Açúcar amargo

Açúcar amargo Luiz Puntel

Resenhas - Açúcar amargo

Rômulo Carvalho 29/05/2009

Mais um dos grandes livros da coleção vaga lume. Super interessante e bonita a história desse livro !

RenataSara 04/09/2009

Nota 10
Li esse livro ha pelo menos 05 anos, na época achei ele maravilhoso e emocionante e ainda me lembro bem da historia, não sei se lendo ele agora, ainda o acharia o maximo pois o acharia mais infantil, mas como o adorei da primeira vez, mantenho minha nota,, e acho que todos que tenham qualquer idade devam ler a serie vaga-lume e indica-la para seus filhos, sobrinhos etc...

Pois se trata de uma riqueza para nossa literatura e que me fez ser uma leitora hoje em dia...

Nanda 02/03/2010

Ótimo Livro
Um livro bem contado para um sem dúvida alguma um clássico da Coleção.
Claro que por ser um livro feito para jovens. Não poderia provocar grandes emoções. Mais isso não quer dizer que não retrate bem a sua dura do trabalho com a cana. Recomendo esta leitura!

Vania :) 27/06/2010

Açúcar Amargo
Dos livros que li no início da minha adolescência, esse é um dos que me lembro bem! Recordo que fiquei impressionada com a situação social retratada no livro, não chegou a ser uma leitura prazerosa, acho que demorei bastante para terminar de lê-lo, mas com certeza foi marcante!

L. 22/08/2010

A história da jovem Marta e todos os preconceitos da sua família.
Para ajudar a mãe doente, se faz passar por homem e aí então começa a se por a prova, confirmando a si mesma que pode ser capaz de fazer o mesmo que muitos homens, e ainda melhor.

Meu 1º livro.

Bahuan 01/09/2010

Açúcar Amargo
açúcar amargo é a história de uma jovem que se faz passar por rapaz para trabalhar de bóia fria em uma turma de cortadores de cana-de-açúcar pra ajudar sua família e para provar que uma mulher pode fazer qualquer tipo de trabalho, pois não depende de força física, mas sim de norma e vontade, por isso eu acho q é um bom livro pois a mulher mostra que também pode fazer o que quer.

Elizabeth r 07/10/2010

Típica história de "luta por seus direitos". Uma leitura fácil, com personagens simpáticos e poucas surpresas, mesmo assim: agradável.

Wemerson 28/12/2013

Vale como lição de vida
Apresenta uma vida muito sofrida, de trabalho, estudo, correria e de discriminação contra a figura feminina. Mas também apresenta a superação, a força e a persistência.

Me marcou bastante, esse livro.

CamyTom 19/09/2011

Este livro conta a dura realidade de Marta, uma cortadora de cana que tenta ao maximo concluir seus estudos e ainda tendo de enfrentar o autorismo ingnorante de seu pai Pedro. Me emocionei muito quando li este livro, pois Marta é um relato da realizadade das mulheres brasileiras que vivem na zona rural de nosso país.

Bruno Leandro 14/07/2011

Poder feminino
Junto com Marcos Rey, Luiz Puntel é um dos meus autores favoritos da série Vagalume. E "Açúcar Amargo" é uma de suas ótimas histórias.
Aqui é retratada a dura vida dos boias frias e o preconceito sofrido pelas mulheres que trabalham nesse meio. Mostra-se, também, a diferença de salário a que estão submetidas apenas por serem mulheres. é aqui que entra o tratamento e o pensamento de que mulheres são inferiores e merecem menos, mesmo que trabalhem mais.
Toda a história é mostrada através de Marta, que luta para completar os estudos, enquanto seu pai, boia-fria e já muito ferido pelo mundo, acha que essas coisas não são para eles, que são perda de tempo e inutilidade. Marta tenta, sempre, mostra seu valor.

Samuel Gonçalve 29/07/2012

Tirando a virgindade
Esse foi o primeiro livro que li realmente.
Minha professora de Literatura percebeu que eu só lia os resumos dos colegas e disse que em uma semana eu seria sabatinado por ela sobre o livro.
Comecei como obrigação e não consegui parar de ler.
Simplesmente Fascinante!
Eu recomendo.

Fran Luchetti 13/01/2013

Açúcar Amargo - Resenha
É um livro que conta a história da adolescente Marta que tem uma vida muito sofrida junto à sua família numa fazenda alugada na qual deveriam deixar depois da decisão do patrão em alugar as terras para uma usina de cana e açúcar e então, ali iriam plantar um canavial. Marta e sua família se mudaram e isso a fez com que perdesse o ano letivo, mas mesmo contra a vontade de seu pai, voltou a estudar.
Mas, um acidente de caminhão matou seu irmão Altair, fazendo com que os conflitos familiares se agravassem e ocorrese mais uma mudança de cidade. Pedro, seu pai, começa a trabalhar num canavial onde se tem a notícia sobre um excelente trabalhador: Mudinho.
Todavia, surpresas ocorrem a partir deste momento, deixando a história enigmática, mas o que não se deve deixar para trás é que o livro traz à tona o dia-a-dia dos boias-frias, bem como as condições precárias de trabalho e suas lutas, reivindicando melhorias e direitos.
Boa Leitura!

Mone 06/03/2013

O primeiro livro que li na vida, eu tinha 11 anos. Ganhei do meu irmão Ronivon, que sempre me incentivou a ler. A priori, não entendi o título. Fiquei a imaginar como poderia o açúcar ser amargo, mas ao começar a ler, fui tomada pela grandiosidade desse livro. O açúcar, pode sim, ser amargo, principalmente para àqueles que são explorados, massacrados, marginalizados para que os grandes usineiros enriqueçam com a produção do açúcar. Esse livro foi o despertar para que eu me tornasse uma pessoa crítica. Depois dele, comecei a olhar o mundo, em especial, o ser humano, de forma diferente, sem eufemismos...comecei a entender a lógica da exploração dos ricos sobre os pobres, o preconceito contra a mulher, o machismo dentro de casa...e o mais importante, que as mulheres são fortes demais. Recomendo para todos.

Ciceli 15/01/2009

Coleção Vaga-lume
Relembrar desse livros da coleção vaga-lume que li na infância, só me fizeram gostar ainda mais de fazer parte dessa comunidade! Será que esses autores sabem o quanto eles foram importantes na formação do gosto pela leitura de muitas pessoas?

Weber 20/09/2013

Trabalhar e estudar não é fácil. Principalmente quando se trata do difícil trabalho dos bóias-frias nas lavouras de cana. Mas é essa a realidade em que vivem, e é nela que Marta vai aprender o sentido da luta social e do amor.Pelo ponto de vista de uma jovem decidida, você vai conhecer um pouco da vida dos trabalhadores sem-terra do interior paulista.