A verdade sobre o caso Harry Quebert

A verdade sobre o caso Harry Quebert Joël Dicker

Resenhas - A Verdade Sobre O Caso Harry Quebert

Candido Neto 19/09/2020minha estante
Achei pertinente sua fala, toda ela.
Sobre a questão pedófila, o investigador a lança sobre o silêncio de Marcos de início, falando que o público quer a cabeça de Harry também pelo abuso, talvez, até mais que por assassinato. E a resposta é que se ele dedicar tempo a observar esse lado da realidade, não terá motivo para escrever ou defender Harry. White Man People Problem. Ademais, glorificar a vítima de pedofilia é justificar o abuso infantil.
Sobre a questão da representatividade negra, não acho que sequer houve, nem poderia ter havido esteriótipo. Mas poderia o advogado do Harry, ou o bibliotecário, ou ambos terem sido negros, isso abriria portas, semelhantes à pedofilia, que o autor não saberia fechar. Melhor entreter com o rocambole lógico da trama.
Letícia, achei a mãe do Marcos muito moça para ter uma visão tão homofóbica, retrato ou caricatura? Denuncia pelo riso ou não?

Leticia.Figueiredo 19/09/2020minha estante
Sim, a únicas vezes que Marcus se dá o trabalho e repensar toda a questão do relacionamento parece que a reflexão nao dura nem duas linhas! Ficou parecendo pra mim que de reviravoltas e descobertas da segunda metade do livro serviu para tirar o foco de toda a problemática de Harry e Nola. Sobre a representatividade negra, eu achei que o autor nem se deu ao trabalho de criar uma personalidade para o colega de Marcus e também teve a cena que ele o investigador e ele da a desculpinha de "não me assustei com você por você ser negro" que me pareceu nada a ver. Também tem uma parte de o cara da editora fica falando algo como EU AMO ESSE NEGROS LINDOS quando tava falando da eleição do Obama e achei simplesmente deslocado, muito sem sentido.
Acredito que a mãe do Marcus era pra ser algum tipo de alívio cômico, não sei, ficou parecendo muito caricata mesmo. Não sei como as pessoas podem falar de profundidade de personagens nesse livro kkkk.

Candido Neto 19/09/2020minha estante
Eu achei o livro maravilhoso e descartável.
A maioria, raras excessões, dos livros policiais se concentram em solucionar um problema, depois de saber o fim, reler pra quê?

Leticia.Figueiredo 19/09/2020minha estante
Sim! Se o autor desse pistas pra descobrirmos a solução do problema durante a narrativa até valeria a pena uma releitura mas não é o caso mesmo.

Nycolle.Benevides 22/01/2021

Meu novo livro favorito
Nunca havia lido um suspense antes, confesso que sou adepta aos romances, mas esse livro me tirou o fôlego do início ao fim. Amei a forma que o autor expõe fatos e acontecimentos que nos deixam com a "pulga atrás da orelha", além de quebrar diversas vezes as nossas expectativas (De uma forma boa). Com certeza, o que mais me chamou atenção foram as conversas entre Marcus e Harry ao início de cada capítulo, com frases e ensinamentos que eu irei levar para a vida. O desfecho é maravilhoso e surpreendente.

Marjorie Luiza 13/04/2021

Eca, eca, eca, eca.
Senti um nojo enorme lendo essa história porque o Harry é o próprio Humbert de Lolita, é MUITO irresponsável o jeito que o livro romantiza a pedofilia. Não importa o contexto, um adulto de 34 anos ter um relacionamento com uma menina de 15 anos é errado e pronto, além disso, foram gastas tantas páginas desnecessárias nesse """romance""" sem graça, sem sentido e mal construído com a única intenção de justificar esse """amor""" e defender essa relação inaceitável, e até nisso ele falha porque você confinua sem entender por que eles se amam, têm várias passagens só enchendo linguiça com declarações de amor genéricas e vazias que não acrescentam em nadaaaa, só é brega mesmo.

Tirando toda essa parte que reforça várias ideias erradas, o livro só fica interessante depois dos 80% e nem é lá essas coisas também. Acho que esse autor não é pra mim, o outro livro que li dele também não me empolgou.
hellenhellenhellen 19/04/2021minha estante
nao da pra engolir esse romance deles, e o final ainda fecha tudo bem??????

Mary 28/10/2020

Interessante
Eu amo Joël Dicker, minha espectativa com esse livro estava altíssima e não favoritei como pensei que iria.
A história começa muito bem, te prende na primeira página mas ao decorrer da história (pelo menos pra mim) a narrativa foi ficando um pouco confusa em certos momentos, além de ser um pouco repetitiva isso me encomendou um pouco.
Mas o ponto positivo, como sempre nos livros do autor é que nunca fica uma ponta solta, tudo se conecta sem perder o sentido.
E me surpreendeu de uma maneira que nem eu imaginava, quando a história te convence de que tudo foi resolvido aí do nada vem uma reviravolta e te joga no chão de novo, esse com toda certeza foi o livro que mais tem reviravoltas que já li (por enquanto).

brendc 02/02/2023

Não vale a pena
Poderia citar diversos defeitos nessa obra CHATA mas apenas digo q se vc gosta de livros bons, fique longe desse
Natalia 02/02/2023minha estante
Nenhum livro do Joël Dicker funciona comigo... Chato pra caramba

Mari 13/08/2020

Que livrão!
Amei o livro. Achei a história muito bem escrita. A cada capítulo o autor nos faz pensar uma nova hipótese sobre quem é e o que aconteceu com Nola Kellergan. E o final é surpreendente. Super recomendo.

Vittoria.dare 16/04/2020

Incrível
O que dizer de uma história que onde as reviravoltas acontecem a todo momento? Simplesmente genial. Toda vez que os fatos nos levam por um caminho, um novo acontecimento muda a direção da história e somos impactados com a nova realidade que se descortina. Tudo isso culmina com um final espetacular e cheio de surpresas.
Chris 16/04/2020minha estante
Tbm ameiii

Letícia M. 17/12/2015

Reviravoltas surpreendentes em um livro absolutamente bobo
Que livro mais besta. Mesmo com o suspense novelesco estilo "quem matou?", tive que me agarrar à força de vontade para concluir a leitura. Personagens rasos, trama totalmente descabida e inverossímil, texto pretensioso e fraco. Não dá pra acreditar que fez esse sucesso todo. Bastante misógino também: todas as personagens são péssimas, mas as femininas são completamente histéricas e não têm um pingo de personalidade, enquanto os protagonistas são o esteriótipo do escritor machão solitário fodão e arrogante que não precisa de ninguém. Zzzzzzzz.

Nem mesmo a menina Nola Kellergan, a personagem em torno da qual gira toda a trama, tem direito a uma frase que valesse a pena sublinhar, uma fala ou atitude que demonstrasse alguma profundidade de caráter. Aliás, o fato de Nola ter apenas 15 anos e despertar paixões em homens adultos é tratado como escandaloso a princípio, mas ao longo do livro o autor tenta nos convencer que, por qualquer motivo que também não fica claro, é justificado. Acontece que, à exceção de sua descrição física (loira, olhos verdes, seios fartos, belas pernas, "um mulherão"), Nola tem características absolutamente infantis, se comporta o tempo inteiro como uma criança, e são igualmente infantis seus atributos que encantam toda a cidade e despertam paixões entre os homens. Dicker parece tentar justificar todas as agressões sofridas pela personagem, inclusive o assédio de homens maduros, como meios para o fim sagrado de viver o grande amor, aquele que "só se vive uma vez na vida". Sério, cara? Em pleno século XXI essa baboseira shakesperiana? Uma menina de 15 anos está vivendo o grande amor que só se vive uma vez na vida? Bem, afinal, ela foi assassinada logo em seguida, né? Deve ser por isso, então.
Pandora 08/01/2016minha estante
Melhor resenha!!!

Lorena 23/03/2016minha estante
"Aliás, o fato de Nola ter apenas 15 anos e despertar paixões em homens adultos é tratado como escandaloso a princípio, mas ao longo do livro o autor tenta nos convencer que, por qualquer motivo que também não fica claro, é justificado. Acontece que, à exceção de sua descrição física (loira, olhos verdes, seios fartos, belas pernas, "um mulherão"), Nola tem características absolutamente infantis, se comporta o tempo inteiro como uma criança, e são igualmente infantis seus atributos que encantam toda a cidade e despertam paixões entre os homens"
SIM SIM SIM EXATAMENTE! Tirou as palavras da minha boca!

Bruno T. 17/10/2016minha estante
Junto-me ao grupo que achou o livro uma m*****. Muito marketing para pouquíssimo conteúdo. Um desperdício de papel para uma história que, sem tanta baboseira e diálogos idiotas, poderia ter sido contada em 200 páginas.

Luana Gonçalves 23/12/2020

1 estrela pra mim, por ter conseguido ler esse livro
Primeiro vamos começar falando desse "relacionamento" que mais parece uma grande passada de pano pra pedofilia. Em nenhum momento o personagem principal se toca o quão errado é isso, entendo que ele quer defender o amigo e provar que ele não é culpado pela morte da menina, mas isso não é desculpa pra aceitar um relacionamento de um homem de 34 anos com uma garota de 15 só porque ele insiste em dizer que era amor (pra mim pareceu mais uma obsessão, onde o próprio Harry assume que passava dias indo atrás de Nola).

Personagens totalmente estereotipados e caricatos, principalmente as mulheres. Temos as loucas/histéricas, e as apaixonadas/inocentes. Os diálogos da mãe do Marcus não são cômicos e são totalmente desnecessários para a construção da história, chegou um momento que ela aparecia e eu já não me importava e pulava. As falas de Nola são uma piada de tão ridículas, são bobas e parece uma criança de 5 anos falando. O autor construiu uma personagem perfeita aos olhos de um homem: a apaixonada e inocente, que não sabe de nada da vida mas ao mesmo tempo pode cuidar de você e ser sua empregada e babá, e fingir que tudo isso é amor.

Confesso que só continuei lendo pois queria muito saber quem cometeu o crime, mas no final nem isso importou. A investigação parecia coisa escrita por um amador, quando finalmente você acha um culpado, vem uma reviravolta e não é aquela pessoa. Então passa um tempo, outra reviravolta, e depois outra e depois outra e depois outra... Será que Joël Dicker sabe o sentido de reviravolta? Porque até onde eu saiba é pra te surpreender e não te cansar.

A única coisa positiva é que o autor escreve bem, mas ele não sabe construir uma história. Um livro de mais de 500 páginas totalmente desnecessárias. O autor parece que não sabia o que fazer e foi atirando a torto e a direita pra tentar dar um final surpreendente, mas só conseguiu algo cansativo e indiferente.

Não leria novamente, nem recomendaria pra ninguém. Sou fã de thrillers e esse é um dos piores que já li na vida.

@autora_lidianemastello 16/11/2022

Excelente
Foi um livro que demorei bastante na leitura.
Contudo, depois que cheguei aos 50% me prendeu de uma maneira única.
Os personagens foram bem construídos. Quero saber mais do Marcus, já vou colocar o próximo na lista de leitura do ano que vem.
Foram tantos acontecimentos, tantas teorias, que no final fui surpreendida, mas não era o que imaginava.
Fiquei com pena dos acontecimentos de alguns personagens. Principalmente da Querida Nola. Uma adolescente que só precisava de muito mais atenção.
Amei o livro e indico a todos que gostam de uma boa investigação. Lerei todos do autor.

Bebel 27/12/2021

?Um bom livro, Marcus, não se mede somente pelas últimas palavras, e sim pelo efeito coletivo de todas as palavras que as precederam. Cerca de meio segundo após terminar o seu livro e ler a última palavra, o leitor deve se sentir invadido por uma sensação avassaladora. Por um instante fugaz, ele não deve pensar senão em tudo que acabou de ler, admirar a capa e sorrir, com uma ponta de tristeza pela saudade que sentirá de todos os personagens. Um bom livro, Marcus, é um livro que lamentamos ter terminado.?

Finalizo mais um livro de Joël Dicker e meu sentimento se assemelha a essa exata fala do personagem principal do livro. Tento opinar de maneira imparcial, mas não consigo conter minha tremenda admiração pela escrita desse autor. Se você não é fã de calhamaços, com certeza vai olhar para o livro e pensar ?Que livro enorme! Vou levar um bom tempo para finalizar?, mas assim que inicia você não consegue largar. A história possui uma ótima estruturação, com personagens completos e bem construídos. Quando você acha que o mistério já foi desvendado, uma reviravolta inesperada acontece. O incessante desejo de saber como tudo irá se desenrolar, te faz devorar o livro. A leitura flui demais.

Ale 15/01/2022

Culpado ou Inocente
Primeira leitura do ano!!! E lógico foi leitura coletiva organizada pela Claudia do Mãe Literatura. Não conhecia o autor mas, já quero ler os outros...

Iniciamos o ano com um suspense fantástico, merece 5 estrelas, um verdadeiro calhamaço mas, você não vai nem perceber, pois, vai querer conhecer a verdade...

Aqui vamos conhecer um escritor que acaba de publicar seu livro...Esta em todos os jornais, Marcus Goldman é o escritor do ano!

Tudo que é bom dura pouco? Para Marcus, sim, em meio ao sucesso do seu primeiro livro, ele já esta sendo pressionado pela editora para começar o segundo livro... É aí que os problemas começam...

Goldman esta totalmente sem inspiração, vamos dizer que o pobre escritor esta vivendo uma ressaca literária...Alguém já passou por isso?

Resolve viajar, buscar novos ares...Na verdade vai em busca de socorro...E em meio ao desespero Goldman vai para Aurora, onde mora seu amigo, mentor e escritor Harry Quebert.

Quando achamos que não dá para ficar pior, o pior acontece...Goldman vai ver seu grande amigo Harry ser preso e acusado de ter matado uma garota de quinze anos!!! O crime não aconteceu agora e sim há trinta anos atras.

A história será contada no passado e no presente, o que vai deixando tudo cada vez mais intrigante quando você acha que achou a peça que estava faltando para montar esse verdadeiro quebra cabeça, ela escapa...Goldman irá tentar provar que seu amigo é inocente.

Em meio a investigação, Harry Quebert vai dando dicas para Goldman ir escrevendo seu livro, vai ensinando, mostrando um processo de escrita...Parece que temos duas histórias ao mesmo tempo...

Culpado ou Inocente???

" Nunca deixe o cansaço ou o medo o impedirem. Ao contrário, use-o para avançar."

Gostei mas tem algo no em enredo que me incomodou bastante, infelizmente se eu comentar seria um spooler, então, leiam e depois me contem!

O Autor:

Joel Dicker nasceu em Genebra, na Suiça em 1985. A verdade sobre o caso Harry Quebert, seu segundo romance, publicado na França quando Joël tinha apenas vinte e sete anos, tornou-se rapidamente um best-seller mundial, alçando o autor ao posto de fenômeno literário.

site: https://blogtalendo.blogspot.com/2022

Bruna.Claro 22/06/2021

C-A-N-S-A-T-I-V-O
Um livro de quase 600 páginas, onde metade delas são descartáveis, com excesso de informações que não acrescentam em absolutamente nada, deixando a leitura muito cansativa e tediosa! Capítulos imensos, qdo chegava no fim de um capítulo era um alívio gigante, a vontade de seguir lendo era nenhuma!

Erros de tradução; erros de concordância verbal; diálogos beirando a infantilidade; machismo; as mulheres do livro são extremamente estereotipadas; um dos personagens tem dificuldade para falar, e as suas falas são péssimas de serem entendidas pq são escritas assim: ?tutupom? - qdo o personagem diz ?tudo bem??

Olha, foi um drama essa leitura!

Quase desisti de ler o livro qdo cheguei em mais da metade dele e absolutamente nada tinha desenrolado, fiquei totalmente desinteressada pelo que tinha acontecido com a tal da N-O-L-A.

T-E-D-I-O T-O-T-A-L !!!

Segui na leitura pq queria entender o pq tanta gente ama esse livro, e acho até que eu entendi o porquê, nas 30 páginas finais! Achei até legalzinho o final, mas que sacrifício foi chegar até o final.

Uma história que tem tudo pra ser envolvente, mas se perdeu numa escrita enrolada, onde todo o desfecho perdeu totalmente a graça! Facilmente da pra reduzir esse livro pra umas 200 páginas!

Se vc curte um thriller de respeito esse livro deixa muito a desejar! Não recomendo!
Mari 23/06/2021minha estante
O livro poderia ao menos ter metade do número de páginas, né? Já ajudaria um pouco, hehe! Realmente, é incrível como tem notas tão altas aqui e no Goodreads tb... além dos prêmios, olha, difícil entender!

Bruna.Claro 23/06/2021minha estante
Nossa, se tivesse metade das páginas já salvaria o livro! Começando por aqueles diálogos com a mãe que são altamente desnecessários e chatos hahahaha

Marjorie Luiza 06/07/2021minha estante
Finalmente alguém que também não gostou! Nunca vou entender o motivo desse livro ser tão aclamado. E essa enrolação toda é algo típico desse autor, eu li "o desaparecimento de stephanie mailer" e é do mesmo jeitinho. Joel Dicker NUNCA MAIS! uahauha

Nica 11/07/2021

Esse livro foi uma decepção tão grande que eu nem sei como explicar. São mais de 500 páginas de enrolação, com fatos aleatórios que não contribuíram pra história, muitas partes repetitivas e com o mínimo de desenvolvimento.

Mas o pior foi romantização do relacionamento entre um homem adulto e uma adolescente de 15 anos. Eu senti nojo lendo esses trechos e mais nojo ainda com a reação dos personagens em relação a isso, lidando com uma naturalidade absurda.

Por falar nos personagens, são horríveis. Extremamente caricatos, principalmente as mulheres. Os diálogos desse livro são muito artificiais e superficiais, mas nada supera o descaso com que foi tratado as personagens femininas, que eram retratadas sempre como fúteis e afetadas.

E o final foi uma bagunça. O autor quis impressionar com a quantidade de reviravoltas, mas elas foram descabidas e eu não consegui sentir surpresa, porque nessa hora eu só queria acabar o livro.

Resumindo, tem uma péssima construção e um final sem muito impacto.
Isa 11/07/2021minha estante
Pulei algumas páginas porque parecia muita enrolação, mas gostei no final

Nica 11/07/2021minha estante
Eu achei o final bom, mas já tava angustiada com tudo nesse livro. Só consegui sentir alívio quando terminei