A casa assombrada John Boyne

Resenhas - A Casa Assombrada

Lily 31/10/2021

Famílias e ciclos
No início, eu pensei que seria uma história sobre adultos, algo novo quando falamos do John Boyne, não? No entanto, logo aparecem as duas crianças que são o centro da história e fiquei pensando "esperado desse escritor". Uma leitura atenta não deixa passar a importância que ele dá à infância. Além disso, pensei nas repetições que as famílias nos colocam. Em termos de profissão e "índole", como a protagonista nos diz, apesar das decisões serem algo particular e aparentemente repetitivas.

Nolan 27/10/2021

Muito bom!!!
Eu era bem mais novo quando li mas na época gostei demais, até porque foi um dos poucos livros pedidos pela escola que eu gostei :))

zøe 20/10/2021

Um ótimo livro pra se ler em outubro
Eu sou uma grande fã de The Haunting of Bly Manor (A Maldição da Mansão Bly) e encontrei várias semelhanças com este livro, o que me surpreendeu muito positivamente. É fato que uma vez ou outra o autor perde o ritmo e a narrativa fica lenta, mas ainda assim o livro é na sua maior parte uma leitura rápida e prazerosa. Perfeita pra quem gosta de ler este gênero no mês do halloween, assim como eu. Estou acostumada com terrores bem mais pesados, portanto não senti medo mas vale a pena pela vibe sombria da história. O final tem um plot twist que me surpreendeu... Recomendo :)

Haulnny 18/10/2021

Sessão da Tarde type
Esse livro até merece duas estrelas, mas não gostei de um acontecimento perto do fim e baixei a nota sem remorso, porque me pareceu uma solução exagerada e egoísta do autor pra gerar mais à frente uma reviravolta morna e previsível.

Quando se pega um livro chamado "A Casa Assombrada" a gente espera no mínimo encontrar uma atmosfera carregada e obscura. Mas nada disso é encontrado nessa obra. Parece até um livro infanto-juvenil.

A leitura é leve. É fácil de ler. E isso é um ponto positivo ao meu ver. No entanto a protagonista é sonsa. O autor tenta a todo custo entupir a narração com referencias literárias de Charles Dickens e às vezes força dialogos constrangedores para tentar convencer o leitor que aquela situação se passa sim em 1800, mas acaba ficando caricato.

Jana 13/10/2021

A Casa Assombrada
Eu adorei essa história, os personagens, o ritmo de escrita, o mistério. Que livro encantador! Esse autor realmente me cativou com a sua facilidade em criar livros que prendem tanto minha atenção, me surpreendem e me fazem chorar. Uma pena que eu tenha lido ele aos 31, com certeza a Jana adolescente teria se encantado ainda mais.

Cinara... 11/10/2021

Terror em Jane Eyre ?
"Dizem que, se nos entregássemos aos nossos desejos verdadeiros, avançaríamos uns sobre os outros com uma sede de sangue sem precedentes, todos nós."

No começo do livro pensei... Quê isso " A outra volta do parafuso"? Depois virou "Villete" por fim "Jane Eyre" ????
Tem um blurb atrás do livro que fala: " Boyne nos leva em uma viagem muito original e envolvente, que, como todas grandes as grandes histórias de fantasmas, guarda uma última revira-volta para o final. " The Sunday Independent.
Quê isso não leram os clássicos??
Essa reviravolta... sei não...??
Então eu gostei muito porque esse livros são uns dos meus 3 livros favoritos da vida, ele misturou tudo e colocou fantasmas (mas em " A outra volta do parafuso" já existem pseudos fantasmas) Nada que eu não esperasse né... Até as duas crianças...(Até a personalidade dessas crianças, foram retiradas de "A outra volta do parafuso") ? ??
Não fiquei com medo... Isso é triste porque eu quis ter medo, depois do Iluminado isso não será uma tarefa fácil!
Gostei bastante do livro e da escrita, mas não tem nada que a gente já não tenha lido ou assistido na Netflix.

Prof. Angélica Zanin 10/10/2021

Uma vilã de outro mundo
Mais um de John Boyne, difícil não comparar, mas injusto fazê-lo, afinal, trata-se de uma narrativa diferente que fala de amor, de posse e do sobrenatural. Em uma casa, no interior da Inglaterra - condado de Norfolk, século XIX, Eliza Caine tenta começar uma nova história longe de Londres e da saudade de seu pai recém-falecido. No entanto, o que ela não sabe é que aquela casa e seus moradores guardam segredos assustadores e lembranças terríveis. Tutora de duas crianças, Isabella e Eustace, com a presença de serviçais misteriosos e com a ajuda de um advogado solicito, ela descobrirá que Shakespeare tinha toda razão ao dizer que "Há mais mistérios entre o céu e a terra do que imagina nossa vã filosofia".#kindle

Marcelo 08/10/2021

Ótimo livro
Excelente leitura do gênero mansão mal assombrada. Acompanhamos a jovem Eliza que vive em Londres com seu pai e trabalha como professora em uma escola. Após um incidente trágico, ela resolve abandonar Londres e aceitar uma oferta de trabalho como governanta e tutora de crianças em uma mansão no interior da Inglaterra. Mas nada é tão simples quanto parece e muitos segredos e perigos a aguardam em sua nova função.

27/09/2021

Livro de terror?
Achei muito ruim kkkk parece uma fanfic, como se um adolescente tivesse escrito jurando que era um negócio de terror, mas não dá medo de nada. A história super clichê e mal explicada, o plot do que era os acontecimentos foi óbvio e bobo o jeito que as cenas "assustadoras" foram descritas... O final foi péssimo, não entregou me nada. Único ponto "bom" foi que a escrita era fácil e bem descritiva (por isso lembra fanfic, mesmo a história se passando em 1876), o vocabulário nenhum pouco prolixo, ficou bem cara de escritor do séc XXI querendo escrever história do séc IX... E nada contra, só a história que é ruim mesmo. Não recomendo kkkk

Eri.Kimura 21/09/2021

Demora um pouco pra ficar bom, mas vale a pena!
John Boyne é meu autor favorito, e quando vi que ele havia publicado um livro de ?terror?, corri para ler. Mas a história demora muito para cativar o leitor e a personagem é muito sem graça no início, o que me fez abandonar a leitura há alguns anos. Esse ano decidi dar uma nova chance e, por sorte, consegui sair dos primeiros capítulos e o que estava por vir me surpreendeu ? recomendo pra quem tem paciência!

Van 20/09/2021

John Boyne e sua versatilidade
Entre o céu e a terra, existem mistérios que fogem à compreensão humana. Esses fenômenos inexplicáveis e que são sustentados pela fé foram explorados ao longo dos anos através de produções cinematográficas, literárias, entre outros.

Mostrando toda a sua grandeza como contador de histórias, John Boyne foge da sua zona de conforto e apresenta um enredo de dar calafrios aos seus leitores, no seu livro A Casa Assombrada.

Lançado no Brasil pela Companhia das Letras, a narrativa nos apresenta a jovem Eliza Caine, que após uma grande perda na vida, resolve aceitar um trabalho em outra cidade, a fim de recomeçar e deixar as lembranças triste para trás. Contudo, ela está prestes a descobrir que o mundo real pode ser tão (ou até mais) assustador que os livros que ela tanto ama.

“Somos todos animais sob nossas peles? Mascaramos nossos instintos com palavras bonitas, roupas e comportamento aceitável? Dizem que, se nos entregássemos aos nossos desejos verdadeiros, avançaríamos uns sobre os outros com uma sede de sangue sem precedentes, todos nós.”

A Casa Assombrada é uma leitura frenética. Seu ritmo um tanto cadenciado nas primeiras páginas, ficam longo para trás, abrindo espaço para uma sequência de mistério, investigação e ação - que envolve assassinatos, uma cidade interiorana que resiste a forasteiros e muitos pesadelos; que torna impossível parar de ler.

Ao longo da obra, Boyne mostra toda sua sagacidade, com personagens criados de forma rica em detalhes e que passam para o leitor todas as emoções dos acontecimentos narrados. Além disso, a ambientação do livro é um destaque a parte. A Inglaterra da era vitoriana já oferece um contexto tenebroso e que faz palpitar o coração dos leitores – seja na capital, suja e com uma neblina fantasmagórica; ou ainda no interior, com habitantes pouco acolhedores e com uma áurea misteriosa.

Depois de sucessos como O Menino do Pijama Listrado e O Garoto no Convés, John Boyne mostra toda a sua versatilidade como escritor e traz uma obra capaz de atrair atenção dos fãs mais fervorosos de Stephen King e presentear os desavisados com noites insones.

site: http://aartedelervan.blogspot.com/2021/09/resenha-casa-assombrada-john-boyne.html

Victória 12/09/2021

A casa assombrada
Estava bastante ansiosa para ler esse livro e apesar da premissa ser a mesma de muitos filmes, me divertir muito com a leitura. Os mistérios foram se desenrolando, e eu ficava ainda mais ansiosa pra ler. Não foi totalmente assustador, mas deu pra ficar bem apreensivo. Gostei dos personagens. Recomendo a leitura.

Barbara Diniz 26/08/2021

Eu entendi que era uma homenagem ao terror vitoriano, mas esperava mais
Fiquei decepcionada com o livro. Temos uma personagem principal bem palerma, que é lenta em TUDO mds. Queria dar um sacode nela. A estória poderia ter sido um conto, acho que seria mais efetiva desse jeito.

Brennda 24/08/2021

Leitura fluída e surpreendente
Apesar do gênero já ser um tanto batido tanto na literatura quanto no cinema, o livro me surpreendeu em diversos aspectos fugindo de diversos clichês mesmo caindo em muitos outros. Foi uma experiência muito boa que me tirou da resseca literária e por isso foi muito prazerosa!

Joaquim127 12/08/2021

A casa assombrada
O livro casa assombrada: do escritor John Boyne é um tipo de livro que, sem sombra de dúvidas, os amantes do gênero terror irão adorar. A história é rica em detalhes, passando a sensação ao leitor de como se estivesse dentro da história. A leitura é de fácil entendimento e os personagens feitos pelo autor são marcantes, pois são bem desenvolvidos, conseguindo transmitir seus sentimentos ao leitor, especialmente a personagem principal, Eliza Caine.

Eliza Caine tem 21 anos e acaba de perder o pai. Sozinha e sem dinheiro suficiente para pagar o aluguel na cidade, topou com um anúncio de H. Bennett que dizia ?Procura-se uma governanta dedicada a cuidar e educar os filhos de Gaudlin Hall no condado de Norfolk?. Mas o anúncio não mencionou quantos deles, a idade e nem deu nenhuma outra explicação. Mesmo assim, ela largou o emprego de professora e foi para o campo.

Chegando a Gaudlin Hall, Eliza ficou surpresa ao descobrir que Isabella era uma garota inteligente para sua idade e que tinha um adorável irmão de oito anos, Eustace. O mistério começa nesse momento quando Eliza Caine descobre que as crianças estão sozinhas em uma casa enorme. Então ela se questiona: Onde estão os pais destas crianças? Quem cuida dos mantimentos da casa? Não demora muito, e ela logo percebe que há algo ali com as crianças, uma presença enigmática que a faz sentir calafrios.
Patricia677 12/08/2021minha estante
Achei bem interessante esse livro, hein!