Os Espiões

Os Espiões Luis Fernando Verissimo

Resenhas - Os Espiões

igsuehtam 11/05/2021

Ariadne?!?
O livro é baseado na história de Ariadne e Teseu. Não conhecia, e achei muito interessante. O livro segue uma linha bem interessante.

Gostei muito. Li rápido demais. Gostaria de saber mais detalhes, de ver mais os personagens.

Mas o final é um pouco... kkkkkk dá uma certa decepção. Eu esperava mais.

Ravis 10/05/2021

eu gostei nuito do livro
escolhi pra um trabalho da escola, e olha... valeu a pena
super recomendo. nao é aqueles liros que tem um final tipo "e viveram felizes para sempe"
é nacional, se passa no Brasil e é meio que de detetive (eles nao sao profissionais, naminha opiniao sao fofoqueiros curiosos)
enfim, leia

Sander.Garcia 17/04/2021

Humor com certo suspense
Não conhecia as obras de Luís Fernando Verissimo. Está foi a primeira.
Embora não tenha despertado nada de especial em mim, gostei da leitura.
Fiquei surpreso com as revelações acerca da autoria dos textos de Ariane, que virou um amor quase impossível para o personagem principal.
Talvez eu não releia. Mas está registrado.

Phill 09/12/2020

Divertido
Leitura rápida, divertida, boa pra passar o tempo. Mas nao crie grandes expectativas. A premissa parece maravilhosa, mas, pra quem já conhece o estilo do autor, a narrativa se mantém nessa linha e o tão aguardado final pouco surpreende, além de soar deliberadamente rápido e curto.
Mas é um bom livro, afinal.

Lucca 09/12/2020

Os espiões
Primeiro livro nacional (pretendo ler mais). A história me surpreendeu bastante e tem um final bem curioso.

Raquel Fernanda 14/11/2020

Leitura extremamente divertida!!
Achei uma leitura mutio agradável. Dei muitas risadas com esta história. Na minha opinião tem um humor sutil e muito inteligente. Vale a pena se envolver nessa história.

joao 14/08/2020

Que livro massa. As ocupações do dia a dia me fizeram demorar uns dias pra ler mesmo sendo curtinho, mas sempre me pegava cogitando o final do mistério, o final do labirinto de Ariadne.

Sara @desanuvie 04/07/2020

Um livro que se vai facilmente em um dia, uma trama que me agarrou pela alma e adentrou em minha mente de uma forma hipnotizante. Verissimo foi perfeito, me fez duvidar e logo em seguida acreditar para que depois me surpreendesse no final. E que final!
Essa Ariadne às avessas me conduziu para dentro de seu labirinto e me guiou por ele como bem quis, me prendeu, usou, sugou, tirou meu sono e dominou meus pensamentos. Letra a letra como uma linha de uma trama bem tecida, o fio que me serviu de guia foi meu algoz para ser a salvação, para ser esse clímax com desfecho que dispensa palavras mas que mesmo assim insisto em escrever.

Paizinha 17/04/2020

Não sei por que esse livro é classificado como romance. Para mim, é um conto. Mais extenso que um conto convencional, mas um conto.

É simples, desenvolve-se em um curto espaço de tempo, o fim ocorre pouco tempo depois do clímax, não havendo uma continuidade da narrativa, para que se possa acompanhar as consequências da resolução do conflito - o que pode deixar a impressão de um final abrupto, como se o autor tivesse tido uma dor de barriga e, por isso, tivesse terminado logo o livro "para poder se aliviar", como foi comentado por Lígia, em uma das resenhas aqui no Skoob... Hehe

Mas, para além disso, conto ou romance, a classificação é menos importante que o prazer de acompanhar o desenrolar de mais essa obra bem humorada de Veríssimo, que nos conta a história de um funcionário de uma pequena editora, e de Ariadne, com quem aquele se envolve, deixando-se levar pelos relatos que ela lhe envia para serem futuramente reunidos e publicados, por acreditar tratar-se de uma versão moderna do mito grego no qual Ariadne ajuda Teseu a sair do labirinto.

Cibele 25/03/2020

Legalzinho
Leve, divertido, enfim legalzinho.

Vic 10/05/2019

Legal
Livro legal, de fácil leitura. Um romance com algumas quebras de expectativas. Mas nem de longe é uma das melhores obras de Veríssimo. Porém vale a pena a leitura! :)

Rafa 22/01/2019

Os Espiões
Verissimo é genial em todos os sentidos da palavra, elaborando uma trama repleta de mistério, sem deixar o bom humor de lado, recriando de forma magistral uma alegoria da mitologia antiga.

O personagem principal de toda aventura é um funcionário de uma pequena editora, do qual é surpreendido com um envelope branco, dentro às primeiras páginas de um livro.

Esse mesmo livro que o funcionário recebeu, é uma confissão escrita por uma tal de Ariadne, envolta em um manto de mistério, é a partir daí que começa toda uma aventura em busca de respostas.

Luis Fernando Verissimo construiu um mistério divertido, com personagens marcantes e caricatos. A evolução é gradativa e fluída, ganhando forma aos poucos, deixando o leitor agarrado logo nos primeiros capítulos.

O funcionário da editora, reúne seus melhores amigos de barra para fazer uma verdadeira investigação e descobrir quem é essa tal de Ariadne, saber os seus reais motivos em querer publicar um livro tão comprometedor.

Vale a pena? Com toda certeza! Essa obra vai garantir boas risadas e uma dose generosa de muito mistério e aventura.

Alê | @alexandrejjr 18/09/2018

Um Verissimo tranquilo

Não adianta. Luis Fernando Verissimo é um mestre da nossa literatura, porém é, assim como a lenda Rubem Braga, craque de uma só jogada: a crônica.

Não que isso o torne menor. Aliás, o contrário disso. Dominar um estilo com tanta maestria é possível apenas àqueles acima da média. E ele é um. Mas, como todo grande escritor, às vezes são necessários desafios. E é assim que vejo a investida de Verissimo em seu sexto romance intitulado "Os espiões". Me pareceu uma grande crônica do autor, em que é possível degustar todos os ingredientes de seu estilo: a ironia, a metalinguagem e, nesse caso específico, seu amor declarado aos romances policiais.

Infelizmente, a engenhosa escrita de Verissimo não salva este romance gostoso de ler, mas que possui um final frustrante que acaba deixando o leitor sem amparo ao chegar na última página.

Verissimo está tranquilo, continuará sua bela história literária. E nós também, pois sabemos que a perfeição é inatingível e que frustrações são necessárias. Pelo menos agora sei que até o Verissimo erra.
Carolina.Gomes 16/05/2021minha estante
Concordo!! Me decepcionei um pouco.

Alê | @alexandrejjr 17/05/2021minha estante
É bom porque é Verissimo, né, Carolina, mas prefiro as crônicas. ?

Jan 17/07/2022minha estante
Concordo! Esperei o cronista e me deparei com uma tentativa de romancista.

Alessandra.Rodrigues 04/07/2018

Não curti
Achei chatinho e cansativo. Tentarei outros do Veríssimo.

Inês Montenegro 27/05/2018

"Quando o editor de uma vanity recebe o primeiro capítulo de uma obra que, apesar dos erros ortográficos, lhe despoleta o interesse numa vida que tem como falhada, é despoletado também o enredo. Segue-se um mistério policial em povoação pequena, onde a investigação é levada a cabo por um grupo de homens estarolas, fazendo uso tanto dos capítulos que vão chegando quanto das informações que vão conseguindo in loco. Estas informações chegam ao narrador, o editor, por vias de terceiros, estando portanto limitadas tanto à visão desses terceiros, como são depois moldadas à livre interpretação feita pelo narrador, que se vê como o herói salvador de uma pura donzela romanesca. (...)"

Opinião completa em:

site: https://booktalesblog.wordpress.com/2018/05/27/os-espioes-luis-fernando-verissimo/