Agnes Grey

Agnes Grey Anne Brontë

Resenhas - Agnes Grey

hemily 14/06/2024

"Agnes Grey" nos possibilita muitas discussões, mas a mais evidente está situada na fragilidade das relações humanas, criticamente demonstrada no texto, fundamentadas na aparência e em uniões conjugais por títulos. Porém, mesmo sendo uma escrita belíssima, digna de uma brontë, não é uma história interessante.

Infelizmente, não há um personagem miseravelmente suportável na história, com exceção da própria Agnes e da mãe, o que tornou a leitura um tanto quanto entendiante.

Ainda preciso ler o seu livro mais ilustre ?A Inquilina de Wildfell Hall?, para ter uma maior noção de sua grandiosidade.

Grace1998 13/06/2024

Finalmente li seu livro Anne Brontë!!??
Anne Bronte tem uma escrita leve, delicada, com fluxo de pensamentos dando a protagonista liberdade para crescer em caráter e valores. Quero evidenciar o desejo de servir tanto a família e assim, Agnes se dedicava nas casas que passou.

Ainda tão jovem vivência com seus pupilos na propriedade de Wellwood House, e depois em Horton Lodge. Com personagens secundários icônicos, bem descrito como em um diário, esse clássico tão íntimo. Para os amantes da Era Vitoriana assim como eu a imaginação das grandes casas, jardins, carruagens, roupas etc.
Transporta o leitor contemporâneos para lá e ao mesmo tempo analisando a nossa realidade de tempo aqui. As relações como indivíduos, escolhas a serem tomadas e rumos a serem seguidos. E o romance lindo, singelo e forte que Agnes encontrará, foi emocionante pra mim!!!!!!

?Agnes Grey? foi uma grata surpresa para mim, depois de ler ?Jane Eyre? e ?O morro dos ventos uivantes?. Vejo quanto talento essas irmãs tiveram que se perpetuar até hoje. Terminei a leitura com um quentinho no coração, e se você lê até aqui me conta se já leio esse clássico ou outros livros das irmãs Bronte.?

clara464 10/06/2024

Fofinho
Esse livro é tão aconchegante e levinho de ler! Confesso que não foi uma leitura tão rápida, porque a história não tem muitas cenas impactantes na minha opinião.

Agnes é uma personagem forte, dedicada e inspiradora. É triste ver ela ter o brilho apagado por causa de personagens soberbos, egoístas e sem juízo. Mas tudo deu certo no final, e é isso que importa.

É um romance bem mediano e fofo, sem muito diferencial. Mas como gosto de livros assim acabei dando quatro estrelas.

Duda 21/05/2024

Esse livro é muito bom, parte da perspectiva de Agnes ou Anne, já que esse livro é um relato pessoal da autora. Como uma governanta, ela é excluída por suas pupilas e por outros membros da sociedade, os criados não se misturam com ela, fazendo que ela seja excluída.
Em um dos atos de caridade a uma senhora viúva, Agnes conhece Edward que é o ajudante da paróquia local, ele diferente dos demais membros da sociedade, consegue enxergar Agnes muito bem.

Minha única reclamação do livro, foi o fato deles ficarem juntos apenas na ÚLTIMA PÁGINA. Dor e sofrimento. De resto o livro é perfeito.

mrsmagic 09/05/2024

Agnes Grey
A leitura é bem gostosa e foi de aquecer o coração. o livro não tem nada de INCRÍVEL ou inovador, mas consegue ser excelente. é um clássico que funciona.
Regi 30/05/2024minha estante
Ele não tem nada de incrível ou inovador porque ele é um dos clássicos em que todo o resto que veio depois se baseou. Pra nós, atualmente, ele pode ser só "mais um" mas justamente porque ele próprio um dia começou tudo o que tempos hoje.

Fernanda3771 07/05/2024

Um romance cristão
Eu gostei de Agnes Gray, apesar de ter achado o ritmo do livro muito lento. É um livro imersivo, você volta no tempo e vai parar lá na Inglaterra, no meio de uma realidade totalmente diferente, no meio de outra cultura e outro século.
A realidade da personagem e as minúcias da sua rotina são expressadas sem pressa.
É um livro romântico, com valores cristãos e moral cristã. Mas isso não é tão claro, apesar de guiar toda a história e principalmente o final.

Margaridasaatg 25/04/2024

Foi algo?
Um clássico, como tantos outros, fixado na igreja e na religião, no casamento, na procura, e no tal amor prometido. Nada de espectacular mas também nada de horrível.

Ely 23/04/2024

Curto demais.
Que Agnes foi corajosa ninguém pode negar. Começar a ser governanta assim do nada não é para qualquer um. Apesar das dificuldades com a primeira familia, continuou a insistir com convicção no que desajava, recomeçar em uma nova casa.
Os livros de Anne Bronte deixaram a desejar em um ponto da narrativa, sinto que não consegui me conectar de verdade com as personagens de seus livros. Talvez seja a falta de descrição dos sentimentos de tais personagens, pensamentos, medos e anseios. Ou foi apenas a forma como ela flui com a narrativa.

Van_woods 21/04/2024

Sinopse geral:

"A obra narra a trajetória de Agnes, governanta de famílias da classe aristocrática inglesa, suas lutas, questionamentos e claro, sua relação com o amor. Leitura imperdível para os apaixonados pelas outras irmãs Brontë e pela produção literária inglesa".
Semelhante a personagem Agnes, a caçula da família Bronte também trabalhou como governanta, de forma que o romance é quase autobiográfico.
Gostei pela sinceridade e descrição real sem suavização da realidade, mostrando que as pessoas são cruéis de uma forma muito crivel. Entendo então o por que da obra ter sido censurada na época.

KelenDZ 20/04/2024

História gostosa e leve, ao estilo de outras obras que li das irmãs Bronte.
Não há reviravoltas, e o final é um tanto óbvio, mas mesmo assim gostei bastante da leitura.

@estantedamolina 17/04/2024

Um pouco diferente dos livros das irmãs, mas tbm mt legal!
Em Agnes Grey conhecemos uma jovem professora que vive inumeras dificuldades antes de ter seu final feliz!

Cabrardo autor 12/04/2024

AGNES GREY - ANNE BRONTE
Gostei mais do que eu achei que gostaria do Livro. Assim como as outras irmãs Bronte, Anne traz a selvageria e as sombras das emoções humanas para suas narrativas. Contudo, ela é consideravelmente mais romântica que as outras, criando uma história que caminha em direção as narrativas de Jane Austen, mas sem perder sua brutalidade emocional que, apesar de consideravelmente mais leve que a de Emily, por exemplo, ainda sim é dura e honesta.
hassdc 26/05/2024minha estante
Me remeteu ao meu livro favorito da Jane: Persuasão

PriMika 12/04/2024

É bobagem desejar a beleza
"[...] É bobagem desejar a beleza. Pessoas sensatas nunca a desejam para si mesmas, nem a desejam nos outros. Se a mente fosse bem cultivada e o coração bem disposto, ninguém se importaria com o exterior. [...]"

Só tenho a dizer que o livro é maravilhoso e traz muitas temáticas muito revolucionárias à época. Em vários trechos, você se pega refletindo sobre as pessoas ao seu redor e sobre você mesmo. A leitura é ótima e é uma obra atemporal. Amei.

Mel 11/04/2024

Morno
Na maioria das vezes, acabamos lendo Anne Brontë devido às suas irmãs, seja por "O morro dos ventos uivantes" ou "Jane Eyre". Este livro, especificamente, não é um romance romântico. Trata-se, como bem explicitado no prefácio desta edição, de um romance formador, com uma crítica construtiva e formadora para, principalmente, mulheres não pertencentes à alta sociedade vitoriana. O que é dito como autobiografia desta autora, a história narra a jornada de Agnes Grey como governanta e preceptora, as dificuldades que ela encontra no serviço, no âmbito familiar e financeiro e, de uma forma religiosa, moral e íntegra, a personagem mantém sua fé e força para no fim alcançar a tão almejada conquista: o casamento. Em diversos trechos, podemos extrair passagens e conselhos valiosos para o nosso cotidiano, porém, como leitura, é um livro com uma fluência cadente, morna. Quanto à crítica à sociedade e a alguns comportamentos, devo dizer que Jane Austen a faz com superior maestria. No mais, ainda é um livro interessante de se ler, para quem gosta da ambientação desta época.