O Planeta dos Deuses

O Planeta dos Deuses Isaac Asimov

Resenhas - Despertar dos Deuses

Felipe 17/04/2024

Os Próprios deuses é mais umas das histórias de Azinov sem robôs, ou será que não?

A historia se passa no futuro onde cientistas descobrem que podem se comunicar com outras dimensões. Para isso é realizada a construção de um objeto que possibilita o envio de objetos e produção de energia para ambos os mundos.
Porém, essa geração de energia pode ter um preço muito alto.

A escrita do livro é um pouco lenta, mas compensa o final compensa muito. Azimov mostra um versão do mundo acadêmico conhecido por poucos. Nele a politicagem esta muito presente, assim como a dificuldade de aceitar que algo que você pesquisou esta errado e precisa ser revisto.

Gabrielly540 04/04/2024

Ambíguo
Esse é o 16° livro que leio do bom doutor e confesso que me decepcionei um pouco.

Achei a narrativa bem arrastada e o fato de ser dividido em 3 partes quebrou mais ainda o ritmo de leitura nesse livro, o que não aconteceu em outros nesse mesmo estilo que li dele. Embora esteja acostumada com as explicações cientifícas, inclusive fico esperando por elas, achei que nesse livro as explicações foram usadas em excesso, sendo esse outro ponto que deixou a história arrastada.

O final me surpreendeu um pouco, mas, nada que mudasse a sensação que já vinha sentindo desde o começo.

Foi uma experiência de leitura mediana, se você nunca leu nada do bom doutor, não recomendo começar por aqui.

Bcvc 29/03/2024

Os Próprios Deuses
Asimov é uma experiência única! Amei todos os livros que já tinha lido dele e com esse não foi diferente ?

Marcus Oliver 20/03/2024

A vaidade de uns pode levar a ciência a caminhos ruins
De todos os últimos livros que li de Asimov, este foi o mais maçante em alguns aspectos da construção da narrativa que se alonga demais e sem necessidade.
Um ponto complicado para alguns é o excesso de física envolvida e pouca explicação dela, necessitando às vezes uma rápida explicação para não se cair no perigo de achar tudo magia da ficção científica.
Agora vamos para a história:
A estrutura inicial do livro é muito boa e pode confundir alguns por se começar o livro com o capítulo 6, mas não se preocupe que é assim mesmo, serve para não confundirmos os protagonistas da história.
Um cientista chamado Hallan é chamado de o ?Pai da Bomba de Elétrons? revoluciona a produção de energia no planeta Terra, sendo a sua Bomba que permita um excesso de energia para todos.
Mas junto do personagem Lamont descobrimos que Hallan não é o verdadeiro responsável pela Bomba e que há muito mais a se descobrir relacionado a ela.
A Bomba só é possível com uma ?interação? com seres de outro universo, o para-universo, que possui uma física diferente do nosso universo e a transferência de matéria entre universos permite a produção de energia.
O grande problema é que a fama de Hallan impede qualquer discussão contra a Bomba e pouco a pouco alguns indivíduos notam que o constantemente bombeamento pode alterar as Leis Físicas do nosso universo a ponto de Sol explodir e será nessa complicada saga de descobertas e embates que personagens entraram em dilemas difíceis de serem transpostos sejam por meio de diálogos e estudos.
Há várias críticas a fé cega na ciência e comi a personalização da própria ciência pode levá-la a ser ruína de muitos para se manter a fama de um único indivíduo.
E até onde é válido manter uma descoberta científica perigosa para manter os confortos individuais nossos?

Jônthala 14/02/2024

Mais um do Asimov
Esse é o sexto livro do autor que eu li. É dividido em 3 partes, e até a segunda eu estava pensando "de todos que eu li, não é o mais interessante", mas a terceira parte é muito boa. As duas primeiras não são ruins, ok? Apenas não estava me prendendo tanto.

Sobre a segunda parte, que conta a história a partir dos para-homens: eu achei que eles voltariam a aparecer mais pra frente, mas ficaram totalmente isolados apenas na segunda parte. Estranho, pois no final dessa parte é deixada uma espécie de gancho para a continuação da história a partir desse ponto de vista, mas essa continuação não vem. Parece que foi esquecida no meio.

Mesmo assim, vale a pena a leitura! :).

Evelyn.Nardino 08/02/2024

Muitos cenarios
Um livro bom. A historia se passa em 3 ambinetes diferentes, com criatividade no desenvolvimento de cada um, mas sinto falta de um fechamento individual, que não me foi suficiente.

Julia.Piscitelli 07/02/2024

Bom, mas fraco
Eu sou um pouco suspeita para avaliar os livros do Isaac Asimov porque sou meio fascinada pelos livros dele, entretanto, comparado com a série de Fundação, esse até que é fraquinho. É um bom livro, mas ficou meio confuso no final, eu acho. Como estou escrevendo essa resenha um tempo depois do término da leitura, pode ser que eu não me lembre muito bem por causa disso, mas a terceira parte do livro, me parece, que perde um pouco a relação com as outras duas partes. Já a segunda parte é interessante de se ler, nunca que eu imaginaria Isaac Asimov descrevendo cenas de sexo. Me senti até virgem lendo porque na hora eu fiquei "meu Deus, sexo" igual uma criança de 12 anos. A primeira parte eu gostei bastante de como ele descreveu a rivalidade acadêmica entre os personagens, me identifiquei bastante (não queria ter me identificado). O livro em geral é bom, mas realmente não foi o melhor dele. Já ia me esquecendo, eu como pessoa que se distrai fácilmente e a curiosidade também é despertada com facilidade, eu busquei estudar química e um pouco de física para entender alguns termos que aparecem no início do livro. Mas foi muito bom.

tainota 18/01/2024

A frente do seu tempo
O livro eh dividido em tres partes mt coesas a historia eh extremamente envolvente e mesmo a linguagem científica é instigante mas admito que esperava outro final

Marco 18/12/2023

Esse foi o livro mais fora da casinha que eu li do Azimov, mas tbm foi um dos melhores. O começo perde muita gente por conta dos jargões e conceitos de química, mas a história em si é excelente. Vale continuar a leitura.

Victor225 07/11/2023

Incrivelmente criativo, mas história um tanto simples
A segunda parte desse livro é surreal, o mundo que o Azimov cria é extremamente criativo, imaginativo e diferente de tudo, com um plot twist que com certeza faz valer a leitura!
A história em sí é complicada por usar muitos termos científicos que, pessoas leigas como eu, terão que ler com bastante atenção para entender, mas, embora seja complexo, a história é bem simples, são pontos/desafios explicados de forma científica mas muito simples na sua resolução.

A segunda parte do livro faz valer a pena toda a leitura e, a terceira parte fecha o livro com maestria.
A primeira parte é muito interessante, você fica intrigado em entender como tudo isso começou e intrigado em que resolução terá.

Na minha opinião, não é um dos melhores livros do Bom Doutor, mas valeu muito a leitura.

Dua, Tritt e Odeen ??

Spoiler?
No final das contas o livro, além de ser sobre a humanidade em si, questões gerais de administração de poder? A história é nada mais nada menos que sexo e geração de bons herdeiros ??.

Edoarda 01/11/2023

Esse livro do Asimov é um tanto estranho; não há exatamente uma continuidade entre as três partes, e muito menos um final concreto. É um livro mais manifesto político, que engessa o progresso e mascara graves perigos. A parte inicialmente mais viajada, mas psicanalisticamente mais interessante, é a do para-universo: suas tríades, seu derretimento, e o que realmente significa ?seguir adiante?. Uma belíssima metáfora neste ponto.
Julia.Piscitelli 10/01/2024minha estante
Eu tô até agora tentando entender a segunda parte também

stxefani 26/10/2023

Incrível!!!!!!!!!!!!!
É muito gostoso ler esse livro, é instigante. Me causou uma curiosidade imensa de continuar lendo sem parar. Terminei o livro com várias teorias sobre o para-universo, que por sinal é a parte do livro mais sensacional, onde asimov apresenta um universo com concepções, percepções e viveres totalmente diferente do nosso "normal" e que foge muito da nossa concepção de mundo.
É incrível!!!!!!!!!!!!!!!!

milenavifer 08/10/2023

Gostei muito
Primeiro do Isac Asimov que terminei e gostei muito. A sinopse não é nem 10% da história e fiquei muito surpresa com o curso do enredo