Açúcar amargo

Açúcar amargo Luiz Puntel

Resenhas - Açúcar amargo

gabs.0 07/04/2023

"Unidos somos fortes como um canavial."
Meu livro favorito desde os meus nove anos de idade. Uma leitura extremamente importante. Trás temas muito bons, e principalmente que quando o povo se une consegue derrubar aqueles que os oprimem. Para mim, Marta é uma personagem extremamente forte e verdadeira, uma das melhores já descritas. Recomendo MUITO essa leitura, principalmente para aqueles que querem expandir seus horizontes mais críticos da verdadeira realidade desse mundo.

Uma Vida em Cada Livro 22/02/2023

Excelente leitura!!
Uma leitura fundamental!
É preciso dar voz aos trabalhadores, principalmente às trabalhadoras.
Excelente leitura e excelente reflexão.

Stefanny_yu 21/02/2023

Leiam!!
É um livro q eu nunca vi ngm falar sobre mas assim, a história retrata muito sobre a realidade de pessoas que trabalham no canavial e do machismo que a personagem sofre.
Ela é uma adolescente mas tem maturidade e consegue fazer uma revolução mto foda.
Indico(n é um livro de nss mds melhor livro do mundo, mas acho q vale a pena desfrutar dessa leitura)

tata 17/02/2023

O título conta tudo. Açúcar bem amargo esse .....
Conta a história de pessoas simples... que precisam ganhar a vida nos canaviais .. sendo explorados pelos homens ricos.... e a coragem de uma mulher adolescente na luta pra melhorar essa triste realidade... relata que as mulheres tem seu valor, muitas vezes sendo deixadas de lado... mulheres podem fazer melhor que os homens... mas são discriminadas e julgadas como frágeis...

guitfpn 11/12/2022

Vínculo Emocional
Foi o primeiro livro que li depois de alguns anos, o livro que me fez ter gosto pela leitura novamente, coisa que eu não sentia tem anos, li por indicação de uma pessoa especial, e não me arrependo
É uma leitura boa e gostosa, além de ser um livro extremamente educativo, traz lições de vida contando histórias de pessoas reais
A reta final do livro é sem dúvida a melhor parte, revelações, tragédia e muito choro, com certeza lerei esse livro novamente

Jécyka 25/09/2022

Açúcar Amargo. Me surpreendeu
"açúcar amargo" faz parte de uma série que traz histórias curtas e envolventes para criar o gosto pela leitura, como diz o próprio. Curtinho mas com temas importantes como o êxodo rural, o machismo no mundo do trabalho e na sociedade em geral, e ainda temas relacionados a adolescência.
Gostei muito! Esses livros deveriam ser mais presentes nas escolas para os recém leitores.
O autor dedica o livro às mulheres bóias frias que morreram em defesa do direito ao trabalho e igualdade entre os gêneros.

Pedrinho Vilaseca 22/08/2022

Um livro das linguagem fácil
Temas extremamente atuais numa linguagem fácil de entender. Açúcar amargo é um ótimo livro pra todos. Um bom começo pra quem quiser se aventurar no imenso mar da literatura.

Vitória Marques 15/08/2022

Fortemente ideológico
Pela capa, nem preciso mencionar a ideologia do autor, mas isso não importa, agora. Não importa a opinião política do autor, mas a sobrecarga desse tema no livro, faz parecer que ele quis ensinar a fazer revolução com o pretexto de se estar escrevendo literatura infanto-juvenil. Esta é a minha visão! Em contrapartida, o livro fala de reconciliação entre parentes. O autor foi genial no capítulo 19. Sinceramente, eu não esperava por aquilo. Foi surpreendente!

Déa 14/06/2022

Expõe algumas cicatrizes do Brasil
Para ler com um nó na garganta e olhos marejados, pois não é fácil conhecer uma realidade tão dura e não se comover. Uma das minhas referências que coragem e bravura não é apenas para homens. Li na adolescência e trago na memória até hoje. Vale muito a pena ser lido.

Lavinia 29/05/2022

senti ódio a maior parte de livro, mas o final da história valeu a pena e foi importante ver a evolução do pensamento de muitas pessoas a respeito de uma mulher trabalhando

Ester 01/05/2022

Não tenho muito que falar desse livro, é interessante e a história é boa. Não é um dos meus livros favoritos mas é bem legal. O desfecho é bem interessante, gostei do plot sobre quem era o mudinho

LS0 27/04/2022

Maravilhoso. Muito bom.
Um dos melhores livros da coleção vaga-lume que já li, a escrita é fluída, e também aborda com tema principal os conflitos sociais trabalhistas, e o direito das mulheres. É o terceiro livro do autor que leio dessa coleção e todos são incríveis.

Fernanda.Modad 17/02/2022

Luta luta e luta
De linguagem fácil e direta, o livro nos envolve em uma história emocionante de muita garra feminina e de uma realidade nem tão distante assim. Lido em 2022, porém publicado em 1995, é possível traçar muitos paralelos com nosso mundo atual. Apesar de ser infantil-juvenil, deve ser lido por todos.

martinsxyy 14/01/2022

Açúcar Amargo, livro sem visibilidade, mas mt necessário!
se eu fosse definir esse livro em uma só palavra, diria que a definição desse livro é Luta...
nesse livro temos uma família na época dos colonos, constituída por mãe, pai, e dois filhos, um menino e Marta. A menina é sinônimo de força e resistência, em meio ao que era imposto a ela naquela época, não deixou de provar o seu valor.
A família é expulsa da fazenda em que trabalhava, e descobre a vida dos bóias-frias, onde como já esperado por ser um livro de época, os homens trabalham colhendo a cana manualmente, expostos a muitos risco e perigos, e as mulheres cuidam de casa e dos afazeres domésticos. porém, Marta, não se vê como empregada da família, mas tem sede por estudos, por conhecimento, aí que começam os empecilhos do livro, pois Marta quer estudar, mas seu pai, extremamente autoritário, quer que a mesma cuide de casa e da mãe adoecida...
Ao decorrer da histórias inúmeras lutas são travadas, lutas por salários justos, lutas por condições de trabalho dignas, lutas por igualdade, lutas pelo fim do preconceito, lutas para que o interior de São Paulo, onde a história se passa, seja melhor.
Indico esse livro a todas as mulheres que lutam pela sua liberdade seja por etnia, sexualidade, emprego, ou qualquer opressão na qual vivem, indico esse livro a quem procura uma história de mulher forte, onde a protagonista prova ser melhor que muitos homens, acho que todos deviam ler Açúcar Amargo...