Não Olhe Para Trás

Não Olhe Para Trás Jennifer L. Armentrout

Resenhas - Não Olhe Para Trás

Carla Sol 27/08/2016

Se pudesse daria 10 estrelinhas...
Que livro é esse??? Sinceramente, é um dos melhores livros que li este ano! Li 440 páginas em apenas 2 dias, pois é uma leitura completamente viciante, estimulante, não dá para largar.

Em resumo, o livro trata da história de Samantha "uma jovem de 17 anos rica e popular que, depois de passar quatro dias desaparecida, retorna ferida e desmemoriada. A nova Samantha não se reconhece no retrato de menina má e mimada que todos à sua volta começam a pintar. E logo descobrirá que foi a última a ver Cassie, a garota com quem mantinha uma relação confusa de amizade e rivalidade e que desapareceu no mesmo dia que ela. O que aconteceu na noite fatídica em que as duas sumiram? E por que Samantha foi a única a reaparecer?".

Nesse livro, a autora com sua escrita fluida conseguiu a façanha de juntar um excelente suspense que teve um final eletrizante e completamente inesperado (E QUE FINAL GENTEEEE??? NUNCA, NUNQUINHA NA VIDA ADIVINHARIA O FINAL...FIQUEI LITERALMENTE TOTALMENTE COMPLETAMENTE CHOCADA) com um lindo romance que faz com que a gente torça pelo casal até o fim, ou seja, esse livro além de ser um thriller psicológico angustiante que nos leva a querer desvendar o mistério a qualquer custo também é um lindo romance juvenil! O casal é apaixonante e o período da conquista é super fofinho. Fiquei indescritivelmente apaixonada por essa história de amor!!

Em suma, esse livro conseguiu fazer com que eu sentisse um misto complexo de emoções ao final da leitura, pois terminei suspirando de amores e ao mesmo tempo chocada com o desfecho! Pra quem é fã de um bom mistério e um belo romance não deixe de ler...esse livro é demais!! Se pudesse daria 10 estrelinhas...
Lu Oliveira 27/08/2016minha estante
Amo esse livro. Já li faz um tempinho, mas é muito bom.

Irtes 27/08/2016minha estante
Já vai pra minha lista! Parabéns Sarah, ótima resenha.

Carla Sol 27/08/2016minha estante
Lua, realmente esse livro é muito bom! Já tinha um tempo que tentava encontrá-lo na estante virtual, pois ele é difícil de achar, mas valeu muito a espera! Adorei mesmo!

Carla Sol 27/08/2016minha estante
Obrigada Irtes! Coloque ele na lista sim, pois é um thriller psicológico excelente, vc não vai se arrepender!!

Lu @adreamyromantic 27/08/2016minha estante
Opa, ainda não tinha visto esse livro, deve ser sensacional! Bela resenha, morrendo de vontade de ler agora! :D

Carla Sol 27/08/2016minha estante
É excelente Luísa! Só é um pouco difícil de achar para comprar, pois acho que a editora não fez uma 2ª tiragem, mas acredito que na estante virtual ache pra comprar...não vai se arrepender!

Marianna 13/07/2017minha estante
Carla, se você ler A REUNIÃO https://www.skoob.com.br/livro/resenhas/290141/mais-gostaram é outro livro que você não irá se arrepender.

Marianna 24/10/2018minha estante
''E logo descobrirá que foi a última a ver Cassie, a garota com quem mantinha uma relação confusa de amizade e rivalidade e que desapareceu no mesmo dia que ela. O que aconteceu na noite fatídica em que as duas sumiram? E por que Samantha foi a única a reaparecer?" Só nessa descrição, parece que é o livro: DEIXADA PARA ATRÁS, pena que...

Vai vendo... kkkkk Me interessei demais, hein!

Kennia Santos | @LendoDePijamas 23/11/2015

“Por mais que eu quisesse ignorar a pessoa que eu fora um dia, não havia como escapar de um passado do qual eu não me lembrava.”
Já fazia um tempinho que esse livro tava na minha estante, e, só quando eu li Obsidiana que é da mesma autora, que me deu um ânimo a mais para ler esse.
A princípio, devido a abordagem escolar, personagens adolescentes, achei que toda a história teria um quê aqui e ali de mistério, mas nada de muito intenso.
Se eu estava enganada?
Enganada é pouco.
Em um resumo básico, a história constitui-se a partir de: Sam acorda desnorteada no meio de uma estrada, com as roupas rasgadas, descalça e com vestígios de sangue. Após ser encontrada por um policial e levada à sua família, percebe que está sem memória: não lembra do seu nome, da sua escola, dos seus amigos, e da sua antiga vida. Após uma série de questionamentos e esclarecimentos, descobre que namorava com o garoto mais rico da cidade, era a garota mais popular da escola (e víbora também) e no mesmo dia de seu desaparecimento, também sumiu Cassie, a garota que aos olhos de alguns era sua melhor amiga, mas avaliando melhor, tratava-se de uma relação de amor e ódio, orgulho e interesse.
Sam, decidida a descobrir o que aconteceu com Cassie, começa a investigar de forma muito astuta todos os fatores envolvidos: rastros, objetos, pessoas, comportamentos. E para isso, conta com ajuda de Carson, um garoto que a ‘nova’ Sam se sente automaticamente atraída, amigo de seu irmão, Scott.
E quando começa a verdadeira busca, tudo se volta contra ela: a dificuldade de se adaptar novamente com a escola, surtos psicológicos vindos do trauma pós-desaparecimento; vultos aparecem no seu campo de visão, ela sente presenças à sua volta seguindo-a, começa a receber bilhetinhos suspeitos com uma letra desconhecida com recados que entorpecem sua mente e a induzem a entender que está louca.
Caramba, eu sei que sou fraquinha pra livros que envolvem coisas sobrenaturais, mas eu me assustei pra CACETE com os capítulos, que cada vez vinham com uma descoberta, uma pessoa a mais para desconfiar, pistas para serem investigadas, o psicológico da Sam, os pais conturbados, o relacionamento que à vista grossa é perfeito mas na verdade não chega nem perto.
E O FINAL, É ISSO MESMO PRODUÇÃO?
Nunca, nunquinha, NEVER, eu ia imaginar um final assim, o desenrolar dos fatos foi perfeito e em nenhum momento houveram contradições no enredo, mas a J. Armentrout soube exatamente como deixar o leitor com o friozinho na barriga, expondo as informações certas para ligar os fatos mas totalmente surpreendendo ao fechar a história, te deixando sem ar, em choque.
Uma trama que envolve mentiras, traições, desconfianças, sensibilidade, enganos, transtornos e muitos surtos.

NÃO OLHE PARA TRÁS, SAMANTHA. NÃO GOSTARÁ DO QUE VAI ENCONTRAR.
Bárbara Masu 23/11/2015minha estante
Ah meu Deus, quero ler agora! Hahahaha! Resenha assim não vale! Kkkk

Raveni Carvalho 23/11/2015minha estante
Uauuuuu que resenha, quero ler pra ontem!!

Érica | @aquelacomlivros 23/11/2015minha estante
Nossa, agora que tô mais doida pra ler esse livro! Adorei a resenha, Kennia! *-*

Kennia Santos | @LendoDePijamas 24/11/2015minha estante
Obrigada meninas, leiam sim! Excelente livro!

Hellen @Sobreumlivro 17/09/2016minha estante
PS. QUERO!

Bela 01/12/2020

Primeira vez que leio um livro de suspense e me vi totalmente envolvida com a história!! A autora embaralhou bem a minha cabeça e o livro estava praticamente no final e eu ainda não fazia ideia de quem tinha sido o responsável por tudo aquilo! Fui totalmente supreendida (jurava que era outra pessoa)!! Enfim, despertei um interesse por livros de suspense agora, não tinha como ser diferente!!
Yas 04/12/2020minha estante
Você já leu Paciente Silenciosa??? Tenho certeza que você vai gostar!!

Bela 04/12/2020minha estante
Não!! Já vou colocar na minha lista, obrigada pela indicação ?

Krol.Veras 12/01/2021minha estante
Eu amo.

Krol.Veras 12/01/2021minha estante
E paciente Silenciosa é incrível também!

Tícia 08/07/2015minha estante
Bom demais, né?

Sonia 08/07/2015minha estante
sim achei ótimo só que o final foi meio tenso.

Tícia 08/07/2015minha estante
Nem lembro mais pq li no inicinho do ano. Como minha memória dura 2 dias, no máximo, não lembro. :( Mas se eu não reclamei, devo ter achado satisfatório.

Sonia 08/07/2015minha estante
foi satisfatório só achei que ficou faltando algo.

Jonas 05/01/2016

Resenha - Não olhe para trás
Senhor, que neste ano de 2016 todos, exatamente TODOS, os leitores possam ter a oportunidade de ler este livro. Amém ??
Sem dúvidas esse foi um dos meus queridinhos de 2015, eu como fã de suspense, achei incrível a forma como a autora desenrolou essa trama.
Livro conta a história de Samantha, uma garota que misteriosamente sumiu junto com sua amiga Cassie, porém, o mistério se dá pois além de voltar sozinha, Samantha havia perdido a memória.
É aí que as suspeitas e dúvidas começam a rondar sua mente, e ela descobre que na verdade o ser humano desprezível que habitava sem corpo não existe mais. Cada vez que descobre algo sobre quem foi, se assusta.
Um turbilhão de emoções e dúvidas rondam sua cabeça. Tudo que tenta lembrar sobre o dia do acidente se torna vago. Até que...Um bilhete. Dois. Três. São pistas que trazem a personagem de volta à realidade. Vagas lembranças surgem. Sua verdade está mais próxima do que parece.
A narrativa é incrível, impecável, apegada aos mínimos detalhes. A cada página o leitor mergulha mais dentro do suspense e procura desvendar junto com a garota todo o mistério.
Será Samantha a assassina de sua melhor amiga ? Quem será o autor dos bilhetes ? Motivos não faltam, muito menos inimigos que as desejavam mal.
Ruth 29/09/2016minha estante
Amém kkkkk

Ruth 29/09/2016minha estante
Quero ler! Parece bom!

K.G | @kennedy guedes 11/02/2018

SUSPENSE JOVEM, BEM FEITO, E PERFEITO PRA TV!
ENTAO EU LI NAO OLHE PRA TRAS E PACEIRAAAAAS.......... ALÔ ALÔ NETFLIX, JA QUERO A SERIE!

Já tem um tempo que eu namoro esse livro, mas o tamanho (440) me desanimava, mas a coragem veio E ESSE CALHAMAÇO SIMPLESMENTE VOOU NAS MINHAS MAOS! Um thriler psicologico YA bom PRA CARAMBA!

O livro começa com uma garota na beira da estrada, toda machucada e com sangue nas roupas, Essa garota é a Samantha, e ela nao se lembra de nada que aconteceu. Ela vai pro hospital, onde " conhece" sua familia, pais, e irmao, e é levada pra casa, ou melhor MANSAO, em uma cidade onde todo mundo se conhece.
So que a Samatha NAO E A UNICA QUE DESAPARECEU, sua melhor amiga Cassie tambem desapareceu, na mesma noite que a Sam...
O livro gira em torno desse misterio, O QUE ACONTECEU? ONDE ESTÁ A CASSIE? e ao mesmo tempo a sam vai descobrindo que ela é uma tipica " ADOLESCENTE BICTH" E que talvez sua relação com cassie nao era uma amizade...

A personagem tem que lidar COM O QUE ELA ERA, COM O QUE ELA É AGORA, e juntar os pedaços pra descobrir como vai ser dali pra frente.

EU AMEI A AMBIENTAÇÃO DESSE LIVRO! Tem uma pegada mais jovem, grande parte da historia se passa no colegio. Tem uma coisa de quase todo mundo no circulo da Samantha ser RICO E GLAMUROSO, pra mim tem uma pegada um pouco " Riverdale" QUE EU AMOOOOOOO.
É um thriller SUPER LEVE! ( se comparado aos outros) NÃO TEM MUITO SANGUE, NAO TEM MUITA VIOLENCIA, NADA MUITO PESADO, tem até uns leves toques de humor. É UMA LEITURA MUITO AGRADAVEL.
A autora soube construir MUITO BEM A HISTORIA, colocando novos elementos, reviravoltas ao longo de todo o livro, o que mantem O INTERESSE DURANTE TODA A LEITURA, e faz as paginas VOAREM!
É um livro que nao tem apenas suspense, TEM INTRIGAS, TEM ROMANCE, TEM FALSIDADE, TEM TENSAO, TEM LOUCURA, tudo muito bem dosado. Os personagens sao mais jovens, entao seus dramas sao mais voltados ali pra adolescência.

A AUTORA SOUBE MANTER O MISTERIO, O SUSPENSE, ATE O ULTIMO CAPITULO, eu ficava pensando " TA ACABANDO, E ATE AGORA NAO VEJO UMA SOLUCAO SOCORRO" E ELA VEM, Um pouco corrido, e de uma forma um tanto quando " Preguiçosa" e confesso que SIM, ME PASSOU PELA CABEÇA esse desfecho, porem, A AUTORA TINHA SUAS CARTAS NA MANGA, pra tornar tudo surpreendente, e acabou que no fim gostei bastante.

SERIA UMA EXCELENTE MINISSERIE! ALO NETFLIX, ALO HBO! quero muito ver isso na TV.

4 estrelas pra esse suspense delicia!
Silvia341 11/02/2018minha estante
Segui sua dica é comecei a ler ontem!!! Estou amando esse livro!

Mica 29/07/2018minha estante
Só queria encontrar ele em livro físico :( é maravilhoso dms é aquela reviravolta??? Amei

MaFê 31/08/2014

Um clichê que funcionou.
Vi esse livro na Bienal e a sinopse me cativou, além da minha queda por thrillers. A história do livro parece ser um pouco clichê, mas a narrativa fácil e o desenrolar dos acontecimentos vão te cativar aos poucos até o momento em que você não vai querer parar de ler até terminá-lo. Analisando o livro como um todo ele é interessante, intrigante, de uma leitura rápida e não cansativa, mas na minha opinião o que deixou a desejar foi o clímax que poderia ser muito mais trabalhado, mais profundo. Gostei dele, fiz uma leitura rápida e confortante e com certeza indicaria aos outros.
Gleise 26/09/2014minha estante
Oi...Copiei e colei sua opinião na minha comunidade que fiz para darmos opinião de livros. É que não li esse e estou buscando opiniões de outras pessoas. Espero que não se incomode. Se puder opinar sobre outros livros que já leu, agradeço muito. Obrigada, Gleise

Stefanny 10/04/2022

É... não foi ruim, mas não foi bom!
Muito previsível o final, tava na cara. Mas o livro em si é bom, senti um 'meninas malvadas' com assassinato e perda de memória, a protagonista era legalzinha e o romance foi bem meia boca mas legal ?
Livkittyy 12/01/2023minha estante
desculpa, sem querer causar briga, mas como vc descobriu o plot, pq eu fiquei chocada de ser qm foi kkkkk

@APassional 24/10/2014

Não Olhe Para Trás * Resenha por: Rosem Ferr * Arquivo Passional
Em Não olhe para Trás, já no primeiro capítulo sentimos o impacto da narração em 1ª pessoa da protagonista: densa, inquietante, insondável, que nos lança à intrincada trama desenvolvida pela brilhante Jennifer L. Armentrout, e inevitavelmente mergulhamos:

Água... tinha algo a ver com água. Água escura e oleosa.

Desaparecida há 4 dias, ela retorna mas não recorda nem seu próprio nome. Imaginem uma vida em branco. A protagonista Samantha, vítima de um trauma violento, perde completamente a memória, e não há uma perspectiva de que a recupere, some a esse drama o desaparecimento de sua melhor amiga Cassie e a suspeita de que ela tenha sido assassinada e temos uma trama de tirar o fôlego.

Mistério, suspense, e reviravoltas inquietantes nos mantém em tensão constante.

Um pequeno condado, ricas famílias que preferem o silêncio do que a exposição de seus segredos. Vidas aparentemente perfeitas, mas nada é o que parece ser em Gettysburg.

Um enredo que tinha tudo para ser mais do mesmo: ensino médio, trio romântico, etc... é amplificado pelo drama psicológico que Samantha enfrenta ao descobrir aos poucos seu passado negro, quem ela era, o quanto era temida e porque as pessoas se retraem com ela na escola. Entretanto, o novo eu que ela reconstrói com as reminiscências que vai reunindo dia a dia, assusta e retrai seus antigos amigos e aliados, que lhe omitiram fatos ou os recontaram de modo a ocultar antigos erros, ou seja, nada e ninguém é confiável pois parece que todos a sua volta tem algo a esconder.

Junte a isso algumas alucinações entremeadas a flashes do dia D e... Haja sanidade!

Ela só quer lembrar... Eles querem que ela esqueça. Entretanto sua insistência em lembrar a colocará em perigo mortal: Não olhe para Trás.

Se a lembrança de Samantha parece ser inconveniente para todos, a única pessoa em quem encontra aparente segurança é Carson, seu amigo linnnnnnnnndo de infância, que anteriormente renegado e odiado, será seu fiel escudeiro em sua busca ao passado.

Ameaças, lembranças, decepções, mentiras, romance, traições e muita adrenalina... A trama é muiiiito envolvente e logo também duvidamos de tudo e de todos, troquei de suspeito várias vezes, afinal alguém sabe o que aconteceu e quer abafar o caso hehehe!

A tensão é crescente, as descobertas atordoantes, mesquinhas, vis, mas também belas e emocionantes, gentileza e amor estarão presentes assim como ganância e egoísmo, e o final é contundente.

Detalhe: A capa sugere os bilhetes ameaçadores que Samantha recebe, genial!

Devorei em uma tarde e meia noite, em um só folego.
E... Ameeeeeeeeeeeeeiiii!
By Rosem Ferr.:.

Resenha publicada no Blog Arquivo Passional em 17/10/2014.

site: http://www.arquivopassional.com/2014/10/resenha-nao-olhe-para-tras-jennifer-l.html
Talise1 19/06/2020minha estante
Estou morrendo de vontade de ler o livro por causa da sua resenha,eu nem ia ler mas li a resenha e estou decidida:vou ler.

Tami 28/10/2014

Surpreendente: prende do início ao fim.
Sabe aquele livro que te prende... foi isso que aconteceu com "Não olhe para trás". Quando li a sinopse em um blog, adorei e disse: compra garantida na Bienal do Livro.
Assim que cheguei em casa, comecei a lê-lo e não parei mais. Adorei a hitória, a forma como a personagem foi caindo na real de como era antes do acidente e todo o suspense que o livro carrega. Sentia-me como vendo "Bones", tentando arranjar uma razão para todos estarem envolvidos no acidente. E o final então, me deixou mais "uau" ainda.
Gostei muito da narrativa e dos detalhes informados, nem faltantes nem excessivos.
Repassei para diversas pessoas que adoraram também.
Mariana Storck 28/11/2014minha estante
Gostei do que disse! Conheci esse livro agora e já quero kkkk Valeu!!

Lover for book's 11/01/2022minha estante
Eu desconfiei de todo mundo, menos do Benedito, o casal então e perfeito, Carson um amor

Bia 06/06/2016

O livro começa com Samantha, vagando no meio do nada, sem lembrar coisa alguma sobre a sua vida, até que é encontrada por um policial que a ajuda e depois a levar para o hospital. Lá Samantha descobre que está desaparecida a quatro dias e que sua melhor amiga, Cassie, também sumiu junto com ela, mas ainda não apareceu. Aos poucos sua família tenta readaptá-la ao mundo em que vive, mas Sam não consegue se ver naquela garota fútil, mimada e mesquinha que se transformou, e começa a tentar descobrir o motivo dessa sua mudança, e o que isso tem a ver com Cassie.

A primeira coisa que me levou a esse livro foi a autora, eu tinha acabado de ler "Obsidiana", e queria ler outras coisa da Jennifer L. Armentrout, e acabei achando "Não Olhe Para Trás", a sinopse logo me interessou e eu resolvi embarcar nessa. O livro é uma mistura de triller, suspense e um pouquinho de romance, os personagens são todos muito bem construídos, e o mistério é do tipo que te joga o tempo inteiro muitos suspeitos, só para dificultar a verdade até o final do livro.

Samantha é a personagem que você vai admirando no decorrer das páginas, mesmo sem memória vai atrás de quem ela realmente é, Sam não se contenta com o que as pessoas dizem sobre ela, e por isso acaba descobrindo que a vida antiga é feita de mentiras, ela tem amigas que estão pouco se importando com ela, um namorado que não ama, e só está com ele pelas aparências, e as pessoas que de quem ela mais se distanciou são as que mais podem ajuda-la a descobri a verdade, entre elas estão seu irmão Scott, e Carson, um amigo/paixão de infância.

Falando em Carson e Scott, eles foram os meus personagens favoritos. Eles foram os mais prejudicados com a mudança da Sam, por serem os mais próximos, mas conforme ela vai mudando os dois vão percebendo e começam a ajuda-la. Scott é o irmão que vai apoiar essa mudança, ele quer a irmã doce de volta, a pessoa com quem ele pode conversar e realmente ser um irmão, e o Carson é maravilhoso, no início ele não acredita muito na mudança, acha que ela está mentindo, mas ele vê a luta de Sam, e é quem ajuda ela a ir atrás de toda a verdade, além de ser um fofo.

Os demais personagens são mostrados de um modo em que você nunca sabe quem realmente é culpado ou inocente, a maioria deles parece ter um motivo, e como Sam não tem as lembranças de antes, até ela fica meio na dúvida, às vezes alguma coisas vem mais nunca uma coisa concreta o que confunde ainda mais ela e nós leitores, todos são culpados até que se prove o contrário. Cassie é outro mistério que está guardado na memória de Sam.

O livro é muito bom, a autora não é nenhuma Agatha Christie em relação ao mistério, se você perceber as dicas consegue descobrir o verdadeiro culpado, mas não deixa de ser uma surpresa, eu só achei o final meio corrido, muitas coisas acontecem nas últimas páginas, a autora poderia ter trabalhado um pouco mais, ali, tirando isso não vi nenhum problema, algumas páginas de perseguição são escritas muito bem, e fazem você ficar apreensiva junto com a personagem.

A autora está de parabéns, já li três livros dela (mistério, sobrenatural e new adult), e os três são gêneros diferentes, e em todos eles a Jennifer se virou muito bem, outros livros dela já estão na minha lista, agora é só decidi qual eu leio primeiro.

site: http://follow-and-breath.blogspot.com.br/2016/06/resenha-nao-olhe-para-tras.html
Silvia.Cristina 07/08/2016minha estante
W ss.w eggm e

junirou 25/02/2022

Bom, bomba ou nuclear?
O selinho de bomba pra este. Vou avisando que se você gostou do livro, não leia essa resenha porque eu vou massacrar alguns pontos do livro...

CARAMBA hein, que livro longo, eu fiquei doido porque pra mim a cada capítulo que iniciava parecia que o livro se estendia ainda mais, era tanta página e continuava na tecla que o livro insistia em clicar até o fim. Não gostei do plot.

Ele não foi previsível, a questão dele é que o livro insistia tanto em algo bombástico que no fim não entregou nada, prometeu, prometeu e simplesmente jogou algo completamente bobo. Desde o início eu tinha ideias merabolantes do plot e quando eu enfim saquei não me surpreendeu. Lá na página 300 você já tem em mente o plot. E quando descobre nem dá tempo de se chocar. Não é previsível é chato.
Escrita é boa, a autora escreve bem e te prende na história, é bem fácil de ler (a única parte boa) só que não dá. É um livro com tantas páginas e não tinha necessidade alguma essa extensa tão grande.
A pelo menos tem uma romance, gente que romance?? O Carson e a Sam salvam um pouco a história sim, mas eu não consegui me apegar por eles. De todos os personagens gostei mais da Julie e do Scott.
Recomendo a leitura pra iniciantes. E só. Não é tão bom, e não te agrega em nada!
Hisabela 25/02/2022minha estante
Menino,

Bia 05/04/2015

Resenha publicada no Blog ACEDLeitores
Ao dar de cara com esse livro na lista de lançamentos da Editora Farol Literário, fiquei completamente apaixonada pela capa. A sinopse me prendeu por completo, e claro que solicitei.
Demorei um tempão para iniciar a leitura, por causa da minha mudança e tudo mais, porém, quando enfim comecei, não olhei para trás e nem para os lados. O livro me prendeu por completo.
Um enredo cujo tempero principal é o suspense mas com uma pitada essencial de romance. Pra mim, o livro ideal.
Vamos conhecer um pouco da história?
Samantha é uma adolescente que desaparecera há alguns dias. Fora encontrada banhada em sangue e sem memória.
A garota não se lembra nem mesmo de seu nome e muito menos de Cassie, que tudo indicava que havia desaparecido no mesmo dia, e até então, não havia sido encontrada.
Sam volta para casa, para sua família que ela não reconhece, e todos a sua volta acreditam que em breve, ela se lembrará de tudo.
Logo no início já ficamos com a pulga atrás da orelha. Me perguntava: Como essas garotas sumiram? O que aconteceu a Sam? Quem é Cassie, e por que ela ainda não voltara?
E a minha vontade de folhear o livro para saber logo de tudo foi saciada por outros elementos que surgiram na história.
A garota descobre que era super popular. Que tinha o poder de conquistar tudo o que queria... que tinha um namorado lindo, rico e super cobiçado, e que, com ele, tinha uma relação perfeita. Aliás, quase todos diziam que ela tinha uma vida perfeita.
Mas, será que era mesmo perfeita?
A Sam de hoje começa a perceber e a apontar várias falhas nessas perfeições. Sua mãe, bebia o tempo todo e só se preocupava com o que os outros pensavam.
Suas amigas, umas víboras preconceituosas que faziam coisas horríveis ao próximo a troco de nada. E sabem o que era pior? A Sam de antes chegava a "comandar" essas atrocidades.

"Eu estava presa àquela vida da qual não me lembrava, presa no corpo daquela garota, a tal Samantha Jo Franco, e, quanto mais eu descobria a respeito dela, mais eu começava a detestá-la."

Seu namorado, Del, aparentemente era um príncipe encantado mesmo, porém ela não sentia absolutamente nada por ele, e seu coração insistia em bater mais forte por Carson, filho de um empregado da família.
Enquanto Del demonstrava gostar realmente de Sam, Carson, por sua vez, demonstrava o oposto. Afinal, a Sam de antes fazia questão de humilhá-lo. Como conseguia ser tão maldosa com um cara lindo, gostoso, e tudo de bom como o Carson? Isso nem ela mesma conseguia entender.
E ainda tinha Cassie, a qual tinha uma relação "amiga e rival".

"... nossa amizade era um monstrinho triste, rancoroso e vingativo que se escondia sob camadas complexas de escombros."

Sam não conseguia entender sua vida de antes, e muitas coisas ela queria realmente deixar para trás. Mas uma pessoa que, por mais que não se lembrasse era sua amiga, estava desaparecida, e ela precisa se lembrar, pois está mais envolvida do que imagina nesse desaparecimento.
São muitos os motivos que nos levam a não querer largar o livro: a curiosidade em saber o que ocorrera a Cassie, o desejo de entender quem era Samantha e o apego, inesperado, aos personagens da trama. Um livro de suspense geralmente nos impede de criar esse apego, pois nem tudo é o que parece.
Mas a escrita da autora é surpreendente e gostosa. Ao mesmo tempo que você deseja que a leitura avance para montar todo o quebra-cabeça que vai se formando na trama, você não quer que o livro acabe para aproveitar mais os personagens. E sabe o que é interessante? Mesmo desaparecida, a Cassie se faz presente na história, e acabamos sentindo isso.
Emoções a mil durante a leitura a cada parágrafo. Em um, estamos relaxados, com os corações aquecidos. Sabe aquele friozinho na barriga de amor adolescente? Então sentimos isso... De repente, no parágrafo seguinte, já estamos roendo as unhas, apreensivos com o coração capotando no peito.
Amei cada personagem, mas o irmão da Sam, o Scott, se tornou o meu predileto. Ele é um fofo!!
O enredo, apesar de muito bem construído, é muito fácil de ser compreendido.
Amei, recomendo, se tornou favorito, e irei ficar atenta as novas publicações da autora.

site: http://www.aculpaedosleitores.com/2015/04/resenha-nao-olhe-para-tras-jennifer-l.html
Patrícia Roehrs 04/09/2015minha estante
O livro começa com Samantha acordando em uma estrada toda machuca assustada e sem memória. Encontrada por policiais e reconhecida por seus pais, Sam vai parar em uma mansão se descobrindo a própria Barbie dos sonhos, que por sinal tem o Ken Del, um namorado lindo e rico. O problema é que ela não se lembra de nada!
Sua família lhe é estranha, seus amigos insuportáveis, seu namorado um garotinho superficial e vazio. Apenas seu irmão e Carson, filho de um funcionário do seu pai, gato fofo carinho tudo de bom lhe parecem confiáveis. Imaginem a dificuldade de se acordar e descobrir que é uma das pessoas mais odiadas da cidade, uma garota malvada que humilha os menos afortunados, que pisa em tudo e em todos. Uma pessoa detestável e egocêntrica? Por sorte sua nova ??Sam?? abomina a antiga.