Um conto de Natal

Resenha/Opinião
?Um Conto de Natal?

? Clássico britânico
? Conto natalino
? Drama e lições de vida
? Ebenézer Scrooge

Estou completamente encantada por esse livro. Uma das minhas tradições natalinas é assistir a filmes de Natal em dezembro e em nenhum ano eu fiquei sem assistir a uma adaptação desse livro, geralmente eu assisto a da Disney "Os Fantasmas de Scrooge", mas também gostei muito do lançamento do ano passado da Netflix "Scrooge - Um Conto de Natal" e também amo o filme "O Homem que Inventou o Natal".
Quando fui ler esse livro tinha altas expectativas por ser uma história muito especial para mim e o livro conseguiu ser perfeito. Amei a experiência de conhecer os detalhes dessa obra e o que originou a história que tanto amo.
Scrooge é um velho pão duro que odeia o natal com todas as suas forças, acha tudo uma perda de tempo e considera uma data onde você só perde dinheiro e não vê sentido em ser generoso e bondoso. Até que o fantasma do seu sócio o vai visitar, pois acredita que ele pode mudar. Ele o avisa que terá três visitas naquela noite: o fantasma do natal passado, o fantasma do natal presente e o fantasma do natal futuro para tentar salvar sua alma de um destino terrível.
Amo demais essa história por todos os ensinamentos que aprendemos junto com o Scrooge e em como aquilo que para você é pouco para outro é muito. Para sempre terá um espaço especial no meu coração.

4?

annaclarasilvas 30/12/2023

Para terminar o ano com chave de ouro
Esse livro apesar de pequeno, carrega consigo uma mensagem profunda e intensa sem ser enfadonho ou clichê com frases feitas. A narrativa te prende desde o começo, diferente de outros livros clássicos que só vão despertar o desejo de finalizar o livro lá pela metade da história. Esse ano tive grandes realizações e grandes provisões e ele me reviveu pelo menos 25% a minha fé e alegria no Natal.

Lane Bez 30/12/2023

Uma leitura bem fluida. Essa edição contém ilustrações, não sei se as outras versões tem.
Primeiro livro do Charles Dickens que leio.

isa 30/12/2023

Eu amo esse livro com todas as forças e já estou criando a tradição de ler ele em dezembro, esse ano comecei tarde kkkkk mas eu recomendo a todos é uma leitura leve e gostosa

leiturasdadriane 29/12/2023

Scrooge
Um clássico é um clássico, com a escrita do autor nos deparamos com algumas realidades sociais e alguns posicionamentos e opiniões expostos que hoje em dia não são bem vistas pelo autor, mas super entendi o contexto e a forma que foi escrita devido a época que se deu.
O conto trás a estória de Scrooge um velho ranzinza sovina, que após as visitas de espíritos do Natal passa a ver a vida de outra forma e tentar melhorar como travava as pessoas e não mais vivendo em função da ganância e dinheiro.
A mensagem que o conto trás sem dúvida é o ponto alto da leitura.

Su da Luz 29/12/2023

Um clássico!
Um clássico sobre segundas chances. O tipo de livro que todo mundo deveria ler ao menos uma vez na vida. Assistam ao filme também.

howlogy 29/12/2023

One of the classics, e apesar de gostar de ter lido e achar o conto legal, definitivamente prefiro as adaptações cinematográficas.
gosto de saber que o autor foi um romancista percursor na crítica social, notável pelos levantamentos contra a desigualdade social que são o foco predominante na história, e isso é admirável.
contudo, muitas vezes o livro é arrastado e ? podendo ser culpa da tradução ? com passagens sem sentido, indiferentes, que penso que poderia ter sido um espaço usado pra desenvolver o protagonista, aprofundar as tramas do que o levou a ser como era e etc, além de dar uma conclusão melhorzinha fora dizer ''ele melhorou e se tornou uma pessoa admirada por todos". então acabou que pra mim ele é bem raso.
ainda assim, que bom que o conto existe, imagina não poder crescer assistindo barbie em a canção de natal.

Eduardo Cassago 29/12/2023

O ranzinza e avarento Scrooge
A obra que colocou no mapa o famoso "espírito natalino" não pode passar despercebido pela sua vida. Leia e se encante com a capacidade de escrita de Charles Dickens e suas críticas sociais feitas elegantemente.

site: https://youtu.be/eMtd6OrMtMw

Pedro.Dalle 29/12/2023

Divertido
Adorei a leitura é a forma como ele é desenvolvido.

A dinâmica e a evolução que o ranzinza protagonista nos proporciona nos transforma em distantes amigos.

A leitura com temática natalina foi muito prazeroso e proveitosa.

O personagem se desenvolve como ser humano, podendo novamente provar o melhor da vida.

Vivian24 29/12/2023

Que coisa lindinha de ler, que mensagem maravilhosa. O tipo de leitura que dá um quentinho no coração, sem falar na escrita maravilhosa!

Day 29/12/2023

Uma história linda, poética e muito importante de ser lida, principalmente próximo ao Natal.
É por conta dessa história que hoje temos o natal como conhecemos: com presentes, família reunida e uma linda ceia de natal. Não é, portanto, somente uma história, mas conhecimento.

Aqui acompanhamos a história de Ebenezer Scrooge, e os seus fantasmas, que ele precisa enfrentar. É um contador/banqueiro que não dava valor para a família e amigos, apenas se importava com dinheiro, dinheiro e mais dinheiro. Não tinha felicidade, não tinha motivos pra comemorar o natal e definitivamente era uma pessoa muito infeliz.

O desenrolar da história é linda! E para quem for ler, aconselho também a assistir o filme em seguida, pois é incrível. Recomendo demais essa leitura!

Nati 29/12/2023

Fantástico!!!!!!
Livro curto, leitura rápida e muitos aprendizados.

O livro nos ensina a valorizarmos o momento presente, as pessoas que nos cercam.

Nos faz refletir sobre bondade, cuidado e amor ao próximo?
Sentimentos e atitudes que são sempre repensadas em época de natal.

Eu gostei muito, queria conseguir expressar melhor em palavras o quanto esse livro nos traz a realidade que vivemos.

Recomendo!