O Príncipe feliz e outros contos

O Príncipe feliz e outros contos Oscar Wilde

Resenhas - O Príncipe Feliz

Howl 20/03/2022

Interessante
Os contos são interressante e gostosos de ler. Todos possuem personagens com diversas camadas, que são utilizados para nos trazerem lições de morais diversas.

É notável que os contos possuem diversas semelhanças e alusões ao cristianismo, e que suas lições são baseadas na visão cristã.

Gostei como Oscar nos prende na leitura, nos cativando e trazendo diversas reviravoltas.

MayD0 07/07/2022

Um bom livro pra sair de uma ressaca
Oscar Wilde tem uma ótima escrita mas tem um toque de tragédia em todos os contos do livros.
Os dois primeiros contos que são o "príncipe feliz" e o "gigante egoísta" foram os que eu mais gostei.

omanoel 03/04/2021

Incrível!!!
Que Autor. Oscar Wilde é realmente fantástico. Criou históricas fantásticas e com Morais ainda mais incríveis.

Heidi Gisele Borges 15/07/2020

Peguei por acaso esse livro, queria ler apenas o conto "O Rouxinol e a Rosa", e acabei me encantando muito pela forma como Oscar Wilde (1854-1900) conta essas histórias. Não havia lido nenhum de seus contos de fadas e "O Rouxinol e a Rosa" entrou para os favoritos, então precisei continuar o livro todo.

Falar de um conto é falar de todos: são fortes, repletos de amizade, aprendizado e lições de moral. E morte.

O primeiro conto, que dá nome ao livro, "O príncipe feliz", é a história desse homem que já havia morrido e fora transformado em uma estátua no alto da cidade, onde ele podia ver além dos seus bailes e festas elegantes, quando era feliz. Até que chega um Andorinha que o ajuda a melhorar a vida de várias pessoas ao distribuir as riquezas que compõem a estátua, mas o problema é que o Andorinha devia ter ido para o Egito para o verão... O inverno não lhe faz bem...

"O Gigante egoísta" conta a história de um lugar extremamente feliz, um quintal onde as crianças se divertiam todos os dias, até que o dono, o Gigante, volta de sua viagem de sete anos e coloca todos para correr. Aquele era o seu lugar e ninguém poderia aproveitar a não ser ele... Quando o inverno chega, tudo na cidade fica branco e frio, mas depois isso passar e vem a primavera e o verão, mas nada muda no quintal do Gigante, ali é sempre frio e triste. Mas claro que isso muda em um momento. Esse conto tem um final tão triste e bonito...

"O Rouxinol e a Rosa" trata desse pássaro que deseja ajudar um humano a conquistar sua amada. Ela diz que só vai dançar com ele se ele lhe der uma rosa vermelha, mas o rapaz não encontra de jeito nenhum a flor, então o Rouxinol sai em busca e a encontra de uma forma trágica. Mas esse não é o fim...

É Interessante quando de repente percebemos que alguém que se diz amigo só quer mesmo se aproveitar e que quando precisamos dele tudo se torna tão difícil e pesado e impossível. Às vezes demoramos para perceber o aproveitamento, mas quando isso acontece é bem decepcionante. Abaixo uma citação do conto "O amigo devotado".

"'Mas nós não podemos chamar o pequeno Hans para vir aqui?', disse o filho mais jovem. 'Se o pobre Hans passa por dificuldades eu poderei dar-lhe metade do meu mingau, e mostrar-lhes meus coelhos brancos.'
"'Que garoto estúpido vós sois!', exclamou o Moleiro. 'Eu não sei mesmo qual a utilidade de mandardes-vos à escola. Vós pareceis não aprender nada. Pois, se o pequeno Hans vier até aqui e vir nossa lareira aquecida, nossa ceia, nosso imenso barril de vinho tinto, pode ser que ele fique com inveja, e inveja é a coisa mais terrível que há, e pode arruinar o caráter de qualquer um. Certamente não permitirei que a natureza de Hans seja arruinada. Sou seu melhor amigo e sempre o vigiarei, e cuidarei para que nunca seja levado em tentação. Além do mais, se Hans vier aqui, pode ser que ele me peça um pouco de farinha a crédito, e isso eu não posso fazer. Farinha é uma coisa e amizade é outra, elas não devem ser confundidas porque não são o mesmo e significam coisas completamente distintas. Todo mundo pode ver isso'".

O último conto "O Foguete extraordinário", mostra que a soberba nunca é algo bom. Aqui, um foguete que se acha mais especial que os outros acaba não sendo nada, pois ninguém o viu, mas sua arrogância permanece até o fim.

O livro de contos de fadas "O príncipe feliz e outros contos" foi publicado originalmente em 1888, escrito para seus filhos. Um dos meus livros favoritos é seu único romance, "O retrato de Dorian Gray". O irlandês Oscar Wilde foi escritor, poeta e dramaturgo.

site: http://www.becodonunca.com.br/

Ricardo Macedo 01/02/2019

Livro extremamente atual, composto de contos de fácil leitura onde se faz reflexões sobre o comportamento humano através de histórias. Destaque especial para o conto o príncipe feliz.

Anagfbrito 19/04/2021

Um conto leve fluído e rápido... Gostei, mas sem muito encantamento!!

GH 14/12/2016

Para crianças.
Não queria rotular, mas já rotulando: é definitivamente uma leitura direcionada ao público infantil ou pros adoradores de literatura infantil.
Não vou contestar a efetividade dos contos, das parábolas, que através de histórias criticam algo e ensinam, também.
Porém, é isso, são contos que, provavelmente por minha idade e por não gostar mais de escritos assim, não me fascinaram. Mas faço uma menção honrosa ao conto que da título ao livro: Príncipe Feliz. É disparado o melhor conto.
Mayara 19/01/2017minha estante

Muito chato
Livro Muito Besta,Não Gostei,Mas...Cada Um Tem Seu Gosto. #MinhaOpinião

SakuraUchiha 14/07/2015

Bem, é Oscar Wilde!
Uma pequena grande coleção de histórias do Oscar Wilde. Cada um desses 'contos de fadas' são gentis, moralista, e assim por vezes sarcástica. São sim estórias infantis mas contadas com a sagacidade da marca registrada de Oscar Wilde.

Marina Lemos 29/12/2014

Fantasticamente lindo,hahahahah. Depois que você entende toda a visão do Oscar Wilde tanto política e até mesmo religiosa você vê de outra maneira esses contos. Toda simbologia que ele usa, o uso do belo, e do sentimentalismo humano.

Leo 21/01/2021

O príncipe feliz, e outro contos
Um livro que relembra-nos da importância da virtude de ser humilde, deixando o orgulho e egoísmo de lado. Vemos nos contos uma moral, que é aprendida ao final de cada história. De fato, são "virtudes que nunca envelhecem e nem saem de moda." "Revelam as maravilhas e as dificuldades das relações humanas."

Larissa 07/03/2023

Que conto fofo!
Li em inglês para os estudos e adorei que é um conto tão simples, mas tão bonito.
Muito marcante a última frase.

TalesVR 08/06/2019

Como um abraço
O primeiro livro de contos de Oscar Wilde é como um abraço quente em um dia frio. A estória da Andorinha e do Príncipe Feliz é linda, com um alto teor de crítica social e não com aquela moralidade toda que é padrão de contos infantis. Por ser curto, vale a pena conferir se estiver cansado de leituras mais pesadas ou simplesmente viajar por aí na literatura.

Lind Bezerra 10/06/2023

Perfeito
Todos os contos são ótimos, mas a história do Príncipe Feliz mexe com a gente, li ele para minha mãe e uma prima, e minha prima chorou no final da história, e muito linda

Luana_Corazza 26/04/2014

Eu estava "namorando" esse livro na minha estante há um tempo, mas só essa semana peguei para ler.
E não me arrependi, me arrependi de não ter lido antes! Eu amei, e é muitoooooo bom! Tem umas frases, meu Deus, com muitas lições de vida.

Nunca tinha lido nada do autor, e quero ler mais coisas, o conto que mais gostei foi O Pescador e Sua Alma é muito bom!

Não tenho muito para falar, mas, recomendo, e muito!

Quotes:

"Se o conhecesse, talvez não fosse seu amigo. É sempre perigoso conhecer um amigo."

"Até o rouxinol que canta tão bonito, não é nenhuma beleza de se ver."

"Uns poucos recebem demais e muitos recebem de menos. Tudo neste mundo foi mal distribuído, menos a dor."