Açúcar amargo

Açúcar amargo Luiz Puntel

Resenhas - Açúcar amargo

Paulo2175 01/04/2024

A doce e amarga vida de Marta

Um livro Infanto-Juvenil com um conteúdo adulto e sério e que infelizmente o problema acontece até os dias atuais, a difícil vida dos corredores de cana, chamados de: boia fria. E a bóia é fria mesmo, pois se levanta cedo, entro em um caminhão ou ônibus, geralmente em péssimos Estados e para ganharem um salário ou diária que mal dá para sua subsistência e de suas famílias. Hoje temos os maquinário que veio para o campo tirar milhares de empregos e gerando grandes lucros para a classe de empresários deste país, empresários estes que não sabem pegar em um facão, não acordam cedo para a labuta e não sabem a vida que leva um bóia fria.
O livro retrata a vida de Marta e sua família que são obrigados a fazerem parte do grande êxodo rural que existe neste país.Trabalhar e estudar não é fácil, ainda mais quando de trata de trabalhadores braçais, mas é essa a realidade em que vive, é nela que Marta vai perceber o sentido da luta social, o preconceito e o amor.
Um livro que nos emociona do começo ao fim. E com uma lição: a luta continua.

Duda França 10/05/2024

Resumo de Açúcar Amargo, de Luiz Puntel
? Olá Guardião da Leitura, tudo bem? O resumo de hoje é do livro Açúcar Amargo, de Luiz Puntel.

? Uma obra dedicada às mulheres boias-frias que perderam a vida em acidentes ou foram assassinadas. Conta a história de Marta, uma jovem batalhadora que teve sua vida transformada devido ao êxodo rural: sua família saiu do campo e foram pra cidade buscando melhores condições de vida, aquela velha história tão corriqueira na vida de muitas pessoas.

? O pai, Pedro, e o irmão mais velho de Marta passaram a trabalhar no corte de cana e, certo dia, a garota tão atarefada atrasou o preparo das refeições e eles tiveram que sair mais tarde, procuraram um gato (agente usado pelos usineiros para fornecer transporte, que era inadequado e perigoso, para os trabalhadores) e mais tarde souberam que o irmão de Marta havia falecido num acidente. Daí pra frente tudo piorou na vida da garota, porque o pai passou a culpá-la pela morte do irmão.

? Marta decidiu mostrar a sua força, a garota passou a estudar à noite e mesmo assim fazia todas atividades em casa. Enquanto isso, seu pai ficou sabendo de um novo colega que era tão ágil no corte de cana que se tornou bem conhecido, ele foi apelidado de Mudinho, pois nunca puxava assunto com os demais colegas e usava tanta roupa se protegendo que ninguém reconhecia ele.

?? Repentinamente uma moça ficou tão enciumada da fama de Mudinho que caiu pra cima dele e logo virou uma briga. Pedro assistia tudo e viu quando tiraram o chapéu de Mudinho: reconheceu, imediatamente, a sua mocinha Marta, a inútil Marta que só atrapalhava a vida da família e causara a morte do seu filho mais velho tão trabalhador.

? Marta não parou por aí, depois de ter sido reconhecida, ela passou a ajudar os seus colegas a reivindicarem seus direitos, entre eles um salário melhor. Em meio a tanta revolta e briga por um bem maior, Pedro foi ferido e, no hospital, Marta doou sangue pra ele. O pai, antes tão autoritário, pediu desculpa a sua filha que agora tinha, de verdade, o sangue dela em suas veias.

Agnnes29 18/05/2024

Esse livro teve maior significado pra mim, quando descobri que ele foi escrito em homenagem a mulheres que perderam suas vidas, trabalhando em canaviais.
A escrita dele é muito boa, como a maioria dos livros da coleção vagalumes.
A história é um pouco tensa, apesar disso me apeguei a personagens e consegui mergulhar na história.