Açúcar amargo

Açúcar amargo Luiz Puntel

Resenhas - Açúcar amargo

Barbara 02/12/2018

Leitura simples, mas com bastante conteúdo.
Um enredo para leitores iniciantes. Obra relacionada ao feminismo, direito do trabalho, movimento dos bóias frias e histórias da região rural de Ribeirão Preto. Gostei muito.

kaila 22/08/2018

melhor livro
eu achei esse livro muito legal.por que ele conta a historia de uma menina que morava com os seus pais .mas o pai dela nao gostava muito dela . e no final da historia ele se reconselhia com seu pai entao eu achei que esse livro muito legal

Jean 10/12/2017

O livro é perfeito para o público juvenil, todos deveriam iniciar a leitura por livros como este, pois se identificará muito com a estória e incentivará mais a leitura, pois a escrita de Puntel e simples e leve. Está aí o motivo das cinco estrelas, para o gênero está ótimo.

Livros, câmera e pipoca 08/08/2017

Mais um ótimo livro da Coleção Vaga-Lume
Esta incrível história buscou retratar as duras condições de trabalho dos bóias-frias ou cortadores de cana no Brasil. A personagem principal é Marta, uma jovem corajosa e idealista, que vive em conflito com o pai, um homem rude e machista. Açúcar Amargo é uma lição de vida e também um choque de realidade. Vale a pena ler!

site: https://livroscamera.wixsite.com/meusite/single-post/2017/08/07/Açucar-Amargo

Naty 21/01/2017

Açúcar Amargo
Nossa, o li em 2007 e nunca mais me esqueci dele. Mttttt bom

Silvia_Hall 08/01/2017

Li esse livro quando eu era adolescente, pois era aficionada pela coleção vaga lume e muito incentivada pela minha então professora de literatura, que sempre nos fazia refletir em sala de aula trazendo leituras que, apesar de retratarem o universo adolescente, nos colocavam cara a cara com o desconforto que é transitar por realidades diferentes das nossas.
Marta, a protagonista de Açúcar Amargo, possivelmente foi minha primeira referência de personagem feminina forte e, relendo o livro em 2014 (gosto tanto dessa coleção que investi em comprar alguns dos meus exemplares preferidos rsrsrs), pude perceber o quanto essa leitura despertou em mim, lá em 1998, o muito do que sou hoje. Recomendo muitíssimo.

Marcos Antonio 24/12/2016

Açucar amargo
Muito lindo.

Julia.Porto 14/10/2016

"Açúcar Amargo"
O livro que escolhi para ler foi o "Açúcar Amargo",do autor Luiz Puntel.Ele nasceu em Guaxupé (MG),mas passou sua infância em São José do Rio Pardo, pensou em ser padre,mas mudou de ideia e exerceu outros trabalhos,como ser professor de Português e Redação,seus livros são para jovens.
O livro conta a história de Marta que morava em uma fazenda na cidade de Catanduva.Vivia com seus pais e seu irmão,onde foram despejados.
Então,eles decidiram morar em Bebedouro,onde seu pai e seu irmão Altair começaram a trabalhar na colheita de laranja como boias-frias.
O Pedro,pai de Marta achava que estudo não levava ela a lugar nenhum,que ela tinha que trabalhar para ajudar a família.
Um dia ela estava na escola e o diretor foi falar com ela.Ele falou que o seu pai e seu irmão tinha sofrido um acidente e que eles não estava bem...
Gostei muito desse livro,pois conta a história dos boias-frias,dos problemas que eles enfrentam.É muito interessante

Gizalyanne 22/05/2016

Sensacional!!
A estória do livro é sobre Marta uma jovem do interior de São Paulo que dá muito valor aos estudos, mas que encontra vários desafios para terminar a escola. Entre os desafios tem a perda da casa ,do irmão e o relacionamento difícil com o pai , entre outros.
li este livro em umas duas horas e me acabei de chorar pois são muitas as bandas que a vida dá em Marta . Super recomendo!!

Iago.Gabriel 30/04/2016

5 estrelas
Um dos melhores livros que eu li até hoje!! Uma leitura rápida, dinâmica e muito boa. A história é muito bem escrita e o enredo é sensacional, o livro abrange temas como o machismo e as más condições de trabalhos dos boias-frias.
DICA: Esse é um otimo livro para te tirar da ressaca litéraria

Prof. Edivaldo 20/12/2015

Marta, Marta...
Livro muito bom. Hesitei em lê-lo durante algum tempo, mas enfim, a vontade foi mais forte. Confesso que fui atraído um tanto pela capa e outro tanto pelas resenhas que li. O romance é sobre a história de Marta, uma menina do interior, de família humilde. Filha de boias-frias, Marta não leva uma vida muito confortável, com o agravante de que seu pai a despreza. A obra aborta a questão da luta de empregados em busca de melhoria de vida, lutando contra a tirania de seus patrões. Há também um forte preconceito contra a mulher no sentido de ganhar bem menos do que o homem, trabalhando em iguais condições. A obra traz uma mensagem de que o povo unido é sempre mais forte.

Emanuel Xampy Fontinhas 15/12/2015

Consciência de classe
Um livro que conta uma história baseada em pesquisas e fatos, com uma heroína, que apesar de viver os dramas comuns de uma adolescente, precisa enfrentar as dificuldades de estudar sendo de uma família pobre de bóias-frias e provar que uma mulher pode sim ser uma lutadora e uma campeã. Discussões sobre machismo versus feminismo, luta de classes, exploração, desemprego, greves... Está tudo aqui. Um livro que estimula a reflexão, leitura obrigatória para qualquer jovem leitor.

Denise 06/09/2015

Emocionante
Foi o primeiro livro que li, emocionante história!
Marilia 08/09/2015minha estante
É esse :o