Grandes esperanças

Grandes esperanças Charles Dickens

Resenhas - Grandes Esperanças

thexanny 02/07/2023

Grandes esperanças
Vou fazer uma releitura desse livro incrível, mas eu precisava fazer uma resenha antes da releitura porque ler pela primeira vez é algo único e, apesar de eu ter certeza que o livro tem aspectos muito profundos, eu não podia deixar de falar um pouco sobre uma experiência de leitura muito pessoal. Nunca li um romance de formação antes desse, não sei se esse estilo foi o motivo da minha forte conexão com o Pip, mas a verdade é que eu não tinha percebido até terminar o livro em como eu vou sentir saudade dos personagens. Eu gostei tanto de acompanhar o Pip pq mesmo cometendo (muitos) erros, ele é um personagem fácil de gostar pq é real. Não vou mentir, não gostei do final porque sim, eu queria um final super feliz para todos os personagens que eu me afeiçoei, mas acho que o final que teve foi justo. Só não sei explicar, eu gostei genuinamente muito do livro.

Lorena252 18/04/2022

Grandes esperanças de Dickens
Li grandes esperanças e não fui conectada a história, mas depois de muitas semanas, hoje eu percebo a grandeza da obra e vejo Pip" personagem principal em um pouco de cada um de nós. Pretendo reler em breve, pois sinto que deixei algo passar. ?

gi 25/06/2021

Grandes Esperanças | 5 estrelas e favoritado
Grandes Esperanças é umas das obras-primas de Charles Dickens, onde o autor discutirá diversos assuntos cotidianos, com destaque para a bondade e o desejo de seus personagens. Aqui acompanharemos a história de Pip, um órfão que foi criado por sua irmã e seu cunhado em um cenário bem humilde. No entanto, ainda criança, Pip se envolve em um crime com um fugitivo da prisão, fato que marcaria seu futuro.

Li esse livro depois que me apaixonei por "Um Conto de Natal" - que também super recomendo a leitura -, afinal fiquei com aquele gostinho de querer ler todos os livros do autor de uma vez. Eu não sabia absolutamente nada sobre a história. Nem a sinopse eu li, para ser bem sincera. Então, foi uma experiência deliciosa me surpreender capítulo após capítulo com as aventuras do nosso protagonista.

Falando no Pip, acho que a maioria das pessoas já passou por algo semelhante ao que nos é apresentado na figura deste personagem. Se basear em esperanças para moldar nossas escolhas, mas no final descobrir que nada daquilo que acreditávamos era real ou porque mentiram para nós, ou porque acreditamos em algo porque queríamos, mesmo sabendo que, no fundo, era uma ilusão. O desenvolvimento desse personagem é um dos melhores que já li. Porém, já vou avisando, você irá transitar por vários em sentimentos durante tal desenvolvimento: tinha momentos que eu odiava o personagem, como tinha hora que eu só queria dar um abraço nele.

Sobre o final, não quero falar dar nenhum spoiler para não estragar a experiência de ninguém, só quero deixar registrado que prefiro mil vezes o final não oficial do livro.

Em resumo, esse é, por ora, o meu livro da vida. Eu amei cada página que li. Charles Dickens é sensacional e eu não vejo a hora de ler outras obras do autor.

Nota: 5,0 estrelas e favorito da vida!

Praça 19/09/2022

Muito bem escrito, mas é uma leitura que cansa até mais ou menos metade do livro ( o que é bastante ). Porém tem uma série de lições muito ricas pelo livro, principalmente o final, que é bem emocionante.
Rafa 20/09/2022minha estante
entendi!! Sua resenha me instigou!

LER ETERNO PRAZER 20/04/2021

Gente, que ótima leitura!!
Dickens consegui criar personagens que é quase inpossivel você nas se apaixonar!!
No meu caso foi assim com David Copperfield, Oliver Twist e agora com Pip.

Charles Dickens nasceu em Portsmouth, Inglaterra é um dos autores mais importantes da literatura britânica e mundial. Escreveu suas obras durante o período vitoriano, entre 1812 e 1870. Uma curiosidade é que poucos autores se tornaram conhecidos em vida, mas Dickens foi um deles. Fez sua fama em vida, que perdura até hoje, mais 150 anos após sua morte. Com seu estilo poético, Dickens é leitura obrigatória para os amantes da literatura.
"Grandes esperanças" foi escrito em 1860 e é uma das obras que mostra o lado mais maduro do autor. Aqui ele nos mostra toda a sua maestria ao descrever a vida do personagem "Pip" (Philip Pirip). G É é dividido em três partes: 1 - Vamos acompanhar sua infância penosa e sofrida, 2 - A seu despertar para a vida adulta e 3 - O desenrolar de suas grandes esperanças.
Na sua primeira parte vamos ser apresentados a uma das personagens mais interessantes do nosso enredo, Joe, o marido da irmã de Pip. Em uma mistura de tristeza e companheirismo, Pip é apegado a Joe, ao mesmo tempo em que sente vontade de fugir daquela vida tenebrosa que leva no "charco" (água parada, rasa, suja e lodacenta que se espalha no chão).
Com o passar dos anos Pip consegue sair de casa com a ajuda de um benfeitor que resolve manter sua identidade em segredo, começa enfrentar as dificuldades da vida em Londres, um novo mundo que nasce à sua volta. E quando finalmente conhece o benfeitor que o tirou daquela vida de pobreza, a vida de Pip se transforma completamente: agora ele precisará lidar com novos problemas, se afastando cada vez mais de seus sonhos e suas grandes esperanças.
Gente, não posso aqui revelar muita coisa desse ótimo romance, quase um romance de formação, pois ao revelar muito da história, com certeza ela perderá a graça para os futuros leitores, o que posso resumir pra vocês é o seguinte: A parte 1 é interessantíssima e faz você querer ler mais e mais. A segunda parte já é um pouco mais complicada, por ser mais descritiva e introspectiva, mostrando mínimos detalhes da vida do nosso protagonista. Já a terceira parte é quando o livro engata e nos faz sentir uma mistura de raiva e empatia pelo jovem Pip, que acompanhamos desde os sete anos de idade e que agora se encaminha para os 25 anos.
A grande qualidade que Dickens faz em "Grandes esperanças "é a linguagem que este utiliza. Longe de uma literatura piegas, ele traz uma abordagem bem diferente das tramas ?água com açúcar? dos romances atuais. A sucessão dos acontecimentos não é o mais importante; dificilmente você encontrará sequências de ação, de grandes reviravoltas. O desenvolvimento do personagem é a principal questão e qualidade de ?Grandes Esperanças?. Com um vocabulário bem diversificado (em muitas vezes se faz necessário o uso de um dicionário ao lado ou ler o tempo todo as notas de rodapé), a leitura é rica, principalmente pelas inúmeras citações e alusões a outros autores e obras. Por mais que pareça que os eventos demoram para acontecer, o mistério criado em vcima dos personagens é magnífico, te faz querer ler mais e mais, conhecer a fundo aquelas pessoas misteriosas e, claro, desvendar o principal mistério do livro: quem é, afinal, o benfeitor de Pip? Quem o ajudou a buscar suas grandes esperanças?
"Grandes esperanças" é uma obra indispensável na lista de leitores que busca uma leitura de qualidade e que faça você refletir diante das muitas passagens que Dickens, com maestria coloca o leitor(a) a executar, todas a reflexões que a obra nos traz!

Reader Za 04/07/2022

Pip e suas esperanças ??
Pip é um menino órfão criado pela irmã severa e seu marido Joe o ferreiro. Ele relata com a inocência de uma criança seus primeiros anos e o encontro inesperado com um fugitivo condenado. Mais tarde conhecemos Estela por quem Pip se apaixona e sofre muito? e então vivemos cada instante de suas grandes esperanças e desesperanças.
Eu realmente me surpreendi com a trama e os personagens bem construídos e que se envolvem e se entrelaçam durante o desenrolar da história. Morria de medo de ler Dickens e hoje digo que já é um dos livros favoritos do ano.

Carol 24/12/2022

Dickens ganhou meu coração
Primeiro livro que li do autor, e já foi o suficiente pra me apaixonar por ele. O livro me pegou do início ao fim, leitura leve e fluida. Não se assustem por ser um calhamaço.

Bárbara 13/10/2022

Lindíssimo
A história é linda, comovente, verdadeira. Mostra a realidade da vida em sua essência. Altos e baixos, arrependimentos e vitórias. Que história. Dickens é sempre um presente.

elle 24/07/2021

a invenção do queerbaiting
Se não fosse uma história do século XIX eu apostava metade da minha família que o Herbert e o Pip estavam perdidamente apaixonados. E digo mais! o Pip sofre de uma heterosexualidade compulsória tremenda em relação a Estella que machuca e acaba com ele por dentro. Me pergunto se o Charles Dickens não estava projetando algo nessa história que não poderia ser dito na época (iih, tu é?), mas de qualquer forma a interação do Pip, alguém completamente mesquinho e ordinário, com Herbert é algo de se encher os olhos, seja com intenções românticas ou não. É linda a forma como eles genuinamente se amam e apreciam a companhia um do outro, você pode achar inúmeras vezes em que eles não sentem medo de demonstrar sentimentos afetuosos e todas são um dos pouquíssimos (se não únicas) momentos em que nosso protagonista parece conseguir ser feliz. De qualquer forma, é o meu casal, e maldito seia Charles Dickens por inventar o queerbaiting de maneira tão genial.

lorensousa 06/04/2021

A vida me dobrou, me quebrou...
Que livro!
Pip viveu todos os altos e baixos que alguém poderia viver em uma só vida.
Da extrema pobreza a uma vida cheia de regalias, tem uma famosa frase que diz do pó viemos ao pó retornaremos... Essa frase define muito bem tudo que acontece nesse livro.
O livro é surpreendente e cheio de surpresas, em alguns momentos a leitura se torna um pouco arrastada, mas acredito que seja por conta da quantidade de detalhes que o autor coloca para descrever cada cena/situação que acontece durante a narrativa.
Vale a pena a leitura!

Tah_baddauy 10/06/2021

Cheguei nessa obra de tanto ser mencionada por Zafón no cemitério de livros esquecidos, que grande surpresa, embora um clássico da literatura, Grandes esperanças é um romance de formação bastante atual e íntegro na sua veracidade. Gostei do livro principalmente pelos personagens serem palpáveis, com todos nuances que uma pessoa pode ter.

anna 02/11/2022

Temos aqui um romance de formação sobre a história de Pip, menininho que cresce envolto de medo e ansiedade e se transforma em um homem bom mas passivo-agressivo. Isso não é dito diretamente, mas consigo perceber nas atitudes nobres que ele adota contrastando com pequenas alíquotas de ódio que sente (em tantos comentários sarcásticos que faz internamente).
Órfão vivendo com a irmã cruel e seu esposo Joe (que é seu único exemplo de amor e cuidado) , ganha herança (suas Grandes Esperanças) de um anônimo e muda-se do interior para Londres.
É impossível não comparar com Oliver Twist: Grandes Esperanças é mais maduro, a construção de todos os personagens é muito mais elaborada, a gente se afeiçoa a praticamente todos, contudo é uma leitura mais arrastada e com momentos entediantes (como o livro 2 inteiro).
É um livro de se tirar grandes lições, sobre humildade, ideais que construímos em cima da opinião de terceiros e apenas para exibi-los, os malefícios de criança viver privada de amor, dentre outros.

Ronan 20/02/2023

⭐⭐⭐½

Foi uma leitura interessante, eu gostei bastante de muitos personagens, não foi uma leitura difícil, mas também não posso dizer que foi uma leitura empolgante, os últimos 25% do livro foram um pouco decepcionante pra mim, não gostei do final.
Espero gostar mais dos outros livros do Dickens...