Bidu: Caminhos

Bidu: Caminhos Liper Gomba
Eduardo Damasceno

Resenhas - Bidu: Caminhos

nathally.alvarenga 17/06/2023

Muito fofinho! não acho que seja a melhor graphic da MSP, mas como sempre, serviram ilustrações impecáveis e maravilhosas. essa história, diferente de "respeito" e "pele" por exemplo, tem um contexto menos sério e um pouco mais infantil.

Fe 04/06/2023

Awwwnn pensa numa hq fofaaaaaaaa.
Amei demais. Super recomendo. Ilustração é linda, texto é lindo. Amei Amei amei

ViniGomesPersonal 23/04/2023

PETs tem lugar especial na nossa vida!
? Bidu: Caminhos. Minhas impressões!

?Tem um pequeno spoiler no último parágrafo, mas que não muda a sua experiência de leitura.

?Não sei vocês, mas eu cresci sempre rodeado por PETS. Não tinha nenhum animal em casa até os 14 anos. Mas na casa da minha avó, minha vida toda, tinham gatos e cachorros por lá.

? Quando chegou os 14a, meu irmão traz uma gata enrolada num pano cheio de pulga, quase que recém nascida, a Nina, inclusive está com 18a viva e plena ainda hoje. Minha mãe, obviamente não rejeitou. 10 anos depois veio a Bolinha, uma cachorra resgatada, que parece uma raposinha. Tempos depois, tivemos mais 5 gatos, a Mel, a Popy, o Dean, a Sammy e a Vitória. A Vitória, fizemos um escarcéu na frente de uma loja que estava impedindo de resgata-la, visto que eles tinham deixado aberto os acessos à tubulação e ela havia ficado presa por 8 dias na tubulação. Ela está super bem e bem cuidada conosco, hoje, tem 1 ano e 4 meses. (ARRASTA E VEJA AS FOTOS)

?O que eu quero dizer com isso? Que a vida dá um jeito do seu caminho cruzar com a de um pet!

?Não cheguei a chorar, mas lacrimejei! Deu uma agonia vendo o Bidu entrando em algumas frias, pois a mente te leva imediatamente a pensar nos cachorros de rua, e eu moro numa região cheio deles e de gatos, o que me causa leve apreensão, pois nem sempre consigo ajudar!!

?O mais impressionante é como cães de rua se dão com as pessoas e com outros cães, e isso ficou muito claro na relação dos cachorros na própria história do Bidu, já adianto que tem participações especiais.

??SPOILER:
?Única coisa que me intrigou na história, foi a falta de um final para o Bugu e para o Rúfius, admito que fiquei com uma dó deles no final e gostaria de um final bacana para eles. Não sei se vão abordar algo no Bidu - Juntos, ou trazer alguma graphic que dê um destino para eles.

?GMSP/ano: Bidu: Caminhos. Ago/2014.
?História e Arte: Eduardo Damasceno (@dudzord) e Luís Felipe Garrocho
?Cores: mesmos autores
?4ª Capa: Lelis (@aqualelis)
?Editor: @sidney_gusman

@paninicomicsbr
@turmadamonica

#LevantaAMao #graphicmsp #turmadamonica #mônica60anos #monica60anos #monicaverso #sansão #sansao #hq #hqbrasil #sansaoamarelo #sansãoamarelo #sansãoaventureiro #bidu #biducaminhos #caminhos #graphicmspbidu

site: https://www.instagram.com/sansaoaventureiro/

tamyreiss 22/04/2023

Extremamente sensível
Caminhos é uma daquelas histórias que realmente não precisa de texto. Com muita expressão e ternura, Bidu conta sua história de como conheceu o Franjinha e como estabeleceu uma relação de amizades com todo mundo.
Fiquei reflexiva sobre todos os cachorrinhos que ficam na rua e sofrem com todas as situações e meu coração até doeu, mas fico feliz pela sensibilidade que a história trouxe de uma amizade muito linda que marca muitas gerações!

Ana Letícia 21/04/2023

Tudo muito lindo e bem feito, histórias com cachorro sempre me tocam, a jornada do bidu foi linda de se ver!

Ana Elisa 16/04/2023

28ª leitura de 2023
Eu sou apaixonada nesses Graphics da MSP, acho lindo a visão, a liberdade de outros ilustradores e escritores em poder recriar e criar com seus próprios traços as histórias da Turma da Monica.

Maurício de Sousa criou algo que vai ficar para o resto da vida e se eu tiver condições, faço questões de ter todas, lindo demais.

Limoraiis 30/03/2023

Ahh as ilustrações são lindas ? a história emociona, já amava o bidu desde a infância infância, fico tão feliz em ler agora ??

Fábbio @omeninoquele 21/03/2023

Fofo!
#OMeninoResenhando

Todos sabemos que a amizade entre o Franjinha e o Bidu em Turma da Mônica, é algo mega especial. E o que acompanhamos em "Caminhos" é como os dois se conheceram e mostram o quanto esse amor genuíno entre homem e cachorro é um dos relacionamentos mais verdadeiros que existe.

No quadrinho, Bidu é um cachorrinho de rua, que passa por altos e baixos pra tentar sobreviver, mas desde o início quando conta sua história, diz que ela é a história de como conheceu seu melhor amigo. E vemos a trajetória toda dele enfrentando as dificuldades da rua, mas sonhando em encontrar seu humano pra lhe dar e receber amor.

O Franjinha, queria ter muito um cachorro e depois que a mãe concorda eles decidem ir a um abrigo, mas quando chegam lá não é o cachorro que o menino precisava conhecer que estava lá, e voltam pra casa, mas daí ele tem uma ideia muito mais eficiente e surpreendente que faz com que os dois finalmente se encontrem, e isso me deixou com o coração mega aquecido.

Com traços belíssimos, e uma história que entrega a emoção que não estávamos esperando, os autores deram vida nova a esses personagens que a gente tanto conhece e que cresceram com a gente. Primeiro quadrinho da Panini, do selo MSP que leio, e não poderia ter começado da melhor maneira.

Muito bom revisitar personagens que fizeram parte da minha infância e essa sensação de nostalgia e coração aquecido é o que a gente pode encontrar lendo "Caminhos" eu recomendo muito!

#BiduCaminhos #PaniniComics #MauricioDeSousa #TurmaDaMonica #GrapichMSP

site: https://www.instagram.com/p/CpBIoHQvuKe/

Emerz 16/03/2023

Os caminhos do Bidu. Seguimos Bidu por suas desavenças de cachorro até encontrar um lá pra chamar de seu e conhecer o seu grande amigo.

A obra conta com muitos elementos gráficos que a torna muito fluída parecendo que tudo na página se movimenta por ela que tudo tem movimento e seguem caminhos.

Andromeda3 13/03/2023

"Esta é a história de como eu conheci meu melhor amigo. Ela é cheia de voltas. E de problemas. Mas, no final, é uma história simples... Sobre como a única coisa que faltava para mim e para ele... Era nos encontrarmos."

Guilherme 31/01/2023

Bidu - Caminhos retrata bem aquele ditado antigo que diz: as coisas acontecem quando tem que acontecer.
Mais um espetáculo visual da MSP que mostra o início de uma amizade que nasceu através de caminhos improváveis.

Yaya 29/01/2023

O começo do começo
O personagem pioneiro da Turma da Mônica não poderia ter um começo melhor, a adoção e o coração de ouro do Bidu são o ponto chave que o faz unir todo universo do Maurício de Sousa. As ilustrações são de encher os olhos
Essa HQ confirma o que o nosso coração já previa: o Bidu adotou o Franjinha e não o contrário.

Duda 28/01/2023

leitura rápida e aconchegante
fiquei muito emocionada lendo, pensando muito em como vemos e julgamos os outros sem saber pelo que passaram. amei demais, principalmente a parte extra, tudo perfeito!!

Luiz.Marvel 16/01/2023

Vai contar como o Bidu conheceu o Franjinha, vai narrar como era a vida do Bidu nas ruas que passava por brigas e etcs.

É um livro com ilustrações incríveis! Uma história muito boa, se eu falar mais vou acabar soltando spoiler...

lettcadona 14/01/2023

muito fofa a história, foi legal descobrir como o bidu e o franjinha se conheceram e se tornaram melhores amigos