Grandes esperanças

Grandes esperanças Charles Dickens

Resenhas - Grandes Esperanças

Sandrinha 21/12/2023

Grandes esperanças é um excelente romance do escritor inglês Charles Dickens(1812 ? 1870). Último livro escrito pelo autor. Dividido em três partes. A história é contada mediante a perspectiva do protagonista Philip Pip. Uma narrativa perfeita, rica em detalhes de Londres do século XIX. Personagens bem construídos e desenvolvidos.

Levanta questões a respeito da bondade, sobre culpa, ingratidão e o desejo de se adequar a uma sociedade capitalista da época.

Dickens prova ao longo da narrativa que Pip é sincero quando confessa seus defeitos e prova que seu arrependimento está em seus bons atos e não em suas palavras.

A infância de Pip é de cortar o coração, pois, foi humilhado, desprezado e passou muitas dificuldades. Desde cedo sofreu desilusões amorosas, por amar Estella e não ser correspondido.

Pip, um menino órfão ?criado a mão? por sua irmã e seu marido Joe. Um casal infeliz que vivia em um lar humilde. Ela o tratava com desprezo. A falta de amor de sua irmã era amenizado por Joe, um ferreiro. Um homem simples e sem instrução e o único amigo de Pip na infância. Ele conversava muito com Joe e se lamentava das agressões verbais cometidas por sua irmã. Se sentia deslocado em qualquer lugar que fosse, pois, os amigos da família o tratavam como sua irmã.

Após herdar uma fortuna inesperada de um benfeitor misterioso, ele passa a viver entre a alta sociedade Londrina, portando-se como um cavalheiro.

Ele usa sua posição social para impressionar Estella, que ele sempre amou. Contudo, rejeita a família e os amigos e se envergonha da própria origem. A origem da fortuna recém-recebida é obscura e causará consequências devastadoras às pessoas ao seu redor. Também vai servir como uma experiência de vida e lhe trazer sabedoria que com certeza não teria se tivesse continuado a trabalhar na forja com Joe. Como um narrador de uma idade avançada olhando para trás, vê com tristeza o que passou, mas contente por aprender a se redimir diante de seus erros.
Maxwell.LeAo 14/02/2024minha estante
Excelente resenha :D

Ronan 20/02/2023

⭐⭐⭐½

Foi uma leitura interessante, eu gostei bastante de muitos personagens, não foi uma leitura difícil, mas também não posso dizer que foi uma leitura empolgante, os últimos 25% do livro foram um pouco decepcionante pra mim, não gostei do final.
Espero gostar mais dos outros livros do Dickens...

louleonezi 13/11/2022

a vida e influências de Pip
Eu tinha muita vontade de ler esse livro há muito tempo e estou muito feliz de ter tido essa experiência de leitura.

A história é dividida em 3 volumes e o primeiro foi o meu favorito. A escrita do autor é muito bonita quando Pip ainda é criança e a relação dele com o Joe me fez chorar em alguns momentos.

Para mim, quando Pip fica mais velho, a história começa a passar uma mensagem sobre como as influências que temos na nossa vida nos impactam.

Outra coisa que gostei muito foi o fato de os personagens estarem conectados de algum jeito e como é legal descobrir isso ao longo da leitura.

No geral, uma leitura muito boa!

@Cb.victorpi. 18/05/2021

É uma boa história. Tem alguns elementos desnecessários, mas a vida era bem menos complexa na época em que ele foi escrito. Também fiquei de cara como a vida mudou pouco nesse tempo todos. O grande herói dessa história é o Joe.
Suelen.Philomeno 18/05/2021minha estante
Uma obra prima.
Você achou bem menos complexa?
Acho os diálogos com tanta coisa a ser dita. Como se eles não pudessem dizer, realmente o que sentem.

Suzanne Raely 25/05/2021

Em alguns momentos a leitura se arrastou, mas depois dos 70% você não quer mais largar o livro.

"Grandes Esperanças" me deixou um grande aprendizado sobre amizade e tantas outras lições. Os personagens de Dickens são incríveis e a escrita do autor é encantadora.

Alessandra 21/04/2021

Dickens: Gratidão por essa obra !!
Estou até agora extasiada com esse livro, que para mim foi uma grande surpresa. Comecei a ler por causa de um grupo de amigas e confesso que o começo foi bem arrastado e eu ficava me perguntando porque Dickens é tão aclamado dessa forma.... só fui entender isso ao final da leitura e se tem um conselho que eu possa dar é: experimentem Charles Dickens, deixem se envolver pela sua narrativa e não desistam da leitura porque o final compensa demasiadamente.
Charles Dickens é um autor de 1830, que conheceu o sucesso ainda vivo, ele é o criador do famoso folhetim, que se compara as novelas atuais. Suas histórias eram publicadas semanalmente em jornais e o público ficava esperando ansiosamente pelo próximo capítulo. Ele se especializou em romance de formação que acompanha personagens de criança até a vida adulta.
Grandes Esperanças é a última obra de Dickens e a mais madura de todas, fala sobre Pip, um órfão criado pela irmã e pelo cunhado, que é escolhido por um misterioso benfeitor para receber uma herança na maioridade e para isso precisa de tornar um cavaleiro. Ainda quando criança ele se apaixona pela bela Estella que desdenha dele e o maltrata. Pip então faz de tudo para se tornar cavaleiro, apossar do dinheiro e poder ter o amor de Estella.
A história é emocionante, com personagens cativantes e muitas reviravoltas. Fiquei impressionada como Dickens conseguiu entrelaçar todos os personagens em uma única trama. A parte 3 do livro é um plot twist atrás do outro de tirar o fôlego, realmente surpreendente.
O ponto central da história é a redenção moral de Pip: o quanto o dinheiro e o poder podem transpor nossos valores morais ? A ingratidão é passível de ser perdoada? Ter pessoas boas que nos cercam ajuda a discernir o certo do errado ? Confesso que chorei igual criança nos últimos capítulos, Dickens me deu de presente personagens incríveis, com caminhadas valorosas e um significado de que o amor é maior que qualquer sentimento. A Charles Dickens uma única palavra: Gratidão
Andreza 21/04/2021minha estante
Eu já desisti desse livro no inicio, mas sua resenha deu vontade de tentar de novo kkk

Alessandra 21/04/2021minha estante
Tenta Andreza, se quiser incentivo me chame no particular. Tive uma amiga que incentivou o tempo todo. Realmente o livro é difícil, a parte 2 é arrastada (levei 3 semanas para ler ) mas a parte 3 compensa tudo. É fenomenal e surpreendente como Dickens amarra a história. Chorei litros e valeu todo meu esforço.

Andreza 21/04/2021minha estante
Vou tentar de novo depois de terminar meu livro atual ?. Quando eu tentei ler Grandes Esperanças todo mundo falava tão bem da obra, mas achei o começo meio lento para mim. É bom ter uma opinião de alguém q pensou de forma semelhante do começo pq assim acho q vou gostar das outras partes como vc kkkk

Thais.Sales 16/01/2022

Desesperadoramente bom!
Essa é a primeira vez que leio Dickens e "Grandes Esperanças" me fez compreender a fama que precede o autor. De fato, um dos melhores romancistas de todos os tempos. Dickens conseguiu impetrar a crítica social aos valores burgueses e a sociedade da época ? a saber os primórdios da Revolução Industrial ? de maneira que não soou meramente panfletária, atingindo o leitor como um verdadeiro soco no estômago ao nos depararmos com alguns dos aspectos mais feios da humanidade; a ganância, a violência, a falta de empatia, a crueldade. Diluídos na narrativa de forma tão orgânica quanto possível. Eu me afeiçoei ao Pip, afinal, vi - o crescer, ascender socialmente e sucumbir a vaidade graças a concepção ilusória de um suposto amor que nutria por Estella. No entanto, ao ferir a si próprio, Pip não foi o único a quem provocou mal. Os amáveis Joe e Biddy, infelizmente, foram tão danificados quanto. Confesso que o desfecho envolvendo esses três personagens me deixou tão desesperada que quase arranquei meus cabelos e, apesar de ter torcido para que o final se desse de maneira diferente, eu compreendo a escolha do autor. O amor é importante, sim, mas sozinho não pode consertar todas as coisas.

Felipe 23/03/2022

A esperança pelo melhor
Este foi meu primeiro livro do Dickens e já posso dizer que ele faz por merecer a fama de um dos pilares da literatura inglesa.Muito do que vivi com Pip nesse tempo reflete a minha vida e como lido com minhas ambições, com aqueles que convivo, como sou falho com pessoas importantes e como aprendo a amar quando a vida te dá uma rasteira. Um grande livro, que meu deu grandes esperanças!

Thamiris 28/08/2016

Grandes Esperanças
Gostei bastante, tirando um momento ou outro em que o ritmo diminui um pouco e temos o personagem principal analisando em seus sofrimentos. Mas as reviravoltas e o resultado desses sentimentos fazem o livro valer muito a pena.

Como diz a sinopse, Pip foi criado pela irmã e o cunhado. Sua irmã o criou “a mão” como dizem as pessoas que o menino conhece, e dá o mesmo tratamento ao seu marido Joe. Todos elogiam a “educação” dada por ela e o esforço dedicado de criar um irmão pequeno, mas ela na verdade é uma mulher muito bruta e rude. E que pode ter acessos grandes de fúria. Joe sempre tenta aliviar um pouco a vida de Pip e no começo os dois despertam muita pena.

É o próprio Pip que nos conta a história e o começo é bem divertido/trágico com ele contando essa dura infância. Acompanhamos um olhar bem infantil e muitas dúvidas. Ele vive também uma aventura e se vê forçado a roubar comida para um criminoso escondido perto de sua casa. Ele morre de medo de sofrer uma grande represália por isso. Um dia um tio de Joe, um cara de posição melhor e extremamente interesseiro, o chama para brincar na casa de Miss Havisham. Uma senhora que ele nunca viu, então não sabe o que esperar. E nem o leitor, quando nos deparamos com uma senhora vestida com um vestido de noiva antigo que vive enclausurada, numa casa bem escura em que os relógios estão todos parados. Nada é explicado a Pip, então acompanhamos todas as suas percepções e deduzimos que algo trágico deve ter acontecido a ela antes de se casar (seu passado só é revelado depois).

Lá ele também conhece Estella, a filha adotiva de Miss Havisham. E é ela que muda toda a visão de Pip sobre as coisas, ao ser desprezado pela menina ele começa a se sentir inferior e assim também a achar inferior sua casa e suas pretensões. E sentir também muita infelicidade já que nunca terá a menina ao seu alcance. Miss Havisham parece gostar que a menina seja tao esnobe e bela e até se divertir com as reações do menino que volta lá algumas vezes. Até que é dispensado na idade de virar aprendiz de Joe. Ele chega a virar aprendiz mas aparece um advogado a mando de um benfeitor misterioso e ele vê sua chance de se tornar cavalheiro. Ele não pode de forma alguma perguntar quem é ou tentar descobrir quem está bancando sua vida, é a regra. E ele fica achando que é Miss Havisham a benfeitora e começa a te esperanças com Estella.

Esse livro traz uma grande crítica social a sociedade inglesa vitoriana, todos os personagens, ou quase todos, acreditam que a posição social faz com que as pessoas sejam melhores do que as outras. Senti muita raiva ao ver Pip desprezar seu melhor amigo Joe depois de conseguir melhorar seu status. Ele não desgosta de Joe mas também não quer ficar por perto. E o próprio e incrível Joe acredita nisso, tão bom nem guarda rancor de Pip e o trata por Senhor. Ele é muito humilde, mas uma humildade cega também. Outros personagens também vão evidenciar isso.

É claro que com a mudança de vida Pip acha que tem esperanças com Estella, mas ela se tornou uma conquistadora e tem muitos admiradores, mas parece que só quer atormentar esses jovens. Inclusive o próprio Pip. Fica evidente que tem a ver com a criação dada por Miss Havisham, com algum objetivo ruim nisso. Os confrontos entre esses personagens quando certas verdade vem a tona são as partes que mais gostei do livro. Então não posso dar detalhes. Mas Pip aprende a ser um cavalheiro, esbanja dinheiro, faz um novo amigo que o ajudará nessa vida nova e não para de pensar em Estella. Até que há uma grande reviravolta na história que muda tudo completamente e movimenta a trama. E isso vale o livro inteiro.

Não há personagens em vão nesse livro e o autor consegue encaixar tudo brilhantemente na trama. Muitos estão a procura de fortuna e conforto, há muitos interesseiros e alguns golpistas no livro. Sherlock poderia tranquilamente investigar alguns desses. A maioria das pessoas com status não quer se misturar ou ter relação além da socialmente determinada com quem é de uma classe mais baixa. É o considerado “normal”, embora vá pesar na consciência de Pip. Ainda mais quando ele conhece exemplos de pessoas boas de fato. É engraçado que acompanhamos a mente de Pip e muitas vezes ele se arrepende mas não o suficiente para mudar de atitude e comete vários erros. É um personagem que cresce e passa por muitos problemas e dilemas morais até o final do livro e isso o torna muito real. A questão se Pip vai ou não alcançar seu interesse amoroso acaba ficando em segundo plano no interesse do leitor.

site: https://euliouvouler.wordpress.com

feita.literatura 29/01/2021

Uma obra prima por Charles Dickens. A forma como os personagens se desenvolvem e o enredo se revela aos leitores é brilhante. Cenas e personagens que parecem aleatórios e individuais vão se enredando conforme os fatos vão se apresentando leitor. A humanidade e complexidade das personagens presentes na história permitem identificações e reflexões comuns a todos. Essa edição possue tanto o final oficial como o final como foi primeiro escrito por ele. Posso confessar que os dois são perfeitos e pertineis a narrativa de modos distintos. Ainda não sei qual escolherei como o melhor. Super indico a leitura. Apesar da extensão, a narrativa é fluida e as reviravoltas surpreendentes, mas que se você olhar para trás, perceberá como tudo faz sentindo e que sua construção foi feita desde o começo.

isabelle. 03/04/2021

"? esquecer você? você é parte da minha existência, parte de mim mesmo. você estava em cada verso que li, desde que aqui vim pela primeira vez, aquele garoto rude e comum que você, já naquela época, magoava tanto. você foi a encarnação de todas as fantasias bonitas do meu pensamento [...]."

cansativo de primeira mas depois que comecei a me importar com os personagens acabei aproveitando bem mais do que esperava

Ruth Diniz 08/03/2020

Errar e se arrepender
O que mais gostei foi da humanidade do personagem. Ele relata em primeira pessoa os erros que cometeu, seus medos. E como a vida retribui aquilo que plantamos. Por vezes deu vontade de pegá-lo pelas orelhas e dizer o quão tolo estava sendo.
Por fim a vida deu um jeito de mostrar-lhe isso. Rle pôde se arrepender e acertar o que fez de errado.

Lorena.Mireia 14/04/2022

Uma história de redenção moral
Grandes Esperanças possui aquele enredo digno de uma novela em horário nobre. Com seu tom altamente folhetinesco, o protagonista do romance é quem narra os pormenores de sua vida repleta de reviravoltas e aprendizados.
Pip é um garoto órfão, que vive com sua irmã mais velha, uma mulher megera que inflige ao garoto uma criação rígida e repleta de maus tratos, e o cunhado Joe, o qual se torna seu único ponto de apoio nessa atmosfera hostil.
Crescendo em um ambiente simples, a perspectiva de futuro de Pip se restringe ao trabalho na ferraria do cunhado. Contudo, numa certa ocasião de ser insultado por causa de sua pobreza ? e devido a algoz ser a mulher por quem ele nutre uma paixão avassaladora ? Pip passa a desprezar sua condição social e a almejar as riquezas materiais.
Nesse sentido, o universo parece conspirar a favor de Pip quando ele é agraciado com uma fortuna substancial e recebe a oportunidade de se educar em Londres para se tornar um nobre cavalheiro. Não obstante os novos ventos serem favoráveis, ele desconhece a identidade do seu benfeitor, o qual determina expressamente que só se revelará quando considerar o momento adequado.
Em sua vida nova e confortável, é visto que ele nunca está inteiramente feliz, seja lá por que continua sendo repelido pela bela Estella ou porque fica descontente consigo mesmo ao ver seu caráter ser moldado pelo status a que pertence.
Vimos um personagem muito humano, que sabe onde estão as suas falhas, mas que simultaneamente, dominado por impulsos mais fortes, não consegue evitá-las. O deslumbre da riqueza o faz se distanciar de seu cunhado e querido Joe. Por outro lado, este último de tão puro que é, continua com seu jeito sempre humilde e bonachão.
Usufruindo de sua riqueza, Pip tinha quase como certo de que a solitária e amargurada senhora Havisham fora a responsável de sua prosperidade. Contudo, qual foi o seu choque ao descobrir a verdade sobre o seu benfeitor e, por conseguinte, enfrentar seus preconceitos e rever seus julgamentos.
Uma lição de vida, de gratidão, amizade e uma narrativa sobre os valores que realmente importam. Dickens é magistral em nos fornecer o retrato da hipócrita sociedade de sua época, com sua crítica mordaz e elegantemente sutil.

Laetitia 17/05/2022

Uma leitura difícil de esquecer ?
A muito tempo tenho essa obra prima de Dickens na minha lista de leitura, mas por ser um calhamaço adiei meu encontro com ela mais do que deveria.

Qual foi a surpresa ao me deparar com uma leitura fluída, porém densa e cheia de ensinamentos importantes sobre destino, autoconhecimento, o peso do dinheiro na formação de caráter de uma criança humilde que viria se tornar um cavalheiro e as dificuldades de amar quem não reconhece seu amor.

Confesso que relutei pra terminar essa história, porque não estava pronta para abandonar seus personagens, mas foi preciso. O melhor livro do ano e um dos meus favoritos da vida ????
>.< thay >.> 18/05/2022minha estante
Valeu cada página!?

Laetitia 18/05/2022minha estante
Simmmm, mana! Ansiosa pra comentarmos sobre o que achamos da experiência ??