Não Olhe Para Trás

Não Olhe Para Trás Jennifer L. Armentrout

Resenhas - Não Olhe Para Trás

@APassional 24/10/2014

Não Olhe Para Trás * Resenha por: Rosem Ferr * Arquivo Passional
Em Não olhe para Trás, já no primeiro capítulo sentimos o impacto da narração em 1ª pessoa da protagonista: densa, inquietante, insondável, que nos lança à intrincada trama desenvolvida pela brilhante Jennifer L. Armentrout, e inevitavelmente mergulhamos:

Água... tinha algo a ver com água. Água escura e oleosa.

Desaparecida há 4 dias, ela retorna mas não recorda nem seu próprio nome. Imaginem uma vida em branco. A protagonista Samantha, vítima de um trauma violento, perde completamente a memória, e não há uma perspectiva de que a recupere, some a esse drama o desaparecimento de sua melhor amiga Cassie e a suspeita de que ela tenha sido assassinada e temos uma trama de tirar o fôlego.

Mistério, suspense, e reviravoltas inquietantes nos mantém em tensão constante.

Um pequeno condado, ricas famílias que preferem o silêncio do que a exposição de seus segredos. Vidas aparentemente perfeitas, mas nada é o que parece ser em Gettysburg.

Um enredo que tinha tudo para ser mais do mesmo: ensino médio, trio romântico, etc... é amplificado pelo drama psicológico que Samantha enfrenta ao descobrir aos poucos seu passado negro, quem ela era, o quanto era temida e porque as pessoas se retraem com ela na escola. Entretanto, o novo eu que ela reconstrói com as reminiscências que vai reunindo dia a dia, assusta e retrai seus antigos amigos e aliados, que lhe omitiram fatos ou os recontaram de modo a ocultar antigos erros, ou seja, nada e ninguém é confiável pois parece que todos a sua volta tem algo a esconder.

Junte a isso algumas alucinações entremeadas a flashes do dia D e... Haja sanidade!

Ela só quer lembrar... Eles querem que ela esqueça. Entretanto sua insistência em lembrar a colocará em perigo mortal: Não olhe para Trás.

Se a lembrança de Samantha parece ser inconveniente para todos, a única pessoa em quem encontra aparente segurança é Carson, seu amigo linnnnnnnnndo de infância, que anteriormente renegado e odiado, será seu fiel escudeiro em sua busca ao passado.

Ameaças, lembranças, decepções, mentiras, romance, traições e muita adrenalina... A trama é muiiiito envolvente e logo também duvidamos de tudo e de todos, troquei de suspeito várias vezes, afinal alguém sabe o que aconteceu e quer abafar o caso hehehe!

A tensão é crescente, as descobertas atordoantes, mesquinhas, vis, mas também belas e emocionantes, gentileza e amor estarão presentes assim como ganância e egoísmo, e o final é contundente.

Detalhe: A capa sugere os bilhetes ameaçadores que Samantha recebe, genial!

Devorei em uma tarde e meia noite, em um só folego.
E... Ameeeeeeeeeeeeeiiii!
By Rosem Ferr.:.

Resenha publicada no Blog Arquivo Passional em 17/10/2014.

site: http://www.arquivopassional.com/2014/10/resenha-nao-olhe-para-tras-jennifer-l.html
Talise1 19/06/2020minha estante
Estou morrendo de vontade de ler o livro por causa da sua resenha,eu nem ia ler mas li a resenha e estou decidida:vou ler.

Andréa Bistafa 18/09/2014

www.fundofalso.com
Uma boa dose de problemas adolescentes juntos à um crime e horas de mistério em um clichê muito bem escrito.

Não Olhe Para Trás é um lançamento da editora Farol que eu mal pude esperar para ler. Jennifer L. Armentrout é uma autora conhecida e bem comentada, porém eu ainda não tinha lido nada dela. A sinopse me chamou a atenção de uma forma que estou me sentindo realizada por ter lido tão rápido. Foi uma sensação boa de comprar e ansiar por ler e não simplesmente coloca-lo na minha estante aguardando anos para ser lido.

Toda a trama gira em torno de um acontecimento, do qual não sabemos se foi acidental ou proposital, mas Samantha é encontrada vagando sem rumo e ensanguentada, em um local afastado, após dias desaparecida. Como a narrativa é feita pela própria protagonista não conseguimos saber o que houve já que ela está sofrendo de perda de memoria. A única coisa que sabemos de cara é que sua melhor amiga, Cassie, continua desaparecida.

Tudo é muito estranho para Sam que não tem lembrança alguma e não consegue reconhecer ninguém. Ela vai precisar aprender a lidar com aqueles estranhos, seus pais, seu irmão gêmeo Scott, Carson um amigo de infância que ela vivia em pé de guerra e o namorado Del. Nada é familiar e pensar que Cassie está desaparecida (Cassie da qual ela nem faz ideia de quem seja) e sua vida possa depender dela, começa a mexer com sua sanidade.

"Porque nada estava bem, e nunca ficaria. Eu estava presa àquela vida da qual não me lembrava, presa no corpo daquela garota, a tal Samantha Jo Franco, e, quanto mais eu descobria a respeito dela, mais eu começava a detestá-la." Pág. 37

Sam tem 17 anos e está no colégio, o que dificulta as coisas. Ainda mais quando ela se descobre da elite, sendo parte de uma das famílias mais ricas da região, extremamente popular e uma pessoa de péssima índole. Como se não bastasse tantos problemas, Sam ira reviver sentimentos passados, uma paixão proibida e calada(por questões financeiras) a anos.

" -Sei que é duro engolir isto no momento, mas se nunca recuperar a memoria, você vai poder fazer coisas que a maioria das pessoas nunca terá a chance de tentar(...) Você pode recomeçar." Pág. 142

O interessante dessa livro é a mistura feliz que a autora conseguiu entre a realidade adolescente como popularidade, bullying, etc, com uma trama policial cercada de mistérios. Esse é um daqueles livros que durante a leitura você encontra mil culpados e só descobre a verdade nas últimas páginas.

Parece um tanto clichê, eu também achei, mas ainda que seja mais do mesmo, o que se destaca com louvor é a narrativa que é extremamente ágil e interessante, eu só não li em um dia porque precisava de fato fazer outras coisas.

Além da trama tensa em torno do ocorrido, das lembranças confusas de Sam e as supostas aparições aterrorizantes, existe espaço para um romance muito bonito e um protagonista muito charmoso. Um livro com um pouquinho para cada gosto e que vale a pena ser lido!

"- Você. Eu. Juntos, não só esta noite. Por exemplo, quero levar você para almoçar amanhã. E, se você se comportar direitinho, ficar com você até a hora do jantar." Pág 375

site: http://www.fundofalso.com/2014/09/resenha-nao-olhe-para-tras-jennifer-l.html#more

@cheiade9h 06/03/2015

Não Olhe Para Trás foi um presente da Farol Literário de boas vindas pela parceria com o blog. Eu já estava de olho nesse livro mas eu não tinha nenhuma expectativa e tive uma baita surpresa lendo!

Pense você numa amizade baseada em "vou te copiar, vou te ofuscar", baseada em "vamos zoar essas pessoas porque são de classe baixa". Essa era a amizade de Samantha e Cassie. Sam agora sem memória depois de um acidente, volta pra sua vida de família rica, de amigas ignorantes e com um namorado nada interessante.

Sam e Cassie sumiram juntas e só Sam voltou, com esse problema de memória. Que por um lado é bom, ela pode recomeçar, mas por outro, ela não sabe como ajudar a polícia a encontrar a Cassie ou o culpado do acidente... Se é que tinha uma terceira pessoa.

Por mais que a narrativa é em primeira pessoa, pela Sam, temos o vislumbre da vida dela antes do acidente. A garota era realmente uma vaca quando estava com a Cassie, a amizade delas era muito estranha e... e não era uma amizade de verdade, meu deuso. E agora tudo aquilo que ela viveu e construiu não fazia mais sentido a ela, não trazia nenhum sentimento bom.

Com Sam de volta e sem memoria ela depende de terceiros para lembrar ou guardar memórias antigas da sua vida. Podem ter mentiras e podem ter reais lembranças, Sam não sabe. Além de que ela começa a ver vultos e acaba recebendo bilhetes relacionado ao dia que ela e Cassie sumiram. Se ela não consegue confiar em outras pessoas, imagine nela mesma?

Esse livro foi pura tensão mas como é uma leitura juvenil a autora colocou uma dose de romance e bom humor. O romance fica por conta de Carson, filho de um funcionário da mansão de Sam, eles eram amigos na infância mas com o aparecimento de Cassie na vida de Sam, ela se afasta do Carson e se transforma na megera. Já o bom humor a autora deixou com o irmão de Sam, o Scott, ela também não tinha relação muito boa com o irmão antes do acidente e agora sendo uma "nova Sam" eles foram uma parceria bem legal de irmãos.

Durante todo o enredo de Não Olhe para Trás a única certeza que eu tinha era que: o livro iria acabar, mas não sabia quem era o culpado, o que aconteceu com Cassie e Sam e entre outras coisas do passado da Sam. Não dá pra confiar em ninguém, nem mesmo na Sam. Durante a leitura eu até pensei que ela estivesse fingindo muito bem e que sim ela era a culpado do sumiço da Cassie. A autora embaralhou muito bem minha mente.

A autora me convenceu MUITO bem com a finalização do livro, imaginei 1001 culpados mas o real culpado nem passou na minha mente por um minuto. Adorei a narrativa da Jennifer porque ela conseguiu mesclar uma narrativa teen com muita tensão e mistério.Já a capa de Não Olhe Para Trás retrata a história em si, gostei do trabalho da Farol.

site: http://www.livroterapias.com/2015/02/resenha-nao-olhe-para-tras.html

Dani 03/08/2015

Samantha acorda desorientada e perdida sem saber onde está ou como foi parar lá, logo ela é encontrada por um policial e levada ao hospital para tratar e seus inúmeros ferimentos. Lá ela descobre que tem amnésia dissociativa e esqueceu tudo que aconteceu desde o acidente. Depois de ser re-apresentada a seus pais, Samantha é levada para casa e a sua antiga/nova vida onde começa a perceber que não era exatamente uma flor que se cheire.

Rica, mimada, egocêntrica e com uma víbora como melhor amiga, Samantha logo se vê suspeita do assassinato de Cassie a qual é encontrada morta perto do local onde Samantha foi achada. E em meio a flashs de memórias e crises de transtorno de estresse pós-traumático Samantha não sabe dizer o que é real ou faz-de-conta e então ela passa a receber bilhetes com mensagens de:

"Não olhe para trás. Não vai gostar do que encontrará."

As perguntas só se acumulam. E enquanto tenta se acostumar com seu estilo ela começa a se perguntar em quem realmente poderá confiar.

"O buraco sem fundo na minha cabeça continuava igual. Vazio. Vasto. Todas as minhas lembranças desapareceram, foram roubadas. Era como um estupro, só que não havia ninguém a quem atribuir o crime."

Já li alguns livros da Jennifer, mas nunca nenhum que tenha me chamado a atenção ou que tenha me feito lembrar dele, Não Olhe para Trás foi uma surpresa bem vinda. O livro é envolvente e muito bem escrito fazendo com o que a gente só o solte após ter completado a leitura, porém ele foi muito previsível em quase tudo, eu esperava mais mistério. Fiquei realmente surpresa com quem foi o culpado de tudo no final, mas foi só. Mas mesmo os acontecimentos finais, depois da descoberta do que realmente aconteceu, foram muito clichês. Sem falar que deixou algumas pontas soltas que provavelmente nunca serão reveladas já que se trata de um livro único, né.

Recomendo para quem gosta de um suspense leve com pitadas de romance.

site: http://estantedeumafangirl.blogspot.com.br/

Portal JuLund 21/07/2015

Não Olhe para Trás, Resenha, @FarolLiterario
Não Olhe para Trás é um livro totalmente incrível, adorei o mistério que a autora criou, me apaixonei por seus personagens e quase não larguei o livro, pois necessitava saber o que aconteceu. Livros que tem um mistério e suspense estão entre os meus preferidos e nesta história há um diferencial, a leitura flui rápida e só descobrimos as coisas quando a personagem descobre e isso nos conecta totalmente com a história. Gostei da capa, achei bem criativa e também da edição em si, a Farol Literário caprichou.

O livro nos apresenta Samantha uma garota de 17 anos que é encontrada ferida e toda ensanguentada e não lembra o que aconteceu, para piorar não se lembra de nada, está sem memória e agora retorna a uma vida que é supostamente sua, tendo que lidar com pessoas que são para ela estranhos e tendo que tentar lembrar o que aconteceu e de uma garota chamada Cassie que continua desaparecida e as lembranças de Samantha são a chave desse mistério.

Leia a resenha completa em nosso portal!

site: http://portal.julund.com.br/resenhas/nao-olhe-para-tras-resenha-farolliterario

Marina - @respire.literatura 21/07/2015

"Não olhe para trás. Não vai gostar do que encontrará."
Aqui está um livro que mexeu com a minha cabeça, me deixou aflita e maluca, com um suspense arrebatador e um leve toque de romance que deixa o leitor apaixonado.

"Mas meu sorriso também era frio. Calculista."

Não Olhe Para Trás é um thriller psicológico que conta a história de Samantha, ou Sam, uma jovem de 17 anos, que ficou quatro dias desaparecida e foi encontrada vagando em uma estrada, toda machucada, sem nenhuma lembrança de quem é e onde está. Em um dia comum qualquer, ela e a amiga, Cassie, sumiram e apenas Samantha voltou, porém, com um diagnóstico: amnésia dissociativa, ou seja, ela perdeu a memória e não sabe se vai voltar.
Antes de desaparecer, Samantha era aquelas meninas super populares da escola, rica, má, esnobe, metida e toda patricinha. Muitos a odiavam e uma minoria a venerava. Tinha uma família perfeita, um namorado perfeito e muitos a invejavam por isso, inclusive sua amiga Cassie, que não era tão amiga dela assim. Na verdade, as duas se odiavam mas é como o diz o ditado: Mantenha seus amigos perto, os inimigos mais perto ainda.

É notório que a nova Samantha é o oposto do seu antigo eu, e depois de uns dias no hospital, Sam volta para casa e está decidida a se lembrar do que aconteceu naquela noite. Contudo, ela encontra um bilhete nada convencional escrito:

"Não olhe para trás. Não vai gostar do que encontrará."

Quem foi que escreveu esse bilhete? Por que apenas Samantha voltou? O que aconteceu com Cassie? Samantha fica se fazendo essas e outras perguntas milhares de vezes, porém, sem respostas.
Ela tenta se adaptar a nova vida, mas com o passar dos dias e vê que não consegue se conectar com nada disso. Ela não pertence a essa vida, muito menos a estas pessoas, são todos estranhos para ela. As únicas pessoas que ela se sente à vontade para conversar é Carson, filho do empregado da casa e pessoa que ela mais desprezava na sua antiga vida, e seu irmão gêmeo, Scott. Cabe ressaltar que Carson é um amor de pessoa, um menino lindo e apaixonante. Mesmo em mundos diferentes, Sam se conecta com Carson e cada dia que passa ela percebe que está louca por ele.

Enquanto retomava sua vida, ela tentava lembrar ao máximo do que aconteceu, muita das vezes, ela tinha flashs do passado mas nada concreto que a ajudasse. E os policiais iam constantemente à casa dela fazer alguns interrogatórios, visto que ela é a principal suspeita.

E é basicamente isso, a protagonista, turista da própria vida, tentando descobrir o que está por trás desse mistério todo.
RESENHA COMPLETA NO BLOG: http://www.anebee.com.br/2015/07/resenha-nao-olhe-para-tras-de-jennifer.html

site: http://www.anebee.com.br/2015/07/resenha-nao-olhe-para-tras-de-jennifer.html

Ivy 11/07/2015

Cheio de suspense e emoções. Altamente Recomendável
"Não Olhe para Trás" é um daqueles suspenses que só paramos de ler para tentar nos antecipar à autora e descobrir qual é o mistério. Sim, sim e sim. A sinopse não faz falsa propaganda. Sentia falta desse tipo de livro, que me prendesse, que me fizesse sentir tensão, aquela sensação parecida à que eu tive quando li "Black Ice" da Becca Fitzpatrick. Eu não queria ler mais uma distopia (embora seja meu gênero favorito e nunca me cansa), eu sentia falta de ler algo distinto.
Durante muitos momentos eu me senti lendo "Pretty Little Liars". Não sei se foi impressão, mas houve um déja-vu dos livros da Sara Shepard, incluindo "The Lying Game" com toda aquela história da garota que é posta em um novo ambiente sem saber absolutamente nada , como agir e em quem confiar.
O livro é muito bom mesmo! Do tipo viciante, que te deixa tenso, com cólicas e ânsias de avançar para a próxima página e ver no que vai dar.
23730864Eu nunca tinha lido nada dessa autora, embora já tenha lido 9000000 elogios aos seus livros. E realmente, Jennifer é muito boa, tem uma escrita simples, fácil de entender e que prende o leitor.
Nesse livro temos como narradora e personagem principal, Samantha, a menina rica e mimada que certo dia aparece vagando, toda suja e ensaguentada, sem se lembrar de nada, sequer seu próprio nome. Logo ela é identificada e descobre que sua melhor amiga Cassie também desapareceu com ela, e segue desaparecida.
Sam é obrigada a se adaptar à toda uma nova vida da qual sequer se lembra, com amigos com os quais já não se identifica, um namorado que não tem certeza se ainda ama e uma mãe controladora. Além do drama da perda de memória, Sam deve lidar com as desconfianças e hostilidades da escola e também o surgimento de um novo e improvável amor.
19081653Além de todo esse drama adolescente e da fatalidade de sua amnésia, um grande mistério ronda o desaparecimento de Cassie e o que realmente aconteceu que causou a amnésia de Sam.
Sam então começa a lutar para se lembrar do que aconteceu e quanto mais ela mergulha em seu passado e no de sua melhor Cassie, maior fica o mistério.
O final para mim não chegou a ser chocante, porque eu sinceramente já tinha as minhas suspeitas, mas foi muito bem explicado e muito bem elaborado. Ponto para a autora.
O casal protagonista da história foi muito bem desenvolvido, tendo a autora dado à ambos uma boa personalidade, real, de fácil identificação. O restante dos personagens secundários também tem bons momentos, sendo Scott, o irmão de Sam, o seu namorado Del e sua mãe aqueles que, ao meu ver, mais se destacaram.
O livro me prendeu do começo ao fim e eu não consegui parar de refletir e cogitar até ter ele terminado e eu finalmente conhecer o seu desfecho. Embora seja um livro grosso, de cerca de 400 páginas, é o tipo do livro que a gente começa e simplesmente não se dá conta do quanto vai lendo, porque nos envolve e quando se dá conta, já estamos no finalzinho.
Altamente recomendado!

* Achei que a capa brasileira não fez jus à qualidade do livro. Simplesmente uma capa que não me chamaria de maneira nenhuma a atenção. Ainda bem que o conteúdo vale a pena.

site: http://completamenteliteraria.blogspot.com.br/

Karini.Couto 21/09/2014

Quando soube deste lançamento fiquei louca para ler e tão logo ele chegou a minhas mãos fui ler.

Samantha é encontrada através de uma denúncia de que há uma jovem vagando na estrada.. Ao ser resgata por um policial, imediatamente é constatado que ela não se lembra de nada, como foi parar na estrada, porque está machucada, do seu nome, quem são seus pais, namorado, ou mesmo da Cassie, melhor amiga que estava junto com Samantha há quatro dias quando ambas desapareceram. A partir daí uma rede de intrigas e mentiras começa a se formar, pois sem se lembrar do seu passado Samantha começa a se redescobrir e percebe que quem ela era não é mais quem ela gostaria de ser. Ela era uma tremenda "vaca". Uma pessoa mesquinha, que vivia importunando os outros junto com Cassie e seu bando, simplesmente pelo fato de poderem, de serem ricas e poderosas.
Parece que Samantha começou a se tornar essa versão distorcida quando começou a sua amizade com Cassie, não que fosse obrigada a agir assim, mas era como se uma despertasse o que havia de pior na outra! Juntas, eram uma dupla infernal e odiada por muitos! Cassie continua desaparecida e pouco a pouco as suspeitas vão recaindo sobre cada um ao redor de Samantha, e ela chega mesmo a acreditar que poderia ter matado Cassie. Quem será que matou Cassie? Será que Samantha realmente não se lembra de nada? O que será que aconteceu na noite em que ambas desapareceram?

Não Olhe para Trás é um livro cheio de clichês, mas ao mesmo tempo prende o leitor, eu matei a charada antes mesmo da metade do livro. Eu já sabia quem era o culpado, quem não era e já imaginava os motivos! Não é algo difícil de adivinhar e talvez por isso eu tenha me decepcionado um pouco com a história, pois devido a ter ouvido boas recomendações da autora, imaginei uma teia mais intrincada e não algo tão fácil de resolver. Porém nem por isso a história perde seu encanto. Li em dois dias e curti.. Imaginei sim que fosse ser um livro que eu daria 5 estrelas e um coração; porém minha nota no Skoob foi 3 estrelas, o livro é bom, mas não se tornou nenhum favorito!

ELB 01/07/2015

As duas garotas mais populares da escola, melhores amigas, somem uma noite.

Somente uma delas é encontrada, vagando por uma estrada, toda ensanguentada, sem nenhuma noção de quem é ou onde se encontra, como se tivesse acabado de nascer naquele momento, para um mundo cheio de confusão, mistério e totalmente desconhecido. Para agravar, Samantha não tem a mínima ideia do que aconteceu na fatídica noite onde Cassie, sua amiga, desapareceu.

Tentando se situar nesse mundo novo, acaba com sentimentos contraditórios ao se descobrir, pelos relatos de todos, uma pessoa cheia de maldade, esnobe, mimada e odiada por várias pessoas, pelo seu comportamento destrutivo para com elas. Algo que não combina com essa nova Samantha que parece ter renascido em uma noite marcada por violência.

— E se eu nunca me lembrar? Vou viver o resto da minha vida deste jeito? Com um pé no passado do qual não consigo me lembrar?

Suas amigas, seu namorado perfeito, sua família, sua riqueza, nada lhe diz algo. A única pessoa que desperta seus sentimentos é Carson, o filho do empregado que, todos afirmam, ela despreza por não ser da sua classe social, mas vai se transformando no apoio necessário para que ela enfrente esse momento conturbado de sua vida, cheio de flashes de memória e alucinações que se tornam cada vez mais reais, quando o passado tenta se fazer presente na sua vida, despertando-lhe memórias cada vez mais perigosas.

— Sei que é duro engolir isto no momento, mas, se nunca recuperar a memória, você vai poder fazer uma coisa que a maioria das pessoas nunca terá: a chance de tentar.

Samantha se vê, então, como duas pessoas: agora, uma pessoa movida pelo respeito para com aqueles ao seu redor e com atitudes de alguém simples, que quer cativar a todos que ignorou no passado ou magoou de alguma forma; e a Samantha de antes, uma garota má e egoísta que não tinha atenção pelos sentimentos dos outros e fazia questão de demonstrar desprezo àqueles que ela não considerava à sua altura. Sendo assim, com natureza tão inescrupulosa, ela seria capaz de assassinar a garota que diziam ser sua melhor amiga, a qual só sente indiferença em suas lembranças?

"Por mais que eu quisesse ignorar a pessoa que eu fora um dia, não havia como escapar de um passado do qual eu não me lembrava."

O que as motivou a ir para um local tão remoto naquela noite? O relacionamento das duas era tão perfeito? A lembrança de uma terceira pessoa no momento da tragédia era um fato ou um produto da sua memória, motivada pela necessidade de se ter uma consciência tranquila e livre de culpa?

São essas e outras questões que permeiam o romance de Jennifer L. Armentrout. Não Olhe para Trás é constituído de uma trama que envolve o leitor de forma completa, pois a autora soube desenvolver o enredo muito bem, cheios de tensões que nos impulsiona a ler cada página procurando o desvendar dos acontecimentos. No momento em que o passado se faz presente nas suas lembranças, impossível não conter o fôlego esperando alguma revelação que possa levar à verdade dos acontecimentos.

Além de fazer um romance cheio de mistérios, a autora também soube focar no romance entre Samantha e Carson e, como é comum nos livros da Jennifer, ela criou um personagem perfeito para focar na parte romântica do livro, alguém que esperou que Samantha um dia voltasse a ser a menina doce da sua infância por quem ele sempre foi apaixonado.

Com um desfecho bem elaborado — já falei de uma trama perfeita? — Não Olhe para Trás é o tipo de livro que desperta no leitor o desejo de não largá-lo até lê-lo completamente. Se antes eu era fã da autora, depois dessa obra, onde ela demonstrou mais uma faceta da sua elaborada escrita, minha admiração por ela aumentou.

Preciso nem falar que recomendo a leitura!

site: http://www.everylittlebook.com.br/2015/05/resenha-nao-olhe-para-tras.html

Pratelivros 30/06/2015

Frio na barriga até agora!
Pra começar, a ideia do livro é ótima. Não existem muitos suspenses juvenis por aí, então essa capa e sinopse chamam bastante a atenção.
No livro, Sam é encontrada vagando pelas ruas ferida e é encaminhada a um hospital. Ela não se lembra de absolutamente nada. A partir daí observamos a luta da Sam pra se reajustar numa vida da qual ela não se sente parte.
Um detalhe importante sobre a Sam: Ela era uma vaca. Sério. Eu não faria questão de lembrar de mim mesma seu eu fosse assim.

"Eu estava presa àquela vida da qual não me lembrava, presa no corpo daquela garota, a tal Samantha Jo Franco, e, quanto mais eu descobria a respeito dela, mais eu começava a detestá-la."
Sam

Esse não é o único drama na vida de Sam. Sua melhor amiga desapareceu junto com ela, e alguns suspeitam que Sam é a única que pode ajudar a encontra-la. Outros suspeitam que a ela teve algo a ver com o sumiço. Ás vezes a própria Sam acredita nisso.
No meio de tudo isso, ela busca apoio em amigos que a Antiga Sam tinha descartado. O próprio irmão, Scott, a namorada dele e o lindíssimo filho do jardineiro: Carson. A AS ferrou bonito com essas pessoas, então tem um clima um pouco mais que tenso entre eles no começo, principalmente com o Carson.

"Seus olhos eram de um azul intenso, magnético...
--Esse é o meu namorado ?-- Eu sussurrei, esperançosa e assustada ao mesmo tempo(...) ele era lindo que dava água na boca. Scott abafou uma risada. O garoto na porta estava feliz em me ver, mas então seus olhos endureceram.
--Namorado? É... ele disse devagar, numa voz profunda e suave --Nem se você pagasse minhas mensalidade na Penn State ano que vem'”
Sam e Carson

Os personagens são muito bem construídos. A Sam Depois do Acidente é muito maneira. Ela ganha você. Nem parece a mesma pessoa que descrevem Antes do Acidente. E o Carson?? Perfeito. Adoro ele. Os personagens secundários também arrasam.
Embora prefira a capa americana, a Farol fez um ótimo trabalho com essa edição. Dá uma cara de Thriller ao livro.
Enfim, é um ótimo livro. Quando ele não te prende pelo suspense, prende pelo romance. A tensão psicológica é grande. O mistério em volta do sumiço da Sam e da amiga é muito bem feito, suspeitei de metade dos personagens. A autora foi perfeita ao fechar todas as pontas soltas Divaaaaaaaa .
Deem sim uma chance ao livro. Na verdade, recomendo todos os trabalhos da Jenny. Se você não quiser ler em inglês, a editora Valnetina vai publicar a Saga Lux (YA sobrenatural) aqui no Brasil e a Novo Conceito vai publicar a série With You (New Adult). Se quiserem saber mais sobre a autora, visite o link abaixo.

OBS: Se quiser ler essa resenha com seu conteúdo de imagem (fotos e gifs) completo, visite (de novo) o link abaixo

Hasta la vista, baby

site: http://pratelivros.blogspot.com.br/2015/02/resenha-nao-olhe-para-tras-jennifer-l.html

Autora Nadja Moreno 10/06/2015

Muito bom mesmo!
Excelente. Esta foi a definição que encontrei para o livro Não Olhe para Trás. São mais de 400 páginas de pura adrenalina que gera uma ansiedade enorme no leitor, quase exigindo que leia mais rápido e instigando-o a dar uma espiada na última frase do capítulo quando termina logo ali, na próxima página, ao alcance do olhar. Tive de ter muito autocontrole.

Samantha é uma garota rica, extremamente patricinha e fútil. Ela e suas amigas sempre “causam” na escola e são conhecidas por todos. Elas fazem parte do seleto grupo dos populares na escola e na pequena cidade e o restante todo deseja ser amigo delas ou fica de fora de tudo que é interessante, descolado e ‘rico’.

Porém um dia ela aparece toma machucada, descalça, suja de sangue e desmemoriada. Não se lembra de absolutamente nada, nem mesmo seu nome, ou porque está ali, ou ainda o que houve antes que tivesse chegado naquela estrada.

A partir deste aparecimento de Samantha a história vai se desenrolando e mostrando novos elementos que preenchem as páginas, criando uma expectativa enorme no leitor. O que houve com Samantha? O que houve com Cassie, sua melhor amiga, desaparecida há quatro dias juntamente com Samantha? São lembranças ou alucinações as visões que Samantha tem? Por que algumas pessoas agem de forma estranha em alguns momentos? Quem anda deixando recados e tem vigiado Samantha, a ponto de ela ter sensação de estar sendo sempre observada?

A história alterna entre suspense e muitos enigmas a serem desvendados, e muito romance. Tudo muito bem dosado e na hora certa. A autora – Jennifer – não se deteve demais nem numa vertente nem em outra do livro, trazendo um equilíbrio gostoso de se ler. Além disso, alguns diálogos e comentários chegam a ser engraçados, trazendo um pouco de leveza ao tema originalmente tenso.

Comecei a sorrir ao ouvir aquilo, imaginando meu pai conquistando minha mãe com um zilhão de gestos românticos, mas aí pensei em como os dois eram atualmente. Havia mais romantismo entre mim e minha escova de cabelos do que entre aqueles dois.

O perfil fútil de diversos personagens me incomodou muito durante a leitura. Chegavam a me irritar as citações acerca do poder do dinheiro e o quanto aqueles que o detém podem ser frívolos. Porém mais para o final de tudo, entendi o porquê deste elemento tão marcante. A autora inseriu todos os elementos que perpassam as páginas de forma friamente calculada. Nada sobra ali. Nenhuma informação é desnecessária.

Desta forma, a trama foi extremamente bem elaborada, não sobraram fios soltos e tudo fez muito sentido. Os personagens se apresentaram de forma incrível, onde com poucas ações e cenas, já se podia definir o perfil de cada um e já gera no leitor sentimentos diversos sobre cada um e cada uma. A autora soube montá-los com sabedoria.

A edição é simples, porém bem feita. Há um detalhe nos números de páginas e de início de capítulos bem bacana, como se os números tivessem sido recortados e colados, bem a estilo sequestradores. Não encontrei erros de grafia ou concordância, embora um aspecto da tradução me tenha incomodado. Algumas expressões muito quotidianas foram inseridas e eu não achei que elas tenham casado com a linguagem de todo o livro, e o peso da trama. Um exemplo: o termo tantã, usado em uma fala da protagonista ao citar pessoas com desequilíbrio mental. Certamente no original a autora pode ter usado expressões bem regionais, forçando a tradutora a fazer o mesmo. Entretanto, no meu ver, poderiam ser usadas outras expressões que condissessem mais com todo o resto.

Em suma, recomendo a leitura! Comece a ler quando tiver tempo para pegar e não soltar mais, porque você corre o sério risco de perder algum compromisso, por não querer parar de ler!

site: http://www.escrevarte.com.br/2015/03/resenha-nao-olhe-para-tras-de-jennifer.html

Julia4889 05/05/2024

Foda muito bom
Eu adorei esse livro, o final e a motivação são muito boas, eu não tinha ideia, não tinha um pensamento ou teoria que esse seria o assassino, cada página de deixava com mais curiosidade

Jordana 25/02/2015

Incrível!
A resenha pode ser conferida no link:

site: http://addictionforbooks.blogspot.com.br/2015/02/resenha-nao-olhe-para-tras-jennifer-l.html