Um conto de Natal

Um conto de Natal Charles Dickens

Resenhas - Um Conto de Natal

Richard O. Silva 10/09/2020

Bom livro
Um livro curto, porém, que traz reflexões sobre a importância de valorizarmos as pessoas pela seu caráter e não pela riqueza material, e que a felicidade esta nos detalhes. Leitura necessária em tempos de uma sociedade que se baseia a satisfação e realização pessoal, na busca de bens materiais.

Natasha 12/09/2020

Sensacional
Esse livro deveria ser leitura obrigatória para todos. A escrita do autor é fantástica, te carrega pelo texto de maneira divertida e fluida, mas também com toques de críticas sociais necessárias pelo meio. A história de Scrooge é linda, gostaria de poder presentear muitas pessoas com os fantasmas dos natais, pessoas que seriam muito mais felizes se descobrissem o que Scrooge descobriu naquele Natal. Espero que quando Dickens inventou o Natal, também tenha inventado os fantasmas e que eles andem por aí mostrando para as pessoas o verdadeiro significado dessa data.

BanjoCore 16/09/2020

O fantasma do natal do futuro do pretérito
Adorei conhecer esta obra, tão classica do Natal.

Tem gente que precisa de um chacoalhão destes, literalmente!

Juliana.LaCosta 27/09/2020

Uma bela lição
Um conto que nos passa uma bela lição, não só para essa data específica do ano. Corroborou o que sempre pensei sobre o que realmente tem valor e como devemos pautar nossa vida e nossas escolhas

Sérgio 29/09/2020

Merecido Clássico
Um livro para todas as idades. De uma leitura simples e cujas cenas se desenham em nossa mente sem necessidade de maiores esforços. A obra é boa demais para caber em tão poucas páginas, o que até recomenda releituras de tempos em tempos para manter viva a recordação de seus ensinamentos. O enredo resgata a essência do período natalino e nos mostra que, de tão efêmera, a vida merece ser gozada e compartilhada em sociedade para realmente ter algum propósito. Particularmente, recomendo a leitura e destaco que a obra pode servir como um pontapé para leitores que desejam ingressar na literatura de Charles Dickens com maior profundidade posteriormente.

Lilianefonz 04/10/2020

Um Conto de Natal
Histórias natalinas, como não gostar? Eu adoro, apesar disto ainda não havia lido este conto, talvez pelo fato de já ter visto diversas adaptações para tv. Os fantasmas de Scrooge e Os fantasmas contra Atacam, são os meus preferidos.

Milleny 07/10/2020

Me senti abraçada em meio a uma pandemia sem abraços
   "- Ha, Ha, Ha! - ria o sobrinho  de  Scrooge - Ha, Ha, Ha!
     Se você,  por um improvável acaso, souber de alguém cuja risada seja mais abençoada que a do sobrinho do Scrooge, só posso dizer que eu também gostaria de conhecer esse alguém. Apresente-me essa pessoa, e com ela farei amizade.
     É um acerto justo, equilibrado e nobre o fato de que,  ainda que doenças e pesares se disseminam, não há nada no mundo tão irresistivelmente contagioso como risos e bom humor. Quando o sobrinho de Scrooge riu assim, abraçando a barriga, virando a cabeça, torcendo o rosto com as expressões mais extravagantes, a sobrinha de Scrooge, por matrimônio, riu com o mesmo vigor. E os amigos que lá se reuniram, sem deixar nada a dever, gargalharam com gosto.
     -Ha, Ha! Ha, Ha, Ha, Ha!"

Fiz a leitura em maio deste ano, acho q nosso pico nesta pandemia ?. Me senti tão acolhida ao ler esse trecho, queria tanto que o contagio fosse de risos e bom humor.

Essas palavras me trouxeram leveza em um momento de caos.

Ewy 08/10/2020

Ah, magia natalina!
Livros com tema natalino sempre me chamam atenção, pois o natal é uma época mágica, cheia de encantos, com bons sentimentos, mas para Scrooge não é bem assim. Para ele é só uma forma de os funcionários ficarem em casa e ainda serem pagos sem trabalhar, é só uma bobagem, nada de doações, nem de desejar coisas boas a ninguém, só mais um dia para se ganhar dinheiro. E é por esse comportamento que vem a sua casa na noite de natal três espíritos mostrar a Scrooge que as coisas podem se diferente e que se beneficiar não é a única coisa que importa. Com o espírito do natal passado, do presente e do futuro, ele aprende coisas que jamais irá esquecer e que mudará sua vida e as pessoas ao seu redor para sempre.
Na minha opinião o melhor livro de natal que existe.

hfernanda 14/10/2020

Um livro incrível, uma história que vai aquecendo o coração, e nos conquistando a casa página

Alydia 18/10/2020

Por que demorei tanto pra ler esse conto?
Todo mundo deve ter visto, em algum momento, uma adaptação dessa breve obra. Eu, por exemplo, acompanhei em alguns natais "Barbie e a Canção de natal". Na verdade, não é uma adapatação, mas a história se inspira nesse livro de Dickens.
A lição que ele nos traz é apropriada pra qualquer época do ano. Eu amei

Clara Mezzacapa 29/10/2020

Livro essencial para todos!!
Esse livro é daqueles que marca sabe?
Aqueles favoritos da vida! Estou surpresa que mesmo relendo ele continua tendo um significado enorme para mim!!
Essa história é sobre Scrooge um senhor muito ruim que odeia o Natal e é uma pessima pessoa com todos ao seu redor.
Ele conhece 3 fantasmas: do passado, do presente e do futuro.
Cada fantasma leva ele para uma situação diferente e assim ele apreende a mudar seu ponto de vista perante as situações.
Ele percebe que suas atitudes possuem consequências além de sua própria vida.
É sensacional ver a mudança acontecer na vida dele.
Amo demais esse conto, ele mostra muito sobre a sociedade e o senhor scrooge é com certeza um personagem marcante demais em minha vida!

Recomendo muitoooo. Principalmente nessa edição que é mais baratinha e tem uma diagramação perfeita.

Paloma 01/11/2020

Primeira de 2020
Última leitura do Natal passado: uma das passagens mais impressionantes. Reflexão que perdura para além das festividades. E uma edição fabulosa da @antofagica. ?
"Ó, homem! Olhe aqui! ... Eram um menino e uma menina. Macilentos, esmaecidos, mal-ajambrados, raivosos, ferinos; mas eram também prostrados em sua humildade. Qualquer juventude viçosa que pudesse ter preenchido aqueles traços e lhes dado cores vivas fora saqueada e distorcida por uma mão atrofiada, a da idade, e por ela destroçada. Onde anjos poderiam estar sentados em seus tronos, diabos espreitavam, com olhares de ameaça. Nenhuma mudança, degradação ou perversão da humanidade, em qualquer nível, por todos os mistérios da maravilhosa criação, possui monstros tão horríveis e pavorosos... - Espírito! São seus? Foi o máximo que Scrooge conseguiu falar.
- São da Humanidade - disse o Espírito... E elas se agarram a mim, em súplica de seus pais. O menino é Ignorância. A menina é Carência. Cuidado com ambos e em todos os níveis, mas acima de tudo, cuidado com o menino, pois na testa dele vejo que está escrito Ruína... Negue-a!... Condene aqueles que a acusam! Admita-a para seus propósitos tendenciosos e piore! E aguarde o fim!"
Um conto de Natal. DICKENS. pgs. 193-194.

Bah Xabregas 03/11/2020

Lição de vida
O simbolismo presente nesse livro é indescritível! Simplesmente maravilhoso, toda a construção com os fantasmas e as memórias nos ensinam diversos valores que levaremos para a vida toda. A linguagem é simples, o enredo é bem construído, os personagens são tão cativantes quanto é possível que sejam em um conto. E o mais importante: nos ensina a dar valor às pequenas coisas, amar o próximo e ser feliz apesar de tudo.
Como diria Tiny Tim, "que Deus abençoe a cada um de nós".