola, de 1979.

Eu gostei muitíssimo de mergulhar nesta obra e convido todos que gostam de livros com fundo histórico e de clássicos a conhecer Coração das Trevas.