Os Espiões

Os Espiões Luis Fernando Verissimo

Resenhas - Os Espiões

sevenseanas 27/03/2018

Memorável!
Leitura fluída e envolvente, diante de um romance encantador, que esplendidamente compõe a trama na medida certa.

Gilson.Cavalcanti 27/03/2018minha estante
Hehehe. Pois é Ana. Sofrido... O duro é que o Veríssimo tem muito crédito no meu coração (mas esse livro gastou alguns). ?

Thalita R. 19/06/2017

Li o começo empolgadíssima depois foi ficando meio morno (ou foi a minha ressaca literária) que me fez abandonar o livro. Após algumas tentativas retomei a leitura e não me arrependo!!
A história é divertidíssima e curtinha pois o espaçamento e as letras são grandes. O único motivo de não ter sido 5 estrelas foi o final. Coitado.

Vinícius Ferrari 04/05/2017

Um misto de bom humor, boas doses de melancolia e poéticas muito bem colocadas. O leitor vai ser envolto num ambiente verossímil em aparência, porém essencialmente absurdo e enfadonho, com personagens memoráveis, ora desprezíveis, ora risíveis, ora totalmente identificáveis - destaque para a ambientação da cidade de Frondosa, um lugarejo diferente de tudo que se pode imaginar, quase que hostil, estereotipando cidades do interior.
A estrutura narrativa é ótima, sendo uma leitura leve e prazerosa, porém, pecando no final apressado em demasia, com uma conclusão que, tendo em vista o desenrolar da história, é sem peso e pode-se dizer: propositalmente decepcionante.

Danilo Moreira 18/01/2017

Ótimo!
Curti muito! Trama que te prende do começo ao fim. Personagens apaixonantes. O final então: eu pelo menos não esperava aquele desfecho. Recomendo!

Suliany 03/01/2017

Irreverente
Gosto muito do Veríssimo!!!
O protagonista que trabalha em uma editora, recebe diariamente originais para analisar, se podem ser publicados. Em uma dessas recebe um, com uma história de um suposto suicídio da própria protagonista Ariadne.

Envolvido pela história, passa a contá-la a seus amigos que também, se envolvem e passam a ajudá-lo em uma empreitada para descobrir o motivo e tentas salvá-la de sua decisão.

O livro é envolvente, humorado e transcorre levemente.
Infelizmente, como a maioria há de concordar, o final deixou a desejar, fraco.

Jamile.Faustino 03/09/2016

DECEPCIONANTE!
Amo LFV!
O livro é envolvente, faz você querer ler cada vez mais, terminar ele rapidamente!!
O mistério não suga só os bohemios, suga você também.
POREM...
O final parece q o Luis deixou para outra pessoa escrever, ou, como li em outra resenha abaixo, parece que ele tava sem tempo e entregou de qualquer jeito pra editora.
Não sei realmente oque ele quis fazer...Não sei se foi uma brincadeira, ou uma tentativa (PÍFIA) de um final surpreendente .
Enfim, as 3 estrelas ficam por conta da genialidade já comprovada em outras obras do LFV e de como "Os espiões" te prende no mistério. Tinha tudo pra ser PADRÃO 5 ESTRELAS, mas o final é Totalmente broxante!

Israel145 26/06/2015

“Os espiões” é um inusitado romance de Luís Fernando Veríssmo, publicado lá pelos idos de 2009, portanto, relativamente recente. Com seu bom humor costumeiro, o autor nos leva ao mundo da espionagem, mas com aquele seu jeito gostoso de contar história: permeando de humor a trama e construindo suas personagens tipicamente brasileiras. A trama, aliás, começa com uma frase que se encaixaria perfeitamente na filosofia de boteco: “formei-me em letras e na bebida busco esquecer.” Quer algo mais brasileiro do que isso?
A trama se forma a partir da imaginação do protagonista, que trabalha como “olheiro” de uma editora filtrando os livros “publicáveis”. Nesse ínterim, ele se depara com um manuscrito que chama sua atenção. Um capítulo de livro que é mais do que um livro ou uma carta, e sim, um pedido de socorro.
Por conta de sua imaginação e imerso numa embriaguez literária, o protagonista recruta a turma do boteco (seu exército de espiões) e ingressam rumo a Frondosa, pequena cidade de onde a suposta autora, Ariadne, mora, aprisionada numa rede de mentiras.
As referências estão todas lá, explícitas de uma maneira que se poderia encontrar tanto num livro de Nelson Rodrigues, Graham Greene, Raymond Chandler ou Dashiell Hamett, mas claro. Só o Veríssimo para conseguir tal proeza.
Leitura leve, divertidíssima, recomendada para alavancar o humor e soltar algumas gargalhadas.

Ana Sofia 22/04/2015

Frustrante!
Divertido e empolgante, é daqueles livros que dá vontade de ler de uma só vez pra descobrir o que aconteceu com os personagens! Mas justamente no ultimo capítulo que a leitura desandou... Até agora eu me pergunto "o que deu em Verissimo pra escrever esse final?".

Luiz Henrique 18/02/2015

Os Espíões
Após receber uma carta com o começo de uma história de um possível suicídio, o personagem principal, funcionário de uma editora, decide investigar a verdade com um grupo de colegas do bar. Partem de Porto Alegre para Frondosa para salvar Ariadne (a escritora da história).

Narrado em primeira pessoa, o livro traz aspectos cômicos a começar pela capa. O desenrolar da história te deixa pensando se o mistério é verdadeiro ou se não passa de uma confusão. No meu caso eu pendi para o lado certo desde o começo, inclusive uma passagem do livro acaba entregando-o.

Apesar do final trágico não achei ele ruim como muitos disseram. Esse é o tipo de história que cairia melhor com o final feliz (Convergente é trágico mas o final se encaixou perfeitamente). Um ponto negativo foi a revelação repentina da verdade.

Quanto à capa gostei muito, achei bem pertinente para a história.

"Formei-me em Letras e na bebida procuro esquecer."

arthurrehder 23/09/2014

Luis Fernando Veríssimo é o autor que eu mais admiro. Sou fã dele. Mas lendo esse livro em questão percebi que sou mais fã de suas crônicas que de seus romances. Não que seja um livro ruim, longe disso. É um livro muito bom. Mas não tem muita profundidade. É um livro água com açúcar. É um ótimo livro para certas ocasiões em que a leitura serve apenas para distração, esvaziar a mente etc. No entanto, não é meu tipo de livro preferido neste momento.

O protagonista, cujo nome não é mencionado no decorrer do livro - algo que só percebi quando estava escrevendo essa resenha - é formado em Letras, trabalha como editor na pequena editora de um ex-colega dos tempos de colégio, é casado, mora na capital do Rio Grande do Sul, tem um filho, mas sua maior companhia em casa é o cachorro Black. Passa a maior parte do tempo no bar do Espanhol, com seu amigo Dubin e outras figuras características de todo boteco.

O grupo gradativamente se transforma em espiões, pois acabam tendo que ir a Formosa para verificar a situação. Até mesmo codinomes são adotados. Dubin, o primeiro a viajar para a pequena cidade, vira Nick Stradivarius. O protagonista vira Agomar Peniche. Até o autor que cobrava direitos autorais da editora vira um membro do grupo e acompanha a peripécia para encontrar Ariadne, a jovem moça escritora.

O livro é curtinho (142 páginas); o final é algo que eu jamais esperaria do L. F. Veríssimo. Mas o melhor de tudo é a capa. SENSACIONAL! Definiu bem o espírito do autor e do livro. Sem falar que eu o li em uma noite!

site: livrofagia.blogspot.com.br

Karina 15/09/2014

Resenha: Os Espiões
Autor: Luis Fernando Veríssimo
Editora: Alfaguara
Páginas: 144

Sinopse:
Luis Fernando Verissimo, um dos maiores escritores do país e mestre da literatura de humor, constrói, neste livro, uma alegoria híbrida de mitologia, humor e mistério.
Ainda se curando da ressaca do final de semana, na manhã de uma terça-feira, o funcionário de uma pequena editora recebe um envelope branco, endereçado com letras de mãos trêmulas. Dentro, as primeiras páginas de um livro de confissões escrito por uma certa Ariadne, que promete contar sua história com um amante secreto e depois se suicidar. Atormentado por sonhos românticos, esse boêmio frustrado com seu casamento, e infeliz no trabalho, decide tomar uma atitude: descobrir quem é Ariadne e, se possível, salvá-la da morte anunciada.

Na mitologia grega, ela ajuda Teseu a sair do labirinto. No entanto, Verissimo cria uma Ariadne ao contrário, que vai enfeitiçando o protagonista e seus amigos de bar, os deliciosos e risíveis espiões deste livro. Linha a linha, como um fio costurando a comédia ao drama cotidiano, o autor gaúcho constrói a teia de onde seus personagens talvez não escapem - um universo alegórico, diabolicamente engraçado e culto, que também captura o leitor até o final desse enigma.

OPINIÃO DELE:

Luis Fernando Veríssimo é o autor que eu mais admiro. Sou fã dele. Mas lendo esse livro em questão percebi que sou mais fã de suas crônicas que de seus romances. Não que seja um livro ruim, longe disso. É um livro muito bom. Mas não tem muita profundidade. É um livro água com açúcar. Um ótimo livro para certas ocasiões em que a leitura serve apenas para distração, esvaziar a mente etc. No entanto, não é meu tipo de livro preferido neste momento.

O protagonista, cujo nome não é mencionado no decorrer do livro - algo que só percebi quando estava escrevendo essa resenha - é formado em Letras, trabalha como editor na pequena editora de Marcito, um ex-colega dos tempos de colégio, é casado, mora na capital do Rio Grande do Sul, tem um filho, mas sua maior companhia em casa é o cachorro Black. Passa a maior parte do tempo no bar do Espanhol, com seu amigo Dubin e outras figuras características de todo boteco.

Escolhe os originais que possam ser editados de acordo com o humor e o tamanho da ressaca que está no dia. A maioria é rejeitada. Mas um dia chega um envelope que lhe prende a atenção. É um original escrito por uma jovem do interior do estado contando sobre sua história, marcada por um crime, um marido cruel e uma vida reservada. Ao comentar isso no bar, logo se forma um grupo interessado na história, e as investigações sobre a veracidade do texto começam. É quando começa uma paixão platônica do editor pela desconhecida autora.

site: http://livrofagia.blogspot.com.br/2014/09/resenha-os-espioes.html

Carol Minardi 18/02/2014

LFV traz uma história muito engraçada, bem ao seu estilo, com personagens bem construídos e leitura fluida.

Estava com este livro há anos e nunca o pegava, de fato, para ler... Como perdi tempo! O livro é pura diversão! Eu já conseguia me ver bebendo uma Polar no bar do Espanhol ou comendo uma polenta na Galetetia do Uruguaio...

Nati 16/12/2013

Desperte seu lado escritor e espião também!
Super recomendo a leitura do livros “Os Espiões” de Luiz Fernando Veríssimo!!!!!

O livro gira em torno de um suicídio, que pode acontecer ou não, tudo depende das cartas que chegam misteriosamente para um editor com páginas de um diário de confissão da suicida...

E aí, pronto para desvendar esse mistério?!
D
esperte seu lado escritor e espião você também!

Garanto que vale a pena!!!

Abraços.