O Discurso “Faça Boa Arte”

O Discurso “Faça Boa Arte” Neil Gaiman

Resenhas - Faça Boa Arte

Nati Morgan 01/10/2020

Texto curtinho pra se ler e acredito que se assistir o discurso que está disponível na internet, deixe o conteúdo ainda mais interessante. Gostei, mas também achei um pouco auto ajuda. De qualquer forma, vale a leitura e em menos de 30 minutos se termina ela.

Filyppe.Saraiva 05/06/2014

Desamarrando Nós na Minha Mente
A arte é, acima de tudo, um espelho, já que em cada livro, filme ou música, buscamos uma identificação com o nosso eu frente ao que absorvemos do que é lido, assistido, ouvido...

Mas o que fazer quando quem produz o material morre de medo? Medo de não dar certo, medo de ser one hit wonder, medo de dar certo demais, medo do que vem por aí e não se sabe o que é? Bem, eu tenho alguns desses medos.

E Faça Boa Arte é um cachorro, para quem gosta de cachorro. É aquele seu amigo que você abraça e não precisa explicar o que está sentindo, porque ele vai te entender. O livro é rápido, curto e direto, como um mantra, para ser lido e relido sempre que necessário. É um cartão de presente perfeito, é um objeto de decoração muito bonito e, puta que pariu, é um conselho do Neil Gaiman em pessoa, pra você. Ok, era pra outras pessoas, mas agora é pra você.

E sempre que a cabeça estiver cheia, e o medo de começar uma resenha sobre algum livro porque não sabe se ela vai ter mais de duas linhas bater, vá ao banheiro, volte à primeira página e impressione a si mesmo com a capacidade de desdobrar-nos em pensamento que Neil Gaiman tem, falando sobre... como fazer coisas erradas.

Bem, e se esse clic não aconteceu com você, ao menos você pode contar pra todo mundo que leu o fuckin Neil Gaiman, cara...

A propósito, mais alguém aí pegou o "uhúll" entre os "clap clap clap"?
Belle 15/07/2014minha estante
"e, puta que pariu, é um conselho do Neil Gaiman em pessoa, pra você."
Se eu já estava com vontade de ler o livro antes, agora ela triplicou! Obrigada!

Dedê 04/01/2021

achei fofo
Nunca tinha visto/lido o discurso antes e mesmo assim me identificava com o que era mostrado na capa. A edição é linda e eu ganhei de presente, então sinto muito carinho por esse livro.

Me fez refletir algumas coisas e gostei bastante doa conselhos, acho que bateu com o momento que estou vivendo.

Thai 22/01/2021

Adorei!
Em poucas páginas este livro salvou o meu dia (o meu momento)! Gostaria de ter assistido ao vivo esse discurso, vou procurar o vídeo, pois é o tipo de fala que necessitamos ouvir repetidas vezes.
O livro em si achei muito lindo! Amei, 5 estrelas!

Helena 18/07/2020

Quebre as regras e faça boa arte!
Livro rápido, direto e cheio de lições. Aqui temos um discurso de Neil Gaiman na formatura da University of Arts da Filadélfia. Assim, ele fala da sua experiência no mundo da arte, da sua jornada publicando obras como Sandman e Coraline de forma sincera e rápida. Também comenta de conselhos que recebeu, tal qual da conselhos aos recém-formados. Ademais, fala sobre as mudanças nesse mercado e na imprevisibilidade de como será nos próximos anos. Afirma que ser bom em SUA arte é essencial, ser ÚNICO, e não precisa ser necessariamente em uma arte, mas em qualquer área.
Acho interessante falar que o livro tem uma diagramação diferente a cada página, tornando a leitura divertida e extremamente rápida, além de se tratar de uma edição capa dura.

g4b5 01/08/2021

sempre quis ler esse livro mas nunca achei que ele poderia fazer sentido pra mim, o que aconteceu. se em uma formatura minha alguém fizessem um discurso desses, eu so conseguiria chorar. a fala de Gaiman me emocionou bastante e me inspirou muito, definitivamente vou ler de novo daqui um tempo ou sempre que precisar de alguma motivação.

luke - among the living. 12/09/2021

Belíssimo discurso do Neil Gaiman.

Eu sempre vejo o vídeo dele no YouTube quando me dá vontade, e pela primeira vez li a transcrição dele, e achei sensacional.

O negócio é fazer (boa) arte.

Eusou_plana 21/10/2023

Discurso realista, um pouco genérico.
Ok. Confesso que me peguei pensando sobre mas não deixou de ser genérico.

Li algumas resenhas por aqui e os conselhos são bem vagos mesmo kkkk tipo, "Aprendi a escrever escrevendo" akakkakakakaka ???

Off: Acho que foi mesmo uma desculpa pra vender livro kkkkk com certeza deve ser bem mais válido só assistir o vídeo.
Mas o livro é bom, sério. Em 15 minutinhos de leitura você termina e já é o suficiente pra clarear a mente nebulosa. ~Só que o vídeo já seria o suficiente.

O Neil Gaiman é um querido, sem utopia, sem mentiras, bem direto, prático e realista.

Aline 18/06/2021

Siga conselhos e faça boa arte
O livro, na verdade, é um discurso feito Neil Gaiman durante a formatura de uma turma de arte da Universidade da Filadélfia. Suas palavras receberam a arte de Chipp Kidd.
O discurso foi feito para uma turma específica, o livro tem os novos artistas como público alvo, mas, com certeza, todos nós podemos acolher alguns dos conselhos dados. Vale a pena ler!

Amanda 09/05/2020

Você pode fazer isso!
Discurso inspirador, amo muito.
É sempre bom lembrar que temos de fazer boa arte e mais importante do que isso, fazer a nossa arte. Como Neil Gaiman mesmo diz, a única coisa que só você e mais ninguém tem é *você*.
Temos nossa própria visão de mundo e graças à isso, desenvolvemos nossa arte de uma forma que ninguém mais seria capaz, temos nossa própria marca (que leva tempo para ser encontrada e que demanda copiar no início para entender como fazer aquilo)
Tudo o que precisamos está em nós e somos capazes de deixar o mundo mais interessante por estarmos nele.
E vamos errar, e com os erros aprender. Temos de aproveitar a viagem.

Lulu 20/02/2022

Curto e ideal
O livro é um discurso feito pra uma turma de formandos, só consegui pensar em como eu choraria se estivesse no meio haha
Curto, prático e ideal :)

Mari Vannucci 29/01/2021

Inspirador
O boost de confiança e energia que eu precisava receber! Lindo e emocionante. Neil Gaiman sempre consegue nos permitir sonhar e, dessa vez, sonhei com coisas tangíveis, palpáveis e a possibilidade de dar certo.

EduardoCDias 07/06/2020

Pra começar...
Queria ter lido esse livro há 35 anos... Antes de começar a vida de verdade... Estimulante!

Emerz 05/06/2020

Simplesmente maravilhoso, o discurso por si só já era uma das melhores coisas que já ouvi, e ter agora ele em mãos numa edição muito bem feita e bonita, trás uma sensação boa.
Pra quem produz arte esse discurso soa como um abraço, como uma mão amiga, como se fosse tudo que precisávamos ouvir/ler.

Walkí­ria Silva 12/08/2016

"Você está fazendo o teu possível ou o teu melhor?"

"E agora vão, e cometam interessantes, impressionantes, gloriosos e fantásticos erros. Quebrem regras. Deixem o mundo mais interessante por estarem nele. Façam boa arte”. (Neil Gaiman)

Esse livro é um daqueles que você precisa ter nos livros de cabeceira. Um discurso inspirador que me fez lembrar de um questionamento do filósofo contemporâneo Mario Sergio Cortella: "Você está fazendo o teu possível ou o teu melhor?". No texto de Gaiman, a máxima é: "Faça Boa Arte", independente dos erros e esses são até interessantes, pois indicam que você está fazendo algo, você está tentando, fazendo o seu melhor com as condições que você tem no momento. É reconfortante caminhar na 'direção da montanha' sabendo que além dos acertos, é possível, às vezes, cometer também erros gloriosos, que não podem ser vistos como falhas, mas sim como tentativas importantes no caminho do sucesso. O discurso é uma mensagem precisa sobre a importância do fazer, do cometer, do tentar, do aproveitar, e mesmo não tendo as melhores condições, apenas Faça Boa Arte.