A verdade sobre o caso Harry Quebert Joël Dicker

Resenhas - A Verdade Sobre O Caso Harry Quebert

Wallacy 16/05/2022

Um livro que não decepcionou
A verdade sobre o caso Harry Quebert é um trhiller policial muito bom em que acompanhamos o protagonista, que é um escritor e pupilo de Harry Quebert, em sua busca pela verdade participando diretamente das investigações policiais.

A cada momento o leitor se depara com novos acontecimentos e novos possíveis culpados, deixando a leitura cada vez mais tensa e prazerosa. É reviravolta em cima de reviravolta, o que dificulta muito qualquer resolução do mistério por parte dos leitores.

Trata-se de uma leitura fácil e empolgante e que entrega um resultado muito satisfatório.

Como curiosidade, acabei que descobri que o livro possui uma série televisiva e que com certeza, vou ver para aproveitar um pouco mais da estória.

Eduardo.Silva 16/04/2021

Um bom livro é aquele que lamentamos ter terminado... e eu lamento ter terminado esse
Não tenho palavras para definir o quanto amei esse livro, meu primeiro contato com Joël Dicker e já quero ler todas as suas obras. Me envolvi 100% na narrativa desde as primeiras páginas e fiquei criando mil teorias sobre o que aconteceu realmente 1975.

Marcus Goldman do dia para noite se torna um escritor de extremo sucesso, mas se vê em um grande bloqueio criativo para desenvolver se segundo livro. Desesperado, recorre a casa de seu antigo professor e mentor, o célebre escritor Harry Quebert. Mas durante sua estadia descobre um segredo obscuro e após isso tudo vira de cabeça para baixo.

Uma história cheia de reviravoltas e personagens espetaculares. Marcus é um excelente protagonista e os demais personagens são cheios de carisma fazem toda essa investigação ficar mais e mais interessante com os segredos que eles escondem. O melhor do livro para mim é que ao mesmo tempo que sentimos ódio e repulsa por alguns, os entendemos e sentimos pena, nos apegamos a eles. Mas obviamente, o relacionamento presente nesse livro é doentio.

Se você gosta de um romance policial, não deixe esse passar. Está entre os melhores livros que já li.

Dark 26/07/2021

Simplesmente LEIAM
Esse foi um dos melhores livros que eu li nos últimos anos. A história é tão bem escrita, a trama é tão bem desenvolvida, os personagens secundários tem histórias tão interessantes que eu diria que nem existem coadjuvantes nesse livro. Ele surpreende do início ao fim e até o último capítulo, tem revelações chocantes. O tipo de livro que você não consegue largar, cada capítulo que acaba você quer ler o próximo e o próximo e o próximo e quando você vê já são 3 horas da manhã e você ainda está lendo. Passei dias comendo, bebendo, dormindo e vivendo esse livro. Não consegui pensar em outra coisa a não ser descobrir o que aconteceu em 30 de agosto de 1975 eu Aurora. Recomendarei esse livro pra todas as pessoas que me perguntarem e ele com certeza entrou no meu top 5.

rafael.conserva 31/03/2024

Chocado!
Que livro bom! a escrita do autor é ótima, e o mistério é cheio de reviravoltas que te chocam (acertei quem era o assassino), só acho que o livro poderia ser menor!

Giovanna1944 05/08/2021

O pior livro que eu já li.
A palavra para esse livro é: decepção.
Durante meses, vi pela internet afora, as pessoas falando super bem dos livros do Joel Dicker, fiquei ansiosa para ler algum livro dele, então, escolhi o mais famoso e comentado que aqui vos fala.
O começo do livro é massante e da uma eterna vontade de largar ele, além disso, tudo é muito pacato durante os 80% do livro. O autor apostou nas coisas que o escritor Stieg Larsson direcionou em seus livros e eu entendo a tentativa de inspiração nos livros do Stieg, porque todos os livros são muito bem articulados e bem escritos, mas nisso, Joel pecou muito.
Os personagens eram ainda piores, não tinha ninguém de boa e a romantização escrachada de pedofilia me deixou extremamente incomodada durante o livro, porque uma adolescente de 15 anos era constantemente tida como a culpada e a promíscua deste livro, para o seu desfecho ser pior ainda e sem o intuito de ser um personagem em um livro ou até mesmo uma forma de crítica, foi um absolutamente nada.
A verdade sobre o caso Harry Quebert de longe é um dos piores thrillers que já li, a experiência foi horrível e até mesmo faltando pouco para o final, eu ficava me perguntando se deveria desistir do livro.
paularega 05/08/2021minha estante
menina tava com mta vontade de ler esse livro mas dps do seu comentário lkkkkkkk

Nica 06/08/2021minha estante
Concordo com tudo. E depois de ler eu fiquei preocupada com essa aclamação. Eu sei que temas polêmicos chamam atenção em thrillers e suspenses, mas como vc disse, ao invés de deixar uma crítica, mesmo que implícita, ficou romantizado e a menina ainda saiu como culpada. Achei um horror.

Viick 10/04/2021

A verdade sobre o caso Harry Quebert
"Um bom livro, não se mede somente pelas últimas palavras, e sim pelo efeito coletivo de todas as palavras que as precederam. O leitor deve se sentir invadido por uma sensação avassaladora. Por um instante fugaz, ele não deve pensar senão em tudo o que acabou de ler."

É exatamente assim que eu finalizo essa historia. Queria muito ter dado 5 estrelas, mas por toda a problemática que envolve e em certos capítulos fiquei bastante agoniada, por isso tirei meia estrela. É um livro incrível, que tira a gente da realidade e nos envolve em um universo paralelo.
Manrique 10/04/2021minha estante
serviu

Ani 10/04/2021minha estante
arrasou

Wender Araújo 21/03/2021

Perfeito!
Uma história envolvente, intrincada e surpreendente.
Entrou para minha lista de livros preferidos
Fui pego de surpresa.
Joël Dicker é simplesmente genial.

Gabriel 28/08/2022

Ruim hein
Achei o livro todo ruim

?Personagens são superficiais, sem construção e chatos.
?Escrita arrastada e cheia de draminhas e histórias secundárias totalmente esquecíveis
?Escrita chula e com diálogos irreais
?Enredo cheio de pequenos plots, um mais absurdo que o outro
?E por fim, romantização de ped0filia

Quase 600 páginas para no final não entregar quase nada.
Juliete 28/08/2022minha estante
Ksksksksks por isso abandonei ??

Gabriel 28/08/2022minha estante
Não perdeu nada

Pandora 08/01/2016

A verdade sobre o caso Harry Quebert
Em todos os lugares onde postei que estava lendo este livro, pessoas comentaram o quanto gostaram dele de forma entusiasmada. Sinto discordar de vocês, colegas leitores... eu odiei. Dou duas estrelas porque acho que deve ser difícil escrever um livro - mormente um com quase 600 páginas!!! -, embora, neste caso, uma boa história pudesse ter sido construída com metade. Mas este tem quase 600 e não tem uma boa história.

Primeiramente, devo dizer que a escrita do autor me incomodou. Não é que ela seja ruim, mas algo no estilo não me agradou. Isto foi difícil no começo, mas depois me acostumei. Segundo, a história: a parte investigativa é muito interessante e o romance é um fiasco. Não sei o que autor - que nasceu em 1985 - julgou ser a sociedade dez anos antes, mas aquela paixão impetuosa, aquele "amor eu-não-vivo-sem-você-e-sem-você-prefiro-morrer" é tãããooo século XIX! E o autor quer que a gente acredite que aquela que provoca este amor louco em homens mais velhos é uma jovem de 15 anos que não é madura em área nenhuma a não ser na física. Entendo que ela tivesse despertado desejo... mas o amor, que é justificado por ela ser maravilhosa, encantadora, inteligente etc etc? Nã. Os diálogos de amor entre Nola e Harry são risíveis. Não dá pra acreditar naquele romance se sustenta em "Só o perdoarei se me quiser. Caso contrário, me deixe em paz. "Peça perdão de uma maneira melhor. Fique de joelhos." "- Então não me acha feia? - Feia? Ora, Nola, você é linda. - Sério? Estou tão triste... (...) Então diga mais uma vez que sou bonita...". Não dá.

Devo ressaltar como positivo o fato de que a gente não consegue largar o livro porque quer saber, afinal, o que aconteceu. Mas quanto mais eu avançava, com mais raiva ficava e mais propensa a largar a leitura. Sabe novela? A primeira semana é interessante, cheia de novidades; depois vem uma enrolação de meses e no final, no último capítulo, tudo é resolvido às pressas no pior estilo "remendão": corre-se para tapar todos os buracos que ficaram no caminho. Este livro é assim. E os personagens? Tem o Frankenstein, a Chapeuzinho Vermelho, a Dona Florinda, todos em versões estereotipadas e pioradas. E tem um escritor com um ego gigante: escolha entre Harry, Marcus ou Joël. Eu fico com o último.
Letícia M. 11/01/2016minha estante
Hahaha, muito boa resenha, Pandora. Concordo plenamente. A comparação com uma novela foi certeira, e eu senti exatamente o mesmo que você, com mais raiva conforme a leitura evoluía. Não consigo entender o que foi que a crítica viu de tão genial nesse rapaz, de verdade.

Pandora 12/01/2016minha estante
Pois é, este foi duro de engolir, Letícia. E o pior é que não terminava nunca! :D

Chris Estevam 19/09/2016minha estante
Exatamente isso! Gente, já tava nervosa q nao conseguia terminar esse livro sem fim! Peloamoooor! o.O Minha cara no final: -_- zzzzzzzzz

Bruno T. 17/10/2016minha estante
Eu também tive vontade de largar o livro várias vezes. Muitos clichês, muita repetição, muito blá-blá-blá chato. E o tal livro "As origens do mal" deve ser ainda pior do que este...

Helder 18/11/2016minha estante
A melhor resenha deste livro. "Tem o Frankenstein, a Chapeuzinho Vermelho, a Dona Florinda, todos em versões estereotipadas e pioradas" . Perfeito!!! Luther, Nola, Tamara, rsrssr. Mais uma vez cai no marketing da Intrinseca. Já deu para ver que a qualidade dos livros desta editora é inversamente proporcional ao numero de indicações na contra capa.

Leandro Moura 15/09/2017minha estante
Eu abandonei o livro na página 123, mas mesmo assim já deu pra perceber os problemas que vc apontou. Pelo amor de Deus, o que foi aquele diálogo com o policial entre as páginas 93 e 96??? Acho que nem em cartoons da Disney eu veria um personagem tão antipático! Eu tbm fiquei muito curioso em saber em que mundo o Joel Dicker vive, pq eu não conheço praticamente nenhum escritor que seja tão badalado quanto o Harry Quebert ou mesmo o Marcus Goldman. Nem mesmo os ganhadores do Nobel recebem essa pompa toda (tanto é que muitos ganhadores são desconhecidos até dentro do meio literário!). Parece mais que o Joel Dicker quer virar uma celebridade e colocou esse desejo todo no livro. Alguém avisa pra ele que ele escolheu a profissão errada, fazendo o favor?

eurodrigoalves 10/10/2017minha estante
Hahaha que resenha maravilhosa! Amei!

Pandora 03/12/2017minha estante
Háháháhá... obrigada, amigo!

Rodrigo1001 16/02/2018minha estante
Foi uma tremenda decepção pra mim também. E o tanto de oba-oba em torno da obra me deixou ainda mais desapontado.

Pandora 16/02/2018minha estante
Mas é 8 ou 80, né? Olha o tanto de gente que amou!

Débora 25/10/2020minha estante
Pandora concordo com vc em gênero, número e grau vc descreveu exatamente o que eu pensei e passei (para suportar) esse livro. Só cheguei até o final por orgulho rs. Tbm queria saber o que tanto esse povo viu e ainda por cima virou série agora, o meu livro até doei rsrs Muito bom ver que não estou sozinha nessa percepção do livro. Bjs

Pandora 26/10/2020minha estante
Ai, amiga, que suplício, nem gosto de lembrar! rsrs... também passei meu livro para a frente logo em seguida.

Virou série?! Nem sabia!!!

Débora 26/10/2020minha estante
Pra mim tbm foi um suplício, virou sim e tá a maior repercussão ainda, falei que bem de graça assisto rs

luisasfreitas 27/07/2020

Por onde começar?
Li 200 páginas desse livro em uma tarde porque estava muito empolgada, achei que ia ser muito bom. Mas não se enganem. Não julguem um thriller como bom só porque ele é um ?page-turner?, já que essa é a característica básica de um livro desse gênero.
O livro que foi amplamente aclamado, tendo, na edição brasileira pelo menos, duas páginas de elogios da crítica, retrata o escritor Marcus Goldman, que se encontra em um momento de bloqueio criativo para escrever seu segundo livro, após o sucesso estrondoso do seu primeiro. Ele recorre ao seu mentor Harry Quebert que mora em uma cidade pacata e descobre, ao fuçar as coisas dele (aparentemente isso é uma prática comum na casa de Harry uma vez que ele NUNCA tranca nenhuma porta) que ele mantinha um romance com a adolescente Nola, de 15 anos, tendo ele os seus 34. E o mais estranho de tudo, a garota está desaparecida desde 1975. (O livro se passa em 2008).
Já vou começar pela parte que mais me incomodou: eu não gostei de nenhum personagem, não me apeguei, achei todos execráveis, fúteis, além da situação pouco crível em que todos na cidade são puxa sacos de escritores, aparentemente. O autor também quis te induzir fortemente a amar o envolvimento do - podemos chamá-lo de pedófilo? - Harry Quebert com a garota de 15 anos.
Segunda coisa: Joël Dicker, autor europeu, quis me enfiar goela abaixo que os americanos (que são conhecidos como conservadores) que descobriram que o livro que fez Harry famoso era dedicado pra uma garota de 15 anos acharam a ?história de amor? deles linda.
Terceira coisa: os diálogos são sofríveis, e ainda tive que aguentar as besteiras que a mãe de Harry falava toda vez que ela aparecia. Não sei se o autor estava tentando dar um alívio cômico ao livro. Não conseguiu.
Apesar de não ter encontrado muitos pontos positivos, gostei de como a amizade entre Harry e Marcus foi construída, e gostava dos ensinamentos que Harry dá ao seu aprendiz nos inícios dos 31 capítulos até descobrir algo sobre Harry no final que me fez ficar um pouco confusa acerca da propriedade que ele teria para dar esses conselhos. Gostei também do retrato que o autor faz da indústria editorial e como o consumo de livros é visto por uma grande parcela da população hoje em dia.
Por fim, o desfecho do crime foi satisfatório em alguns aspectos, mas a tentativa de enganar o leitor enquanto de ele tenta desvendar o mistério ao confundi-lo com vários suspeitos em circunstâncias duvidáveis só arrastou mais ainda a penúltima parte do livro que, por si só, já estava muito lenta.

Mari Sync 13/03/2021

Uma montanha russa de emoções a todo momento! Que história incrível! Tudo, absolutamente tudo se encaixa no final. Quero ler mais livros do autor, com certeza.
Gabi742 14/03/2021minha estante
N é nesse livro do autor q tem pedofilia? Um relacionamento de um cara de 30 com uma menina?

Jamilli Farineli 22/06/2022

gosto muito da escrita do joël, ele sabe escrever e descrever um mistério de uma forma muito instigante, costumam dizer que esse é um dos melhores dele mas ainda achei "o desaparecimento de stephanie mailer" melhor. não posso dizer que esse é previsível, mas logo nas primeiras páginas já tinha meu suspeito e já tinha descoberto alguns mini plots, mas ainda assim, houve muitas coisas que me surpreenderam. ter descoberto antes diminuiu um pouco o impacto do fim da leitura, mas achei a leitura muito proveitosa.
Pâmela 22/06/2022minha estante
Eu li esse livro ano passado. Gostei bastante!!

andressa 03/03/2022

maçante
não achei o começo bem desenvolvido, pura enrolação.
a romanização do relacionamento do véio com a criancinha? bizarro.
li "O livro dos Baltimore" algum tempo atrás e adorei, esperava ler mais sobre o Marcus Goldman nesse aqui.
no fim, senti que eram personagem diferentes com o mesmo nome.

3 estrelas pq o final é bom.

nao recomendo.

Kess 12/09/2021

O livro conta a história de Marcus Goldman - um escritor - que está em bloqueio criativo e busca a ajuda de seu mentor/escritor Harry Quebert. De repente o corpo de Nola Kellergan - uma menina de 15 anos desparecida a 33 anos - é encontrado no jardim de sua casa. Harry jura ser inocente e então Marcus tenta provar a inocência do amigo iniciando uma investigação por conta própria.

E aí, que tudo se deslancha: mentiras são descaradas, o passado é revirado, pessoas são culpadas, dúvidas são criadas. E, afinal quem matou Nola?

Bom, Joël Dicker tem uma escrita impecável. Me deixou totalmente absorta na história! É um livro maravilhoso, cheio de suspense e muito plot Twister.

Leiam!

gabe 06/03/2024

O livro cumpre o prometido que é intrigar, instigar e divertir o leitor. Marcos Goldman é escritor e quando a carreira empaca, vai buscar inspiração com o amigo e mentor Harry. Entre muitas conversas, o corpo de uma garota desaparecida há 33 anos, aparece no quintal de Harry que jura não ter envolvimento no assassinato. Marcos então embarca numa jornada de provar a inocência do amigo, se colocando em risco enquanto investiga essa história cheia de mistérios, segredos e diversos níveis de trama e reviravoltas.