Grandes esperanças

akamee 25/07/2022minha estante
vou leeeer

Joao.Medeiros 11/02/2020

Incrivel!
Junto com Morro dos Ventos Uivantes foi o melhor da coleção classics illustrated.

Sarah 13/05/2020

Meu primeiro livro de Charles Dickens e justo quando estou em uma ressaca literária. A história de Pip com seus altos e baixos foi emocionante de acompanhar. É impossível não sensibilizar com a inocência da criança maltratada, rivalizar a vaidade que transforma o herói em vil para depois aplaudir a humildade com que busca o perdão. A escrita do autor é realmente digna de sua fama e espero ler outros livros dele com uma maior paciência e de preferência com o livro físico em mãos.

Amanda R 18/05/2020

Arrebatador
Como o primeiro livro desse gênero literário que já li, me sinto muito emocionada agora que terminei a leitura, e não sei nem se vou conseguir expressar direito todos os pensamentos que tenho com relação a trama.
A história de Pip é tão forte pelo fato dela ser tão real. O nosso protagonista não é perfeito, ele não é inerentemente bom, nem inerentemente ruim e isso faz com que a cada capítulo a gente se enxergue de um jeito ou de outro nele. Seus receios, preconceitos, orgulho, arrogância, paixão, humildade e arrependimento são tão tocantes e honestos que deixam uma sensação de aperto no peito. Não vou discorrer sobre, mas o livro também faz várias críticas importantes.
Se é o melhor livro do autor, ou se é um dos melhores livros do gênero, não sei afirmar. Mas por ser o primeiro que li, Grandes Esperanças abriu um caminho para me aventurar mais em outros livros semelhantes, e nenhum outro poderá tirar esse mérito dele. Leitura obrigatória.
Nota 5/5

Olenik 14/02/2023minha estante
Descrição incrível

Val | @livre_se_clube 27/12/2020

Uma história de crescimento humano
Nesse maravilhoso romance de formação acompanhamos a história do pequeno Pip de sua infância até a fase adulta marcada por um episódio que mudaria toda a sua vida. A trajetória de Pip é surpreendente e cheia de descobertas e mistérios. Um excelente romance do Dickens, mas em minha opinião não tão emocionante como David Cooperfield.

Carolina 29/03/2023

Que livro!!!
Comecei a ler ?Grandes Esperança? sem nenhuma expectativa, eu diria até que no fundo acreditando que não iria gostar (cheguei a abandoná-lo, por alguns meses, bem no comecinho) e ele acabou se tornando uma bela surpresa.
Foi incrível acompanhar o crescimento de Pip e outros personagens maravilhosos que estiveram ao seu lado nessa jornada.

Com certeza ?Grandes Esperanças? se tornou um dos meus livros favoritos.

Heloyza2 08/04/2023

Uma obra prima. Não à toa um clássico.
Grandes Esperanças conta a história de Pip, desde sua infância de órfão criado - com a mão- pela irmã e de como suas grandes esperanças surgiram, do seu amor por Estella e das marcas que esse amor deixou.

Carla 21/07/2021

As grandes esperanças de Pip
Lido 15 d 2021 ?

??"Grandes Esperanças", de Charles Dickens, é um clássico da literatura inglesa, originalmente publicado em formato de folhetim no "All the Year Round" entre dezembro de 1860 e agosto de 1861. Isso garante uma trama emocionante e viciante do início ao fim.

??Esse livro é um romance de formação (estou a amar ler esse tipo de livro) e é narrado em primeira pessoa pelo Pip, um órfão criado pela irmã e seu marido. O título torna-se bastante explicativo quando um benfeitor misterioso concede uma pequena fortuna ao personagem principal, que abandona sua origem humilde e vai morar em Londres, em busca de suas grandes esperanças. Enquanto o Pip criança desperta compaixão pelo leitor, o Pip jovem tem algumas atitudes que dão raiva, mas isso faz parte da história, que mostra uma pessoa tendo erros e acertos.

??Uma coisa que Dickens sabe fazer com maestria: criar e desenvolver personagens complexos e impressionantes. Nesse livro, os meus favoritos foram Joe (que a imagem na minha mente SEMPRE remetia ao Matthew de Anne with an A), Herbert (amei a amizade dele com Pip), Wemmick, Abel Magwitch... E Estella? A influência da senhora Havisham sobre sua criação e como você passa raiva com ela, mas depois entende suas atitudes.

??Algo que notei (e aconteceu também em Um Conto de Duas Cidades ?) é que lá pelo volume 3, em dado momento, TUDO começa a acontecer e eu simplesmente te não conseguia parar de ler. Todos os personagens foram ligados e uma complexa teia foi formada. Um personagem lá do início volta a ser nomeado e tem importância para a trama. E simplesmente dá um imenso prazer sentir que tudo estava sendo esclarecido. Eu sei que muitos livros são assim, mas eu senti isso de forma intensa nesses dois livros do Dickens.

??Gente, Dickens nasceu para escrever, disso não tenho dúvidas. A questão é que não consigo parar de lê-lo. E enquanto escrevo esse post, já tenho planos para ler Oliver Twist em seguida. Não será surpresa para vocês se eu disser que Charles Dickens entrou para os meus escritores favoritos da vida e eu lamento imensamente que ele já tenha morrido e não possa produzir mais obras como essa.

?LEIAM DICKENS?
Stelinha5 21/07/2021minha estante
Maravilhoso

Paloma.Campina 09/11/2023

Devastadoramente lindo!
As pessoas possuem a pecha de achar que história boa é história feliz, que segue um roteiro previsível, mas não é só isso.
Eu vejo esse livro como uma ode às emoções e sentimentos, as vezes acreditamos que o amor puro supera tudo, mas não. Por vezes, acreditamos que o esforço contínuo nos levará ao êxito, mas Dickens mostra que não.
Creio que a muita gente vê Pip como uma pessoa determinada, porém, ingênua em determinado aspecto, pois, não nota as pequenas derrotas que acumula enquanto busca seu objetivo compulsivo. Esse livro ensina muitas lições importantes e uma delas é, saiba quando parar.