Grandes esperanças

Grandes esperanças Charles Dickens

Resenhas - Grandes Esperanças

suellem 01/03/2023

Grandes esperanças
Pip é um menino pobre criado pela irmã e pelo marido dela, Joe, que é marceneiro .
Pip acaba ganhando um dinheiro para estudar e ser alguém na vida e com isso ele vai embora , morar em outra cidade . E vamos acompanhando a vida desse menino até a maior idade . O primeiro amor , o primeiro coração partido, as aventuras.e até sua decadência.
A vida de pip se cruza com a de outras pessoas ao longo da história como Biddy, Stella, a Sra Havishan, Hebert , provis ....
São personagens bem descritos e que cada um traz uma história de vida incrível.
Comecei a leitura odiando a senhora Havishan e terminei o livro com um sentimento enorme de carinho por ela , apesar de ser como ela era e criar a Stella para ser um monstro ela tinha seus motivos e isso me fez admirar ela. Afinal, nem todos os pais são perfeitos .
Joe foi meu personagem favorito, passei a leitura inteira querendo guardar ele em um potinho .
Minha relação com o pip foi de altos e baixos , hora gostava do personagem e hora eu o odiava kkkk.

Gostei bastante da escrita do autor e como os personagens se cruzam , o final não me agradou tanto assim, mas não estragou completamente o prazer da leitura . Apesar de ser um livro grande é uma leitura que vale a pena conhecer .

Edna 28/04/2018

Sonhos
Releitura

Maturidade

?GRANDES ESPERANÇAS ?
     Charles John Huffam Dickens?

A fragilidade humana, os planos, os sonhos as esperanças depositada em outras pessoas ainda mais frágeis é um declínio que o homem mesmo consciente desse fato ainda assim se submete e coloca toda a sua força em algo que  dificilmente alcançará.

Mas é no trajeto, no percurso rumo às esperanças é o que Ele realiza sem projetos, sem planejar o bem a que foi designado.

Essa releitura me abriu um leque ainda maior, no que toca à alma de cada humano, às realizações, os tropeços, e toda a sorte que lhe é colocada às mãos e as sublimes realizações em prol de outro ser que nos enobrece, desde que ñ seja feita com objetivos de recompensa.

Dickens apesar de considerar "David Copperfield" sua obra predileta e a minha também pela grande resiliência ali contida, "Grandes Esperanças" é sem dúvida o seu melhor e o mais sublime de sua escrita, nela Ele deposita sua alma, o ser humano no seu estado mais insignificante, cheio de falhas, de erros e ainda assim capaz de amar incondicionalmente, de levantar, de aceitar sem julgamentos.

É pecado se encher de sonhos, esperanças, desejos, planos, mudança seja a forma como é colocada?

Não,  com certeza ñ,  mas como se chega à Eles o tamanho do cuidado depositado,  rumo à Esperança é o que ditará as regras.

Palavras tão clichês, mas que é a fatalidade decadente do ser humano  que o faz tão sórdido, tão pequeno na sua viagem, que sequer consegue contemplar toda magnitude disponível, tantas vidas que poderiam ser beneficiadas, com pequenas  ações.

A grandeza de um olhar a realização de Grandes Esperanças.

Melhor releitura da vida! Leiam ou releiam "GRANDES ESPERANÇAS"

#Bagagemliteraria
#Grandesesperanças
#CharlesDickens
#Dickens
#impressões
#releitura

___________________________________
Sonhos ??Primeira Leitura

Pip é um órfão que fora criado pela irmã, uma pessoa bruta que o maltrata e joga na cara dele que faz um favor em cria-lo com suas proprias mãos. Joe, o marido da irmã que é ferreiro e seu melhor amigo, um aliado contra o comichão que entra em açao a todo instante, mas aos domingos ele gosta de caminhar pelos campos e visita o cemitério local é o seu lazer.
Na véspera do Natal de 1812, em um desses passeios Pip se depara com um fugitivo que fugiu do navio carcerário e sobre ameaças consegue coagir Pop a conseguir alimento e uma lima para serrar as correntes dos pés e se inicia uma grande amargura no coração inocente de Pip que não pode contar pois foi ameaçado e se sente um traidor roubando a despensa da própria casa.
É ele segue ali ajudando Joe na Ferrari, até receber um convite da Sra. Havisham ? uma mulher rica e mórbida que vive reclusa em sua casa sinistra meio gótica, com seu traje de noivado amarelado desde o dia em que fora abandonada no altar, o bolo deteriorando anos a fio em cima da mesa, os relogios parados na data da terrivel data à anos, o chama para uma visita para brincar com a filha adotiva Estela, que fora criada e moldada para ser arrogante, com o intúito de vingar o passado ser má com os homens.
As visitas se tornam frequentes até que ele é contratado para ser aprendiz na Ferraria mas já nutre uma paixão pela linda Estela que o humilha, o faz chorar, mas ele tem sonhos e aprende a ler com a ajuda da amiga Biddy que é uma professora que tão pouco sabe mas é a única que ele têm, mas se sente tão pequeno ele odeia a sua própria vida e quer ser um cavalheiro.

Ele vai narrando a sua própria historia e recebe a visita de um advogado que com uma notícia que todos nós sonhamos em receber na vida ele herdará uma grande propriedade e vai receber uma educação digna do seu sonho.
A partir desse ponto acompanhamos a vida de Pip em Londres com novos amigos e outros costumes e as reviravoltas que vai aprendendo a lidar e que sobem à cabeça fazendo que em visitas à Casa da Sra.Havisham que ele atende prontamente por querer estar com Estela ou mesmo saber notícias dela, sequer visita seu velho amigo Joe.
Uma obra brilhante, que vai desde o romance, drama, o mistério com um suspense que beira um thrilher gótico com uma narrativa surpreendente vai te mostrar como somos pequenos diante da possibilidade do ter, do poder, chegando à ser mesquinhos e com um desfecho surpreendente que o Leitor se deliciará.
5/5
Grandes Esperanças - 1861
Dickens
#clássico #GrandesEsperanças
#resenhaednagalindo

Thomás 08/07/2020

Maravilhoso
Grandes Esperanças foi o meu primeiro contato com Charles Dickens. Criei muitas expectativas, que foram facilmente superadas. Estou encantado com a história.

Poucos livros me fizeram sentir tantos sentimentos ao longo da leitura, a ponto de sentir empatia, raiva, frustração, tristeza acompanhando a vida de Pip e suas grandes esperanças.

O fato do livro possuir quase 200 anos não torna a leitura difícil ou monótona. A história da vida de Pip é dividida em três partes, e ele é retratado pelo que é: um ser humano. E isso torna o livro tão bom, poder acompanhar suas escolhas e as consequências ao longo da vida. Os personagens secundários também são excelentes, cada um a sua maneira.

Eu fiquei muito irritado com Pip em diversos momentos pela sua teimosia e orgulho, mas terminei o livro já com saudades de todos os personagens. Certamente vou ler novamente no futuro, bem como demais obras do autor.

As partes que mais gostei, foram Biddy dando sermão no Pip, o discurso de Joe para Pip em Londres (sensacional), Estella falando sobre amor com a Sra. Havisham e demais cenas com o Pip, e a última conversa com Provis. Separei tantos trechos que é difícil escolher o melhor.

Terminei a leitura 100% satisfeito e feliz por ter tido a oportunidade de ler um livro tão bom. Indico para todos que gostam de boas histórias!

Felipe1503 27/09/2012

Leitura obrigatória para todos!
Hoje a resenha é de Grandes Esperanças, de Charles Dickens.
Esse livro me deixou totalmente sem palavras. Sabe quando você lê aquele livro, não consegue parar mais, e fica pensando nele o dia todo, totalmente sem palavras, com aquela sençação de que sua vida ficou completa durante a leitura, mas, quando se acaba o livro, ele fica mias incompleta do que antes, dá aquela sensação de vazio, sabe? Pois é, foi exatamente isso que aconteceu comigo. Grandes Esperanças é mais que bom, mais que fantástico, mais que tudo. Fiquei extremamente marcado por ele, eu realmente vivi dentro dele durante a leitura. Me senti como se fosse Pip, como se eu estivesse vivendo aquela situação.
Posso afirmar com certeza absoluta que é o melhor livro singular ( que não é de uma saga ) que já li. É realmente incrível como Dickens consegue transportar seu leitor para dentro de suas histórias. Já tinha lido a respeito disso, que seus personagens eram extremamente "reais", como na vida, e não esteriótipos como vilão e mocinho, mas não sabia que esse livro ia me pegar desse jeito.
Já tinha ouvido falar de Grandes Esperanças, mas nunca me atraí por ele, pensando que era só mais uma história de amor. Até que vi o clipe do filme que vai sair dia 30 de setembro, Great Expectations. Sou fã árduo de Harry Potter, e descobri o filme através de um fansite, pois o diretor (Mike Newell) é o mesmo de Harry Potter e o Cálice de fogo, além do filme contar com muitos atores e atrizes de Harry Potter. Então decidi dar uma chance. Vi o trailer. Vi denovo. E denovo. Não conseguia parar de vê-lo. Alguma coisa ali me fascinou, e muito. Na verdade acho que foram vários fatores. Como sou "viciado" (desculpe a palavra forte, mas "amor" não é o bastante) na Helena Bonham Carter desde que a vi pela primeira vez como Belatriz Lestrange em HP, já me empolguei. Aí aparece o Ralph Fiennes (Voldemort de HP). E depois Robbie Coltrane (Hagrid de HP). E depois Helena Barlow (Rose Wesley de HP, filha do Ron). E ainda descobri que é com Jessie Cave e Ralph Ineson ( Lilá Brown e Carrow de HP, respectivamente). E então aquela trilha sonora linda. E eu também adoro filmes e livros que se passam numa época anterior à nossa, então decidi ver a sinopse do livro.No trailer, quando Estella falou " I have no heart ", eu até cheguei a pensar que tinha bruxaria envolvida na história (rsrsrs). Confesso que perdi um pouco a vontade de ler depois disso, mas continuei, me empolguei de novo vendo uma resenha, pois a que eu vi não tinha nada a ver com o livro.

E então li. Não somente li, eu engoli, devorei. Eu vivi aquele livro. No final da primeira pagina, já tinha notado que não havia resenha boa o bastante para essa obra de arte, que era um livro muito maior e mais real do que eu pensava, e realmente me desliguei do mundo ao lê-lo. Me preocupei com os personagens como se eles fossem reais, como se eu fosse Pip. Eu poderia ficar aqui escrevendo infinitas vezes como esse livro mudou minha vida, (o que eu já devo ter dito no mínimo cinco vezes até agora), mas é realmente impossível transmitir todo o sentimento do livro desse jeito. Compre-o, alugue-o, ou peça emprestado para alguém, mas não deixe de lê-lo. Você realmente não faz ideia do que está perdendo.
Mas agora vamos a um breve resumo do livro (ou milagre, também serve): O livro narra a vida de Pip, desde sua infância até a vida adulta. Pip era um garoto pobre, criado pelo irmã de um jeito terrível. Ela batia muito nele, arrastava ele pelos cabelos, espancava ele com a panela e outras crueldades. Certo dia, Pip vai visitar o túmulo de uma pessoa (não posso dizer quem é, seria spoiler), e conhece um prisioneiro fugitivo que lhe pede para roubar comida de casa e trazer para ele, e, se não fizesse isso, ia matar o garoto do jeito mais cruel possível. Dessa parte da história não tem muito o que contar, mas posso lhe garantir que ela é muito importante, então preste atenção em tudo que acontecer na infância de Pip. Então, certo dia, Miss Havisham , uma senhora muito rica e tenebrosa, sempre com o mesmo vestido de noiva antigo, numa casa tão sinistra quanto ela, manda uma mensagem para que Pip venha brincar com sua filha, Estella. A garota o trato muito mal, mas de algum jeito, ele se apaixona, e então começa a ir várias vezes na casa de Miss Havisham para ver ela, mas ele ficou marcado profundamente quando Estella o esnobou por não ter dinheiro, se vestir com roupas rasgadas e botas sujas, se sentiu humilhado, um "nada" no mundo e, desde então, sonha em ficar rico. Ao crescer, Pip é surpreendido por sr. Jaggers, quando lhe diz que tem uma grande fortuna para receber. Mas existem condições: vai recebê-la aos poucos, como uma mesada, deverá manter seu nome como "Pip" e o benfeitor só seria revelado quando quiser se mostrar ao novo rico. Pip, maravilhado, a aceita. E então vai para Londres, viver de um jeito totalmente diferente. No meio do livro aparecem vários mistérios e dilemas muito interessantes, mas em geral o livro gira em torno do amor de Pip por Estella.
Mas não de bola para minha resenha, VÁ LER O LIVRO. Ponho minha mão no fogo por esse livro, e confio que ele vá te apanhar de um jeito incrível, ou pelo menos lhe fazer refletir sobre muitas coisas.
O livro é dividido em três partes, de acordo com as esperanças de Pip. Não posso falar mais sobre ele, sobre sua história, pois é realmente como a vida. Tem altos e baixos, momentos de alegria e tristeza, de luz e escuridão. Assim como não se resume a vida de alguém, não se resume Grandes Esperanças.

Agora minha nota (estreando o novo sistema):

1. Me Prendeu? Com certeza! Muito cativante, não consegui desgrudar os olhos do livro. Cheguei a ir para a escola, mas não consegui prestar atenção em nada, só pensando que quando chegasse em casa continuaria a ler Grandes Esperanças! NOTA: 1,0

2. Personagens bem explorados? Sim! Temos uma análise do passado e presente dos personagens ao longo do livro, de suas emoções, de suas esperanças. De como se sentem nos momentos mais variados, de alegria, de raiva, de tristeza, e assim por diante. NOTA: 1,0

3. Personagens inovadores? Os personagens são como pessoas reais, e como todos somos diferentes, inovadores, com pensamentos e atitudes distintas, sim, são realmente inovadores. NOTA: 1,0

4. Trama complexa? A trama é como uma montanha russo, como uma vida, e várias vidas se cruzam nessa história, então sim, é bem complexa. NOTA: 1,0

5. Tradução boa? Sim, sem erros ortográficos e clara. NOTA: 1,0

6. Passado do personagem explorado? Como já disse antes, com certeza. Temos uma análise detalhada e misteriosa de todos os envolvidos na história. NOTA: 1,0

7. A leitura flui? Com certeza. A história é envolvente, o livro é escrito de uma forma simples e ao mesmo tempo rebuscada, você lê e não sente as páginas passarem, é como se estivesse passando um filme na frente dos olhos do leitor. NOTA: 1,0

8. Vale uma releitura? Absolutamente SIM. A história é captada na primeira leitura, mas como todo livro, e principalmente clássicos como este, sempre se descobre algo novo, uma mensagem que não se captou na primeira leitura. NOTA: 1,0

9. Clareza em expressar suas idéias? Estranhamente, sim. O narrador utiliza de muitas metáforas para explicar o que sente, mas, incrivelmente, o leitor consegue captar o sentimento, como se estivesse sentindo o mesmo, talvez até porque todos nós já nos sentimos abalados, ou extremamente felizes, assim como o narrador. NOTA: 1,0

10. Me marcou? Olha, já disse várias vezes, mas tenho que repetir: Grandes Esperanças mudou minha vida. Mudou meu olhar sobre o mundo, sobre as pessoas e os elementos que nos circundam no dia-a-dia. Eu acho que, além de ser uma história ótima, marcante e envolvente, este livro pode ser também uma ferramenta de auto-conhecimento. NOTA: 1,0

Nota Final: 10.0.

Para os que leram até aqui, obrigado pela paciência. Grandes Esperanças com certeza é, bem, é o que é. É essa criatura, esse presente, e espero que todos tenham a oportunidade de lê-lo.
Nanda 28/09/2012minha estante
Oi Felipe,gostei da sua resenha,ficou ótima e sem spoillers rs.Uma pergunta, você chegou a ler o livro "Um conto de Natal", tbm do Dickens?

Felipe1503 28/09/2012minha estante
Oi Nanda, obrigado! Sobre "Um Conto de Natal", ainda não li, mas tenho um volume do Dickens em inglês que tem quatro obras dele, e uma delas é essa. Pretendo ler. E você, já leu?

Ana Karla 23/10/2012minha estante
Felipe, muito boa a tua resenha. To com a série da BBC e como não sabia muito a respeito do enredo passei aqui para dar uma olhada. Agora fiquei com vontade de ler o livro.

Felipe1503 27/10/2012minha estante
Obrigado Karla! Que bom que estás com vontade de ler o livro, ele é realmente muuuuuito bom! Ainda não vi a séria da BBC. Antes quero vero filme do Mike Newell, mas depois acho que vou ver também!

CrAsley0 02/08/2021

Grandes Esperanças faz uma crítica á sociedade londrina da época. A escrita de Dickens e fantástica, e seus personagens são muito bem construídos, o enredo bem desenvolvido, apesar de algumas situações terem ficado em aberto.

É um livro que eu recomendo!

Lili 23/01/2020

Grandes Esperanças
Estamos no dia 23 de janeiro e eu já tenho certeza que este livro estará na lista dos favoritos do ano. Que livro espetacular! É o segundo Dickens que leio e achei ainda melhor que David Copperfield. A ironia de Dickens está mais do que afiada e suas reflexões são feitas com uma leveza e um humor inigualáveis. Adorei acompanhar a trajetória de vida de Pip, torci por ele até quando ele foi um completo imbecil. Vai deixar muita saudade e merece uma releitura daqui a alguns anos.

Recomendo muito!
Geórgea 24/01/2020minha estante
Esse é um livro que merece minha releitura, pois creio que não pude aproveitar a obra como deveria. Eu o li mesclando com diversas outras leituras e acabei me perdendo... esquecia de certos personagens (e são muitos!)... e a experiência acabou sendo uma decepção, pois eu já vi diversas adaptações cinematográficas desta história e sempre amei... até troquei meu exemplar aqui no Skoob e me arrependi, pois acho que algo deu errado e o livro merece uma segunda chance. Eu comecei gostando, e do nada foi mudando por mesclar com outros livros.

Geórgea 24/01/2020minha estante
Já marquei na minha lista de desejados novamente, inclusive...

Lili 24/01/2020minha estante
Eu tb acho que ele merece uma segunda chance, Geórgea... Mas o começo dele é mais empolgante do que o restante mesmo. Eu marquei vários trechos, depois foi diminuindo. Ainda assim eu amei. =D
Ah, e gostei que o final não foi o que eu esperava, achei que ia ser similar a David Copperfield, mas foi bem diferente e mais ao meu gosto.

Geórgea 24/01/2020minha estante
Fiz muitas marcações no início também :) Bom, a chance será dada assim que possível.

Renata Rezende 23/05/2021

Livro perfeito!
É isso. É uma história simples, de uma pessoa, o Pip, contando sua própria vida... mas narrada de uma maneira tão linda! No final do Volume II acontece uma reviravolta e dali pra frente tudo é emocionante demais. Chorei inúmeras vezes, um choro bom de emoção. Um choro feliz, de um texto lindo.

É o segundo livro do Dickens que leio e me senti igual no primeiro, apaixonada pela história!

Imperdível!!
Emanuele 24/05/2021minha estante
??????

Renata Rezende 24/05/2021minha estante
Acabei de falar com vc no Twitter sobre ele. ?

caiohlp 02/03/2022

Não somos todos nós desejosos de grandes esperanças?
Não por acaso, Grandes Esperanças figura e figurará por muito tempo entre os maiores clássicos da literatura, Dickens em sua genialidade e sutileza coloca o leitor na exata posição de nosso jovem protagonista, ele força o leitor a compartilhar suas expectativas e desejos, suas fortunas e insucessos, mas principalmente nos conduz a adotar a visão de alguém que fez descalço uma longa viagem, alguém que valoriza toda brandura e felicidade, alguém que tem marcado na pele o drama que chamamos de vida. Para, enfim, percebermos que em cada página, cada capítulo e cada esperança, grande ou pequena, torcemos não só por Pip, mas por todos aqueles que ainda
guardam esperanças.

Marcos606 11/10/2023

O grande conflito de Grandes Esperanças gira em torno do desejo ambicioso de Pip de se reinventar e ascender a uma classe social mais elevada. Seu desejo de progresso social deriva do desejo de ser digno do amor de Estella: “Ela é mais bonita do que qualquer pessoa jamais foi, e eu a admiro terrivelmente e quero ser um cavalheiro por causa dela”. A trama começa quando Pip é convidado a ir à Satis House e encontra Estella e Miss Havisham pela primeira vez. A ação instigante, no entanto, ocorreu antes, quando Pip teve um encontro aparentemente aleatório com um condenado fugitivo; nem ele nem o leitor saberão por muito tempo que esse encontro determinará realmente o curso de sua vida. A ação crescente progride à medida que Pip fica cada vez mais insatisfeito com a perspectiva de viver uma vida simples como ferreiro rural. Como ele explica: “Nunca estarei ou poderei estar confortável… a menos que possa levar um tipo de vida muito diferente da vida que levo agora”.

Pip recebe a notícia de que será sustentado financeiramente por um benfeitor anônimo e se muda para Londres, onde se torna mais refinado e sofisticado, ao mesmo tempo que se torna extravagante e egocêntrico. Depois de alguns anos, Pip fica surpreso ao descobrir que seu benfeitor é na verdade Magwitch, o condenado. Esta descoberta intensifica o conflito em torno do desejo de Pip de ser visto como um cavalheiro e amado por Estella, uma vez que agora está contaminado por uma associação com um criminoso. O conflito crescente obriga Pip a declarar seu amor a Estella, já que planeja deixar a Inglaterra para encobrir seu segredo. Ele diz a ela que “você faz parte da minha existência, parte de mim”, mas ela explica que planeja se casar com outro homem. Essa conversa resolve parte do conflito, deixando claro para Pip que Estella é incapaz de amá-lo.

O conflito em torno da vergonha de Pip em relação à sua origem social e ao desejo de ser um cavalheiro continua enquanto ele luta para proteger Magwitch e levá-lo para um lugar seguro. No caminho, Pip percebe que Magwitch é o pai de Estella. Esta descoberta transforma a compreensão de Pip sobre a posição social e a criminalidade. Até este ponto, Pip considerava Estella e o submundo do crime que Magwitch representa como opostos um ao outro, mas agora Pip entende que Estella e Magwitch sempre estiveram interligados. No clímax do romance, Pip confidencia a Magwitch moribundo que seu filho perdido “está vivo agora. Ela é uma senhora e muito bonita. E eu a amo!" Ao mostrar gentileza para com um criminoso e descrever Estella como uma senhora e filha de um presidiário, Pip mostra que não pensa mais na posição social de uma forma negra ou branca. O conflito se resolve com Pip abandonando suas aspirações sociais para se concentrar na reconciliação com os personagens que sempre foram leais a ele, pagando suas dívidas e ganhando uma vida honesta.

Emille Dias 24/07/2022

Livro #7 Clube do Raul 2022
Que experiência única foi ler esse livro! Não poderia estar mais encantada e maravilhada com a escrita de Dickens.
O personagem principal, Pip, nos cativa desde a primeira página, e a história é permeada de reviravoltas durante todo o decorrer da narrativa.
Com certeza um livro que vou levar com muito carinho pra toda a vida!

Cesar Garcia 22/04/2022

Um épico
A vida de Pip é contada de forma magistral pelo autor, e mostra um processo de aprendizado através de erros, sofrimentos e esperanças.
É um livro belíssimo e tem um final que condiz com as atitudes do protagonista durante a história.
Um clássico que realmente vale muito a pena.

Letícia 22/01/2022

Grandes Esperanças é um livro, que de forma genial, nos mostra os desafios de viver em uma sociedade marcada pelas disparidades de classe, assim como os erros e acertos que experienciam aqueles que estão passando pelo processo de amadurecimento. Através de Pip, personagem principal da história e figura de grandes esperanças, aprendemos sobre como as reviravoltas da vida constroem e remodelam nosso caráter. Nem sempre alcançamos as nossas grandes esperanças, nem sempre são as mais nobres das esperanças, mas sempre é possível rever o caminho, fazer novas escolhas.

Ket 10/01/2022

Meu querido menino
Assim como David Copperfield esse livro me surpreendeu. Ver Pip, personagem principal, crescer, ter as próprias ambições, paixões e suas grandes esperanças é o que faz os "romances de formação" serem únicos (e meu gênero literário favorito).

Nunca vou esquecer da humildade do meu querido Joe, da compaixão que senti pelo Provis e pela curiosidade de saber quem era o benfeitor do Pip.

Esse livro desperta grandes sentimentos, grandes amores e grandes esperanças. Não poderia ter dado menos estrelas!

Vale a pena cada página.
Marcondes 10/01/2022minha estante

Tiago 02/11/2022

História de uma vida humana
Que escrita sensacional, sobre a vida de um pequeno garoto até sua fase adulta. Acompanhamos de perto a maturidade de Pip, como podemos aprender com os erros, evoluir. O quanto a vida pode ser difícil, mas apesar de tudo ainda podemos fazer o bem pra alguém que passa na nossa história. Final feliz? Depende do ponto de vista...

DIRCE 14/07/2010

Tamanho Único
Finalmente conclui a leitura do livro Grandes Esperanças, mas não: não estou querendo, ao me expressar utilizando da palavra finalmente, afirmar ou tampouco insinuar, não ser ele um bom livro, muito pelo contrário. O que ocorre é que, atualmente, tenho passado mais horas em salas de espera de laboratórios e médicos do que em minha casa e ,por isso, optei carregar comigo livros de poucas páginas - que não pesassem na bolsa.
Tamanho único - definição que eu dei ao Grandes Esperanças, pois tal qual uma numeração que atende a variados manequins, esse livro atende aos mais variados estilos literários: aos amantes de um romance, de um suspense, de um mistério e por aqueles que apreciam livros que levam a um questionamento ( dentre os quais me incluo).
Grandes Esperanças é o romance de uma vida: a de Pip e é ele, Pip, que nos conta a sua história. Conta-nos a trajetória de um menino órfão que tem sua vida social transformada graças a ajuda de um benfeitor , entretanto, essa transformação não se restringe somente a sua classe social, ela é muito mais abrangente , haja vista que a moral de Pip também é transformada e o resultado dessa transformação é que Pip, ao se conscientizar que sente vergonha da sua antiga classe social, e de que esse sentimento o levou a se distanciar das pessoas que lhe foram muito queridas e das pessoas sem "grandes esperanças", se sente terrivelmente angustiado.
Atrelada a história de Pip há a história de um ódio que se sustenta, o ódio da sra. Havisham que desistiu da vida em vida a ponto de se utilizar de uma criança ( Estella) como objeto de sua vingança.
Não querendo transformar minha resenha em spoiler , vou me limitar a acrescentar que a crítica que podemos entrever no romance, a narrativa (muitas vezes carregada de humor) , e os personagens fascinantes como Joe e a meiga e bondosa Biddy , fazem com que Grandes Esperanças seja, realmente, GRANDE.
E mais: no ex-ce-len-te livro A Sombra do Vento, Carlos Ruiz Zafon diz:"Os livros são espelhos: só se vê neles o que a pessoa tem dentro(...)", com toda certeza, cada leitor de Grandes Esperanças, em algum momento, viu o seu reflexo.

Essa grande obra só não mereceu, da minha parte, 5 estrelas devido algumas coincidências ( na trama) que chegaram a me incomodar um pouco
Sandra :-) 15/12/2010minha estante
Adorei sua resenha :) Terminei o livro e ainda estou impregnada dele... Gostei da analogia com "Tamanho Único" e da citação do Zafon, que se encaixa perfeitamente. Realmente cada leitor vai se ver ali, em algum momento. Beijão

DIRCE 21/12/2010minha estante
Oi Sandra!
Você irá perceber ao ler Sr. Pip que Matilda usa e abusa da citação de Zafon.
bjs