The Hero of Ages

The Hero of Ages Brandon Sanderson

Resenhas - O Herói das Eras

joao 17/03/2024

O final da trilogia é fantástico, a raiva que eu passei com algumas decisões do autor demonstram que o livro tem uma capacidade de fazer o leitor se importar e até se doer pelos personagens, tudo tem um contexto legal. Mas o momento em que o autor mais brilhou foi o desenvolvimento das religiões do Sazed, elas foram trabalhadas de uma forma maravilhosa.

Pjmluvx 15/03/2024

Não tão bom quanto eu gostaria
No geral eu gostei muito da série, mas esse livro foi uma desgraça pra ler. Não que ele seja ruim per se, mas o Brandon se alongou demaaaaaais em coisas que não devia: flashbacks inúteis, notas de capítulo muito longas só de info-dumping, repetição dos mesmos acontecimentos ou explicações desnecessárias sobre metais. Eu acredito muito que ele encheu linguiça só pra dar as 700 págs.

E até o momento foi o livro mais mórmon que eu já li, superando ate mesmo crepúsculo (não da pra acreditar,eu sei). Ele fez questão de eliminar, com ênfase nesse livro, qualquer traço adulto ou amadurecido dos personagens. O romance da Vin com o Eland é muito mais uma relação de parceria de negócios casta, e tem momentos hilariantes dos Kandras, aka monstros cachorro das sombras, eliminando as próprias genitais dos corpos falsos pq?? Pq o Brandon é mórmon. Mas n tá só nisso não, todo o negócio de estocar alimento pro fim do mundo, anjos brilhantes voando, até mesmo toda a discussão filosófica do Sazed sobre a ?única religião verdadeira? veio totalmente da religião do autor. Não que seja ruim, mas isso faz vc ver a história de um jeito novo.

Tive dificuldade com os múltiplos povs, até pq nunca me importei com o Fantasma ou com o Sazed, e esse livro tem overdose deles até a última página. E fora que essa série praticamente não tem personagens femininas e as que tem são bem fraquinhas e feitas só pra par romântico. A vin é obviamente ótima pelo fator protagonismo mas só, queria ter visto muito mais dela.

Assim, é um livro muito bem escrito, complexo, com vários elementos legais, mas peca muito pelo excesso e te cansa, é um fechamento de trilogia bem morno.

Regiane 14/03/2024

Um excelente encerramento.
Brandon Sanderson se mostrou pra mim como um autor muito inteligente, neste último volume ele amarra pontas soltas e traz a tona coisas que estiveram visíveis o tempo todo, e que eu não tinha conseguido prever. Seus personagens são marcantes e tem desfechos que correspondem a suas identidades. Pra quem gosta de batalhas e estratégias de guerra esse livro é um prato cheio. Enfim, um final triste, mas feliz e magnífico para essa série tão especial.

eupredo 04/03/2024

Vou aproveitar para comentar a trilogia inteira pelo simples fato de que acho difícil avaliar cada obra individualmente. A construção de mundo do Brandon te faz ir e voltar a todo momento em cada trecho lido desde O Império Final, sendo tudo primorosamente amarrado e instigante ao longo da leitura. A construção do mundo e do sistema mágico é magnética, os personagens cativantes e a escrita imersiva. Toda a estética desenvolvida a partir da concepção de Luthadel, da temática de insurgencia rebelde e do debate em cima de sistemas religiosos enriquecem a história de uma maneira quase inexplicável.

Acho válido salientar algumas ressalvas quanto à dificuldade que o Brandon tem de desenvolver romances sensíveis com naturalidade, e quanto a algumas coincidências de roteiro que beiram o Deus Ex Machina. Mas não se pode ter tudo no mundo! (ou seria tudo culpa de ruína?)

Fato é, Mistborn entrou como uma das melhores experiências que tive com ficção fantástica e certamente vai servir como uma grande régua para minhas futuras leitura, ao lado de nomes como O Nome do Vento e Senhor dos anéis.

Termino essa resenha órfão dos personagens e cativado com o fim da narrativa, que apesar de cliché, foi suficiente para me proporcionar um fim de leitura com "quentinho no peito".

clara 01/03/2024

Que final maravilhoso
Realmente não é um final esperado, de forma alguma, porém não é nem um pouco decepcionante. É lindo da sua forma, realmente finaliza a trilogia e te deixa em estado de choque.
Não tenho palavras pra descrever como eu me senti lendo esse livro. Fiquei arrepiada (literalmente) ao longo de que o plot ia se alinhando e eu ia entendendo pra onde tudo estava indo.
Simplesmente incrível, mais uma obra de arte do autor.
asgardianah 02/03/2024minha estante
parabéns amor

Letícia Machado Tadeu Da Silva 28/02/2024

O que dizer? Perfeito.?
O livro que fecha a primeira era de mistborn, e como eu amei saborear esse livro, que perfeição, uma leitura maravilhosa, que me pegou do início ao fim; minha cabeça explodiu com as revelações, e com tudo que foi desenvolvido nesse livro. Chorei demais, e pude ver o crescimento de cada personagem, e como ele foi cuidadoso com tudo, caramba o cara escreve muito. E trama bora trazer TODOS os livros desse cara, porque e sensacional as histórias que ele cria. É isso, eu amei, amei e amei .
Kaique102 29/02/2024minha estante
Que final incrível, né?! Tô na expectativa que o Sanderson adapte esta trilogia, só para assistir este final

Letícia Machado Tadeu Da Silva 04/03/2024minha estante
Aí seria um sonho ver essa trilogia nas telas de cinema?

Lucas @_olucascosta 19/02/2024

OBRA DE ARTE!!!
Não tem como não se apaixonar por essa finalização de trilogia!!! Não tem como não favoritar e panfletar por aí, porque não tem como não querer que todo mundo leia este livro!!

Brandon Sanderson passeia por tudo o que um
Bom autor de fantasia deveria fazer em suas obras, e faz isso com maestria e total domínio de quem está lendo. Tu és apresentade aos lugares e às informações e tudo vai se encaixando, e quando tu vês, PLAU: tá aí o Herói das Eras!!!

Fiquei MUITO FELIZ de ter adivinhado quem era desde ali do meio da história (a minha redenção depois do susto que eu levei por ter perdido a dica sobre a troca do OreSeur pelo TenSoon lá em 9% de O Poço da Ascensão)

Os ganchos pro resto de Mistborn e pra toda a Cosmere (Hoyd!!!) são sensacionais!!! Mal posso esperar para ler tudooooo

Eu mal comecei e já digo: leiam esta e todas as histórias da Cosmere!!!

Milyca 14/02/2024

EU TÔ SEM REAÇÃO
Simplesmente a melhor fantasia que eu já li na minha vida!!!! Não tenho nem palavras para descrever. Nem imaginava o final, explodiu minha cabeça!!!

Vinícius 06/02/2024

Como final entregou tudo que se esperava: (muitas) respostas, resoluções dramáticas e um fim mais do que adequado. Mas senti que faltou algo pra eu amar de verdade esse livro, e acho que em parte foi porque até a metade ele não tinha cara de último volume. Além disso, enquanto foi bom ter mais de personagens como TenSoon e Fantasma, senti que outros como Brisa, Ham e Allrianne foram deixados bastante de lado.

Mesmo em Vin e Elend eu senti um pouco de perda de protagonismo, mesmo que no fim das contas de certa forma tenha se resumido a eles (e Sazed, que teve um arco repetitivo em certas partes, mas uma conclusão lindíssima pra aquele que é talvez o melhor personagem da trilogia).

Enfim, mesmo não achando um livro no mesmo nível do segundo volume, eu realmente adorei a conclusão que o Sanderson trouxe aqui, amarrando absolutamente tudo e até deixando algumas pontinhas que certamente serão respondidas ou exploradas na próxima Era. Não é minha obra favorita dele (gostei bem mais de Elantris e Stormlight Archive), mas entendo porque é talvez a mais amada pelos fãs. Vou sentir muita saudade desses personagens!

Cecisribeiro 05/02/2024

Minha alma está mudada
Que trilogia incrível, que final inteligente - apesar de muito doído - uma escrita impecável que elevou os padrões de fantasia e desenvolvimento de enredo para um nível muito superior, diria até quase impossíveis de outro autor bater. Cai de cabeça no mundo do Brandon Sanderson e foi a melhor coisa da minha vida. Arte pura, que toca a alma de maneiras que nem sabia serem possíveis, muito emocionante.

Lais666 01/02/2024

Sensacional e muito bem escrito.
A trajetória até esse terceiro e último livro da primeira saga foram incrivelmente imersivos e cheios de reviravoltas e revelações.
Demorei para começar a ler e me arrependo muito, é uma das melhores fantasias que já li e estou super fã do escritor agora.
Mal posso esperar para começar a segunda saga desse universo enorme e intrincado de Mistborn.
Se te falta uma palavra de incentivo fica aqui o meu: comece, leia, não vai se arrepender.

Sazed eu te amo, melhor personagem.

"Percebe o poder que tenho, a destruição que represento? Sou as montanhas que esmagam. Sou as ondas que avassalam. Sou as tempestades que estilhaçam. Sou o fim."

thalesnunes 31/01/2024

Tem nem o que falar
Simplesmente brilhante. Final excepcional, escrita maravilhosa, como eu amo essa saga mds do céu!!!!

PaulaHaru 29/01/2024

Estou simplesmente extasiada... Sem palavras...

A construção dessa trilogia foi incrivelmente bem trabalhada, se tem pontas soltas eu não sei e nem quero saber hahahah mas achei toda construção muito bem feita! Muito bem amarrada!

Eu amei todos os personagens e chorei horrores no final hahahaha

Os três livros são perfeitos! Acho que de tudo que li desde que voltei aos meus hábitos de leitura, esses foram os melhores livros que já li e que me encantaram demais!
Tem meu coração!!!

Brandon Sanderson é foda e irei ler até lista de mercado dele daqui em diante! Hahahaha

Enzo.Xavier 24/01/2024

Perfeito
O que falar do final dessa trilogia fod*? O autor soube mesmo juntar todas as peças aqui nessa conclusão, até mesmo o que você nem lembrava ele joga na tua cara "toma ai ó".

E os personagens? Que construção meus amigos, que construção. Vamos bater palmas aqui para os plots do Fantasma e Sazed (sendo esse último aqui o meu preferido), o bichin sofre demais e teve um final merecido pra caramba.

A trupe do Kelsier teve um desenvolvimento bem legal também, fizeram seus respectivos trabalhos bem feitos.

Vin e Elend... Tem nem o que falar desses dois, são incríveis. O final dos dois... Olha, o autor aqui tem coragem.

E vou deixar aqui palmas para o cachorrao mais fd da trilogia! Que personagem...

Eu não sabia de jeito nenhum como esse livro iria acabar, o mundo literalmente caindo aos pedaços. Tu fica desesperado, ficava imaginando várias coisas.

No fim, o final foi maravilhoso, triste, mas maravilhoso.