O Príncipe

O Príncipe Maquiavel

Resenhas - O Príncipe

Pri pri 25/11/2020

O livro de cabeceira das monarquias.
Certeza de que todos os principados existentes no mundo atual já leram esta obra de Maquiavel.

Podemos considerar esse livro como sendo uma "arte da guerra" feita para monarquias.

Muito pode-se aprender com as observações que o autor expõe. Nela, Maquiavel sugeriu as condições necessárias para que um soberano absoluto fosse capaz de conquistar, reinar e, principalmente, manter seu poder.

A obra foi dedicada à Lourenço de Medici. Um estadista italiano, soberano de facto da República Florentina durante o Renascimento italiano. Conhecido como Lourenço, o Magnífico por seus contemporâneos florentinos, foi um diplomata, político e patrono de acadêmicos, artistas e poetas.

A leitura pode ser um pouco cansativa a quem não gosta muito de assuntos monárquicos, que não é o meu caso. Mas, com certeza, mesmo não curtindo muito estratégias políticas, o Príncipe vai te prender devido às ótimas observações feitas por Maquiavel que dão uma visão bem mais profunda e pertinente ao assunto.
Juba 25/11/2020minha estante
Para leituras assim, que também não são o meu gênero; e esse me deixava cansado, só terminei porque foi um desafio pra mim mesmo. Nesses casos só pegaria de novo, no formato audiobook.

Thainan ~ 12/03/2012

Um clássico!
Ao terminar a leitura do livro ''O Príncipe'' compreendi o quão perspicaz foi Nicolau Maquiavel em sua análise sobre o mundo político de sua época. Ele conseguiu conciliar teoria e prática, construindo um verdadeiro manual político. Uma das grandes ideias do livro é a de que o príncipe deva preferir ser temido a amado. Hoje, com as evidentes mudanças políticas, creio que um governante deva preferir ser amado, pois em uma democracia é ele quem deve "temer" a população. A força e a temeridade não são representadas por alguém, mas pelas leis que tem o poder coercitivo e está acima (ao menos em tese) até mesmos dos "príncipes". Hoje as batalhas são ideológicas e o discurso é uma arma para fins meramente políticos (conquista do apoio popular). Nesse ponto, apesar do autor orientar que o governante deve preferir ser temido, ele instrui que: ‘’Quem se torna príncipe mediante o apoio do povo deve manter o povo como amigo’’. Assim, é evidente que grande parte dos políticos leram o livro de Maquiavel e seguem suas instruções. Por outro lado, alguns governantes provaram de uma das lições mais importantes do livro de Maquiavel que é a de fugir àquelas circunstâncias que possam o tornar odioso e desprezível, citarei como exemplo ex-ditador Muammar Kadafi que governou a Líbia por 42 anos. Ele ficou conhecido por seus investimentos em armas em destruição em massa, violações dos direitos humanos e crimes contra a humanidade. Depois de muito tempo de resistência, mortes e protestos, o ditador líbio foi encontrado e morto por civis que até mesmo gravaram a sua execução, declarando, assim, publicamente seu ódio. Apesar de suas ideias e sua imparcialidade no campo da moral, achei curioso o fato de que o autor aparentava ter um grande temor a Deus e, de certa forma, condenava as condutas pouco ‘’virtuosas’’ como podemos ver neste trecho: ‘Não se pode chamar de virtude o fato de matar cidadãos, trair amigos, não ter fé, nem piedade, nem religião, desse modo pode-se conquistar o poder, mas não a glória. ‘’.
Irapuan 15/04/2012minha estante
Parabéns pela análise. Aqui no Ceará os políticos ainda usam esses princípios. Primeiro com Tasso Jereisati e agora com Cid Gomes. Dizem que ambos usam os princípios do "o Principe", apesar da democracia e da república.

Nathane6 02/06/2020

O manual do bom governante
Um livro super atual que data de 1500. Maquiavel havia sido exilado nesse período e como uma forma de fazer um agrado aos novos governantes, escreveu esse roteiro com dedicatória a Lourenço de Médici. O roteiro conta como se deve conquistar e manter um principado. A Itália era um verdadeiro rebuliço com guerras, invasões estrangeiras e quedas das famílias. Foi nesse ambiente que Maquiavel exerceu suas funções públicas. O ponto mais legal é quando o autor faz distinção entre virtú e fortuna. Para Maquiavel o homem era sujeito ativo da história também, não só um objeto passivo da divindade. Tem uma visão moral peculiar do certo ou do errado. É um livro interessante, difícil de ler, mas se houver um pouco de esforço, você vai aprender um pouco sobre política. Ou ainda fazer um paralelo com Game of Thrones. Pretendo reler esse livro com uma tradução diferente.

Amanda.Bauer 16/05/2021

-Todos veem o que tu aparentas, poucos são capazes de sentir
Então, a faculdade me obrigou a ler esse livro kkkkk, então foi uma leitura forçada e rápida. Gostei em. partes, muitas frases que gostei e muitos ensinamentos, porém achei muuuito chatinho, não me prendeu. Mas quero ler novamente uma outra hora, com calma.
Eu, por não gostar de livros assim... até que foi bom.

John Shelby 29/03/2023

O Maquiavel
No começo do livro o Maquiavel remete exatamente o que ele quis escrever na sua obra pós possui uma leitura muito voltada aos tempos daquela época falando também sobre várias estratégias para um príncipe se manter no poder. Ele comenta várias situações que ocorreram em tempos passados para que não cometam o mesmo erro, aconselhando o para que em situações futuras tome a decisão certa.
E uma leitura interessante apesar de não gostar desse tipo de livro acredito que tem um conhecimento muito importante para ser adquirido

Pedróviz 14/04/2020

Lamentável
Aí está um livro que nada me acrescentou, exceto saber que Maquiavel foi esperto o suficiente para fazer do mal uma mercadoria que ele poderia vender por meio da sua pena. E pensar que tanta gente boa vê com bons olhos o exemplo de política do mal ensinada em O Príncipe. Lamentável.
Mas longe de mim querer ser um queimador de livros! Leia O Príncipe e tire suas conclusões.

Thai 17/06/2022

A leitura é bem mais leve que imaginei. Maquiavel é direto e sucinto em suas teses, estas que causam reflexões sobre as formas de governo atuais.

psraissafreire 21/12/2022

Achei extremamente interessante
é, galera, chegou o momento que a bonita aqui lembrou que precisa escrever resenhas para contar no Desafio Skoob KKKKKKKKKK! Vou escrever umas bem rapidinhas porque a escola em ensino integral me deixa exausta.

Enfim, lembro de achar o pensamento do Maquiavel bem interessante, mesmo em muitos momentos não o achando correto. Diferentemente de muitos filósofos anteriores a ele, tal aqui representado não idealiza uma política como deveria ser exatamente, mas sim trabalhando com as estruturas do que ela é. Bem cru mesmo, gostei, todo mundo deveria ler.

@riggifabio 10/08/2023

A obra em si é sempre o mesmo choque de realidade a cada nova leitura, uma das mais influentes, senão a mais, do pensamento político desde o Renascimento. A edição, comemorativa, com projeto gráfico muito bonito, é um tanto descuidada na tradução e revisão, infelizmente.

Dani 24/08/2023

Discricionário, categórico e direto.
É um livro fundamental para entender como uma pessoa política funciona, pensa e age, e qual a maneira mais suave e orgânica de poder se tornar um ‘’príncipe’’. O autor destaca a prudência, os artifícios para saber aproveitar a oportunidade que a sorte pode te proporcionar e o porquê não se deve se tornar inimigo do povo, pelo contrário, saber como conquistá-lo em todas as vezes que lhe forem cabíveis; ter a astúcia de saber como transformar um ponto de vista, sobretudo de algo que pode ser considerado ruim passar a ser considerado bom para o bem geral, ou atingir a profundidade até ser considerado algo pessoalmente benefício; a forma e os motivos de se tornar um camaleão, possuir o falso pertencimento e demonstrar como se tudo fosse algo verídico. O livro se torna excelente por suas palavras não possuírem restrições ou algum tipo de apreensão, não deixa subentendido, é uma análise fria e um ensinamento que necessita vestir o manto da malícia e deixar de lado a ingenuidade para entendermos o ponto exato que Maquiavel toca, e uma vez que compreendido, é impossível não associar as políticas que te cercam, e nem digo necessariamente em relação à política governamental, mas com pessoas do dia a dia, seja no trabalho, na família, na faculdade, na igreja, em qualquer local que se tenha uma espécie de hierarquia e ascensão ao poder.

Raphael 19/06/2021

Os fins justificam os meios?
Apesar da famosa frase dita alhures ser atribuída a Maquiavel em sua grande obra prima, a mesma não é dito no livro, porém, resume bem seu conteúdo. Uma obra atemporal que aponta como um governante deve se portar perante seu povo e funcionários, conquistar e manter o poder, mesmo se tratando de tempos de outrora, há muito para ser extraído, inclusive analogicamente, mas demais relações da vida civil. Leitura indispensável.

Rike 29/11/2021

Muito bom!
Esta obra é uma excelente arma para a intelectualidade.
Ao tentar tentar mostrar como deve governar o príncipe, Maquiavel causa um despertamento no povo.
É justamente por isso que eu acredito que a liberdade de conhecimento é tão importante. Buscando se armar com ele, se alcançará o melhor caminho.

?não é razoável que quem esteja armado obedeça àquele que está desarmado, nem que o desarmado se sinta seguro entre servidores armados? p. 81

"porque o modo como se vive é tão distante de como se deve viver que aquele que negligencia o que se faz por aquilo que se deveria fazer aprenderá antes o caminho de sua ruína do que o da sua preservação."

Larissacustodioo 26/04/2022

Um clássico
Apesar de falar sobre a guerra, o principado e o famoso, ?os fins justificam os meios? o livro traz lições para a vida de qualquer pessoa.

ssam 11/02/2023

Um livro para os que desejam poder
"Os homens sempre serão maus se, por uma necessidade, não se tornarem bons."

O Príncipe é um perfeito exemplo de como é preciso entender os erros do passado para não cometê-los no futuro.

Maquiavel divide em capítulos curtos tudo que é preciso um príncipe saber para governar de forma próspera. Ele analisa a história de diversos impérios e grandes nomes afim de extrair delas os padrões, erros e acertos. É também perceptível o porque esse livro pode, por muitos, ser considerado imoral, visto que Maquiavel não incentiva somente bondade para se manter no poder.

É de fato uma obra atemporal...com ele podemos entender desde como grandes nações caíram em ruínas ou prosperaram sob seus governantes, até como os governos atuais ainda funcionam assim. É um livro sobre como funciona a mente ambiciosa e a busca por poder.
P3te3rr 11/02/2023minha estante
Maquiavel e seus planos maquiavélicos...

Brunna.Lima 08/01/2023

Uma leitura para se fazer com calma
O Príncipe é um compêndio do conhecimentos do Autor sobre diversos temas cruciais para a manutenção dos principados, visto que era o presente mais valioso que poderia oferecer, à Lourenço de Médicis.

A leitura será melhor aproveitada se for feita com calma, afinal, são inúmeras informações que precisam de análise e reflexão, e para os mais obstinados, um pouco de estudo.

Curiosidade: Maquiavel batizou a obra de ?Dos principados?. De onde eu tirei isso? Bem, é só fazer a leitura do livro e ir acompanhando as notas.

Para obter um guia das referências históricas do Autor a Cronologia (Pág. 156 e seguintes) foi meu braço direito.

Indico para os amantes de história, política e desenvolvimento pessoal. Afinal, o livro tem ótimos conselhos que podem ser aplicados na vida.