Onde Estivestes de Noite

Onde Estivestes de Noite Clarice Lispector

Resenhas - Onde Estivestes De Noite

@thereader2408 04/02/2022

Jeitinho Clarice introspectivo de ser
Que livro foi esse Clarice? Não é a minha primeira visita à coletânea de textos "Onde estivestes de noite", publicado primeiramente em 1974. Incrivelmente, esses textos fazem com que cada experiência de leitura seja única, a minha percepção e interpretação da primeira leitura (há 5 anos) é diferente desta última, inclusive dos meus contos favoritos que ainda estavam frescos na memória (A procura a dignidade, a partida do trem, é para lá que eu vou, silêncio e tanta mansidão) .

O livro é composto por 17 crônicas, algumas são curtas e não ultrapassam duas páginas, mas a profundidade psicológica é absurda, alguns textos sinceramente, ainda não consegui entender, mesmo na segunda leitura. A narrativa de alguns textos parece com o desabafo de alguém ao contar um sonho angustiante e estranho, algo que incomoda, mas que é necessário compartilhar. É como um fluxo de consciência que beira o estranhamento, principalmente o conto que dá título a obra, que beira o grotesco, o introspectivo, a confusão, o profano, o hedonismo e pode ser um tanto quanto macabro.

Algumas crônicas são cômicas, com alguns traços dramáticos e trágicos e que retratam o cotidiano de pessoas comuns, que podiam ser nossos conhecidos, ou até nós mesmos, o interessante aqui é a perspectiva, a prosa poética que nos faz enxergar coisas que normalmente deixamos passar em situações comuns.

Vários são os temas abordados, espiritualidade, vida, morte, velhice, passagem do tempo, solidão, vazio da alma, natureza...É um livro que requer tempo e sensibilidade, além de ser lido, precisa ser sentido. As palavras não são usadas à revelia, mesmo aqueles contos que parecem não tem propósito. Essa escrita revela o lado existencialista da Clarice com uma escrita no limiar do sentido.

Não é um livro que vai agradar a todos, mas recomendo fortíssimo para quem já conhece o lirismo do jeitinho Clarice de ser. Não é uma leitura fácil, requer releitura e eu pretendo ler mais vezes, porque vale a pena queimar meus neurônios com a Clarice. E para aqueles que apreciam um bom desafio, essa indicação é especialmente para você.

@thereader2408

Antônio 03/02/2022

Mais um livro de contos da Clarice que me impressiona com a sua capacidade de traduzir tantos sentimentos. Aqui, temos contos que se interconectam, um fazendo referência ao outro (o que não era comum em outros livros de contos da autora), temos o aprofundamento de temas como velhice, juventude, ocultismo, horror, o proibido? tanto proibido para a humanidade como também para si mesmo.

joaoggur 23/01/2022

Precisa ter neurônios.
Aqui, temos o ápice do misticismo e profundidade de Clarice. Os temas dos contos não são claros, fazendo-nos refletir sobre. Vale a leitura, mas não para iniciantes na autora.

Arruda 08/01/2022

ESSA AUTORA É PERFEITA
Mas um lido de Clarice Lispector e como sempre, nunca deixa a desejar. Esse livro me deixou bastante animado pelo fato de conhcer um lado que carrega trevas e horror (no conto "onde estivestes de noite"), e no outro reflexões muito importantes atualmente. Simplesmente amei e super recomendo !

Loh Valente 08/01/2022

Um pouco confuso, mas surpreendente
No início da leitura fiquei meio confusa em algumas partes. Partes essas, que mesmo relendo, não compreendi, talvez numa leitura posterior eu compreenda.
A partir do meio pro final a leitura, para mim, ficou mais fluída, consegui compreender mais.

O que me surpreendeu foi que mesmo nas partes que fiquei confusa, eu conseguia sentir, ter os sentimentos correspondentes ao que estava lendo.

lara rayssa 16/12/2021

como tudo o que Clarice escreveu, esse é mais um livro de contos excepcionalmente encantador e intrigante. a vida nua e crua em sua verdadeira essência.

Marcelinha 06/11/2021

onde estivestes a noite
eu realmente não sabia onde me meti... Clarice bagunçou minha mente e conseguiu me fazer questionar "O que, qual o assunto da obra?" amei...perfeito, pitoresco ??no futuro lerei novamente para aproveitar melhor a leitura de forma menos perdida...

anarontani 26/10/2021

nesses contos vc apenas sente?
sente a presença da morte, do fim, da velhice?.
a angústia de quem já viveu muita coisa e só vive de lembranças ?

thabooks 16/10/2021

Ótimo
Como a própria autora de referiu ao livro, ele é feito de Super sensações. É impactante e até mesmo um pouco complicado de se entender em alguns pontos.

julia.cout 01/10/2021

Amo a esceita da Clarice Lispector, mas esse livro em específico não me cativou tanto quando os outros.

Vania :) 12/09/2021

Onde estivestes de noite
Li esse livro em um lugar muito especial, durante minhas férias. Quando adolescente, eu lia bastante, e tenho tentado retomar esse hábito, pois era uma das chamas da minha vida, entrar nas histórias e sentir junto com elas. Ler esse livro e relembrar os propósitos da literatura me fez inspirar. Senti Clarice na fase final da vida, explorando a finitude e a morte, falando sobre a velhice de uma maneira áspera e niilista, mas nem por isso deixando de lado os prazeres.

Rodrigo 06/08/2021

Introspectiva
Nessa seleção de contos percebi como Clarice se "jogou" nesses textos, pois são mais profundos, mais viscerais, chegando a serem confusos em alguns momentos.

veronicamiceli 25/07/2021

É ruim mas é bom!
Que viagem! Que doideira! Clarice surtou nesse livro!
Ele reúne algumas crônicas da autora. Os primeiros não são tão legais, o livro começa a ficar legal no final.

Joquebede.Guedes 23/06/2021

"Mas se não compreendo o que escrevo, a culpa não é minha".
Resolvi ler mais de Clarisse depois que tive a oportunidade de ler os contos de "Laços de família" que gostei bastante. Pensei que encontraria aqui, algo como no outro, mas os textos que encontrei em 'onde estivestes de noite" tem uma proposta bem diferente. São contos, crônicas e pensamentos avulsos. Na minha experiência de leitura, foram arrastados, as vezes confusos, e algumas vezes eu realmente não entendi qual era o objetivo do texto que lia. Entendo que Clarisse não se compromete com dar nenhum objetivo. E a mesma afirma muitas vezes que nem ela sabe. Porém, anteriormente eu havia gostado muito do que li, dessa vez não funcionou. Pretendo ler mais da autora.

Os contos que mais gostei foram:

A partida do trem, esvaziamento e A procura de uma dignidade.

O conto que dá título à coletânea, realmente não me cativou, entendo que a proposta é de sonho, mas me pareceu aqueles sonhos malucos que você conta no café da manhã, sem nexo nenhum...

Como sempre digo, leitura é muito pessoal, para você que está lendo essa resenha, pode ser maravilhosa, nesse recorte da minha vida, não foi para mim. Boa leitura!

bowieschild 19/06/2021

A-Deus
Eu percebi que em toda coletânea de Clarice há pelo menos dois ou três textos entendíveis.

Exceto nessa.