Onde Estivestes de Noite

Onde Estivestes de Noite Clarice Lispector

Resenhas - Onde Estivestes De Noite

Vi 05/01/2024

Eu sempre fico atônita em como essa mulher consegue fazer um malabarismo, da melhor qualidade possível, pra falar de qualquer assunto. além de tudo, chiquérrima abordando sobre o sexo na velhice.

jojo 01/01/2024

Leitura longa
Levei quase um ano para terminar um livro tão pequeno, mesmo as crônicas sendo curtas, a Clarice tem uma escrita densa, foi o primeiro que li da autora, gostei do fluxo de pensamento e da forma como ela escreve sobre personagens femininas excêntricas. Gostei de algumas histórias, já de outras nem tanto, recomendo!

Pablo.Arvellos 30/11/2023

Apaixonante
Como qualquer coisa escrita pela inigualável Clarice, esse foi outro livro de contos em que ela provou ser uma das maiores escritoras que o Brasil já teve.
O livro não foi um dos mais fáceis que já li dela. Clarice aqui brinca com palavras e reescreve seus significados, o que, certamente para alguns não será fácil de compreender assim de primeira.
Mas o que faz de Clarice uma escritora incrível é que, quando você pega o ritmo da escrita dela você se apaixona profundamente.
Fui lendo os contos, um por dia, e senti que, quando tive alguns dias difíceis, as palavras dela, no seu jeito distinto de escrever, me acalentavam. Era como se Clarice soubesse exatamente como me sentia
Não é o livro que eu recomendaria para quem quer começar Clarice, até porque é fácil se assustar com a escrita ousada dela. Mas para os amantes da literatura de Lispector, esse é um livro sensacional em milhões de formas diferentes!

HHarumiMT 27/11/2023

Uma leitura reflexiva
Apesar de ser um pouco complexa e de difícil compreensão para leitores iniciantes, é um excelente livro. Traz diversas reflexões, principalmente quanto ao etarismo, simplesmente uma descrição maravilhosa de sentimentos melancólicos.

Gois 12/11/2023

Irregular
Amo a autora, mas esse livro é bastante irregular. Com 2 ou 3 textos bons, alguns ok e inclusive alguns ruins. Destaco A procura de uma dignidade, A partida do trem e Tempestade de almas.

jo :) 20/09/2023

?À extremidade de mim estou eu. Eu, implorante, eu a que necessita, a que pede, a que chora, a que se lamenta. Mas a que canta. A que diz palavras.?

?Eu que não consigo fazer nada certo, exceto omeletes.?

clarice, sempre clarice.

mariamariamaria___ 20/08/2023

Clarice feiticeira gênia mais uma vez
Acho que pra quem já é familiarizado com a Clarice até o estranhamento do livro é confortável. Os contos e crônicas tocam em todos os pontos da escrita clariciana além do estranhamento como a empatia, o tempo, a morte, as sensações e sentimentos não-relatáveis e os personagens inusitados como cavalos, cadeiras e relógios. As histórias apesar de serem individuais são ligadas uma a outra por leis universais levando em consideração, por exemplo, a história que abre o livro e fala sobre uma senhora perdida nos corredores do maracanã e baratinada pelo tempo, que é marcado pelo relógio sveglia em outro conto. O livro cria um pacto entre leitor, personagem, autora e coisas etéreas e mistérios do mundo. A essência do livro tá no próprio conto que dá titulo ao livro onde Clarice relata a existência de uma espécie de culto grotesco que acontece a noite sob a supervisão do que ela chama de Ele-ela/Ela-ele. O tom onírico e de loucura escancarada, a liberdade com que ela escreve, me fez sentir entrando dentro da alma dos textos da Clarice. Me fez compreender melhor o que eu já li dela e tenho certeza de que quando reler eu vou entender não só o próprio ?onde estivestes de noite? mas também muitos outros livros dela.

Beatriz3345 09/08/2023

Subjetividade
Reunião de textos inclassificáveis em gênero: contos, crônicas e/ou desabafos. Uma escrita com a presença de subjetividade, reflexão. Há trechos em que encontramos certezas?!, verdades?!, nas quais não pensamos frequentemente.

Nicole 07/07/2023

Onde estiveres de noite traz para os leitores uma coletânea de contos de Clarice, contos que remetem a sonhos como os quais temos quando dormimos e sonhamos

leticia 06/07/2023

Omggg clarice hiiii
?Ah, e dizer que isto vai acabar, que por si mesmo não pode durar. Não, ela não está se referindo ao fogo, refere-se ao que sente. O que sente nunca dura, o que sente sempre acaba, e pode nunca mais voltar. Encarniça-se então sobre o momento, come-lhe o fogo, e o fogo doce arde, arde, flameja. Então, ela que sabe que tudo vai acabar, pega a mão livre do homem, e ao prendê-la nas suas, ela doce arde, arde, flameja.?

muito bom!!! ela serviu aqui

Sabrina 17/06/2023

Ela é meio incompreensível
Foi o primeiro livro que li da Clarice, confesso que achei ela bem difícil de ler e de se compreender. Mas parece que ao longo dos contos você vai entrando em termos com a autora, você passa a aceitar os devaneios e para um pouco de ficar tentando desvendar tudo que ela quer dizer. Pelo menos para mim eu fui lendo só no sentimento, sentindo o que ela escrevia e entendendo o que fazia sentido para mim. É um livro de contos e sonhos, então vale ler e ver o que ele diz para você.

Acho que ela não escreve para ser entendida mesmo.
Maria21381 22/06/2023minha estante
essa coletânea de contos é mais "abstrata" que as demais e, portanto, pode ter um primeiro impacto mais negativo. caso tu queira ter uma experiência diferente (e, na minha opinião, melhor), recomendo "Laços de Família". também é um livrinho de contos e é MUITO bom!!

Sabrina 22/06/2023minha estante
aaaaa obrigada pela indicação!! vou dar uma olhada sim, tava querendo ter contando com outros livros dela

Milla131 16/06/2023

Clarice sempre será a maior. Esses contos me deixaram sem palavras, ninguém escreve como Clarice. Muito bom.

Jonas Felipe 09/05/2023

Uma leitura difícil, mas incrível.
Bora lá! Esse é um livro de contos, a escritora descreve as histórias com um certo ar fúnebre.

A leitura não foi fácil, mas confesso que adorei os devaneios de Clarice, porque tudo parece doido e sombrio.

Eu super recomendo.

Davi594 29/04/2023

?A loucura é vizinha da mais cruel sensatez?
Comecei entendendo quase nada e fiquei bastante chateado kkkk, mas ao longo do livro fui entendendo a maior parte dos contos, frases incríveis, marcadas e grifadas, com um toque de choque de realidade que descreve cada ponto da minha vida ultimamente. Clarice sempre à frente do tempo, é surreal.