Entregas expressas da Kiki

Lúcia Hiratsuka

Resenhas - Kiki's Delivery Service

Pedro H. A. S. 16/09/2022

EXTREGAS EXPRESSAS DE IMAGINAÇÃO, BOM HUMOR, E MAGIA
# Filha de uma bruxa, a senhora Kokiri com um antropólogo, o senhor Okino, Kiki pouco tempo depois de haver completado 10 anos decide seguir o caminho das bruxas como aprendiz de sua mãe que dedica-se a ensiná-la as magia que domina, como a habilidade de voar na vassoura e o cuidado e manutenção de plantas e ervas

# Kiki acabou de atingir seus 13 anos. É tradição na linhagem antiga da família de sua mãe que toda menina bruxa logo após chegar aos 13 anos de idade, escolha uma lua cheia para partir com destino à uma vila ou cidade distante de seu lar, familiares e amigos, e aprender a ser virar sozinha para desenvolver sua independência e relembrar mais pessoas em mais lugares de que as bruxas não estão extintas - um costume imprescindível para a sobrevivência e perpetuação dessa raça fantástica que a cada dia perde mais força e esquece mais magias que vão sumindo conforme deixam de ser transmitidas/ou aprendidas de uma geração para a próxima.

# Kiki - contrariando os conselhos de sua mãe - escolhe uma cidade grande à beira-mar: Koriko

# Osono, proprietária da padaria com o "melhor pão" de Koriko encontra-se com Kiki por um acaso do destino, e Kiki se voluntaria para fazer um favor à Osono: a entrega de uma chupeta para o bebê de uma freguesa muito fiel que reside longe dali

# Esse pequenino serviço inspira Kiki, que após não ter sido bem recebida na cidade estava desesperançosa acerca de seu ano de independência e desiludida com a cidade que havia escolhido, decide não desistir, pois percebe que ainda pode-se fazer muito útil para os cidadãos daquela localidade

# Osono acolhe Kiki em sua casa/padaria, encontra um lugar para ela na despensa repleta de sacos de farinha e bastante pó espalhado por todos os cantos do "quarto" improvisado

# Kiki decide investir em um serviço de entregas expressas de coisas que ela possa levar consigo na vassoura (nada extraordinário demais) para os moradores da cidade. Osono ajuda Kiki a estabelecer um consultório no térreo de seu estabelecimento, criar um número de contato simples e fácil de lembrar e começar com um negócio pequeno para posteriormente pensar em crescer, de fato

# Entre clientes peculiares, entregas cada vez mais inusitadas, lições valiosas de amadurecimento, a bruxinha Kiki, seu gato preto Jiji e os habitantes de Koriko, a escrita leve e divertida de Eiko Kadono complementada pelas mágicas e belíssimas ilustrações de Daniel Kondo e a tradução de Lúcia Hiratsuka, o livro te deixa com um quentinho no coração. Eu ri, emocionei-me e ao final da leitura já não queria mais ter que me despedir dessas aventuras tão ímpares e surpreendentes - uma com um conflito, um desenvolvimento e um desfecho mais criativo que o anterior - e tão reconfortante quanto um abraço da própria cidade de Koriko para o leitor

laranjaultraforte 23/05/2023

UMA BELDADE!! kiki é minha personagem favorita do studio ghibli entao eu tava namorando esse livro a um tempinho, fiquei feliz demais quando ganhei. é igualzinho ao filme, uma graça

Vitória 31/08/2023

Eu acordei no dia marcado pro lançamento de dois livros que eu iria ler sem saber o que fazer enquanto eles não saíam na amazon, foi aí que lembrei da existência dessa coisinha escondida aqui em casa e resolvi pegá-lo. Foi uma leitura rápida, fofinha e linda. Senti uma vibe muito parecida com o que senti quando li Pippi Meialonga no auge dos meus 7 anos, e acho que se relesse ele hoje, a minha reação seria a mesma que tive com Kiki. No início temos a rotina dela em casa, a relação diferente que ela tem com cada um dos pais, afinal os dois tem personalidades diferentes, e as dificuldades que ela enfrenta em relação à cobrança da mãe, à sua proteção e às expectativas que ela cria em cima da Kiki. Depois disso, as coisas ficam um pouquinho mais leves, porém ainda com aquelas reflexões nas entrelinhas, que só um adulto lendo a história consegue pegar. É quase como se fosse uma aventura por capítulo, da Kiki descobrindo o mundo pela primeira vez sozinha. Ela aprende sobre responsabilidades, sobre admirar os seus dons, quaisquer que eles sejam, e usá-los ao seu favor, sobre companheirismo, amizade, e até um tiquinho de amor com o primeiro paquera. É lindo vê-la aprendendo coisas novas e crescendo, e o Jiji traz o humor necessário em alguns momentos, tanto que se tornou um dos meus personagens favoritos. Cheguei a pensar que teria que escrever esse comentário sem falar sobre o filme, já que ele está disponível na netflix, e a minha era roubada da minha tia, mas eis que eu acabei indo pra casa dela essa semana e consegui assistir. A animação é linda e entrou facilmente pro meu top de filmes favoritos do estúdio ghibli junto com O Castelo Animado e Meu Amigo Totoro. O início é bem parecido, e eu amei que eles deram um pouco mais de destaque pro Jiji, ele merecia. Da metade pro final a história vai pra um caminho completamente diferente do livro, e eu confesso que gosto mais da versão original, apesar de ter amado a amizade dela com a senhorinha que eu não lembro mais o nome, a questão dela ter perdido os poderes e o Jiji construindo uma família. É uma narrativa que dá um quentinho no coração maravilhoso, perfeito pra relaxar a cabeça entre livros mais pesados.

Juliana3239 30/08/2023

Crescer é difícil mas importante!
O Serviço de entregas da Kiki é simplesmente meu filme favorito do estúdio Ghibli. Embora muitas pessoas considerem um filme inferior se comparado à viagem de Shihiro, Princesa Mononoke e outros até mais conhecidos.

Mas pra mim essa história foi especial porque foi a que mais me identifiquei. As dificuldades de sair de casa, trabalhar pra se sustentar, não conseguir fazer amigos tão rápido em uma cidade grande e intimidadora. A história em si é muito simples, mas me tocou.

Comprei esse livro ano passado e é uma das edições mais lindas que tenho na coleção, se gostar da história como eu ou se gosta de colecionar livros com histórias orientais vale muito a pena.

O livro em si é um pouco diferente da adaptação do estúdio Ghibli, bem mais voltado pro público infantil. Confesso que gostei um tiquinho menos que o filme (que revi logo em seguida) mas mesmo assim amei a experiência.

Foi uma boa leitura pra aquecer o coração ??

fadabeatriz 04/01/2023

kiki!
Achei ele mais ?infanto? do que juvenil, inclusive em relação ao filme, o que não necessariamente é ruim, mas causou uma quebra de expectativa e contribuiu para que, em dado momento, a leitura ficasse arrastada.
Bom livro para se distrair, com uma linguagem fácil e lindas ilustrações, mas recomendo desviar do pensamento de que será 100% fiel ao filme e tentar encarar como uma outra história. ?????

maaring_ 07/09/2023

Leve e divertido como voar numa vassoura
Pra quem já assistiu ao filme do Studio Ghibli vai sentir muita familiaridade com o livro, apesar de ser uma história conhecida, ela também possui particularidades e detalhes que não são mostrados na versão audiovisual.

Sou suspeita pois adoro a história da Kiki, e poder lê-la me deixou ainda mais apaixonada por essa pequena bruxinha em busca o seu caminho e da sua independência. Pode-se dizer que cada capítulo é uma parte diferente da história não totalmente ligada com a anterior, mas que num certo momento terá sua referência citada.

É uma leitura bem leve e rápida, a diagramação é ótima e um diferencial é que ele é todo escrito em um tom de azul, há pequenas ilustrações dentro dos capítulos e a capa de cada capítulo é ilustrada, todo o livro possui 4 cores: azul, vermelho, braco e 'preto' (basicamente um preto azulado?)

Gostei e pretendo ler de novo toda vez que sentir falta da minha pequena Kiki e seu melhor amigo Jiji ?

bruna 25/01/2023

Encantador
Aaaaaa que história mais gostosa! Depois de ler tanta coisa pesada, era o livro que eu precisava: leve, fluído e gracioso. Como não se apaixonar pela história de Kiki e pelas ilustrações lindas do Daniel Kondo?
É uma história sensível sobre crescimento, maturidade e independência, virou um dos favoritos da vida!

?Tão bom ter um lugar para onde voltar?

Gabrielle199 29/01/2023

Bruxinha amiga da vizinhança ?
Já tinha assistido a animação dos estúdios ghibli e tinha curiosidade de ler o livro...e super valeu a pena essa leitura!!! tudo o que queria era uma bruxinha correios aqui pelo bairro, ia quebrar um galho danado hahaha

Larissa.Ramos 29/07/2023

O livro me ganhou pelas ilustrações linda ,a página grossa e a encantara kiki igual no anime ,é uma leitura para qualquer idade

Fernanda2477 02/01/2023

Livro que deu origem à animação do Studio Ghibli, neste livro conhecemos Kiki, uma jovem bruxa que parte da casa de seus pais para começar a trilhar seu próprio caminho.

O livro tem uma linguagem simples e a narrativa é bastante fluida, então é uma leitura fácil e bem gostosinha. A história é cheia das pequenas aventuras que Kiki vive enquanto cresce e descobre a si mesma.

Kiki é bastante carismática e apesar das suas inseguranças, não desanima diante das dificuldades que encontra. Para quem gosta de gatos, o livro traz ainda Jiji, o gato preto companheiro de Kiki e seu amigo mais íntimo.

Uma história que fala sobre crescimento e a busca de identidade de uma forma leve e divertida. Ideal para pré-adolescentes, mas uma boa pedida para adultos que também gostam desse tipo de leitura.

Mari 16/01/2023

Fofinho
Um livro infantil e muito fofo que fala sobre uma menina bruxa que tem que sair de casa para "ganhar a vida" numa nova cidade e ser útil. Muito bom para praticar inglês, porque o vocabulário não é complicado.
Fabrício Lôbo 09/02/2023minha estante
Estou contando com esse vocabulário tranquilo! Hahaha comprei essa edição

Giih 10/07/2022

Antes de conhecer o livro, já havia assistido o filme, e agora posso afirmar com certeza que o livro é infinitamente melhor que o filme, por mais que ele tenha ficado mundialmente conhecido, ao compará-los fica óbvio que são muito diferentes.
A história é muito fofa, tanto quanto a protagonista(Kiki), que foi cumprindo a missão dada a ela: ser independente e se encontrar.
Com sua saída de casa no início do livro, Kiki foi descobrindo seus talentos e a partir disso achando formas de usufruí-los para sua ?sobrevivência? ou sustento, mas tudo de uma forma inusitada, já que ela é uma bruxa.

Aline Araujo 27/04/2022

Fofo demais
Definitivamente mais um comfort book para a minha lista.

Kiki acabou de completar 13 anos e essa é uma idade muito importante para uma bruxa: ela precisa sair de casa e procurar outra cidade para morar e conquistar sua independência.

Assim, ela parte junto do gato preto - inseparável - Jiji. Mesmo que a cidade nova a assuste um pouco, ela conquista a confiança e simpatia das pessoas com sua doçura e determinação ao fazer as coisas.

Rita 20/01/2023

Esse livro conta a história de um ano da vida da Kiki, mas também várias pequenas histórias de outras personagens que fizeram parte da vida dela durante esse ano.

É uma leitura rápida, fácil e gostosinha. Li aos poucos e gostei de cada frase.

finnlandia 26/01/2023

Ler esse livro é como deitar em uma almofada fofinha no final do dia, simplesmente perfeito como leitura de transição entre livros mais complexos, um respiro.

Apesar do livro ser muito bom, o filme ainda é superior na minha opinião. Acho que o fato do filme aprofundar mais a questão psicológica da Kiki e abordar mais o amadurecimento faz ele carregar uma mensagem que funciona tanto em adultos quanto em crianças, diferente do livro, que só faz menção a esses assuntos e foca bem mais na aventura em si. A única coisa mesmo que eu diria que eu preferi no livro é o romance da Kiki com o Tombo, que é bem mais subentendido e suave, bastante infantil mesmo. Mas romance é uma coisa que sempre me pega nos filmes do Studio Ghibli, quase nunca eu gosto (Inclusive do de O castelo animado kk).

Recomendo muito!