A verdade sobre o caso Harry Quebert

A verdade sobre o caso Harry Quebert Joël Dicker

Resenhas - A Verdade Sobre O Caso Harry Quebert

Rê Lima 17/08/2020

O livro ia bem, não maravilhosamente bem, mas bem. Até que chegam os 20% finais e o autor dá uma surtada e faz um monte de reviravolta maluca e inverossímil que faz a gente desejar nem ter começado a ler o livro. É bonzinho, mas esses 20% finais, pelo amor de Deus!

milla :) 15/11/2022

é meu livro favorito do autor. foi um dos primeiros que li (e reli incontáveis vezes depois). gosto da forma como a história se desenrola. gosto das linhas temporais apresentadas. é uma leitura imersiva. você fica curioso, intrigado, sente indignação em alguns momentos e se impressiona com o final. sou suspeita para falar, ressaltando: é meu livro favorito do autor. vale a pena ler.

citação que me fez refletir logo quando li, em 2017, e que continua alugando um espaço na minha mente:

"cuide do amor, marcus. transforme-o em sua mais bela conquista, sua única ambição. depois dos homens, haverá outros homens. depois dos livros, haverá outros livros. depois da glória, haverá outras glórias. depois do dinheiro, haverá mais dinheiro. contudo, depois do amor, marcus, depois do amor, não há mais nada além do sal das lágrimas.?

Lacrimosa 23/04/2020

Finalmente lido.
Demorei mais do que gostaria para ler pelo simples motivo de: personagem principal chato, garçonete chata, policial chato, todo mundo é insuportável e chegou em um ponto em que até as gaivotas estavam me exaurindo. Eu também achei o caso policial bem qualquer coisa, sem mencionar os dialogos românticos que são deploráveis. Chaaaaaatoooooo.
Sandrinha 06/03/2021minha estante
"e chegou em um ponto em que até as gaivotas estavam me exaurindo"... huhahahahahahahahahahahahaha... rachei!!!

Lacrimosa 14/10/2021minha estante
nossa, juro não dá!!!! chato chato chato

Camila 26/04/2024

Fazia um tempo que não ficava presa em uma leitura desse jeito e mais tempo ainda que não me surpreendia com o plot twist. Os últimos 10% tiveram tanta informação que me senti sobrecarregada, imaginei vários cenários menos o que de fato aconteceu. Só não dou 5 estrelas por causa da romantização do relacionamento deles, mesmo que não tenha acontecido nada de fato ainda é um homem de 34 anos apaixonado por uma menina de 15.

heitor 31/07/2021

UMA TEIA DE CAOS E AMOR
Eu tô sem chão

Meu livro favorito do autor ainda é o Enigma do Quarto 622, porém definitivamente esse é o mais tocante até agora!

Composto por um ambivalência constante de sentimentos, alfinetando a cada página virada o como cada uma das nossas ações e emoções não são simplesmente dualistas, mas complexas numa série de situações que se bifurcam numa enxurrada de dualidades, provando que o amor pode ser um sonho e um pesadelo ao mesmo tempo!

Os personagens são bem únicos e por vezes odiosos! A cidade por si é um lamaçal de segredos, tendo como base que a sustenta, inveja, rancor, ódio e amor!

Numa espiral de acontecimentos, o livro prepara um chão sólido durante as 200~300 iniciais para depois destruir tudo, fazendo o leitor questionar até mesmo as vítimas da história! Tudo bem conectado e fechado, A Verdade sobre o Caso Harry Quebert consegue desvelar com maestria a Origem do Mal que, ao explodir por meio da descoberta de um corpo, respinga e alcança todos os moradores da pequena cidade!

Um excelente suspense, e irritantemente viciante!

Larissa 11/09/2020

Um bom livro, Marcus, é um livro que lamentamos ter terminado.
Esse foi um livro que eu não planejei ler. Ele nem estava na minha lista, já tinha visto ele por aí mas nunca dei atenção e por mais incrível que pareça, eu lamentei demais ter terminado ele. Estou nesse momento muito triste por ter acabado essa história incrível.

A todo momento eu fiquei me perguntando se realmente não aconteceu tudo que tem nesse livro. Fiquei me perguntando se, por acaso, eu jogasse "As Origens do Mal" na busca da Amazon, apareceria lá o livro de Harry Quebert. E é impressionante como até os agradecimentos finais tem a ver com a história!

Eu achei esse livro do começo ao fim uma obra fantástica. Tive um apego enorme aos personagens, sentia mesmo como se todos eles existissem. E sem contar que, a cada momento que você acha que encontrou respostas, nada daquilo é verdade e voltamos tudo para a estaca zero para nos depararmos com um final surpreendente e muito emocionante.

Não tenho o que falar, a não ser elogiar esse livro. É isso. Leiam! Vale com certeza a pena.

Erika 11/08/2021

Comecei a ler esse livro porque vi muitas pessoas falando bem dele. Mas quando comecei a ler, percebi que tinha um início extremamente chato, e que não me dava interesse nenhum em continuar. Com isso eu tive muita dificuldade em terminar ele.
Além disso, ele fica rodando muito em assuntos sem necessidade, e a romantização da pedofilia é péssimo. Fora que tem parte que da a entender que Nola é uma garotinha pervertida e sexualiza uma menina menor de idade.
Rosane.Guimaraes 12/08/2021minha estante
tô na página 142 e é exatamente isso que estou sentindo, a lentidão pra contar a história e essa romantização da pedofilia

Erika 15/08/2021minha estante
O início é péssimo e cansativo

Pablo 23/06/2021

Surpreendente e imersivo
Essa história é extremamente imersiva, a ponto de me fazer perder a vontade de ler outros livros depois dele. O mundo criado pelo autor é totalmente palpável, de maneira que vi o ambiente em tudo que tentei começar a ler depois. Os personagens são em sua maioria muito bem explorados e o final é redondinho.

Como nem tudo é perfeito, o único ponto que talvez tenha chegado perto de me incomodar foi a resolução do grande mistério do livro, senti falta de talvez mais pistas para que tivesse sido mais possível de prever o que ia acontecer e eu digo isso plenamente lúcido de que um livro de mistério tem que ser surpreendente. O meu ponto de vista é que o autor levantou várias opções de resolução e meio que não usou nenhuma delas como definitiva, talvez dando a impressão de que o resultado alcançado foi "sem pé nem cabeça". Mas claro talvez eu tenha sido burro e não consegui pegar as pistas que foram abordadas no livro :D
A forma que a Nolla, ou o grande núcleo da história, foi explorada em alguns momentos soou um pouco agressiva, principalmente porque ela não estava presente para se defender, mas não tenho lugar para falar sobre isso. Talvez tenha sido o intuito mas pode ser um incomodo, então fica mais como um aviso do que um defeito em si.

De maneira geral é um livro que recomendo muito.

@limakarla 14/12/2022

Estou simplesmente chocada mais uma vez com a escrita desse homem! Um livro imenso, cheio de detalhes, personagens que se interligam e histórias que passam umas pelas outras, dá até um medo de no fim várias pontas ficarem soltas e o autor não conseguir fazer um encerramento digno, mas ele sempre consegue! Plot twist que ninguém está esperando, mistério do começo ao fim e tudo vai fazendo sentido de acordo com o que você vai lendo. Muito bom.

Lemiranda 25/08/2020

Cansativo
A história em si não é ruim, na verdade tem até um bom enredo e o mistério me deixou curiosa, mas a escrita desse livro, socorro!!! Acho que foi um dos piores que li no ano! Livro arrastado, cheio de passagens repetidas, lenga lenga desnecessário. Achei os personagens chatos, e não me identifiquei com nenhum deles. A Nola então, que menina insuportável! Enfim, terminei de teimosa, mas não recomendo!
DeLCB 28/08/2020minha estante
Estou na metade ainda, mas concordo com você. E a mãe do Marcus? Que personagem imbecilizada! Vou até o fim pra saber quem matou a menina, mas tá dureza ler esse livro...

beatriz 17/05/2021

O autor conseguiu o feito de escrever um personagem completamente intragável, prepotente, pedante e problemático; isso tudo sem nenhum propósito na história e com uma narrativa fraca. ""Reviravoltas"" sem graça, final nada surpreendente e uma escrita tediosa.
Amanda 17/05/2021minha estante
mas cê tá brava

beatriz 17/05/2021minha estante
brava só com vc amiga

Amanda 17/05/2021minha estante
que fofa!!!! ???

Bebel 27/12/2021

?Um bom livro, Marcus, não se mede somente pelas últimas palavras, e sim pelo efeito coletivo de todas as palavras que as precederam. Cerca de meio segundo após terminar o seu livro e ler a última palavra, o leitor deve se sentir invadido por uma sensação avassaladora. Por um instante fugaz, ele não deve pensar senão em tudo que acabou de ler, admirar a capa e sorrir, com uma ponta de tristeza pela saudade que sentirá de todos os personagens. Um bom livro, Marcus, é um livro que lamentamos ter terminado.?

Finalizo mais um livro de Joël Dicker e meu sentimento se assemelha a essa exata fala do personagem principal do livro. Tento opinar de maneira imparcial, mas não consigo conter minha tremenda admiração pela escrita desse autor. Se você não é fã de calhamaços, com certeza vai olhar para o livro e pensar ?Que livro enorme! Vou levar um bom tempo para finalizar?, mas assim que inicia você não consegue largar. A história possui uma ótima estruturação, com personagens completos e bem construídos. Quando você acha que o mistério já foi desvendado, uma reviravolta inesperada acontece. O incessante desejo de saber como tudo irá se desenrolar, te faz devorar o livro. A leitura flui demais.

Nataniele.Kmentt 07/04/2021

MEU FAVORITADO DE 2021
Eu AMEI esse livro. Uma adolescente, um jovem escritor, uma história de amor e um assassinato. Quem matou Nola?

Uma série de suspeitos, na pequena cidade de Aurora a partir do momento em que Marcus Goldman, ex-aluno de Harry Quebert, quer fazer justiça pelo seu professor.

A história te engana tão bem, varias teorias não efetivadas, eu amo essa emoção! Ahaha LEIAM!