Grandes Esperanças

Grandes Esperanças Charles Dickens

Resenhas - Grandes Esperanças

Jérula 03/09/2022

Apenas crianças
Grandes Esperanças conta a história de Pip, um menino humilde e maltratado que se vê numa situação terrível ao ter que ajudar um prisioneiro fugitivo. Além da culpa desse evento marcar a vida de Pip, ele é convidado à mansão da excêntrica e amargurada Miss Havinshaw que deseja vingar seu coração partido contra todos os homens, mesmo meninos, através de sua criação, Estella.

O livro nos fala sobre a influência dos acontecimentos sobre as crianças, moldando seus sonhos e seu caráter. Antes Pip que era feliz de certa maneira com seu amigo Joe e sua amiga Biddy se sente infeliz e apaixonado por tudo que não pode ter.

Mas sua sorte muda quando lhe são prometidas Grandes Esperanças, em circunstâncias desconhecidas. Agora tudo o que ele sempre sonhou será seu. Mas até mesmo a fria criatura chamada Estella, moldada na amargura de Miss Havinshaw? E trocar tudo o que sempre teve por tudo que sempre quis será um bom negócio?

Essas perguntas nos serão respondidas no decorrer do livro, muito lentamente às vezes, onde vemos se haverá a redenção ou condenação de Pip e também de Estella.

Laura Neves 27/08/2022

Charles Dickens - escrita que encanta?
A característica de Grandes esperanças é ser uma história de redenção moral do protagonista, Pip, um órfão criado rigidamente pela irmã num lar humilde e disfuncional, que, após herdar inesperadamente uma fortuna, rejeita a família e os amigos por se envergonhar da própria origem.

Considerado um dos principais romancistas da era vitoriana na Inglaterra - a escrita de Dickens encanta?

akamee 25/07/2022minha estante
vou leeeer

Nemec 25/07/2022

Uma história apaixonante
Este é meu primeiro livro lido de Charles Dickens e após esta leitura me pergunto porque não li mais livros dele.
As descrições incríveis que faz você se sentir vivendo na pele do personagem principal, Pip, os personagens muito vivos, a narrativa empolgante e ao mesmo tempo profunda, tocando em temas como amizade, redenção, arrependimento, solidão, amor e paixão com uma maestria que eu nunca vi.
Grandes Esperanças superou todas minhas expectativas e tornou-se realmente um dos meus livros favoritos.

Emille Dias 24/07/2022

Livro #7 Clube do Raul 2022
Que experiência única foi ler esse livro! Não poderia estar mais encantada e maravilhada com a escrita de Dickens.
O personagem principal, Pip, nos cativa desde a primeira página, e a história é permeada de reviravoltas durante todo o decorrer da narrativa.
Com certeza um livro que vou levar com muito carinho pra toda a vida!

June Nony 23/07/2022

Momentos e escolhas
Esse foi um livro de altos e baixos, além de me fazer ter vários sentimentos ao longo da leitura. Conforme você vai lendo e conhecendo os peraonagens a história vai criando uma densidade muito grande, ao ponto de parecer que passou de ficcional a realístico, como se eu fosse pesquisar sobre teria realmente tais personagens que viveram no mundo real além das páginas e telas.
Esta obra de Charles Dickens eu queria muito ler desde que eu li a série de peças infernais da Cassandra Clare que cita muitas vezes esse livro como também Um conto de duas cidades. Ao ler posso dizer que não me arrependo e foi uma experiência muito boa e sem dúvida vou pensar muito sobre ela futuramente.
A pequena parte da Inglaterra mostrada por Dickens foi construída na minha mente para que estes personagens morrassem nela s2.

Janaina 17/07/2022

Me surpreendeu muito
Eu não tinha muitas expectativas sobre o livro pois. tinha visto o filme baseado nele de 1998 e achei bem chato.
Esse ano entrei em um clube de leitura e ele estava na lista, e que surpresa boa!
Ele tem vários elementos de surpresa, amor, culpa e redenção. A narração em primeira pessoa nos mostra além das situações o diálogo interno do personagem principal que faz ele ficar muito próximo de quem está lendo.

Thamany 16/07/2022

O melhor livro que eu já li na vida. Eu ri e chorei várias vezes, aqueceu e doeu meu coração. A escrita do Charles Dickens é maravilhosa e a história é perfeita.

ana beatriz 09/07/2022

Um sopro na alma
Sempre que termino um clássico dessa magnitude penso que a fama e o prestígio são mais que merecidos, mas com Grandes Esperanças fui além. Acredito que seja um livro de formação, que todos deveriam ler, que todos deveriam se sentir frustrados com Pip e Estella, emocionados com Joe and Provis, comovidos com Biddy e Herbert. É difícil descrever o sentimento de terminar uma leitura como essa, que junto ao avalanche de satisfaça se estende uma profunda melancolia de ter que deixar essas histórias para trás, e de compreender que essa sensação única talvez não esteja mais lá em uma segunda leitura. Não posso deixar de pensar que deveria ter me prolongado mais nessa obra, queria ter mais tempo com as Grandes Esperanças de Pip, que dentre tantos outros ensinamentos me ensinou a dor de deixar uma
grande leitura para trás.

Reader Za 04/07/2022

Pip e suas esperanças ??
Pip é um menino órfão criado pela irmã severa e seu marido Joe o ferreiro. Ele relata com a inocência de uma criança seus primeiros anos e o encontro inesperado com um fugitivo condenado. Mais tarde conhecemos Estela por quem Pip se apaixona e sofre muito? e então vivemos cada instante de suas grandes esperanças e desesperanças.
Eu realmente me surpreendi com a trama e os personagens bem construídos e que se envolvem e se entrelaçam durante o desenrolar da história. Morria de medo de ler Dickens e hoje digo que já é um dos livros favoritos do ano.

Johnny 26/06/2022

Representação da natureza humana em forma de romance.
David Copperfield segue sendo meu preferido do autor (ao menos por enquanto), mas é fato que em grandes esperanças Dickens chega a perfeição!

Neste romance Dickens nós presenteia, mais uma vez, com sua escrita prazerosa e personagens marcantes, que vão tomar lugar em nossas memórias e corações. Jamais esquecerei diversos desses personagens, assim como não esqueci os personagens de "David Copperfield" mesmo finalizado há mais de anos.

Em grandes esperanças acompanhamos a trajetória de Pip, que é também quem narra o livro. Órfão e criado "com a mão" por sua irmã, Pip cresce em meio a pobreza e sofre de todas as vicissitudes da vida. Como se não bastasse ainda sofre com o julgamento não só de sua irmã, como do tio de seu padastro, que vive a atormentar o menino em cada visita. O único que o trata como uma criança, com carinho e amor é seu padastro Joe. Ah! Esse velho companheiro Joe, amigo leal e de infinita bondade, se fosse discorrer da forma que este personagem merece não haveria caracteres suficientes.

Em bom resumo, Pip em certo momento de sua infância/adolescência, visita a Sra Havisham, uma rica senhora de sua cidade um tanto quanto excêntrica, e também a Estella, sua linda e esnobe filha adotiva. Pip se vê apaixonado à primeira vista por Estella, mas tem o coração quebrado por ser esnobado por ela devido a sua condição de pobreza, que até então nunca o tinha perturbado. Agora ciente de sua condição apontada por quem nutria o início de um grande amor, Pip passa a desprezar não só o ambiente em que vive, como também as pessoas a quem, até então, nutria sincero amor e gratidão, desejando se tornar bem sucedido a qualquer custo.

Passado algum tempo desses acontecimentos Pip recebe a notícia de que vai herdar uma boa fortuna, e com isso poderá correr atrás dos seus sonhos. Daí se iniciam suas "grandes esperanças". A partir daí Pip renega sua antiga vida de pobreza e abandona seus companheiros, até mesmo Joe, que sempre o tratou como filho. E então acompanhamos sua ascenção a alta sociedade com a herança de um bem feitor que se mantém anônimo.

O que de fato torna esse romance tão notável é que Dickens permeia todo o romance com reais sentimentos da natureza humana. Há aqui amor, ódio, amizade, inveja, gratidão, ingratidão, misericórdia, inclemência, etc...
Inclusive há momentos em que gostamos e gostamos até mesmo do protagonista, mas é toda essa humanidade que nos faz de fato com que nos espelhamos em Pip. E todos os outros personagens são representações equilibradas com perfeição de todos os sentimentos acima mencionados.

O que torna, de fato, "grandes esperanças" um clássico e o melhor romance de Dickens!

vitoria.esteves 10/06/2022

Grandes esperanças foi um dos favoritados por aqui. Essa leitura foi demorada, mas consegui aproveitar cada linha e me envolver com cada personagem. A escrita do Charles Dickens é incrível. Amei/Odiei um mesmo personagem e isso me ganhou completamente no enredo. Sendo um grande autor da Era Vitoriana, Dickens soube nos mostrar a face de uma sociedade ignorante, na qual os bens são mais importantes que os sentimentos! O Joe é o melhor ?
Camila.Rodrigues 11/06/2022minha estante
Quantos capítulos tem o livro?

Johnny 26/06/2022minha estante
Camila.Rodrigues, o livro é dividido em três parte, cada parte tem 20 capítulos, então são 60 capítulos.
Cada capítulo tem, em média, 10 páginas.

aarmelim 20/05/2022

Épico espetacular
Uma história sobre muitas das esperanças que cada pessoa lida durante sua vida. Esperança do amor, da amizade, do dinheiro, do trabalho, da aventura, etc. E como cada uma dessas esperanças nos guia e nos encaminha ao longo de nossas vidas, e como elas mudam ao longo do tempo e da maturidade de cada um. Excelente livro. Muito épico e grande.
Camila.Rodrigues 11/06/2022minha estante
Vc poderia me dizer qts capitulos tem o livro