Não Olhe Para Trás

Não Olhe Para Trás Jennifer L. Armentrout

Resenhas - Não Olhe Para Trás

Julia4889 05/05/2024

Foda muito bom
Eu adorei esse livro, o final e a motivação são muito boas, eu não tinha ideia, não tinha um pensamento ou teoria que esse seria o assassino, cada página de deixava com mais curiosidade

Autora Nadja Moreno 10/06/2015

Muito bom mesmo!
Excelente. Esta foi a definição que encontrei para o livro Não Olhe para Trás. São mais de 400 páginas de pura adrenalina que gera uma ansiedade enorme no leitor, quase exigindo que leia mais rápido e instigando-o a dar uma espiada na última frase do capítulo quando termina logo ali, na próxima página, ao alcance do olhar. Tive de ter muito autocontrole.

Samantha é uma garota rica, extremamente patricinha e fútil. Ela e suas amigas sempre “causam” na escola e são conhecidas por todos. Elas fazem parte do seleto grupo dos populares na escola e na pequena cidade e o restante todo deseja ser amigo delas ou fica de fora de tudo que é interessante, descolado e ‘rico’.

Porém um dia ela aparece toma machucada, descalça, suja de sangue e desmemoriada. Não se lembra de absolutamente nada, nem mesmo seu nome, ou porque está ali, ou ainda o que houve antes que tivesse chegado naquela estrada.

A partir deste aparecimento de Samantha a história vai se desenrolando e mostrando novos elementos que preenchem as páginas, criando uma expectativa enorme no leitor. O que houve com Samantha? O que houve com Cassie, sua melhor amiga, desaparecida há quatro dias juntamente com Samantha? São lembranças ou alucinações as visões que Samantha tem? Por que algumas pessoas agem de forma estranha em alguns momentos? Quem anda deixando recados e tem vigiado Samantha, a ponto de ela ter sensação de estar sendo sempre observada?

A história alterna entre suspense e muitos enigmas a serem desvendados, e muito romance. Tudo muito bem dosado e na hora certa. A autora – Jennifer – não se deteve demais nem numa vertente nem em outra do livro, trazendo um equilíbrio gostoso de se ler. Além disso, alguns diálogos e comentários chegam a ser engraçados, trazendo um pouco de leveza ao tema originalmente tenso.

Comecei a sorrir ao ouvir aquilo, imaginando meu pai conquistando minha mãe com um zilhão de gestos românticos, mas aí pensei em como os dois eram atualmente. Havia mais romantismo entre mim e minha escova de cabelos do que entre aqueles dois.

O perfil fútil de diversos personagens me incomodou muito durante a leitura. Chegavam a me irritar as citações acerca do poder do dinheiro e o quanto aqueles que o detém podem ser frívolos. Porém mais para o final de tudo, entendi o porquê deste elemento tão marcante. A autora inseriu todos os elementos que perpassam as páginas de forma friamente calculada. Nada sobra ali. Nenhuma informação é desnecessária.

Desta forma, a trama foi extremamente bem elaborada, não sobraram fios soltos e tudo fez muito sentido. Os personagens se apresentaram de forma incrível, onde com poucas ações e cenas, já se podia definir o perfil de cada um e já gera no leitor sentimentos diversos sobre cada um e cada uma. A autora soube montá-los com sabedoria.

A edição é simples, porém bem feita. Há um detalhe nos números de páginas e de início de capítulos bem bacana, como se os números tivessem sido recortados e colados, bem a estilo sequestradores. Não encontrei erros de grafia ou concordância, embora um aspecto da tradução me tenha incomodado. Algumas expressões muito quotidianas foram inseridas e eu não achei que elas tenham casado com a linguagem de todo o livro, e o peso da trama. Um exemplo: o termo tantã, usado em uma fala da protagonista ao citar pessoas com desequilíbrio mental. Certamente no original a autora pode ter usado expressões bem regionais, forçando a tradutora a fazer o mesmo. Entretanto, no meu ver, poderiam ser usadas outras expressões que condissessem mais com todo o resto.

Em suma, recomendo a leitura! Comece a ler quando tiver tempo para pegar e não soltar mais, porque você corre o sério risco de perder algum compromisso, por não querer parar de ler!

site: http://www.escrevarte.com.br/2015/03/resenha-nao-olhe-para-tras-de-jennifer.html

Pratelivros 30/06/2015

Frio na barriga até agora!
Pra começar, a ideia do livro é ótima. Não existem muitos suspenses juvenis por aí, então essa capa e sinopse chamam bastante a atenção.
No livro, Sam é encontrada vagando pelas ruas ferida e é encaminhada a um hospital. Ela não se lembra de absolutamente nada. A partir daí observamos a luta da Sam pra se reajustar numa vida da qual ela não se sente parte.
Um detalhe importante sobre a Sam: Ela era uma vaca. Sério. Eu não faria questão de lembrar de mim mesma seu eu fosse assim.

"Eu estava presa àquela vida da qual não me lembrava, presa no corpo daquela garota, a tal Samantha Jo Franco, e, quanto mais eu descobria a respeito dela, mais eu começava a detestá-la."
Sam

Esse não é o único drama na vida de Sam. Sua melhor amiga desapareceu junto com ela, e alguns suspeitam que Sam é a única que pode ajudar a encontra-la. Outros suspeitam que a ela teve algo a ver com o sumiço. Ás vezes a própria Sam acredita nisso.
No meio de tudo isso, ela busca apoio em amigos que a Antiga Sam tinha descartado. O próprio irmão, Scott, a namorada dele e o lindíssimo filho do jardineiro: Carson. A AS ferrou bonito com essas pessoas, então tem um clima um pouco mais que tenso entre eles no começo, principalmente com o Carson.

"Seus olhos eram de um azul intenso, magnético...
--Esse é o meu namorado ?-- Eu sussurrei, esperançosa e assustada ao mesmo tempo(...) ele era lindo que dava água na boca. Scott abafou uma risada. O garoto na porta estava feliz em me ver, mas então seus olhos endureceram.
--Namorado? É... ele disse devagar, numa voz profunda e suave --Nem se você pagasse minhas mensalidade na Penn State ano que vem'”
Sam e Carson

Os personagens são muito bem construídos. A Sam Depois do Acidente é muito maneira. Ela ganha você. Nem parece a mesma pessoa que descrevem Antes do Acidente. E o Carson?? Perfeito. Adoro ele. Os personagens secundários também arrasam.
Embora prefira a capa americana, a Farol fez um ótimo trabalho com essa edição. Dá uma cara de Thriller ao livro.
Enfim, é um ótimo livro. Quando ele não te prende pelo suspense, prende pelo romance. A tensão psicológica é grande. O mistério em volta do sumiço da Sam e da amiga é muito bem feito, suspeitei de metade dos personagens. A autora foi perfeita ao fechar todas as pontas soltas Divaaaaaaaa .
Deem sim uma chance ao livro. Na verdade, recomendo todos os trabalhos da Jenny. Se você não quiser ler em inglês, a editora Valnetina vai publicar a Saga Lux (YA sobrenatural) aqui no Brasil e a Novo Conceito vai publicar a série With You (New Adult). Se quiserem saber mais sobre a autora, visite o link abaixo.

OBS: Se quiser ler essa resenha com seu conteúdo de imagem (fotos e gifs) completo, visite (de novo) o link abaixo

Hasta la vista, baby

site: http://pratelivros.blogspot.com.br/2015/02/resenha-nao-olhe-para-tras-jennifer-l.html

ELB 01/07/2015

As duas garotas mais populares da escola, melhores amigas, somem uma noite.

Somente uma delas é encontrada, vagando por uma estrada, toda ensanguentada, sem nenhuma noção de quem é ou onde se encontra, como se tivesse acabado de nascer naquele momento, para um mundo cheio de confusão, mistério e totalmente desconhecido. Para agravar, Samantha não tem a mínima ideia do que aconteceu na fatídica noite onde Cassie, sua amiga, desapareceu.

Tentando se situar nesse mundo novo, acaba com sentimentos contraditórios ao se descobrir, pelos relatos de todos, uma pessoa cheia de maldade, esnobe, mimada e odiada por várias pessoas, pelo seu comportamento destrutivo para com elas. Algo que não combina com essa nova Samantha que parece ter renascido em uma noite marcada por violência.

— E se eu nunca me lembrar? Vou viver o resto da minha vida deste jeito? Com um pé no passado do qual não consigo me lembrar?

Suas amigas, seu namorado perfeito, sua família, sua riqueza, nada lhe diz algo. A única pessoa que desperta seus sentimentos é Carson, o filho do empregado que, todos afirmam, ela despreza por não ser da sua classe social, mas vai se transformando no apoio necessário para que ela enfrente esse momento conturbado de sua vida, cheio de flashes de memória e alucinações que se tornam cada vez mais reais, quando o passado tenta se fazer presente na sua vida, despertando-lhe memórias cada vez mais perigosas.

— Sei que é duro engolir isto no momento, mas, se nunca recuperar a memória, você vai poder fazer uma coisa que a maioria das pessoas nunca terá: a chance de tentar.

Samantha se vê, então, como duas pessoas: agora, uma pessoa movida pelo respeito para com aqueles ao seu redor e com atitudes de alguém simples, que quer cativar a todos que ignorou no passado ou magoou de alguma forma; e a Samantha de antes, uma garota má e egoísta que não tinha atenção pelos sentimentos dos outros e fazia questão de demonstrar desprezo àqueles que ela não considerava à sua altura. Sendo assim, com natureza tão inescrupulosa, ela seria capaz de assassinar a garota que diziam ser sua melhor amiga, a qual só sente indiferença em suas lembranças?

"Por mais que eu quisesse ignorar a pessoa que eu fora um dia, não havia como escapar de um passado do qual eu não me lembrava."

O que as motivou a ir para um local tão remoto naquela noite? O relacionamento das duas era tão perfeito? A lembrança de uma terceira pessoa no momento da tragédia era um fato ou um produto da sua memória, motivada pela necessidade de se ter uma consciência tranquila e livre de culpa?

São essas e outras questões que permeiam o romance de Jennifer L. Armentrout. Não Olhe para Trás é constituído de uma trama que envolve o leitor de forma completa, pois a autora soube desenvolver o enredo muito bem, cheios de tensões que nos impulsiona a ler cada página procurando o desvendar dos acontecimentos. No momento em que o passado se faz presente nas suas lembranças, impossível não conter o fôlego esperando alguma revelação que possa levar à verdade dos acontecimentos.

Além de fazer um romance cheio de mistérios, a autora também soube focar no romance entre Samantha e Carson e, como é comum nos livros da Jennifer, ela criou um personagem perfeito para focar na parte romântica do livro, alguém que esperou que Samantha um dia voltasse a ser a menina doce da sua infância por quem ele sempre foi apaixonado.

Com um desfecho bem elaborado — já falei de uma trama perfeita? — Não Olhe para Trás é o tipo de livro que desperta no leitor o desejo de não largá-lo até lê-lo completamente. Se antes eu era fã da autora, depois dessa obra, onde ela demonstrou mais uma faceta da sua elaborada escrita, minha admiração por ela aumentou.

Preciso nem falar que recomendo a leitura!

site: http://www.everylittlebook.com.br/2015/05/resenha-nao-olhe-para-tras.html

Leitor Sagaz 27/03/2015

Nem tudo é o que parece ser...
Resenha postada no blog Leitor Sagaz.

Recebi este livro em parceria com a editora Farol Literário, foi o nosso presente de boas vindas \0/

Nesta história conheceremos Samantha, vamos condicionar em chama-la por seu apelido Sam, ela é a típica patricinha de família rica e que esnoba todos os que não são da sua classe social. Mas todo esse glamour é desfeito quando ela desaparece juntamente com sua melhor amiga Cassie.

Sam é milagrosamente encontrada viva, vagando perdida e desorientada pela estrada, com as roupas rasgadas e sujas de sangue. O trauma foi enorme, ela é levada paro o hospital e sua família é avisada do ocorrido.

Ela não lembra onde esteve ou o que havia acontecido com ela, nem se lembra dos seus pais e de seu irmão Scoth, no hospital deram o diagnostico: amnésia. Disseram para ela não se preocupar que provavelmente sua memória iria voltar, apesar de que os médicos não poderiam afirmar quando isso iria ocorrer.

“- Só estou dizendo que... Ainda bem que não foi uma pessoa legal quem desapareceu. Como a Julie.
- Julie?
Scott Suspirou.
- Minha namorada... Vocês eram amigas, mas ela vestiu roxo no dia errado ou outra bobagem desse tipo.”

Ao voltar para casa ela acha tudo muito estranho, não conhece o lugar e nem ao menos se conhece, não sabe do que gosta ou não gosta. Era como se ela tivesse nascido de novo, nem ao menos lembra se gosta do seu namorado Del.

Até aqui tudo bem, não passa de um caso típico de amnésia, mas o fato é: ela foi encontrada vagando, ensanguentada e sua amiga não! Cassie continua desaparecida e a última pessoa que esteve com ela não se lembra de nada.

Sam tenta retomar sua vida normal, mas as amigas e o estilo delas, patricinhas mimadas, não são exatamente o que ela pensava ser. Nada mais se encaixa e ela não consegue acreditar que foi amiga daquelas garotas!

"Porque nada estava bem, e nunca ficaria. Eu estava presa àquela vida da qual não me lembrava, presa no corpo daquela garota, a tal Samantha Jo Franco, e, quanto mais eu descobria a respeito dela, mais eu começava a detestá-la."

Com seu namorado ocorre o mesmo, ela não sente nada por ele e não entende porque namoram, não parece que a relação era forte e nem mesmo tinha amor. Mas Sam vai seguir tentando retomar sua vida.

A cada descoberta sobre sua vida, Sam percebe como era uma garota cruel, desdenhava das pessoas por sua classe social, fazia chacota sobre as roupas ou sobre aquela garota mais cheinha, realmente uma pessoa insuportável.

Agora que vocês entenderam o conceito da história, vamos a parte mais surreal da coisa: Sam começa a ter alguns apagões e flashes de memória, se vê na floresta caída e arrastando-se no chão. Um vulto masculino a persegue!

Isso começa a deixa-la amedrontada e mais perturbada ainda, mas o pior ainda estava por vir! Ela começa a ver Cassie nessas visões, uma mistura de lembranças do passado com algo que talvez possa ter ocorrido, para completar o quadro Sam começa a receber bilhetes anônimos lhe alertando para não olhar para trás, talvez ela não goste do que irá descobrir.

Agora vocês imaginem como a nossa protagonista deve estar perturbada, sua melhor amiga sumiu, ela não se lembra de nada, sua vida era uma droga e ela não quer retomar isso, visões assombram seus dias e bilhetes misteriosos vêm para completar o caos!

Toda a trama do livro é super instigante, a leitura é muito agradável e não encontrei erros de revisão, achei a capa muito bonita e bem condizente com o conteúdo do livro.

Se você gosta de suspense e investigação, esse é um livro para você. Não é uma leitura pesada, as doses de suspense são moderadas e isso tornou a leitura muito prazerosa e rápida.

"Fiquei sem ar e deixei cair o bilhete, refugiando-me novamente na cama. Com a pulsação acelerada. fechei os olhos, mas ainda podia ver as palavras. "Não olhe para trás. Não vai gostar do que encontrará."

A autora soube montar uma trama bem envolvente e sem pontas soltas, ao final conseguimos entender perfeitamente onde ela queria chegar. Devo dizer que eu já suspeitava do final, mas mesmo já tendo uma suspeita firme isso não abalou minha gana em querer ler o livro todo o quanto antes.

Abraço,
Diego de França

site: http://www.leitorsagaz.com.br/2015/03/resenha-nao-olhe-para-tras.html

Marina - @respire.literatura 21/07/2015

"Não olhe para trás. Não vai gostar do que encontrará."
Aqui está um livro que mexeu com a minha cabeça, me deixou aflita e maluca, com um suspense arrebatador e um leve toque de romance que deixa o leitor apaixonado.

"Mas meu sorriso também era frio. Calculista."

Não Olhe Para Trás é um thriller psicológico que conta a história de Samantha, ou Sam, uma jovem de 17 anos, que ficou quatro dias desaparecida e foi encontrada vagando em uma estrada, toda machucada, sem nenhuma lembrança de quem é e onde está. Em um dia comum qualquer, ela e a amiga, Cassie, sumiram e apenas Samantha voltou, porém, com um diagnóstico: amnésia dissociativa, ou seja, ela perdeu a memória e não sabe se vai voltar.
Antes de desaparecer, Samantha era aquelas meninas super populares da escola, rica, má, esnobe, metida e toda patricinha. Muitos a odiavam e uma minoria a venerava. Tinha uma família perfeita, um namorado perfeito e muitos a invejavam por isso, inclusive sua amiga Cassie, que não era tão amiga dela assim. Na verdade, as duas se odiavam mas é como o diz o ditado: Mantenha seus amigos perto, os inimigos mais perto ainda.

É notório que a nova Samantha é o oposto do seu antigo eu, e depois de uns dias no hospital, Sam volta para casa e está decidida a se lembrar do que aconteceu naquela noite. Contudo, ela encontra um bilhete nada convencional escrito:

"Não olhe para trás. Não vai gostar do que encontrará."

Quem foi que escreveu esse bilhete? Por que apenas Samantha voltou? O que aconteceu com Cassie? Samantha fica se fazendo essas e outras perguntas milhares de vezes, porém, sem respostas.
Ela tenta se adaptar a nova vida, mas com o passar dos dias e vê que não consegue se conectar com nada disso. Ela não pertence a essa vida, muito menos a estas pessoas, são todos estranhos para ela. As únicas pessoas que ela se sente à vontade para conversar é Carson, filho do empregado da casa e pessoa que ela mais desprezava na sua antiga vida, e seu irmão gêmeo, Scott. Cabe ressaltar que Carson é um amor de pessoa, um menino lindo e apaixonante. Mesmo em mundos diferentes, Sam se conecta com Carson e cada dia que passa ela percebe que está louca por ele.

Enquanto retomava sua vida, ela tentava lembrar ao máximo do que aconteceu, muita das vezes, ela tinha flashs do passado mas nada concreto que a ajudasse. E os policiais iam constantemente à casa dela fazer alguns interrogatórios, visto que ela é a principal suspeita.

"O buraco sem fundo na minha cabeça continuava igual. Vazio. Vasto. Todas as minhas lembranças desapareceram, foram roubadas. Era como um estupro, só que não havia ninguém a quem atribuir o crime."

E é basicamente isso, a protagonista, turista da própria vida, tentando descobrir o que está por trás desse mistério todo.
RESENHA COMPLETA NO BLOG: http://www.anebee.com.br/2015/07/resenha-nao-olhe-para-tras-de-jennifer.html

site: http://www.anebee.com.br/2015/07/resenha-nao-olhe-para-tras-de-jennifer.html

Portal JuLund 21/07/2015

Não Olhe para Trás, Resenha, @FarolLiterario
Não Olhe para Trás é um livro totalmente incrível, adorei o mistério que a autora criou, me apaixonei por seus personagens e quase não larguei o livro, pois necessitava saber o que aconteceu. Livros que tem um mistério e suspense estão entre os meus preferidos e nesta história há um diferencial, a leitura flui rápida e só descobrimos as coisas quando a personagem descobre e isso nos conecta totalmente com a história. Gostei da capa, achei bem criativa e também da edição em si, a Farol Literário caprichou.

O livro nos apresenta Samantha uma garota de 17 anos que é encontrada ferida e toda ensanguentada e não lembra o que aconteceu, para piorar não se lembra de nada, está sem memória e agora retorna a uma vida que é supostamente sua, tendo que lidar com pessoas que são para ela estranhos e tendo que tentar lembrar o que aconteceu e de uma garota chamada Cassie que continua desaparecida e as lembranças de Samantha são a chave desse mistério.

Leia a resenha completa em nosso portal!

site: http://portal.julund.com.br/resenhas/nao-olhe-para-tras-resenha-farolliterario

Dani 03/08/2015

Samantha acorda desorientada e perdida sem saber onde está ou como foi parar lá, logo ela é encontrada por um policial e levada ao hospital para tratar e seus inúmeros ferimentos. Lá ela descobre que tem amnésia dissociativa e esqueceu tudo que aconteceu desde o acidente. Depois de ser re-apresentada a seus pais, Samantha é levada para casa e a sua antiga/nova vida onde começa a perceber que não era exatamente uma flor que se cheire.

Rica, mimada, egocêntrica e com uma víbora como melhor amiga, Samantha logo se vê suspeita do assassinato de Cassie a qual é encontrada morta perto do local onde Samantha foi achada. E em meio a flashs de memórias e crises de transtorno de estresse pós-traumático Samantha não sabe dizer o que é real ou faz-de-conta e então ela passa a receber bilhetes com mensagens de:

"Não olhe para trás. Não vai gostar do que encontrará."

As perguntas só se acumulam. E enquanto tenta se acostumar com seu estilo ela começa a se perguntar em quem realmente poderá confiar.

Já li alguns livros da Jennifer, mas nunca nenhum que tenha me chamado a atenção ou que tenha me feito lembrar dele, Não Olhe para Trás foi uma surpresa bem vinda. O livro é envolvente e muito bem escrito fazendo com o que a gente só o solte após ter completado a leitura, porém ele foi muito previsível em quase tudo, eu esperava mais mistério. Fiquei realmente surpresa com quem foi o culpado de tudo no final, mas foi só. Mas mesmo os acontecimentos finais, depois da descoberta do que realmente aconteceu, foram muito clichês. Sem falar que deixou algumas pontas soltas que provavelmente nunca serão reveladas já que se trata de um livro único, né.

Recomendo para quem gosta de um suspense leve com pitadas de romance.

site: http://estantedeumafangirl.blogspot.com.br/

Jordana 25/02/2015

Incrível!
A resenha pode ser conferida no link:

site: http://addictionforbooks.blogspot.com.br/2015/02/resenha-nao-olhe-para-tras-jennifer-l.html

Café com Texto 16/09/2015

Resenha de Não olhe para trás
A primeira coisa que me chamou atenção nesse livro foi a capa! Essa impressão de papel amassado com gotas de sangue me intrigou de uma forma que eu precisava saber o porquê dessa escolha inusitada e criativa de capa, e não me decepcionei em momento algum, foi impossível largar o livro antes da página final.

Não olhe para trás, nos apresenta a estória de Samantha, uma menina rica, super popular e mimada, adorada/odiada por todos. Uma noite, tudo muda. Do nada, Samantha aparece toda machucada e ensanguentada andando pelas ruas, sem rumo, sem memória. Ao ser encontrada e levada para o hospital, ela se vê cercada de pessoas que não reconhece, um namorado que nem sabia da existência, amigas falsas, pais tentando ajudá-la e seu irmão gêmeo achando que foi tudo uma farsa para ela sair impune. Para completar, Cassie, melhor amiga de Samantha, que estava desaparecida junto com ela, continua longe de ser encontrada. Samatha precisa enfrentar todos esses problemas ainda estando no ensino médio, com vários olhos encima dela, julgando-a e culpando-a por coisas que ela sequer se lembra.

“Porque nada estava bem, e nunca ficaria. Eu estava presa àquela vida da qual não me lembrava, presa no corpo daquela garota, a tal Samantha Jo Franco, e, quanto mais eu descobria a respeito dela, mais eu começava a detestá-la.”

A melhor parte é que como a narrativa é feita em primeira pessoa, o leitor fica no impasse junto com a protagonista sem saber o que está acontecendo, será que foi realmente um acidente? Ou será que Samantha foi a culpada? São perguntas constantes feitas durante a leitura. O desespero dela é percebido de forma muito clara, você sente a aflição dela de não conseguir lembrar das coisas a cada virar de página.

“Não olhe para trás. Não vai gostar do que encontrará”

Uma leitura muito interessante, personagens bem estruturados, prende o leitor de uma forma que não consegue largar o livro até saber o que aconteceu; uma trama interessante porém simples, bem escrita, ágil e um final que não se imagina, se encontram nessa obra maravilhosa da autora. Reviravoltas e romance também fazem parte da estória.

Está mais do que recomendado! Ainda mais para aqueles que adoram um mistério imprevisível. ;D

P.S. essa capa tem tudo a ver com a trama, amei a ideia!!!!

BLOG: Cafecomtexto.net

site: cafecomtexto.net

Karina.Motta 03/11/2015

Não deixe de ler!
Estava eu, ano passado, na livraria mais próxima de casa, aliás passo por lá praticamente todos os dias, quando peguei nas mãos este livro instigada pela capa, depois de ler a sinopse pensei: tenho que ler essa história! Resultado: mais um livro para minha estante.
Juntem personagens saindo da adolescência, de famílias ricas, uma escola de alto padrão, o filho gato do zelador da mansão, perda de memória, traições, amizades e relacionamentos de fachada e mistérios do passado em uma história que teria tudo para não funcionar, mas que funciona e não deixa nada a desejar.
Particularmente adoro histórias de suspense, sejam em livros, filmes e séries, o que me ajuda muito a desvendar por exemplo os culpados por mortes e desaparecimentos, portanto, no meio da história eu já sabia quem era o vilão (ou vilã) -nada de spoilers – que somente é revelado no final da história em uma sequência eletrizante, ressalto que descobrir este fato não diminuiu em nada minha vontade de continuar lendo.
Desvendem junto com Sam, nossa personagem central desmemoriada, este mistério cheio de reviravoltas.

site: https://gostardelerblog.wordpress.com/2015/10/23/nao-olhe-para-tras-jennifer-l-armentrout/

Vanessa Vieira 15/02/2015

Não Olhe Para Trás_Jennifer L. Armentrout
O livro Não Olhe Para Trás, de Jennifer L. Armentrout, nos traz uma história eletrizante e intricada, norteada por um grande mistério que consegue prender a atenção do leitor do início ao fim. Com uma escrita abrangente e fluída e personagens multifacetados, o enredo foi magistralmente escrito, além de ter intercalado muito bem o suspense presente na trama.

Samantha é uma jovem rica e popular de 17 anos que, depois de passar quatro dias desaparecida e incomunicável, retorna ferida e desmemoriada para casa. A nova Samantha não se reconhece como a patricinha fútil e mimada que todos a sua volta a pintam e descobrirá, nas piores circunstâncias possíveis, que foi a última pessoa a ver Cassie, sua melhor amiga e que também desapareceu no mesmo dia em que ela sumiu.

O que aconteceu na noite que as duas desapareceram e porque ela foi a única a reaparecer são perguntas que não saem da cabeça de Samantha. E, a medida que ela passa a conhecer um pouco mais sobre sua antiga vida, se indaga se a amnésia na verdade é uma bênção ou uma maldição...

"A vida era dura, mas eu estava viva, e isso tinha de valer alguma coisa."

Não Olhe Para Trás nos traz uma história intrigante e envolvente, daquelas que não te fazem sossegar enquanto não termina a leitura do livro. O mistério foi acrescido a trama magistralmente e com uma riqueza esplêndida de detalhes. Até que se prove o contrário, todos são suspeitos em potencial e nada é o que realmente aparenta ser. Seus personagens foram muito bem construídos, tais como seus defeitos e qualidades, dando todo um toque de realismo para o enredo e aguçando a imaginação do leitor. Narrado em primeira pessoa por Samantha - mesclando tanto a angústia quanto a perseverança da protagonista -, o livro se mostrou um excelente suspense, além de nos agraciar com um belo romance que acontece de modo bem natural e sólido.

"Havia apenas um buraco enorme e vazio onde todas as minhas lembranças e emoções deveriam estar."

Acompanhar o desdobramento da história de Samantha, bem como os flashes de seu passado se tornou o ápice da história. Ao lado de Cassie, ela era uma garota mimada e malvada e tinha tudo o que qualquer menina de sua idade iria querer, desde uma família de grandes posses até um namorado digno de contos de fadas. Do lado da amiga, sua popularidade no colégio aumentava ainda mais e elas decidiam que estava in or out do círculo de amizades. De repente, surge este acidente misterioso e a personagem passa por todo um processo de desconstrução. Com tais mudanças, ela passa a dar mais importância para as pessoas presentes em sua vida e abandona sua rotina trivial de outrora.

Conforme a história vai avançando, a adrenalina passa a ser o ponto forte do enredo. Todos se tornam possíveis suspeitos dentro da trama e, em alguns momentos, pude sentir algumas nuances de Pretty Little Liars contextualmente, o que deixou o livro ainda mais eletrizante. Os personagens foram muito bem moldados ao núcleo da história e confesso que me afeiçoei bastante ao Carson, tanto pela sua postura adorável quanto por todo o suporte e carinho que ele oferece a Samantha.

Em síntese, Não Olhe Para Trás se mostrou um excelente livro, tanto por fazer uma abordagem sucinta a respeito da amnésia quanto por nos brindar com um suspense de primeira, no melhor estilo thriller policial. O desfecho final da história foi espetacular, além de ter me deixado de queixo caído. A capa retrata bem o mistério que cerca a trama e a diagramação está ótima, com fonte em bom tamanho, revisão de qualidade e ilustrações de papel amassado no começo de cada capítulo. Recomendo, com certeza!

site: http://www.newsnessa.com/2015/02/resenha-nao-olhe-para-tras-jennifer-l.html

Juliana Vicente 04/02/2015

Essa foi minha primeira leitura do ano, estava na pior ressaca literária desde que comecei a ler, e olha que fazem muitos e muitos anos..

São 440 páginas que devorei, terminei a leitura em cerca de 24 horas, com os devidos intervalos para trabalho, curso e vida, ou seja, quando parava para ler eu praticamente devorava página após página. A leitura é simples e o tamanho da letra agrada ao leitor, o enredo é viciante e os personagens cativantes, ou seja, possui todos os elementos para uma ótima leitura.

Já na primeira página somos jogados dentro da história de cabeça. Uma jovem desmemoriada, visivelmente perturbada e agredida fisicamente. A partir daí comecei a elaborar as mais mirabolantes teorias do que teria acontecido com ela e também quem seria o culpado. Eu suspeitei de quase todos os personagens, mas a autora consegue manter o mistério por trás do que aconteceu com Samantha e Cassie.

Cassie desapareceu junto com Samantha, que foi encontrada após 4 dias, enquanto Cassie continua desaparecida. O estranho é que ninguém parece sentir falta de Cassie, com exceção de sua mãe, as pessoas estão aliviadas. O livro é em primeira pessoa, é através de Samantha que aos poucos vamos desvendando quem é quem. Antes do “acidente” Samantha era o tipo de pessoa detestável, o tipo de patricinha que vemos nos filmes de Hollywood que destrói as pessoas abaixo da sua classe social, mas ao perder a memória ela muda, começa a agir diferente e pensar diferente. Eu torci muito para que ao recuperar a memória ela não voltasse a ser a megera de antes.

Carson é o tipo de personagem que está no enredo para balançar nosso coração. Ele é lindo por fora e por dentro. Ele começa a perceber as mudanças nas atitudes de Samantha e passa a ser seu pilar de sustentação nos momentos difíceis. Por mais que existam momentos românticos no livro, o foco não é esse. Samantha precisa descobrir o que realmente aconteceu na noite em que desapareceu, aos poucos começa a ter “visões” assustadoras, é difícil saber o que é real e o que não é.

Como eu disse antes, elaborei diversas teorias e acertei em alguns pontos e errei em outros. A autora conseguiu manter minha atenção presa até a ultima página, gente é a ultima mesmo, nada de continuação… Uhuuuu. Estou saturada de tantas séries, é um alivio poder fechar um livro com a história concluída.

Espero que vocês curtam a leitura tanto quanto eu.

site: http://www.asmeninasqueleemlivros.com/2015/02/nao-olhe-para-tras-jennifer-l-armentrout.html

Danielle 22/01/2015

Mistério que prende do início ao fim
Sabe quando olha para capa de um livro e simplesmente precisa ter aquele livro sem nem saber do que se trata a história, foi assim que aconteceu comigo quando vi a capa desse livro, tão singela, mas tão profunda, não diz nada, mas ao mesmo tempo demonstra tanto mistério e dor, eu simplesmente não sosseguei enquanto não comprei esse livro e logo que chegou para mim não demorou muito para ser lido, e ainda fui incentivada a ler um livro que julguei pela capa para leitura coletiva do clube do livro, nem pensei duas vezes e escolhi-o.

Sabe quando um livro te pega e você não consegue largar ele, foi isso que aconteceu, com uma narrativa muito fluída em primeira pessoa do ponto de vista da protagonista que perdeu a memória eu fiquei completamente perdida junto com ela juntando as peças do que pode ter acontecido com ela e a cada capítulo terminado, mais curiosa fui ficando.

O livro conta a história de uma garota que é encontrada vagando perto de uma floresta, machucada e com sangue, ela então não se lembra de nada e nem ao menos seu nome, mas logo conseguem descobrir quem ela é devido ao desaparecimento da mesma há 4 dias e seus pais ao localizados. Então a garota descobre que seu nome é Samantha e tem 17 anos, que é de uma família muito rica, tem um irmão e um namorado e que sua melhor amiga também desapareceu junto com ela e ainda não foi encontrada.

“Mas eu sabia que ele estava mentindo, tentando fazer com que eu me sentisse melhor. Não funcionou. Como é que tudo poderia ficar bem se eu não sabia meu próprio nome?”

Ao voltar para casa ela começa a descobrir que a Samantha que existia antes do acidente era uma mesquinha e egoísta, patricinha mimada e maldosa com todos, era muito detestada por muitos, desde que conheceu sua amiga desaparecida Cassie aos 11 anos de idade ela ficou com esse comportamento, mas ela se sente completamente diferente dessa Samantha que estão descrevendo para ela, como se fosse outra pessoa. Samantha encontra um bilhete com a seguinte frase e a deixa bastante perturbada, seu irmão a tranqüiliza dizendo não ser nada para que não se preocupe, que com certeza é alguma brincadeira idiota de suas amigas querendo assustá-la.

“Não olhe para trás. Não vai gostar do que encontrará”

Samantha então finalmente conhece seu namorado Del, que ela não sentiu nenhuma empatia por ele, apenas repulsa, ela se sente um enorme carinho e uma atração devastadora pelo Carson, um lindo rapaz de olhos azul cobalto, amigo de seu irmão e filho do jardineiro da sua casa. Tudo é muito confuso para Samantha, ela resolve voltar para escola mesmo não sendo aconselhado pelos médicos, mas mesmo contrariando sua mãe ela acaba autorizando, então Samantha não se sente nenhum pouco familiarizada com suas antigas amigas, que são pessoas que só pensam em status e dinheiro. Ela então começa a descobrir que sua melhor amiga morria de inveja dela e a imitava em tudo e queria até mesmo roubar seu namorado.

Samantha começa a receber mais bilhetes que a deixam muito perturbada se perguntando o que pode ter acontecido naquele dia tão fatídico de sua vida, ela também começa a ter alucinações e resolve não contar nada para ninguém. A polícia está no pé de Samantha querendo descobrir alguma pista, e apenas ao decorrer do livro Samantha começa ter alguns flashes de lembranças e aos poucos ela vai tentar juntas as peças desse quebra-cabeça e descobrir o que realmente aconteceu.

Esse o tipo de livro que prende o leitor do início ao fim, acompanhar a narrativa em primeira pessoa de uma desmemoriada é muito bom que o leitor vai descobrindo aos poucos junto com ela, adoro livros assim, me lembraram um pouco Mentirosos, Pretty Girl 13, Antes de dormir e O jogo da mentira, livros que eu amei.

Para os amantes de romance não precisem ficar preocupados que também tem romance no livro, mas na medida certa nada muito exagerado, mas dá um toque especial à trama.

O livro tem um final muito bom, eu desconfiei da pessoa que estava por trás de tudo, mas o que a motivou, e isso me deixou bem feliz, pois não gosto de acertar os finais do livro, gosto de ser surpreendida e eu esperava outro motivo completamente diferente. O livro não deixa pontas soltas e tudo se resolve no fim, mas se prepare que até chegar o final você estar bem angustiada para descobrir tudo. Apesar de ser um livro de 440 páginas, a leitura é muito rápida e flui muito bem.

Recomendo a leitura para todos que gostem de livros de mistério.

site: www.facebook.com/minhasresenhasdp