Açúcar amargo

Açúcar amargo Luiz Puntel




Resenhas - Açúcar amargo


106 encontrados | exibindo 76 a 91
1 | 2 | 3 | 4 | 6 | 7 | 8


Jean 10/12/2017

O livro é perfeito para o público juvenil, todos deveriam iniciar a leitura por livros como este, pois se identificará muito com a estória e incentivará mais a leitura, pois a escrita de Puntel e simples e leve. Está aí o motivo das cinco estrelas, para o gênero está ótimo.
comentários(0)comente



Livros, câmera e pipoca 08/08/2017

Mais um ótimo livro da Coleção Vaga-Lume
Esta incrível história buscou retratar as duras condições de trabalho dos bóias-frias ou cortadores de cana no Brasil. A personagem principal é Marta, uma jovem corajosa e idealista, que vive em conflito com o pai, um homem rude e machista. Açúcar Amargo é uma lição de vida e também um choque de realidade. Vale a pena ler!

site: https://livroscamera.wixsite.com/meusite/single-post/2017/08/07/Açucar-Amargo
comentários(0)comente



Naty 21/01/2017

Açúcar Amargo
Nossa, o li em 2007 e nunca mais me esqueci dele. Mttttt bom
comentários(0)comente



Silvia_Hall 08/01/2017

Li esse livro quando eu era adolescente, pois era aficionada pela coleção vaga lume e muito incentivada pela minha então professora de literatura, que sempre nos fazia refletir em sala de aula trazendo leituras que, apesar de retratarem o universo adolescente, nos colocavam cara a cara com o desconforto que é transitar por realidades diferentes das nossas.
Marta, a protagonista de Açúcar Amargo, possivelmente foi minha primeira referência de personagem feminina forte e, relendo o livro em 2014 (gosto tanto dessa coleção que investi em comprar alguns dos meus exemplares preferidos rsrsrs), pude perceber o quanto essa leitura despertou em mim, lá em 1998, o muito do que sou hoje. Recomendo muitíssimo.
comentários(0)comente



Marcos Antonio 24/12/2016

Açucar amargo
Muito lindo.
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



João 09/07/2019

Açúcar amargo, um choque de realidade
Quanto vale a vida diante de um sistema de hierarquia social? Açúcar amargo é mais do que um livro infanto-juvenil, tem como subjetividade a denúncia das condições de vida dos trabalhadores rurais, que tem suas necessidades deixadas de lado mediante a um sistema de produção capitalista baseado na exploração de terras para cultivo. A história se passa nos anos 80, em São Paulo, na cidade de Cantaduva. Marta e sua família são trabalhadores rurais de uma fazenda, mas são expulsos pelos patrões. A partir daí, dá-se início a uma saga por luta pela sobrevivência onde inúmeros conflitos de interesses vão surgir. Embarcamos no drama pessoal da protagonista Marta com o seu pai Pedro, onde presenciamos uma relação conturbada. O livro traz uma análise e discussão acerca das desigualdades sociais, do machismo ainda vigente na sociedade, nos conflitos adolescentes e nas tragédias recorrentes nas vidas de boa parte da população. Com uma linguagem simples, narrativa clara e ótimo desenvolvimento da história, Açúcar Amargo é um livro pra todas as idades. Li na infância, e a emoção e o choque de realidade foram de mesma intensidade quando reli agora, uma década depois.
comentários(0)comente



Gizalyanne 22/05/2016

Sensacional!!
A estória do livro é sobre Marta uma jovem do interior de São Paulo que dá muito valor aos estudos, mas que encontra vários desafios para terminar a escola. Entre os desafios tem a perda da casa ,do irmão e o relacionamento difícil com o pai , entre outros.
li este livro em umas duas horas e me acabei de chorar pois são muitas as bandas que a vida dá em Marta . Super recomendo!!
comentários(0)comente



Iago.Gabriel 30/04/2016

5 estrelas
Um dos melhores livros que eu li até hoje!! Uma leitura rápida, dinâmica e muito boa. A história é muito bem escrita e o enredo é sensacional, o livro abrange temas como o machismo e as más condições de trabalhos dos boias-frias.
DICA: Esse é um otimo livro para te tirar da ressaca litéraria
comentários(0)comente



Prof. Edivaldo 20/12/2015

Marta, Marta...
Livro muito bom. Hesitei em lê-lo durante algum tempo, mas enfim, a vontade foi mais forte. Confesso que fui atraído um tanto pela capa e outro tanto pelas resenhas que li. O romance é sobre a história de Marta, uma menina do interior, de família humilde. Filha de boias-frias, Marta não leva uma vida muito confortável, com o agravante de que seu pai a despreza. A obra aborta a questão da luta de empregados em busca de melhoria de vida, lutando contra a tirania de seus patrões. Há também um forte preconceito contra a mulher no sentido de ganhar bem menos do que o homem, trabalhando em iguais condições. A obra traz uma mensagem de que o povo unido é sempre mais forte.
comentários(0)comente



Emanuel Xampy Fontinhas 15/12/2015

Consciência de classe
Um livro que conta uma história baseada em pesquisas e fatos, com uma heroína, que apesar de viver os dramas comuns de uma adolescente, precisa enfrentar as dificuldades de estudar sendo de uma família pobre de bóias-frias e provar que uma mulher pode sim ser uma lutadora e uma campeã. Discussões sobre machismo versus feminismo, luta de classes, exploração, desemprego, greves... Está tudo aqui. Um livro que estimula a reflexão, leitura obrigatória para qualquer jovem leitor.
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



tacyo 05/08/2015

Que livro!História perfeitamente original,e um assunto bem interessante a se tratar. (Não faço idéia o porquê dessa nota tão baixa,enfim...)
comentários(0)comente



z..... 30/05/2015

Um vaga-lume que conservo em minha estante. A coleção tem alguns romances espetaculares sobre conflitos sociais, e este é um deles, evidenciando para a juventude a injustiça no campo com a exploração do trabalhador rural em jornadas exaustivas e sem a garantia de direitos pertinentes e fundamentais. Outra abordagem interessante é a luta pela emancipação e direito feminino. Pontos bem apresentados na determinação de Marta, adolescente de família boia-fria que busca uma nova realidade, vendo nos estudos e organização da classe o caminho para a mobilização e luta pelos direitos.
A obra é inspiradora e tocante, especialmente na última página, mostrando que está além da ficção em uma realidade sofrida e desconhecida por grande parte da juventude na época em que foi publicada.
Marcante e recomendável para jovens leitores.
comentários(0)comente



SakuraUchiha 18/03/2015

Lembro-me sempre da minha avó quando penso neste livro.
Quando li este livro foi uma coisa mais natural para mim, já que venho de famílias de 'usineiros'.
Minha mãe era boia-fria antes de se casar, então ela sempre me contava histórias de seu passado, e como era seu trabalho. Meu pai também era, depois de passar a mexer com fabricação e manutenção de usinas, então era tudo corriqueiro para mim. quando eu li eu sempre acaba assimilando os personagens com meus parentes, como meu bisavô materno que era muito bravo e ficava com os salários dos meus tios, minha mãe e minha avó também. É uma leitura que vale a pena para ver esse lado dos trabalhadores rurais e como era a visão da personagem principal.
comentários(0)comente



106 encontrados | exibindo 76 a 91
1 | 2 | 3 | 4 | 6 | 7 | 8


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR