A casa assombrada

A casa assombrada John Boyne

Resenhas - A Casa Assombrada

ArthurAlves 30/11/2022

Mais uma surpresa
Cogitei abandonar. Ainda bem não o fiz. Que livro bom! Devo dizer que esse autor foi minha segunda surpresa no ano, pois acredito que nada superou o Marçal.
Aqui o autor se baseia em terror clássico de fantasmas, em uma mansão antiga de uma família rica com um passado trágico. Ao ler me via recordando de de algumas séries recentes, A maldição da residência Hill e A maldição da mansão Bly.

A escrita de Boyne é maravilhosa! Só leia, sem esquece de conferir Uma escada para o céu.

@bookscici 01/11/2022

Demorei um pouco para terminar pq estava com umas disciplinas da facul atrasadas ?, uns 4 dias mas eu gostei. É cativante e interessante, vale super a pena ler..

gigica 31/10/2022

favoritado!
único livro de leitura obrigatória q valeu a pena ler! mt bom, te prende do início até o fim, vou nem saber meu nome amanhã mas esse livro me prendeu mt para ficar até agr acordada

Lucas.Hert 17/10/2022

O livro é bom, com um enredo que faz referência a clássicos do terror mas inova trazendo uma protagonista imponente

Dea 14/10/2022

Casa assombrada?
Me surpreendi com a leitura leve e fluida, o final deixa a desejar com os vários pontos soltos no qual não teve tanto desenvolvimento (como uma explicação da conecção do pai e da mãe das crianças pós mortem), apesar do gosto de quero mais na medida que vai lendo e descobrindo junto com a Eliza os acontecimentos na casa. É interessante também outros pontos citados como "mordenos" já que se passa em 1867, quando mulheres ainda não tinham tanto espaço na sociedade quanto hoje em dia. De um todo foi uma leitura boa pra esse início do mês de halloween.

Maria.Batagin 13/10/2022

Que livro
Depois de ler vários livros didáticos pegar um livro desses é de pegar mais gosto pela leitura.
Livro com suspense com fantasia daqueles de tirar o fôlego.
Amei esse livro e super indico.

Sara 11/10/2022

Gostei
Vi vários comentários sobre ser bem clichê e não deixa de ser verdade. Vários recursos narrativos clássicos de filmes de terror comerciais. Mas não deixou de ser uma leitura agradável, sem deixar pontas soltas. Acho que faltou a questão do suspense, porque não foi exatamente surpreendente, mas foi coerente (no meu ponto de vista).

Só uma coisa que não entendi e achei desnecessário foi a insistência em comentar a aparência da protagonista e associar isso ao fato de ela não ter um pretendente a marido. E o fato de ela se sentir atraída por praticamente qualquer homem que aparece na história.

Lopes 22/08/2022

A Casa Assombrada - Resenha
"Havia uma presença naquela casa, alguma coisa profana; uma noção que eu antes desprezara como fantasia tomou conta de mim e me disse que aquela era a verdade.?

Não sabia que existia clichê de suspense, mas aparentemente existe! Sabia o final desde o começo, e sinceramente não influenciou muito na minha leitura (mas cada um cada qual, eu gosto de spoilers).
Gostei bastante, porém acho que o John Boyne tem capacidade pra desenvolver algo muuuuito melhor.

Catharina 21/08/2022

NÃO ESPERAVA NADA E NÃO ENTREGOU NADA
Quando li Mentirosos achei que tinha chegado no fundo do poço do suspense, mas A Casa Assombrada me provou que tudo que é ruim pode ficar pior. ?Mas por que ele é tão ruim??, você deve estar se perguntando. A resposta é simples: livro de casa assombrada clichê. Isso é ruim? Não, principalmente porque o leitor já espera isso por causa do título. O problema é que ele pegou os piores aspectos do gênero. É um livro baseado em conversas onde nada acontece e descobrimos as coisas com a personagem por conta de conversas. Conversas são legais em todo livro, claro, mas ler quase 300 páginas só de conversas? Ninguém merece! Sem contar com as oportunidades perdidas no livro. É uma história interessante, mas muito mal executada. Ah, se o livro fosse narrado em terceira pessoa! Creio que seria mais interessante se pudéssemos ver um pouco mais do ponto de vista das crianças, principalmente as partes em que Eustace conversava com os espíritos.
Algo que devo apontar é que John Boyne geralmente escreve dramas, então tenho uma recomendação para ele: continue com os dramas. Todos sabemos que O Menino do Pijama Listrado é um clássico, um DRAMA clássico.
Além de tudo que disse aqui, tem um detalhe ridículo que me irritou um pouco: a frequência na qual fala ?Fulano arqueou a sobrancelha? e outras informações repetitivas, principalmente a descrição dos personagens e do ambiente. Ao invés de fazer uma cena interessante com Eliza entrando no quarto do seu patrão e descrever cada detalhe do momento, ele fica perdendo tempo explicando o fato dela conseguir acordar no horário que quiser por uma página (eu não inventei, tem uma página INTEIRA só sobre isso). A história também é muito previsível, consegui adivinhar a maior parte dos acontecimentos na metade do livro.
Agora que esculachei o livro, devo falar da única coisa positiva nele - Eustace. Pronto. É só isso mesmo. Ele é um amor! Mas voltando para as coisas negativas, a personagem principal é muito chata e entediante. O único momento em que pareceu ter um pouco de personalidade foi quando questionou se apenas existia o Paraíso, o Inferno e o Purgatório ou se existia um outro plano, de qualquer forma essa fala não combinou nem um pouco com a personagem e pareceu ser jogada ali para tentar deixar ela menos entediante e continuar a história. Voltando a falar das conversas, elas pareciam estar sempre andando em círculos! Todas eram do mesmo assunto e falavam da mesma coisa, creio que qualquer obra - de suspense ou não - deveria ter mais ação do que conversa. Principalmente para um livro que se denomina como um livro de terror.
Minha conclusão é que não vale a pena ler o livro. Não perca seu tempo com A Casa Assombrada e vá ler E Não Sobrou Nenhum caso esteja procurando um ótimo suspense!

Vivi Coutinho 12/08/2022

Faltou o desfecho surpreendente de “O Menino do Pijama Listrado”.
A casa assombrada – John Boyne

A minha primeira leitura de Boyne, “O Menino do Pijama Listrado” me extasiou pelo desfecho repentino e surpreendente.
Apesar da temática recorrente em “A casa assombrada”, os fantasmas ingleses, esperava que o autor se superasse.
O livro é muito bem escrito, possui uma leitura agradável e cativante, mas no fim se perdeu, pois, foi incoerente no que se refere a condição financeira de Elisa Caine: ela deixou a casa simples que vivia com o pai em Londres porque o salário de professora não era suficiente para se manter e pagar o aluguel, assim deixou a vida que tinha e tanto gostava para ser governanta numa mansão rural. Ora, quando retornou alguns meses depois para trabalhar na mesma função que exercia em Londres alugou uma casa e assumiu as despesas do tutelado Eustace. Achei incoerente, muito incoerente.

Além disso o autor deixou uma ponta solta por não explicar o elo existente entre o moribundo senhor da casa e sua mulher morta.

Tinúviel 14/06/2022

Tem uma atmosfera bem parecida com a da série A Maldição da Residência Hill. Gostei bastante do livro.

cris 23/04/2022

É bom....
É uma boa distração,meio óbvio em algumas partes e outras nao. Mas é um bom livro pra se ler quando se trabalha o dia inteiro e tá cansado de pensar muito :))

André Hausmann 20/04/2022

Uma mansão com insólitos incidentes
Aqui temos a história de Eliza Caine, uma professora de escola só para meninas, que devido uma perda familiar resolve abandonar Londres e ir trabalhar como governanta e tutora das crianças que residem em Gaudlin Hall, no interior do país.
Mas o que parece ser um trabalho tranqüilo começa a ganhar contornos surreais quando certos acontecimentos estranhos começam acontecer com a protagonista. Isso associado ao passado dos moradores de Gaudlin Hall, história essa que ninguém deseja falar, cria um clima de mistério e terror.
Ou pelo menos tenta. A escrita de John Boyne é muito interessante, com personagens e ambientação bem construídos, mas acho que nesse tema ele não foi muito feliz. Apesar dos estranhos eventos que acontecem, nada me instigou suspense ou medo. Inclusive muitos dos fatos que foram relevados no decorrer da narrativa não me surpreenderam, pois era algo por mim esperado.
O livro é criado através da visão de Elisa, o que é interessante ter sua perspectiva de certos assuntos envolvendo a posição social da mulher na época; como a obediência cega ao marido, o problema das mulheres lerem, só par citar alguns exemplos.
Esse não é o melhor livro desse autor (sim, eu já li outros faz algum tempo atrás), e acredito que não seja a escolha preferível como porta de entrada para as obras de John Boyne.

Clau Melo 03/04/2022

A trama me lembrou A outra volta do parafuso de Henry James.
Neste livro, John Boyne faz uma homenagem às clássicas histórias de fantasmas do século XIX.
Adorei!
A trama me lembrou A outra volta do parafuso de Henry James.
Diego 14/07/2022minha estante
Isso que pensei quando li a sinopse e comprei. Tem muita diferença entre um e outro?!

Clau Melo 15/07/2022minha estante
A casa assombrada lembra A outra volta do parafuso, mas são tramas diferentes.