Grandes Esperanças

Grandes Esperanças Charles Dickens

Resenhas - Grandes Esperanças

Lorayne.Stinguel 12/11/2022

Não foram poucas vezes que ouvi referência do Dickens. Por esta razão quis ler Grandes Esperanças, ainda mais porque foi citado por uma de minhas personagens favoritas. Fiquei simplesmente encantada em como o autor consegue escrever um livro tão extenso, de uma forma tão leve e que não cansa. Trata de questões sérias também, mas de uma forma muito simples, onde você nem sente a dor. É incrível!

Raissa 07/11/2022

Dickens realmente é tudo isso q falam dele
Depois de um longo período de ressaca literária, finalmente voltei com o ritmo de leitura e consegui finalizar Grandes Esperanças. Confesso q o início foi meio lento pra mim, mas depois fluiu mto bem. Adorei os diálogos e já deixo bem claro q o Joe entrou p minha lista de melhores personagens literários (ele é mto neném ???).

Oscar 07/11/2022

A espera maturou a experiência
Sempre acontece um fenômeno muito peculiar na minha vida literária. Um livro que foi comprado há muito tempo, mas que por várias razões fica ali encostado na estante, recebendo apenas a visita não muito períodica do pano a sacudir as poeiras acumuladas em suas páginas, é retirado de seu limbo eu acabo tendo uma experiência de leitura maravilhosa. Como se eu antevisse, mas de modo totalmente inconsistente, que apenas há alguns anos no futuro o espírito estaria nas condições adequadas para absorver o valor daquelas páginas. E Grandes Esperanças foi mais uma leitura premonitória da minha vida.

Foi um dos primeiros livros que comprei e que, pela quantidade de páginas e por ser um clássico, sempre me intimidou. Mas para minha grande surpresa, já nas primeiras páginas, o livro se mostrou ser de uma delícia de ser ler tão grande, que me capturou de uma forma que há muito um livro não tinha capturado. A ressaca literária que eu temia tanto em sofrer com ele foi transmutada por um combustível de que eu carecia há muito.

Sobre a leitura e o autor, irei comentar apenas que a mestria do Charles Dickens de envelhecer o narrador, personagem principal da história, é surpreendente. Em nenhum momento é utilizado um artificial de recorte temporal para deixar isso claro. Apenas com a sutil progressão da maturidade na fala do narrator, é possível sentir o tempo passar e o personagem envelhecer. Essa e muitos outras coisas a leitura deixaram em mim a maeca da genialidade do autor.

Depois dessa, sei que agora eu não preciso mais temer em ter de enfrentar David Copperfield. Pelo contrário, sinto grandes esperanças de que será mais uma leitura incrível.

Tiago 02/11/2022

História de uma vida humana
Que escrita sensacional, sobre a vida de um pequeno garoto até sua fase adulta. Acompanhamos de perto a maturidade de Pip, como podemos aprender com os erros, evoluir. O quanto a vida pode ser difícil, mas apesar de tudo ainda podemos fazer o bem pra alguém que passa na nossa história. Final feliz? Depende do ponto de vista...

anna 02/11/2022

Temos aqui um romance de formação sobre a história de Pip, menininho que cresce envolto de medo e ansiedade e se transforma em um homem bom mas passivo-agressivo. Isso não é dito diretamente, mas consigo perceber nas atitudes nobres que ele adota contrastando com pequenas alíquotas de ódio que sente (em tantos comentários sarcásticos que faz internamente).
Órfão vivendo com a irmã cruel e seu esposo Joe (que é seu único exemplo de amor e cuidado) , ganha herança (suas Grandes Esperanças) de um anônimo e muda-se do interior para Londres.
É impossível não comparar com Oliver Twist: Grandes Esperanças é mais maduro, a construção de todos os personagens é muito mais elaborada, a gente se afeiçoa a praticamente todos, contudo é uma leitura mais arrastada e com momentos entediantes (como o livro 2 inteiro).
É um livro de se tirar grandes lições, sobre humildade, ideais que construímos em cima da opinião de terceiros e apenas para exibi-los, os malefícios de criança viver privada de amor, dentre outros.

Peter.Molina 26/10/2022

Livro que arrebata
Confesso que para mim o livro demorou a engrenar. Não conseguia sentir nenhuma empatia pela personagem principal, e , mesmo sabendo que é um romance de formação, não imaginava o quanto ele podia se modificar. É um livro sobre orgulho, arrogância, vergonha e sobretudo redenção. O final do livro tem cenas tão bem escritas que chegam a arrepiar. O autor transformou tão bem a narrativa que chega a ser comovente. Um clássico que todos devem conhecer.

Bárbara 13/10/2022

Lindíssimo
A história é linda, comovente, verdadeira. Mostra a realidade da vida em sua essência. Altos e baixos, arrependimentos e vitórias. Que história. Dickens é sempre um presente.

Maria 25/09/2022

Grandes esperanças
Nossa como gosto de ler Dickens! Adorei acompanhar a história do Pip! Ri, chorei, me empolguei, fiquei com raiva, frustrada, esperançosa, enfim foi sensacional!
Recomendo muito!

Jonathas dos Santos Benvindo 24/09/2022

Excelente leitura. Escrita envolvente, história que prende e muito bem desenvolvida! Acho que Dickens pode entrar pra lista dos meus autores favoritos.

Praça 19/09/2022

Muito bem escrito, mas é uma leitura que cansa até mais ou menos metade do livro ( o que é bastante ). Porém tem uma série de lições muito ricas pelo livro, principalmente o final, que é bem emocionante.
Rafa 20/09/2022minha estante
entendi!! Sua resenha me instigou!

bequinha 19/09/2022

"a forma que o passado assumira por toda a eternidade"
quero começar ressaltando meu amor pelas histórias do Dickens, mas especificamente pela sua versatilidade! pela primeira vez li um livro dele narrado em primeira pessoa, e foi incrível!!!! por mais que eu ame as sacadas de um narrador onisciente, ter a experiência de um narrador personagem futuro foi uma experiência revolucionária e deliciosa. dado o título da resenha, requer-se explicações! comecemos em dizer do que se trata esse livro, já que não se limita à esperanças, ou expectativas no original. eu diria que o assunto principal é sobre perdão! não tanto da mudança de atitude que devemos ter após se arrepender, mas particularmente da pessoa que perdoa tendo em vista só o lado ruim do perdoado... muito abstrato falar desse modo, mas sem spoiler é o que pode ser dito! preciso registrar o quanto, além de pessoal, cativante ou "empatizante" se torna essa narração do Pip (personagem principal), de modo que mesmo em meio a todas atitudes chatinhas dele, você chega ao final com a sensação de ter compreendido. todo meu amor pelo Joe, e minha compaixão pelo Provis

nymeria 18/09/2022

o livro é legal, mas eu esperava mais da estoria. Achei algumas partes da escrita do Dickens muito boa, mas a grande parte é arrastada. Talvez nao seja tanto o meu estilo, mas mesmo assim, é um livro bom, a frente do tempo

Rossana 13/09/2022

Dickens, sempre uma leitura maravilhosa.
Considerado como sua grande obra este livro é narrado em primeira pessoa e vamos acompanhando o que se passa na cabeça do personagem principal, o Pip.
Um livro sobre rejeição, redenção e a importância de reconhecer os grandes valores da vida e das pessoas que realmente importam.
Um livro muito bom, mas tenho que dizer que David Copperfield ainda é o meu preferido.

Jérula 03/09/2022

Apenas crianças
Grandes Esperanças conta a história de Pip, um menino humilde e maltratado que se vê numa situação terrível ao ter que ajudar um prisioneiro fugitivo. Além da culpa desse evento marcar a vida de Pip, ele é convidado à mansão da excêntrica e amargurada Miss Havinshaw que deseja vingar seu coração partido contra todos os homens, mesmo meninos, através de sua criação, Estella.

O livro nos fala sobre a influência dos acontecimentos sobre as crianças, moldando seus sonhos e seu caráter. Antes Pip que era feliz de certa maneira com seu amigo Joe e sua amiga Biddy se sente infeliz e apaixonado por tudo que não pode ter.

Mas sua sorte muda quando lhe são prometidas Grandes Esperanças, em circunstâncias desconhecidas. Agora tudo o que ele sempre sonhou será seu. Mas até mesmo a fria criatura chamada Estella, moldada na amargura de Miss Havinshaw? E trocar tudo o que sempre teve por tudo que sempre quis será um bom negócio?

Essas perguntas nos serão respondidas no decorrer do livro, muito lentamente às vezes, onde vemos se haverá a redenção ou condenação de Pip e também de Estella.