Harry Potter and the Chamber of Secrets

Harry Potter and the Chamber of Secrets J.K. Rowling

Resenhas - Harry Potter and the Chamber of Secrets

Vivi 01/06/2020

Li em português várias vezes desde a infância. É a primeira vez lendo em inglês, uma experiência fantástica . Conhecer já a história me ajudou a enfrentar dificuldades com vocabulário. Livro lindo.

Contos e Tal 02/06/2020minha estante
O meu preferido sempre foi e sempre será o cálice de fogo, terrivelmente injustiçado no filme

wendelwonka 17/07/2020

Divertido como o 1º
Leitura gostosa bem pseudo-infantil :p Acho meio bobo como o 1º, mas compreensível demais. O ritmo faz jus a evolução da história. Recomendo pra todas as idades sempre :)

Ana 15/03/2022

Uma leitura reconfortante
Comecei a reler Harry Potter junto com a minha amiga que nunca leu, um dos problemas é que eu vi os filmes que são muito fiéis aos livros, o que torna a leitura um pouco chata, mas adorei ver o pouco que não apareceu nos filmes.

Kyvu 16/11/2023

Não sou mais público alvo, mas ainda gostei.
Gosto muito da história e percebo que em relação ao primeiro livro existe um aprofundamento sutil tanto nos personagens quanto no mundo mágico. Apesar disso, o livro é claramente muito infanto-juvenil e eu tô lendo ele pela primeira vez com 20, então com certeza não teve a mesma intensidade que teria se eu tivesse 12 anos. No geral, ainda me diverti lendo e acho que só isso já mostra como a história é boa. Estou ansioso pra ler os outros e ver a saga amadurecendo.

oraflocs 31/07/2020

É complicado iniciar uma resenha sem falar de seu histórico com Harry Potter. É uma saga tão enraizada em alguns dos que nasceram na década de 1990 que NÃO falar deste histórico parece uma heresia. Mas, vou me conter! Falarei apenas deste volume!

A leitura no original britânico e acompanhado pelo audiobook narrado pelo Stephen Fry tornou a experiência TOTALMENTE incrível. É incontestável que houve grandes perdas no estilo de J. K. Rowling na tradução brasileira que, enquanto for a tradicional da Editora Rocco eu me recuso a comprar novos exemplares, mesmo que com capas e acabamentos perfeitos.

Entrementes, em "A Câmara Secreta" encontramos uma Hermione ainda mais perspicaz, dominando uma Polyjuice Potion mesmo que com um "pequeno" detalhe passando batido; Harry conhece mais algumas semelhanças entre ele e Lord Voldemort e se mostra bastante empático, principalmente em momentos críticos; Ron, por sua vez, é o amigo parceiro que todos queríamos ter com quem entrar nos "ninhos" da vida, onde a amizade fala mais do que qualquer medo!

Somos apresentados a novos personagens como Gilderoy Lockhart (o substituto de Quirrell no cargo de professor de 'Defence Against the Dark Arts' e um personagem irritantemente engraçado e, ao mesmo tempo, insuportável, mas, ainda assim, indispensável), Moaning Myrtle, Cornelius Fudge e, tão importante quanto os demais, Tom Marvolo Riddle. Outros bem pontuais, como as Professoras Sprout e os alunos Justin e Creevey também são apresentados.

A escrita de Rowling é impecável, que evolui gradativamente até atingir o clímax e a resolução dos enigmas nas últimas páginas. As descobertas pelo meio do caminho, a construção dos personagens e a descrição das cenas são vívidos e eu me vi, mesmo já conhecendo a história, torcendo para que tudo fosse solucionado e descobrissem logo o que estava acontecendo! Uma segunda leitura me permitiu observar os detalhes, as entrelinhas, que uma leitura corrida não fora capaz de captar. Percebe-se que tudo está onde deveria estar, que nada que está no texto é obra do acaso. É um livro que merece ser lido, degustado e vibrado em cada página virada!

Laís 17/09/2020

Uma aventura cheia de plot twists
Agora que já estamos familiarizados com as peculiaridades do mundo bruxo, a autora nos apresenta novas curiosidades desse universo, ao mesmo tempo que explora um novo desafio para Harry e seus amigos. Um livro viciante cheio de plot twists e momentos engraçados. Eu amei!! Indico muito. Pronta para ler o próximo ?

Helaina 01/07/2021

Mais uma vez lendo em inglês e aproveitando para melhorar minha habilidade no idioma enquanto revivo as aventuras de Harry Potter.
As confusões nesse livro começam ainda na casa dos tios do Harry quando o elfo doméstico Dobby aparece para prevenir o garoto de um grande perigo que está por vir. Em consequência dos atos da pequena criatura a volta dele para a escola fica ameaçada cabendo ao seu amigo Rony Weasley salvá-lo. É então que conhecemos um lugar tão mágico quanto Hogwarts - A Toca.

“What Harry found most unusual about life at Ron’s, however wasn’t the talking mirror or the clanking ghoul: It was the fact that everybody there seemed to link him.”

“Porém, o que Harry achou mais fora do comum na vida em casa de Rony não foi o espelho falante nem o vampiro baterista: mas o fato de que todos pareciam gostar dele.” P. 42

Mas as aventuras estão apenas começando. Na verdade é o que menos falta nesse livro. Um inimigo poderoso está à espreita em Hogwarts e todos os bruxos nascidos muggle precisam ter cuidado para não se tornarem a próxima vítima.

Esse livro também nos apresenta elementos que não dei muita atenção até ter terminado de ler a série. Acho que isso vai ser uma constante em todos os livros. Quem não conhece a história toda pode ficar tranquilo que não será spoiler, na verdade quem não terminou a história ainda não vai entender o porquê da importância dos próximos quotes.

“Harry looked quickly around and spotted a large black cabinet to his left; he shot inside it and pulled the doors closed, leaving a small crack to peer through.”

“Harry olhou depressa a toda volta e viu um grande armário preto à esquerda; correu para ele e se fechou dentro, deixando apenas uma frestinha na porta para espiar.” P. 48

Já pensou se ele estivesse funcionando? Para a sorte do Harry o artefato só foi consertado mais adiante. Se é que é o mesmo armário.

“...magnificent necklace of opals, Caution: Do Not Touch. Cursed - Has Claimed the Lives of Nineteen Muggle Owners to Date.”

“...magnífico colar de opalas. Cuidado: Não toque. Amaldiçoado - Tirou a vida de dezenove donos trouxas até hoje.” P. 51

Pois é.... estava lá o tempo todo.

“’That vanishin cabinet was extremelly valuable!’ He was saying gleefully to Mrs. Norris. ‘We’ll have Peeves out this time, my sweet’.”

“- Aquele armário que desaparece foi muitíssimo valioso! - disse todo alegre à Madame Nor-r-ra. - Vamos acabar com o Pirraça desta vez, minha doce...” P. 113

No mesmo livro vemos que ele também estava em Hogwarts.

Diferente do 1º livro esse não me deixou com nenhuma pergunta sem explicação. A trama toda está muito bem encaixada. JK Rowling conseguiu prender bem melhor as pontas da história em seu segundo livro.

Ainda não solucionei a questão do barco do primeiro livro: “A minha pergunta: No começo da história, como os Dursleys saíram do farol e voltaram à terra firme se Hagrid e Harry levaram o barco embora? Não há nenhum lugar dizendo que o barco voltou para eles e Hagrid diz que veio voando. Acho que perdi alguma coisa. #AlguémMeExplica

Eu recomendo esse livro para quem gosta de aventura temperada com humor, Gilderoy Lockheart que o diga, e a sempre presente amizade que torna as histórias inspiradoras.

Nota: Todos os quotes em português foram retirados do livro Harry Potter e a Câmara Secreta da editora Rocco, 2000 exatamente como foram publicados.

site: https://hipercriativa.blogspot.com/2016/02/resenha-harry-potter-e-camara-secreta.html

Leitorina 18/02/2021

A única coisa que eu não gosto é que a JK retoma a história anterior em todo começo de livro, isso me irrita.
Fora isso, o livro tem um ritmo maravilhoso, é muito gostoso de ler e é surpreendente de verdade.
Acho muito bom ver a discrepância entre o livro e a adaptação cinematográfica.

Hugo 03/04/2021

Que incrível! Isso até parece magia!
Continuando meu projeto de ler Harry Potter em inglês.

O segundo ano da saga continua maravilhoso como o primeiro. Aos poucos vamos entendendo cada vez mais a influência de Voldemort no mundo bruxo, inclusive os respingos disso no mundo trouxa, mesmo embora as coisas ainda estejam meio turvas, com a falta de informações do passado a cerca do ápice do terror do bruxo das trevas.

Que prazer relembrar do querido Dobby, um personagem tão carismático e importante para a saga, juntamente com a fênix Fawkes que também possui papel fundamental na trama toda. Nesses primeiros anos a narrativa é muito mais voltada ao dia-a-dia dos estudantes em Hogwarts, o que faz a gente sentir que também está lá, participando de cada aula, assistindo cada jogo de quadribol... Incrível!

Super recomendo!

giostavahr 08/04/2021

amei
legal gostei bastante ja gostava do filme e o livro foi bem divertido de ler, sem muitos problemas até então o harry começa a entrar mais um pouco no mundo da magia e a entender mais sobre o voldemort

Mari 26/04/2021

Que universo mais cativante!
Relendo e reassistindo os filmes ??
The chamber of secrets me dava medo quando eu era pequena haha Vê se pode.
Hoje queria ser aluna de Hogwarts ?
A cada livro J K nos apresenta mais detalhes do Wizard World e temos acesso à mais feitiços, contexto histórico e novos personagens.

Caio Pelegrino 08/03/2020

Re-reading to study
Since I re-read this book intending to pratice my english, I didn't expect to get involve by Hogwarts like this one more time.

I have some seriously problems in the begging to adpat with the language, having multiples choking on reading, but after all, it works just fine.

The point I like the most is how the characters grow up as the history are getting more mature. I mean, we can see clearly this difference from one book to another and i really want to go along this evolutions again.

I want to re-read the third one too this year, to continue help my english do not get rusty.