Grandes Esperanças

Grandes Esperanças Charles Dickens

Resenhas - Grandes Esperanças

Daniel-Ef2:8 09/04/2023

Leitura extensa porém gratificante
Esse é o segundo livro do Dickens que eu leio e cada vez mais eu gosto do estilo de escrita do autor. O final é meio sem graça e que te faz refletir e pensar demais sobre o conteúdo da história. Tive que assistir algumas resenhas como a da Tatiane Feltrin e do Lucas Bittencourt para poder chegar a uma conclusão ou melhor para ver se "li certo" o livro.

A história mostra as "grandes esperanças" de Pip que tem um benfeitor misterioso que o ajuda e o banca afim de transformá-lo em um cavalheiro, porém a história vai mostrando um Pip que a medida que cresce vai se tornando um arrogante que fala o que não deve e gasta mais do que devia. Ele fica obcecado por Stella e vive meio que "cego de amor" por ela esperando que um dia pudesse se casar com ela.

No desenrolar da história a gente vê que essas "esperanças" vão se desfazendo aos poucos, Pip vai quebrando a cara e o orgulho e no final se torna alguém mais maduro e responsável.

Quando se lê superficialmente um livro a gente espera que o final tudo vai dar certo, que o cara vai terminar a história rico, saudável, casado com o amor da sua vida, com filhos e vida próspera, o famoso "e viveram felizes para sempre" mas não é assim que termina Grandes esperanças, essa é uma daquelas histórias que além de ler com atenção a gente vê o crescimento e desenvolvimento dos personagens, em vários momentos nos identificamos com eles e no final refletimos sobre o fim de cada um.

Eu demorei 2 meses para ler esse livro e mais de 1 semana refletindo sobre o conteúdo afim de fazer uma boa resenha. Talvez não tenha conseguido expressar nessas palavras toda a minha experiência com esse livro, mas se posso dizer algo é que valeu a pena cada momento e cada minuto de leitura, é um daqueles livros que marcam a vida do leitor e que com certeza eu recomendo para todo mundo ler, essa história é rica cheia de detalhes e com uma escrita fantástica.

Heloyza2 08/04/2023

Uma obra prima. Não à toa um clássico.
Grandes Esperanças conta a história de Pip, desde sua infância de órfão criado - com a mão- pela irmã e de como suas grandes esperanças surgiram, do seu amor por Estella e das marcas que esse amor deixou.

Vanessaliteraria 04/04/2023

?????
Grandes esperanças me surpreendeu de um modo que eu não esperava ! Amo quando o autor consegue me surpreender ??
Esse livro contém três volumes , acompanhamos a infância ,a juventude e a fase adulta do PiP nosso personagem principal .
De origem humilde , e órfão Pip é criado por sua irmã, uma mulher repugnante que comete inúmeros maus tratos tanto com o pip quanto com seu próprio marido o Joe. Eu amei o jeito simples e amoroso do Joe, sempre querendo proteger o Pip de alguma forma .
Neste livro não encontramos personagens perfeitinhos pelo contrário com inúmeros defeitos e acho isso genial ,pois humaniza mais ainda a história, eu amei a forma como o Pip lidou com seus problemas , mesmo tendo tomado algumas decisões das quais se arrependeu ele aprendeu e cresceu em caráter com elas .

Melissa.Casagrande 04/04/2023

Apesar de ser muito bem escrito, a leitura foi arrastada. É uma história trágica, melancólica e por vezes, cômica. Gostei, mas esperava um final diferente, principalmente em relação aos personagens Biddy e Joe.

mafelivros 03/04/2023

Muito bom!
Pip é um jovem órfão, criado por sua irmã vinte anos mais velha e por seu cunhado Joe Gargery, que trabalha como ferreiro. A sra. Gargery é uma mulher de natureza grosseira e agressiva, enquanto Joe, é um homem amável e benevolente. Ao lado do peculiar casal, o garoto leva uma vida humilde e simples e isso nunca lhe abalou? Até ser fortemente humilhado por Estela, uma garota rica e belíssima por quem ele prontamente se apaixona.

"Tão forte foi o desprezo de Estela por mim, que tornou-se contagioso, e eu o peguei." - Pág 84

Pip passa a desejar tornar-se um cavalheiro rico e digno do amor de Estela e, como em um passe de mágica, seu desejo é realizado. Misteriosamente, o garoto recebe anonimamente uma grande fortuna. Apesar da curiosidade para saber de quem herdara as suas esperanças, ele afasta-se do lar em que crescera com sua irmã e seu estimado cunhado, para viver uma vida de burguês em Londres, na esperança de conquistar a bela e fria dama que ele tanto estima.

Mas de quem será que Pip herdou tanto dinheiro? Desvendar essa questão lhe trará gratidão ou desespero? Ele conquistará o amor de Estela? Vocês precisarão ler para descobrir ?

Dani Paulino 02/04/2023

Grandes Esperanças
É um livro muito gostoso de ser lido, principalmente o começo, onde conhecemos a infância do personagem. O Charles dickens soube muito bem construir esse personagem, e soube dar um final ótimo para o livro. Vemos durante o livro como o personagem cresce e amadurece e tudo muito bem feito, não existem soluções rápidas nem mudanças sem explicações. Cada personagem tem sua construção. Me impressionou em vários momentos. Mas pelo tamanho tbm, eu tive que me esforçar a terminar a ler, mas se vc pegar um ritmo, a leitura flui muito bem.

Jóice 01/04/2023

De modo geral gostei da leitura e foi fácil de ler mesmo sendo um clássico. Mas não consegui empatizar com os personagens e com sua dor. Gostei mais dos personagens secundários, que deram mais humanidade para a história.

Carolina 29/03/2023

Que livro!!!
Comecei a ler ?Grandes Esperança? sem nenhuma expectativa, eu diria até que no fundo acreditando que não iria gostar (cheguei a abandoná-lo, por alguns meses, bem no comecinho) e ele acabou se tornando uma bela surpresa.
Foi incrível acompanhar o crescimento de Pip e outros personagens maravilhosos que estiveram ao seu lado nessa jornada.

Com certeza ?Grandes Esperanças? se tornou um dos meus livros favoritos.

camila_camomila 23/03/2023

Que livro maravilhoso!

acho que foi particularmente com essa história que eu tive uma espécie de revelação sobre mim mesma e sobre as pesssoas que me rodeiam.
agora, digo com tranquilidade que o Pip é o personagem mais humano que tive o prazer de acompanhar... acho que esse é o charme dos romances de formação, te levam bem no íntimo do personagem, te aproximam dele. setirei falta do Pip e de todas as suas reflexões e percepções sobre a própria ingratidão, sobre o arrepentimento e a busca pelo perdão. este é, sem dúvidas, um dos melhores livros que já li na vida.

Pip fez emergir em mim muitos sentimentos, desde a raiva, consternação, aversão e identificação... acho que esse foi meu grande problema no início: me identificar com um personagem que não emanava qualidades... inaceitável. mas, você se descobre durante a leitura, porque ler Grandes Esperanças é um processo, mas digerir o Pip é um processo mais longo ainda.

fica aqui, por fim, minha devoção ao Joe.

Cristiane.Rocumback 22/03/2023

Bela história
A história de Pip é uma baita montanha russa.

Depois de apresentar-se ao leitor e contar sua "base familiar", logo nos engajamos em suas esperanças. Com Pip viajamos numa gama de acontecimentos e nos imprevistos de sua vida...

Uma história rica em personagens e palavras que carecem de uma ajudinha ou outra para interpretar, mas que só deixam a história mais interessante.
Durante algum tempo parece que os capítulos são tão longos e os assuntos meio cansativos. Mas então, toma um rumo que prende a atenção e queremos logo saber a conclusão. Eu gostei bastante.

francisbins 13/03/2023

É um livro clássico logo esteja preparado para uma escrita mais antiga, um método de apresentação mais rebuscado. O livro é de fácil compreensão, conta a história de um garoto até sua vida adulta, o texto é bem grande, muitas divagações onde o autor fica remoendo os pensamentos do personagem, isso dá um charme a obra mas pode cansar alguns. No geral é uma boa história sobre crescimento, amadurecimento e tem até algumas reviravoltas interessantes.

Cintia295 08/03/2023

A escrita do Dickens não tem o que falar, a não ser que é lindaaa, tudo muito fechadinho e faz todo o sentindo no final.
Que leitura gostosa, prazerosa, fluida, se apega aos personagens torce por eles, fica brava tbm quando fazem merda.
As amizades retratadas nesse livro são bonitas e serve de lição pra vida.
Pip, Joe, Herbert, Billy vcs são uns amores. Todos a sua maneira, simplicidade, honestidade.

Meu favorito do autor é David Copperfield e Canção de Natal, porém esse não ficou muito atrás.

thamyres 07/03/2023

Eu gosto que você pode ler "grandes esperanças" do charles dickens como se fosse uma fábula infantil e a trajetória do herói, ou como a (não tão simples) história de um menino humilde e a influência do dinheiro em sua vida, como o trabalho e a violência infantil afetam o desenvolvimento e a personalidade de uma criança e como, independente de quem seja, todos nós somos manchados por algo na vida, a questão é se você vai permitir que isso te marque para sempre ou se torne apenas um detalhe no seu passado.
é só escolher