Um conto de Natal

Um conto de Natal Charles Dickens

Resenhas - Um Conto de Natal

Isadora 05/08/2020

Conto para aquecer o coração
Lembra muito aqueles filmes da sessão da tarde que se passa no natal.

Claudia 08/08/2020

Excelente reflexão
Um Conto de Natal é um livro muito pertinente, independente da época que se lê. Trazendo grandes reflexões sobre nossas atitudes com o próximo. Certamente uma obra incrível que recomendo e recomendarei sempre.

Bi Sagen 13/08/2020

Scrooge detesta o Natal e tudo aquilo que ele significa. Avarento, ranzinza e cruel, o homem não acredita em confraternizações. Assim, ele pretende passar a véspera do feriado como sempre fez: sozinho e trabalhando. Mas enquanto se preparava para dormir foi assombrado pelo fantasma de Marley, seu antigo sócio. E esse foi só o início de uma série de eventos sobrenaturais que lhe mostrarão como ele está desperdiçava sua vida.

De modo geral gostei da história, Dickens nos leva a refletir sobre laços familiares e sobre o que sacrificamos para chegar a nossos objetivos. Tiveram algumas partes da história que me soaram confusas, mas não sei se foi minha distração, ou a tradução ambígua.

BurnBeranger 14/08/2020

Uma História de Redenção
Aquele tipo de livro que nos faz refletir sobre as pequenascoisas que realmente importam.
Vale a reflexãoindependente da épocado ano que vocêdecidir ler.
Edição incrível!

Diogo 16/08/2020

Essa obra, tão popular ainda hoje, foi publicada em 1843. É incrível como ela não só sobrevive, mas continua tão forte. A escrita de Dickens, tão clara e fluida, é com certeza um fator relevante. Também são a temática, a jornada do protagonista e a forma direta como a trama é conduzida. O ponto alto, porém, é o narrador. Espirituoso e buscando sempre um diálogo com o leitor, ele conduz a história com maestria pontuando e exacerbando a emoção que Dickens queria transmitir durante a leitura.

O enredo em si é bastante óbvio. Tudo é dado sem nenhuma surpresa e o espírito do Natal nunca morre ou é questionado. Ou seja, a tristeza e a melancolia não tem espaço algum no livro.

Dante 22/08/2020

Natal em agosto
Que história linda, impossível não se emocionar, minha leitura foi perfeita porque enquanto lia sobre o gelado Natal minhas mãos tremiam de frio! Além disso, no fim do conto meu coração estava tão quentinho que poderia andar no gelo agora... Mágico, virei uma fã de Dickens, pretendo ler Conto de Duas Cidades num futuro próximo!

P.S.: Todos nós concordamos que é tradição reler este conto todo Natal, certo?!

Raysa 25/08/2020

Um clássico que merece ser lido
Não li tão rápido quanto eu imaginei, não me prendeu loucamente. Mas a história é muito interessante, principalmente pelo aspecto dos fantasmas. Misturar história de fantasma com uma lição de moral no Natal é o que faz dessa história tão especial. Achei criativo, imaginativo, fantástico. Com certeza é uma história inesquecível e marcante. Todos os elementos principais e enredo que já conhecemos das adaptações de cinema e desenho animado estão presentes no livro. Mas o livro puxa mais ainda para o soturno e fantasmagórico, a ambientação londrina faz toda a diferença. Quem curte o estilo gótico vai curtir esse clássico.

Ray 26/08/2020

Um conto de natal sempre foi meu filme preferido de época de natal e vim descobri que era baseado em um livro bem depois de assitir várias vezes quase todas as adaptações cinematográficas da história.
Publicado em 1843, a obra é ao mesmo tempo emblemática e simples que já li. O livro conta a historia de Ebenezer Scrooge, um senhor muito avarento, rabugento, mau humorado e que ODEIA o natal.
????? ???? ??? ????? ?? ????????, ?? ???? ?????? ?????? ????????? ???????? ??? ???????? ?? ????????????, ???, ???? ?????, ?????????, ???????, ??????? ?? ?? ????? ???? ??? ?????. ???? ?????? ? ??????????????? ???????? ??? ???????????? ?? ??????? (???.11)
Após a morte do sei sócio, o protagonista assume o controle dos negócios e administra tudo com muita dureza o que implica não só na vida dele mas também as pessoas ao seu redor, como no caso do seu funcionário Cratchit: Um homem bondoso que suporta seu trabalho para sustentar sua família.
Em resumo Scrooge odeia o natal e abomina qualquer coisa relacionada a isso, mas certa noite o personagem recebe a visita do seu antigo sócio Marley { sim o que morreu} ,o mesmo diz ao seu velho amigo como sua vida de fantasma é terrível e que vive atormentado por que em sua vida ele era ganancioso e etc. Depois disso o fantasma informa a Scrooge que se não mudar ele terá o mesmo destino, mas que ainda existe esperança para a mudança e por isso ele receberá a visita de 3 fantasmas que o ajudaram a refletir sobre suas atitudes.
Pra finalizar, Scrooge recebe a visita dos 3 fantasmas { passado, presente e futuro} cada um o leva para um lugar e tempo diferente e o lhe ensina uma lição diferente. Reviver lembranças do passado, aprender lições do presente e ver o futuro faz com que o protagonista reflita muito a cerca de sua vida e e também devida como agir caso tenha uma segunda chance.

Jozy.Cristiani 27/08/2020

Um conto de Natal
Bem fofo e que aquece nosso coração, leitura rápida e envolvente.

Bianca 29/08/2020

Meu livro de cabeceira
Conto de Natal é um livro do qual não esperava nada e me surpreendeu muito.
Entre fantasmas e risadas, acompanhamos a evolução do velho Scrooge (criei um carinho por ele, confesso), entendendo porque se tornou tão mau e como voltará a ser um bom homem.
Desenvolvi muito carinho por este livro, ele me trouxe grandes reflexões enquanto me distraía e relaxava.
Àqueles que procuram uma leitura leve, este livro está mais do que recomendado.
Observação: eu realmente amo muito esse livro.

Talles 02/09/2020

Leia e aprecie o Natal
Primeira obra do Charles Dickens que leio e adorei. É uma novela, curta e bem escrita. Personagens fictícios interessantes em que o autor retrata fatos reais de si e familiares em sua época na Inglaterra.

Essa edição da editora Antofágica está linda e com ótimos textos de crítica literária no posfácio. Fiquei instigado a ler mais obras do autor.

de Paula 03/09/2020

Livro atemporal
Meu primeiro contato com Charles Dickens foi lendo o expliendido David Copperfield. Como queria muito ler mais alguma história do autor por quem me apaixonei, decidi ler o livro que já tinha na estante: Um conto de Natal, mesmo sendo início de setembro (convenhamos que em 2020 não temos de fato ideia do que fazer com essa questão).

A história é bem conhecida, embora sua leitura seja deliciosa. É muito interessante acompanhar a narrativa em terceiro pessoa, com algum viés de ironia, sobre o avarento, muquirana, unha de fome Scrooge. Ele, como tantos outros em seu tempo e até hoje, se recusa a comemorar o natal e pensa que todos devem agir da mesma forma. Depois de receber uma visita inesperada de seu antigo sócio falecido, ele tem a oportunidade de reencontrar um motivo para comemorar está data tão importante (mesmo que não seja exclusiva do cristianismo).

Claramente ele teve natais felizes, só que a mudança de seu estilo de vida o levou a perder o apreço que tinha por uma comemoração tão simples, o que gerou inúmeras perdas de que ele nem se dava conta. Ao ver seus conhecidos e contemporâneos comemorando felizes, sua visão começa a mudar, mas o choque só vem com a visita do espírito do natal futuro. Esse meus amigos, é o ponto alto da história, onde de fato as cartas são colocadas na mesa. O que mais me toca é o desenrolar da vida do pequeno Tim, é de dilacerar o coração mais gelado que exista.

Vale muito a pena acompanhar esse enredo, em qualquer época do ano, em qualquer ano. As reflexões sociais incutidas sob um aspecto amoroso e natalino são importantes ainda hoje, considerando que a história foi escrita em 1843.

Deixo o meu elogio a essa edição belíssima da Antofagica, cheia de detalhes e textos de apoio, com ilustrações belíssimas. É um exemplar a se ter como patrimônio.

Elani Araújo 05/09/2020

Não sei como vivi tanto tempo sem ler este livro.
Que maravilhoso que é ler histórias fantasmagóricas que causam tanto medo quanto reflexão, ao tempo que diverte. Super bem escrita e rapidinha de ler, mas que se fixa na memória. Sem dúvidas, imperdível.

Richard O. Silva 10/09/2020

Bom livro
Um livro curto, porém, que traz reflexões sobre a importância de valorizarmos as pessoas pela seu caráter e não pela riqueza material, e que a felicidade esta nos detalhes. Leitura necessária em tempos de uma sociedade que se baseia a satisfação e realização pessoal, na busca de bens materiais.