The Hero of Ages

The Hero of Ages Brandon Sanderson

Resenhas - O Herói das Eras

clara.acalegari 04/02/2024minha estante
Os kandras não se mataram, só temporariamente pro ruína não conseguir controlar eles. E o Marsh continua vivo, a vin virou preservação segundos antes de matar ele

Luu 17/01/2024

Que final foi esse estou passada chocada em choque e tentando digerir oq que foi isso tudo que rolou

Leozinho! 16/01/2024

Fechando com chave de ouro
Esse livro desde o início estava ótimo, devorei ele em busca das respostas para as perguntas que os dois anteriores tinham estabelecido e fiquei feliz ao encontrar elas. Eu já esperava pelo final, pois logicamente é o último livro. Mas eu não estava preparado, não mesmo. Literalmente chorei com o desenrolar dessa conclusão que eu não conseguiria imaginar cenário melhor. No início da série eu não estava dando muito pra ela, mas agora vou levar esses personagens pra sempre no coração. Adeus, bando do sobrevivente

Débora 15/01/2024

Processando?
Terminei esse ontem mas precisei de um tempo pra digerir tudo antes de falar alguma coisa. A princípio a sensação foi de choque e incredulidade com o final, para mim não teria outra pessoa para ser o herói além de Vin, a história foi construída com foco no arco dela, então ver o SAZED sendo o herói no final de tudo me deixou com uma sensação estranha. Num segundo momento, quando pensei com mais calma as coisas começaram a se encaixar, quem mais saberia reconstruir o mundo se não aquele que guarda o conhecimento? Vin e Elend tiveram seus papéis, que aliás foram tão importantes quanto o do herói pois sem eles SAZED nunca teria realmente conseguido tomar o poder, e vê-los morrer me deixou triste mas também com a sensação de que era assim que deveria ser. O fantasma sendo aquele que guiaria a humanidade me surpreendeu, mas acho que uma forma positiva. No final fiquei com a incógnita de kelsier afinal ser um herói ou um vilão manipulado por ruína? Outra coisa que gostaria de ter visto é como kelsier e sazed se conheceram, tudo que sabemos do SAZED foi a partir de quanto ele foi introduzido na história através de kelsier e nada mais. Por fim a sensação que fica é agridoce, um final que eu não esperava mas que parece que é assim que deveria ser. Trilogia muito bem escrita e genial até, brandon sanderson merece a fama que tem. Dei 4,5 estrelas pois em alguma partes achei um pouco arrastado, mas numa avaliação geral: trilogia 10/10. E por último, na minha opinião, SAZED pode ter levado o grande título de herói(que foi justo) mas Vin e Elend e até mesmo fantasma e teenson foram tão heróis quanto!!!!

marevds 14/01/2024

INCRÍVEL
Esse livro e essa trilogia foi simplesmente incrível, me apaixonei pela escrita do Brandon e não consegui parar de ler. Tenho certeza que agora vou sentir saudades de passar muita raiva com esses livros kkkkkk
E...nossa, não consigo parar de pensar nos acontecimentos e como eu não percebi certos detalhes, que, MEU DEUS, esse final... eu to maravilhada!

Júlia 06/01/2024

Se eu tinha alguma crítica em relação a história, deixarei de lado pois o final foi parcialmente agridoce e grandioso e até que feliz e me deixou feliz e saudosista pelos personagens

Natan.Dourado 03/01/2024

Uma conclusão verdadeiramente épica
Escrevo primeiro a resenha do último livro, mas depois vou escrever dos outros dois dessa Primeira Era.
Eu gostei de cada segundo, apesar de alguns momentos meio confusos. No fim, tudo se justificou e o que antes não estava claro o suficiente foi ficando evidente.
Essa trilogia teve um dos melhores desenvolvimentos (se não o melhor, sinceramente) de personagens que eu já conheci. Todos têm suas motivações, todos têm seus demônios e isso é explorado lindamente em várias páginas.
As cenas de ação são de tirar o fôlego e eu me peguei em vários momentos esquecendo de respirar, sério.

Sobre este último livro, ele realmente preencheu as lacunas que os livros anteriores haviam deixado. Foi uma conclusão maravilhosa e, apesar das pistas que o Brandon deixou anteriormente, fiquei muito surpreso com o desfecho. Não tenho muito mais o que falar, simplesmente amei cada segundo e vou levar para a minha vida essa história.
Um agradecimento ao BRKsEDU, pois foi ele que recomendou a leitura em um vídeo dele.

Heloisa.Alexandre 31/12/2023

Um soco na minha cara e no meu coração
°? O Herói da Eras é o livro que fecha a Primeira Era de Mistborn e cara, não sei descrever as sensações lendo esse livro e essa trilogia no geral. Foi tudo tão épico, tão brutal e tão emocionante.

°?° Brandon Sanderson sabe criar tramas como ninguém com personagens cinzentos com motivações, história e características marcantes, com universo rico em mitologia, cultura e ambientação de respeito.

?°? Esse livro abandonei ele em 2021 por ressaca literária e só voltei a ler agora no final de 2023 e mesmo assim, os acontecimentos estavam frescos na minha cabeça de tão marcante que foi.

°?° Brandon Sanderson é um nome de peso e não é atoa, eu amei esse livro, eu amei esses personagens e eu amei essa história. OBS: Vin é umas das minhas personagens favoritas da vida! Ela é ÉPICA!

fabianasouzaon 30/12/2023

O livro épico do fim de uma trilogia avassaladora!
Apocalipse, êxodo e gênesis. Puro e simples!
O assombro é inenarrável!!!
?A vida de uma pessoa é mais do que o caos de sua passagem.? ? Vin ???

maluizzag 26/12/2023

Mistborn- O Herói das Eras
Eu tô completamente abismada com esse final,
eu não consigo imaginar amar uma trilogia mais do que essa. Eu não imaginaria NUNCA o real final desse livro, apesar de que o Brandon Sanderson deixou pistas durante os 3 livros.
O mais incrível disso tudo foi ver o fechamento de cada mini buraco deixado pra trás antes, foi uma trilogia extremamente inteligente em diversos aspectos.
Eu ainda preferi o primeiro livro pela forma como ele foi conduzido, esse terceiro livro acabou me deixando confusa em algumas partes, apesar de que agora eu entendo exatamente a razão de cada criatura desse mundo.
Enfim, eu com certeza vou levar esse livro pro meu coração ele conseguiu superar muito o segundo e, agora, eu não sei mais como eu vou viver sem esses personagens.

AnoukBu 26/12/2023

O fim de uma era
Nem acredito que terminei Mistborn, foi uma vida esses três livros todos incríveis.
Fiquei obcecada por esse mundo pela Vin pelo Elend pelos membros do bando do Kelsier e é claro por essa história cheia de emoção.
Nesse a gente vê os personagens todos com seus problemas internos em sua cabeça, todos com seus questionamentos, mas o que mais foi interessante de acompanhar foi do nosso erudito Sazed que estava em uma crise existencial sobre o que era fé, sobre se tinha realmente algo olhando por eles, qual a religião que comprovava tudo isso? Vemos ele muito mais deprimido consigo.
Todos os personagens e sim todos mesmos até os secundários tem o seu desenvolvimento, se você pegar o Elend do primeiro livro para esse Elend do terceiro são pessoas completamente diferentes, é um homem que teve que se adaptar ao mundo e aos compromissos que tomou para si, a Vin também teve uma mudança muito grande, aqui ela já está mais em paz com sigo mesma e é lindo de mais ver essa construção de personagens. O amor deles transcende tudo que conhecemos é uma confiança e paixão tão genuína... Nunca vi algo tão belo quanto isso.
Temos um grande aprofundamento das criaturas que o senhor soberano criou como os Koloss e os Kandras me apeguei ao Ten Soon meu kandrinha favorito kkkkkk.
E o final... Estou sem palavras, acho que nunca vi um desfecho tão poético como foi, tão triste e ao mesmo tempo épico. Foi o desfecho perfeito para uma era tão depravada de sofrimentos, cinzas, trevas, um mundo em conflito. Estou em paz com o final. E quero ler a segunda era, só vou dar uma pausa e ler outros do Brandon o meu mais novo autor favorito.
Quero destacar aqui que esses três livros foram os melhores que já li em minha vida.

betinað­ðð« 18/12/2023

Ótimo desfecho
Achei a conclusão da trilogia incrível, e além de ser um livro que conclui a história ele também conclui personagens.
O desenvolvimento das personagens nesse livro foi simplesmente perfeito, você vê que o Brandon não colocou nenhuma pessoa nessa obra sem ter um propósito futuro, ele é simplesmente genial.
Saí apaixonada pelo Fantasma, e como sempre, de joelhos pela Vin (eu só ACHO que ela deveria ter se casado comigo).
E a trajetória do Sazed foi simplesmente incrível, nunca que durante o primeiro livro eu ia imaginar essa evolução toda dele.
Vou sentir saudades.

MaitA.CorrAa 17/12/2023

Excelente
Finalmente a jornada chega ao fim, ainda fico com a sensação que é mais moroso que o necessário.
Algumas passagens não fazem muito sentido, porque acho que não são nem finalizadas, bem explicadas, mas acredito que seja justamente porque algumas coisas precisam ficar subentendidas para que sejamos surpreendidos.
Comentei no livro anterior o que aconteceria com Sazed, então o sentimento não foi de surpresa, mas de satisfação por estar certa (arianos).
O final é extremamente filósofico!

Nenhuma religião estava totalmente certa, mas todos guardavam verdades!